Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Casa da HortaVou levá-la ao meu mecânico para lhe dar uma revisão como não deve ver há muitos anos.

Isso não precisa de um mecânico, mas sim dum serralheiro.
    Até Você, com temppo, dava-lhe a volta.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  2.  # 2

Está tudo bem por aí?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3.  # 3

Não fui lá este fds. No anterior estava metade do terreno coberto de água, mas em nada comparável às desgraças de muitas pessoas. Se houver alguma coisa grave, o vizinho liga-me.

Obrigado Pires. Aí no seu ex-deserto também sem problema? A casa da escola aguenta-se?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires, JPJDLV
  4.  # 4

A água da serra de Grandola já chegou cá a baixo e as ribeiras correm como não faziam há uns 30 anos, meia dúzia de estradas alagadas e a lagoa de Santo André abriu ao mar sozinha, coisa que não fazia desde 97.
    Os meus vizinhos de Alcácer é que não estão com muita sorte, o Sado alargou bem as suas margens.

Tudo a correr bem por aí
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  5.  # 5

As Paulownias nasceram praticamente todas! No meio de tanta água não estava com grande expectativa. Os pinheiros mansos estão impecáveis, nenhum secou ou apodreceu.

Começamos bem.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fadadolar
      IMG20260217125541_copy_1656x3672.jpg
      IMG20260217125903_copy_1656x3672.jpg
      IMG20260217123820_copy_1656x3672.jpg
  6.  # 6

Essa terra de areia drena tudo...
  7.  # 7

Onde compra as suas árvores?
  8.  # 8

Colocado por: fadadolarOnde compra as suas árvores?

Os pinheiros mansos foram no olx, num senhor perto do restaurante O Perninha, em Peralva. As Paulownias mandei vir de uma empresa de Celorico da Beira. Não sei se a pergunta era sobre estas árvores ou sobre as fruteiras. Essas compro quase todas na feira ou nas boas lojas agrícolas. Mas a avaliar pelo taxa de sucesso que tenho, com as fruteiras, também não sou grande exemplo a seguir.
  9.  # 9

Era mesmo as árvores! Quero colocar num pedaço de terreno que tenho mas Peralva é demasiado longe. Zona do Grande Porto ou Guarda, tem alguma recomendação?
  10.  # 10

Paulownias tem um grande vendedor no caminho entre Porto e Guarda, Mangualde
  11.  # 11

Colocado por: fadadolarEra mesmo as árvores! Quero colocar num pedaço de terreno que tenho mas Peralva é demasiado longe. Zona do Grande Porto ou Guarda, tem alguma recomendação?

Fui a Peralva porque eram a 80 cts cada pinheiro, o melhor preço que vi. A 1 eur ou 1,20 havia em vários locais e haverá de certeza na zona que lhe interessa.

As Paulownias deve ter sido nesse senhor de Mangualde que o Tiago disse (Celorico da Beira foi confusão minha). É o senhor Manuel Duarte, pessoa adorável que convence qualquer um a experimentar! Comprei um tabuleiro de 50 (na verdade, 54) mas vende quantidade mais pequenas.
  12.  # 12

Colocado por: Casa da HortaÉ o senhor Manuel Duarte, pessoa adorável que convence qualquer um a experimentar!
    Esse mesmo, o homem vive aquelas arvores com todo o fervor
  13.  # 13

Para já queria-me aventurar apenas com árvores autóctones e penso que as Paulownias não o são.
  14.  # 14

Alguém me pode facultar o número desse senhor Manuel Duarte de Mangualde, sff?
    Pode ser por mensagem privada.
    Obrigado
  15.  # 15

Colocado por: manelvc

Sim, mas normalmente não é naquela fisioterapia em que 1 fisioterapeuta atende 3 pessoas em 1h.
    Nem é só fazer exercícios em casa, pelo menos inicialmente.
    Precisa que a execução dos exercícios seja acompanhada para conseguir verificar o movimento muscular no momento, á procura de anomalias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Sua dúvida é igual ao se é preciso um engenheiro para uma construção...
    Infelizmente muita gente em Portugal desconhece esta vertente.
    PS. Não consigo ver a sua resposta mas só posteriormente, este fórum por vezes bate mal
  16.  # 16

É um número público.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
      Screenshot_2026-02-25-08-08-15-21_8ceee6849b8c4820d6837a47f7055a8f.jpg
  17.  # 17

O barraco ganhou um novo piso. Já não aguentava tanta lama. Tinha as alfaias protegidas por cima, mas com 1 palmo de água por baixo!

Ainda não vi, mas pelas fotos parece estar uma coisa em condições. 13 ou 14 cm de laje, sem malha sol, betão com fibra. O pedreiro diz que aguenta bem as 3 ton do trator. Não sei, parece pouco. Ele até sugeriu só os 10 cm, que chegava bem, eu é que insisti em mais altura. 1780 eur, bom preço.

No fim, nivelou com a terra excedente os buracos que a chuva tinha criado. Gostei do trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso, Zé Meirinho, fadadolar
      IMG-20260304-WA0025.jpg
      IMG-20260304-WA0030.jpg
      IMG-20260304-WA0027.jpg
  18.  # 18

Ficou muito bem o novo piso, com 17 cm de betão. Ainda assim, o pedreiro pediu-me para o deixar secar muito bem antes de meter lá o trator. Eu cumpro, mas o Zé não terá ouviu o recado.

A Paulownia mais desenvolvida que tenho... Leva já um palmo mal medido, 1 mês depois de nascer. Ontem estivemos a contá-las e vingaram 45 das 54 plantadas. Não foi nada mau. A ver se aguentam este verão.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, fadadolar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho, Dias12
      IMG20260308144428_copy_1656x3672.jpg
      IMG20260307182008_copy_3672x1656.jpg
  19.  # 19

O meu pai contou-me que lá na aldeia anda tudo a fazer negócio com as folhas dos eucaliptos. Dizem, contou meu pai, "que é ouro"!

Não fiquei impressionado nem curioso. Já a minha mulher, que sonha ter um negócio, foi pesquisar e o resultado foi esta encomenda de 2 carteiras de cada uma das duas variedades utilizadas para venda às floristas. O negócio consiste em cortar ramos com folhas e enviar o mais fresco possível para entrarem em arranjos de flores.

Dá para andar entretida uns tempos 😉

Já tinham ouvido falar?
      IMG_20260314_203655_copy_3100x1824.jpg
  20.  # 20

Vendem sementes, no pressuposto de mais tarde comprar as folhas? Parece legítimo...

0.0443 seg. NEW