Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: xiripitiO enxofre duvido que peçam cartão, até a própria Agriloja vende, e se não me pediram para o cobre duvido que o façam para o enxofre..

O enxofre e o cobre em separado pode ser vendido sem cartão. O produto pronto é que não........

Colocado por: Casa da HortaAcabei de comprar a calda bordalesa. Com os custos de envio fica cara mas não tenho de andar a pedir favores.

Não consegue comprar só com o nº de aplicador? Muitas vezes eles até usam 1 número deles...

Eu já gasto 1kg por ano... e n esquercer que nas árvores perenes é o outro cobre, oxicloreto?
  2.  # 2

Colocado por: NTORION

O enxofre e o cobre em separado pode ser vendido sem cartão. O produto pronto é que não........

Não consegue comprar só com o nº de aplicador? Muitas vezes eles até usam 1 número deles...

Eu já gasto 1kg por ano... e n esquercer que nas árvores perenes é o outro cobre, oxicloreto?

Exato, era isso que estava a dizer, o produto pronto não o vendem mas eu posso comprar em separado e fazer em casa o que é meio estranho mas pronto
  3.  # 3

Colocado por: NTORIONNão consegue comprar só com o nº de aplicador? Muitas vezes eles até usam 1 número deles...
    As poucas vezes que comprei na loja da terrinha foi linear, mas não sei se terão mudado as regras. Não quero chegar à loja sábado e dizerem-me que não vendem sem o cartão, ficando mais uma semana sem a aplicar. Assim vou jogar pelo seguro e encomendar (já vem a caminho).

Devo ter feito mal a diluição e a experiência que fiz no domingo de juntar cal viva e sulfato de cobre não correu bem. Os cristais obstruíram a saída do pulverizador e tive de desistir porque começou a chover entretanto. tentarei novamente outra altura :-)
  4.  # 4

Colocado por: Casa da HortaDevo ter feito mal a diluição e a experiência que fiz no domingo de juntar cal viva e sulfato de cobre não correu bem. Os cristais obstruíram a saída do pulverizador e tive de desistir porque começou a chover entretanto. tentarei novamente outra altura :

Aquilo demora a diluir... Normalmente fica de molho uns dias e depois até se usa um passador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  5.  # 5

pimentas

Antes que o tempo as apodreça lá tive de tirar algumas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Sansoni7, rjmpires
  6.  # 6

Malaguetas é algo que quero voltar a experimentar. Tentei um ano ou 2 na casa antiga mas nunca deu nada.
    Como faz, usa semente ou planta? E em que altura?

ps: claro que posso pesquisar ou ir à página da dos olhos bonitos, mas como o xiripiti é vizinho a info é mais apropriada ;-)
  7.  # 7

Ponto número 1, malaguetas nunca tive mas parece-me que vou fazer um vasinho agora que me lembram. Tive uma planta em vaso de piri piri o ano passado que um pikinino cortado dava para uma panela de feijoada!

Ponto número 2, sendo eu uma pessoa sempre à procura de conhecimentos, quem é essa dos olhos bonitos ;).
  8.  # 8

Colocado por: Dacepaum pikinino cortado dava para uma panela de feijoada!

Não é dessas que gosto, prefiro aquelas compridas vermelhas a que se tiram as sementes e se picam no refogado. Dão só um toque de picante mas um sabor apimentado à comida ;-)

Colocado por: Dacepaquem é essa dos olhos bonitos

É a Rosa, a cientista agrícola. Tem uma página no FB e blog onde está sempre a colocar textos muito científicos sobre tudo o que é agricultura, mas depois percebe-se que pouco deve sujar as unhas na terra! É simpática e gira, mas nota-se que nos textos falta a experiência. Lembra um pouco aquela pseudo agricultora (do programa da sic) que anda sempre a fotografar o rabo, e que para o programa tirou uma com uma enxada que nunca viu terra!
  9.  # 9

Desculpem, estragar por estragar deixem mostrar-vos a imagem pateta que falo em cima. É que dá logo a entender que se trata de uma agricultora assim a sério. Daquelas com bigode e tudo, como era antes!

Eu até vejo os primeiros episódios do quem quer casar com o agricultor, mas esta série com esta rapariga contratada para ser agricultora é de um mau gosto sem fim.
  10.  # 10

Colocado por: Casa da Hortaé de um mau gosto sem fim.

Mau gosto? Parece-me bem equipada para puxar umas charruas.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Casa da Horta, Peper87
  11.  # 11

Colocado por: Casa da HortaÉ a Rosa, a cientista agrícola. Tem uma página no FB e blog onde está sempre a colocar textos muito científicos sobre tudo o que é agricultura, mas depois percebe-se que pouco deve sujar as unhas na terra! É simpática e gira, mas nota-se que nos textos falta a experiência. Lembra um pouco aquela pseudo agricultora (do programa da sic) que anda sempre a fotografar o rabo, e que para o programa tirou uma com uma enxada que nunca viu terra!

Ainda cheguei a acompanhar ao início, mas deu para perceber que ainda percebe menos do que nós.... além de muito palavreado sem desenvolver nada...pelo que para ver olhos bonitos...
  12.  # 12

Colocado por: Casa da HortaTentei um ano ou 2 na casa antiga mas nunca deu nada.

Colocado por: Casa da HortaComo faz, usa semente ou planta? E em que altura?

Faço produção caseira. O suficiente para encher um frasco/bocal de 1L,2L por ano.

Aquilo da-se bem no meu micro clima. Ai para baixo tem de dar. Basta proteger dos ventos do norte/oeste e cobrir durante o inverno por causa das geadas.

Ja nao me lembro se foi no ano passado ou há dois anos, mas durante aquelas primeiras semanas de geada de janeiro com temperaturas negativas, acabei por perder um arbusto que já devia ter uns 10 anos. Era uma coisa fantástica com 1 metro de diâmetro, coisa linda de se ver mesmo.

Felizmente como tenho sempre um stock de malaguetas secas, foi só uma questão de tirar as sementes e por a germinar. Actualmente já vai com uns 50 cm de altura e em plena produção.

Se voltar a plantar, recomendo encostado a um muro, por exemplo do anexo, que é como eu tenho. Não só fica protegida dos ventos e geadas como também ajuda no desenvolvimento uma vez que aquele calor de verão acumulado nas paredes fica depois durante a noite a irradiar.
  13.  # 13

Eu faço produção de piripiris de 2 em 2 anos , uso cayene , adoro aquilo cru mas não é para qualquer um , não tem nada a ver com pimentas intratáveis e que estragam a comida , actualmente como já meti nas fotos atrás ainda produzo aqui e acolá e normalmente consumo 4 por dia em cru , 2 ao almoço outras ao jantar ... Na comida dá um picor muito bom e é recomendada pelos médicos para tratamentos de hiper tensão entre outros 😂 eu prefiro para tratar e prevenir constipações . Existe vários tipos de cayene eu produzo 2 alternadamente , a última produção foram 250 árvores , piripiri salgado em moura e depois moído para fornecer restaurantes , cada 5lt de massa pura ronda os 70€ +- . É um bom investimento .
  14.  # 14

Vou semear sim. Tenho que ir ao Leroy e já vou trazer uma carteirinha.
    É esta a cayene que fala rafael, certo?
  15.  # 15

A cayenne verdadeira tem uma característica muito típica com o ku dela em cotovelo e por vezes em L.

Também tenho na lista para plantar. So ando à procura é de um "fornecedor" o mais figdigno possível uma vez que as malaguetas e piri piris fazem hibridização facilmente com as diversas variedades, alterando-se depois certas características, fisiológicas e gustativas.

"Infelizmente" foi o que aconteceu ja com uns pimentos de espeleta, plantados demasiado próximos de malaguetas que acabaram por hibridizar. Agora estao bem mais picantes que deviam ser... malditas abelhas!

https://c7.alamy.com/compfr/dceg9n/moyen-hot-turc-sivri-aci-piment-de-cayenne-capsicum-annuum-croissant-a-l-exterieur-dans-un-jardin-dceg9n.jpg
  16.  # 16

Colocado por: Casa da HortaMalaguetas é algo que quero voltar a experimentar. Tentei um ano ou 2 na casa antiga mas nunca deu nada.
    Como faz, usa semente ou planta? E em que altura?

ps: claro que posso pesquisar ou ir à página da dos olhos bonitos, mas como o xiripiti é vizinho a info é mais apropriada ;-)

Depende das pimentas, há algumas mais resistentes que outras mas normalmente todas gostam de sol, eu agora já tenho algumas em estufa para serem transplantadas lá para fevereiro mas para ser certo certinho é semear em janeiro (fins) para transplante em março, que é quando não há noites com abaixo de 10° (muito prolongadas).. as minhas sementes comprei todas em Espanha, não encontrei cá a não ser às Cayenne.

Normalmente também não as meto logo na terra quando tem 4 folhas reais (como recomendam) porque como aqui é arenosa a raiz demora um pouco a se agarrar então é preferível esperar que ela cresça mais um pouco e depois meto..
  17.  # 17

Este ano foi bom para as pimentas.
  18.  # 18

Colocado por: rjmsilvaEste ano foi bom para as pimentas.
      IMG_20221130_160044.jpg
    esta tua longa é caiena ? São iguais às minhas .
  19.  # 19

Não sei a qualidade. Era uma planta que já havia no quintal quando comprei a casa.
  20.  # 20

Colocado por: rjmsilvaNão sei a qualidade. Era uma planta que já havia no quintal quando comprei a casa.

Acho que é pimenta malagueta, crescem pra cima?

0.0230 seg. NEW