Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Colocado por: jg231Para plantar alhos posso plantar do supermercado ou devo comprar alguma semente certificada?

Nunca semeei dos de compra, mas não duvido que grelem e cresçam. Agora fazer boas cabeças já não me parece. Até dentro das sementes há uns espanhóis que ficam uma coisita de nada.
    Os alhos demoram 7 meses e precisam umas 3 ou 4 mondas de erva. É muito trabalho, não arriscava com os de compra para chegar ao fim e não ter coisa de jeito. As lojas de agricultura têm semente nesta altura, mas os melhores são nas feiras. Plante só os de fora e deixe os de dentro para consumo.
  2.  # 522

Colocado por: rafaelisidoroconheces a história das cenouras ? A última cor de cenoura a chegar foi a cor mais conhecida a laranja , antigamente pelo que já li as cenouras tinham várias cores , roxas , amarelas , brancas , vermelhas e depois a Holanda fez a cor de laranja que domina até hoje , e eu sempre que tinha uma cenoura branca ou roxa ponha para o lixo depois disso nunca mais vi uma 😂

Na caixa das sementes diz que é mais doce que as outras, vamos ver o que é que saí dali XD
  3.  # 523

À esquerda Kondor e Laura no outro rego. 25 batatas de cada, um pouco mais juntas que o normal mas é para aproveitar espaço. Deixei 2 grelos no máximo. Vamos ver no que dá.
    IMG20221127095934
  4.  # 524

A rega por agora será assim. Um único circuito vindo da bomba com várias saídas, todas com torneira.

Fui comprar calda bordalesa mas já não vendem sem cartão. Parvoíce, porque nas lojas online é canja comprá-la. Adiante. Trouxe cal e sulfato de cobre para fazer. Vou usar a dose de 300 gr de cobre e 200 gr de cal para 10 litros de água.
    IMG20221127113826
    IMG20221127113913
    IMG20221127114013
    •  
      NTORION
    • 27 novembro 2022 editado

# 525

Colocado por: Casa da HortaFui comprar calda bordalesa mas já não vendem sem cartão.

Há muitos anos, mas é mesmo parvoíce.

Acho q na estufa vai ganhar mildio na mesma...

CdH, satisfaça-me a curiosidade o q faz a tanta batata?

Pessoalmente não aprecio, mas fui ver se já estavam maduras e ficou-me logo na mão... Toranja
  5.  # 526

Colocado por: NTORION
    Há muitos anos, mas é mesmo parvoíce.

Acho q na estufa vai ganhar mildio na mesma...

Pessoalmente não aprecio, mas fui ver se já estavam maduras e ficou-me logo na mão... Toranja
      Screenshot_20221127_144129_com.android.gallery3d.jpg

Calda bordalesa precisa de cartão?

Eu mandei vir e não me pediram cartão algum :S
  6.  # 527

Colocado por: xiripiti

Calda bordalesa precisa de cartão?

Eu mandei vir e não me pediram cartão algum :S

Precisa e não é de agora.

Acho q no site pecuária ou agropecuária consegue mandar vir tudo sem cartão ou simplesmente com o número
  7.  # 528

Colocado por: NTORION
    Precisa e não é de agora.

Acho q no site pecuária ou agropecuária consegue mandar vir tudo sem cartão ou simplesmente com o número

Por calda bordalesa que se consegue fazer em casa? Este país tem mesmo umas peripécias que só visto
    Mandei vir de Espanha já pronta e chega mais rápido do que mandar de lojas portuguesas, por mais estranho que pareça
  8.  # 529

Colocado por: NTORIONAcho q na estufa vai ganhar mildio na mesma...

Não tenho dúvidas que sim, o míldio vai dar na mesma. Vou andar mais atento, aplicar calda bordalesa e procurar algo bio e inútil só para dizer que dei!

Tem razão, a estufa cria condensação que é um disparate! Fica tudo molhado por dentro. Em termos de pontes térmicas está mal estudada! 😛

Comemos muita batata mas é também moeda de troca. A vizinha da frente está sempre a trazer coisas e o garoto gosta muito das minhas batatas. E eles são como o NT, não semeiam por causa do trabalho, das doenças e do preço.
  9.  # 530

Já está outra vez a chover e sem jeito de querer parar! Não tínhamos direito ao domingo todo?

Dacepa, deu para semear alguma coisa?
    IMG20221127161451
  10.  # 531

Colocado por: Casa da HortaNão tínhamos direito ao domingo todo?

Fogo, estiquei-me um pouco no tempo do almoço e até nisso me arrependi. É q só davam chuva a partir das 16h e pouca...
  11.  # 532

Colocado por: Casa da HortaJá está outra vez a chover e sem jeito de querer parar! Não tínhamos direito ao domingo todo?

Dacepa, deu para semear alguma coisa?
    IMG20221127161451

Nada de nada. Vi que continuava a chover durante a semana e a terra ensopada como estava nem lhe toquei. Não ia vingar e deixei me estar.
    Andei a manhã a ver de uma telha partida que me estava a aparecer uma bolha no beiral. Achei uma telha partida num canto e entra água debaixo da calha de água. Agora tenho que ir comprar outra e partir à medida.
  12.  # 533

Colocado por: Casa da HortaNão tenho dúvidas que sim, o míldio vai dar na mesma. Vou andar mais atento, aplicar calda bordalesa e procurar algo bio e inútil só para dizer que dei!
    utilize também o enxofre amarelo creio eu que se espalha na terra junto da malha da rega e o foliar ... Estude um pouco sobre isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  13.  # 534

Colocado por: xiripitiEu mandei vir e não me pediram cartão algum :S

Acabei de comprar a calda bordalesa. Com os custos de envio fica cara mas não tenho de andar a pedir favores.

O enxofre amarelo, da pequena pesquisa que fiz, é em tudo semelhante ao cobre usado na calda bordalesa. É também preventivo.
  14.  # 535

Colocado por: Casa da Horta
    Acabei de comprar a calda bordalesa. Com os custos de envio fica cara mas não tenho de andar a pedir favores.

O enxofre amarelo, da pequena pesquisa que fiz, é em tudo semelhante ao cobre usado na calda bordalesa. É também preventivo.
      Sem Título8.png

O mais engraçado é que os ingredientes da calda são considerados (para produção biológica) o que para mim faz pouco sentido pedirem cartão, eu costumo mandar do planetahuerto.

O enxofre tenho aqui perto na loja agrícola mas vou ter de ir buscar também porque ainda anda umas poucas cochinilhas por aí e quando dei nas laranjeiras ficaram mais bonitinhas
  15.  # 536

Colocado por: Casa da HortaO enxofre amarelo, da pequena pesquisa que fiz, é em tudo semelhante ao cobre usado na calda bordalesa. É também preventivo.
    o enxofre deve ser colocado na terra , quando a água evapora ele entra em acção e o vapor chega a planta com enxofre o que ajuda no mildio, uma vez que está em estufa acho que seria benéfico .
  16.  # 537

Colocado por: xiripitiO enxofre tenho aqui perto na loja agrícola

Pedem cartão de aplicador?
    A calda bordalesa de 500 gr no planetahuerto fica mais caro que os 10 euros.

Colocado por: rafaelisidoroo enxofre deve ser colocado na terra

Vou experimentar, não tinha percebido essa forma de usar em pó na terra. Como falava em pó molhável pensei que fosse só para diluir no pulverizador. Obrigado Rafael ;-)
  17.  # 538

Uma partilha interessante para o grupo. O Leroy anda louco nos preços das árvores! Sempre foram muito mais caras que nas lojas ou feiras, mas este ano passaram-se: 10,35 € é o preço mínimo para qualquer árvore! Já no ano passado andavam nos exagerados 8 euros e qq coisa, mas este perderam a vergonha! 10,35 é obra!

Preços de referência em loja agrícola: 2,90 no ano passado e este subiram para 3,40 €.
  18.  # 539

Colocado por: rafaelisidoroe o vapor chega a planta com enxofre o que ajuda no mildio
    desculpe dei o nome errado a doença que o enxofre trata , em vez de Mildio deveria ter sido Oídio ...
  19.  # 540

Colocado por: Casa da Horta
    Pedem cartão de aplicador?
    A calda bordalesa de 500 gr no planetahuerto fica mais caro que os 10 euros.

Vou experimentar, não tinha percebido essa forma de usar em pó na terra. Como falava em pó molhável pensei que fosse só para diluir no pulverizador. Obrigado Rafael ;-)

euros.

Quando mando do planeta huerto mando com o limite mínimo para portes grátis ultrapassado, já mandei muitas sementes de lá que não encontro por cá e em vez de andar com o carro pra lá e para cá mando e pronto não me chateio muito.

O enxofre duvido que peçam cartão, até a própria Agriloja vende, e se não me pediram para o cobre duvido que o façam para o enxofre..

0.1331 seg. NEW