Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

Rafael, o que é que está nas últimas 3 fotos ?
  2.  # 602

Colocado por: DacepaPara mim parece tudo bem vicoco! ! !
    algumas estão outras parcialmente destruídas do vento , não haverá fava mas isso não importa porque estavam a servir de abrigo á batata , inhames bem marcados do vento mas também está acabando o tempo e as folhas é para serem cortadas , a batata também já está no ponto pelo que não haverá problema ...o resto vai-se mantendo apesar de muita água ...
  3.  # 603

Colocado por: JOCORRafael, o que é que está nas últimas 3 fotos ?
    araçá
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JOCOR
  4.  # 604

Colocado por: rafaelisidoroaraçá
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JOCOR

Da minha experiência, os amarelos são bem mais doces.
  5.  # 605

Colocado por: Sansoni7

Da minha experiência, os amarelos são bem mais doces.

Verdade, embora este ano os vermelhos tenham sido algo mais doces do habitual.
  6.  # 606

Acho que têm paladares diferentes , acidez diferente ... Os meus mais doces menos ácidos sao os roxos , de seguida os amarelos e depois os vermelhos ...
  7.  # 607

cenouras

Antes que a chuva viesse ainda consegui tirar umas que já estavam prontas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, Sansoni7
  8.  # 608

Colocado por: Casa da HortaÉ a Rosa, a cientista agrícola.

Colocado por: Casa da HortaDesculpem, estragar por estragar deixem mostrar-vos a imagem pateta que falo em cima. É que dá logo a entender que se trata de uma agricultora assim a sério.

Eu até já gostava de agricultura, mas devo andar distraído, porque não fazia ideia da existência destas agricultoras. Vou andar mais atento, a agricultura é um tema cada vez mais interessante :)
  9.  # 609

Primeiro de 3 dias. Já o fiz com frio, neve e chuva. Mas nunca com o chão tão alagado que até enterramos.
    Pelo menos era no terreno direito se fosse no outro ainda lá estava preso.
    Com o tempo mau ainda não foi desta que levei o herdeiro a conhecer aquilo 🤣.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, Casa da Horta, rjmpires
  10.  # 610

Este olival lembra-me tanto os do meu pai!
    Que anda agora na labuta sozinho mais a minha mãe. Os 2 velhotes, contou-me ontem, já apanharam 3500 kg! Está à espera de vez para o trator, que com a máquina torna tudo mais fácil e rápido. Há 2 ou 3 na aldeia mas há também cada vez mais pessoas a recorrer a eles sobretudo para os olivais que estão mais carregados.
  11.  # 611

Já foi difícil ontem tirar de lá a de caixa aberta. Hoje vai o trator sim, senão não se traz nada.
    Este ano está muito mau, para a zona anda se a apanhar 10 a 20% de um ano normal... Não esta fácil.
  12.  # 612

Colocado por: DacepaPrimeiro de 3 dias. Já o fiz com frio, neve e chuva. Mas nunca com o chão tão alagado que até enterramos.
    Pelo menos era no terreno direito se fosse no outro ainda lá estava preso.
    Com o tempo mau ainda não foi desta que levei o herdeiro a conhecer aquilo 🤣.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro,Casa da Horta,rjmpires
      compressed_1670582668107.jpg
      compressed_1670582648912.jpg
      compressed_1670582623902.jpg

Felizmente que acertámos na data certa para ir apanhar a nossa! O terreno ainda estava aceitável.

Colocado por: Casa da HortaOs 2 velhotes, contou-me ontem, já apanharam 3500 kg!

A varejar? Isso já dá uma boa quantidade de azeite para 2.. eheh
  13.  # 613

A azeitona cá para baixo está uma miséria, toda no chão e a que está na oliveira gafa. O azeite deve subir e bem.
  14.  # 614

Colocado por: rjmpiresA varejar? Isso já dá uma boa quantidade de azeite para 2.. eheh

Acho que este ano não vai fazer azeite. É toda para vender porque a estão a pagar como nunca se tinha visto: a 0,65 €/kg
    Assim como o preço do azeite no lagar, que subiu de 3 e qualquer coisa para 6 euros o litro.
    Ao menos que a inflação também beneficie os agricultores, é justo!

Varejar com o vareiro (vara mais comprida usada para evitar subir à oliveira) e com a vara mecânica. E a minha mãe a apanhar e a ajudar na manta. Os meus pais apanham uma média de 12 e 15 toneladas, alguns anos sozinhos! São valentes os meus pais!
    Concordam com este comentário: rjmpires, Dacepa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  15.  # 615

Colocado por: DacepaJá foi difícil ontem tirar de lá a de caixa aberta. Hoje vai o trator sim, senão não se traz nada.
    Este ano está muito mau, para a zona anda se a apanhar 10 a 20% de um ano normal... Não esta fácil.

Para trás os montes, zona de Macedo de Cavaleiros, há olivais muito fracos mas outros estão bem bons. Mas há menos que num ano normal, sim. Deve ser geral.
  16.  # 616

Tenho lá uma poucas de oliveiras que podei em 2019 ( poda de amador). Antes dessa poda as oliveiras estiveram abandonadas mais de 20 anos e estavam cobertas com silvas e mato.

Todos anos carregam de azeitona, e em todos os anos a azeitona fica preta(seca) e cai ao chão antes de amadurecer.

Alguém sabe porque que isto acontece?

Nota:
    Nunca apliquei qualquer tipo de fitofarmaco. Nem as oliveiras teem rega além da natural.

O objectivo não é fazer azeite apenas ter 100-200kg para "curtir".
  17.  # 617

O meu pai usa adubo nitrolusal. Não é bio mas também não é mais que nutrientes. As suas devem precisar disso, pelo que descreve.

Colocado por: HAL_9000Tenho lá uma poucas de oliveiras que podei em 2019 ( poda de amador). Antes dessa poda as oliveiras estiveram abandonadas mais de 20 anos e estavam cobertas com silvas e mato.

Todos anos carregam de azeitona, e em todos os anos a azeitona fica preta(seca) e cai ao chão antes de amadurecer.

Nota:
    Nunca apliquei qualquer tipo de fitofarmaco. Nem as oliveiras teem rega além da natural.

O objectivo não é fazer azeite apenas ter 100-200kg para "curtir".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  18.  # 618

Colocado por: Casa da Horta
    Acho que este ano não vai fazer azeite. É toda para vender porque a estão a pagar como nunca se tinha visto: a 0,65 €/kg
    Assim como o preço do azeite no lagar, que subiu de 3 e qualquer coisa para 6 euros o litro.
    Ao menos que a inflação também beneficie os agricultores, é justo!

Varejar com o vareiro (vara mais comprida usada para evitar subir à oliveira) e com a vara mecânica. E a minha mãe a apanhar e a ajudar na manta. Os meus pais apanham uma média de 12 e 15 toneladas, alguns anos sozinhos! São valentes os meus pais!
    Concordam com este comentário:rjmpires

Meta valentes nisso! 12-15ton é obra 💪🏻
    Eu o máximo que apanhei nem chegou a 3ton e vim de lá todo roto (se bem que é sempre em 2-3 dias).
  19.  # 619

Colocado por: HAL_9000em todos os anos a azeitona fica preta(seca) e cai ao chão antes de amadurecer.

Muitas vezes tb estão muito picadas da mosca e mirram completamente.
  20.  # 620

Colocado por: HAL_9000

Eu se não tratar as minhas na primavera, acontece isso. Se não forem tratadas existe uma grande inconsistência na produção. Por exemplo este ano não tive nada. Mas é normal, ja são centenárias, algumas + 200 anos, não produzem como as jovens de 20 anos.

Acho que é um produto qualquer para a mosca. Para dizer a verdade não sei bem qual, até porque as oliveiras é uma arte que o meu "ancião" domina e eu infelizmente ainda pouco aprendi. Limito-me a conduzir o tractor enquanto ele pulveriza.

Também sei que há anos de seca, chega ali à época de setembro, elas começam a cair todas secas...as tantas foi esse o problema...Este ano foi intenso. Uma bela chuvada, umas semanas antes de as apanhar é sempre bom para "as encher", como diz o meu ansião.

0.1938 seg. NEW