Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Casa da HortaAcho que este ano não vai fazer azeite. É toda para vender porque a estão a pagar como nunca se tinha visto: a 0,65 €/kg
    Assim como o preço do azeite no lagar, que subiu de 3 e qualquer coisa para 6 euros o litro.

Também ouvi dizer que estão a pagar bem sim mas não sei o valor. Agora o preço de o fazer é €5 o litro ou deixas lá 17,5l/100l.

Colocado por: Casa da HortaOs meus pais apanham uma média de 12 e 15 toneladas, alguns anos sozinhos! São valentes os meus pais

Fortíssimos.

Colocado por: NostradamusUma bela chuvada, umas semanas antes de as apanhar é sempre bom para "as encher"

Hehe meu sogro diz o mesmo.
  2.  # 2

Então malta tudo bem com este tempo por aí ? Tá difícil né ... Sei que por Portugal ser maior o tempo por aí não é homogéneo , as imagens que chegam de Lisboa são tristes e por cá também tivemos das nossas e ainda não acabou ...
  3.  # 3

Colocado por: Casa da HortaEste olival lembra-me tanto os do meu pai!
    Que anda agora na labuta sozinho mais a minha mãe. Os 2 velhotes, contou-me ontem, já apanharam 3500 kg! Está à espera de vez para o trator, que com a máquina torna tudo mais fácil e rápido. Há 2 ou 3 na aldeia mas há também cada vez mais pessoas a recorrer a eles sobretudo para os olivais que estão mais carregados.

Se conseguiram apanhar isso já não é nada mal. Os meus familiares que moram para os lados de Bragança pouca tinham , e este ano rendeu pouco. Mas acho que foi quase em todos as zonas assim. Numa ou noutra zona deram mais devido à qualidade da azeitona.
  4.  # 4

Colocado por: rafaelisidoroEntão malta tudo bem com este tempo por aí ? Tá difícil né ... Sei que por Portugal ser maior o tempo por aí não é homogéneo , as imagens que chegam de Lisboa são tristes e por cá também tivemos das nossas e ainda não acabou ...

De facto há muita gente a ficar sem as suas coisas devido às intempéries...
    Aqui pelo deserto também tem chovido (muito a cima o normal) mas não é nada comparado com o que passa nas notícias. Ora está de chuva, ora está vento, ora está chuva e vento.. nem dá para fazer nada na rua.
  5.  # 5

Colocado por: rafaelisidoroEntão malta tudo bem com este tempo por aí ? Tá difícil né ... Sei que por Portugal ser maior o tempo por aí não é homogéneo , as imagens que chegam de Lisboa são tristes e por cá também tivemos das nossas e ainda não acabou ...
    Em Lisboa, o pessoal nem chegar ao local de trabalho em alguns casos, e os que chegam são mandados para casa. A coisa ontem não estava fácil.

Mas não é só em Lisboa. Emm outubro andei a investir em árvores, tempo a plantar para começar a fazer o meu pomar e agora tenho o terreno alagado há duas semanas porque rebentou uma vala de recolha de águas com a força da água. Acho que lhes posso encomendar o funeral :(
  6.  # 6

Eu só sexta à noite irei ver o resultado de tanta chuva, mas não espero grandes problemas porque a terra é areia e drena muitíssimo bem. Espero que a estufa se mantenha no sítio ;-)
  7.  # 7

Eu tive uma piscina a porta :D.. e no terreno também estava a formar um lagozinho mas poucas horas depois desaparece.. problema foi o vento que levou algumas coisas
  8.  # 8

Foram umas belas chuvadas sim senhor, o último episódio destes que me lembro já remonta a dezembro de 2009, na altura com muito vento destruiu muita coisa no oeste, mas foi apenas uma noite, enquanto estas chuvas já são 3/4 dias.

Colocado por: Casa da Hortaterra é areia e drena muitíssimo bem

E a questão da planície? tinha ideia que era esse o maior problema no ribatejo, aliás é hábito vermos bastantes zonas alagadas por isso.
  9.  # 9

Tenho ideia que as imagens de tudo alagado no ribatejo tem a ver com a subida do caudal do rio. Todos aqueles campos enormes de cultivo à volta ficavam debaixo de água, mas ultimamente não tem acontecido ou não é noticiado, realmente.

A vizinha da frente ligou ontem à minha mulher a perguntar se estávamos bem, por causa do que viu na tv aqui da zona de Algés, e disse que a nossa casa lá estava tudo normal, foi só muita chuva.
    Concordam com este comentário: Zarb
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  10.  # 10

tudo de bom para vocês ! por cá também não esteve nada fácil mas já estamos habituados ...
  11.  # 11

Pessoal entendido das pimentas.

Voçês podam as pimentas? Quando?
    Quantos anos se aguentam os arbustos? Visto que de inverno quase morrem.
  12.  # 12

Colocado por: luisrdsPessoal entendido das pimentas.

Voçês podam as pimentas? Quando?
    Quantos anos se aguentam os arbustos? Visto que de inverno quase morrem.

Podar? Isto se sobrevivesse ao inverno (que normalmente não acontece em campo aberto).
    A poda normalmente faço para dar força a planta até começar a dar fruto.. depois é ter em atenção naqueles novos brotos que começam a nascer entre junções da planta, parecido ao que se faz aos maracujazeiros
  13.  # 13

Tive uma que durou vários anos, estava debaixo do limoeiro. Fazia uma poda simples quando começava a rebentar as folhas, de forma a manter a planta em bom estado, sem ramos mortos.
  14.  # 14

Colocado por: Casa da Horta
    É a roxa de polpa laranja?
  15.  # 15

Essa parece da boa
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  16.  # 16

Este ano vou voltar a plantar batata doce (não tanto para consumo próprio mas para combinar uma atividade diferente aqui no trabalho, em que em planto e cuido e depois a apanha é feita por todos e cada um trás o que quer) e tenho pensado se será possível arrancar a batata com o trator. Alguém já experimentou fazê-lo com o arrancador das batatas normais? Tipo este...

edit: nos anos que plantei batata doce ainda não tinha trator, foi tudo à mão.
  17.  # 17

Colocado por: Casa da HortaEste ano vou voltar a plantar batata doce (não tanto para consumo próprio mas para combinar uma atividade diferente aqui no trabalho, em que em planto e cuido e depois a apanha é feita por todos e cada um trás o que quer) e tenho pensado se será possível arrancar a batata com o trator. Alguém já experimentou fazê-lo com o arrancador das batatas normais? Tipo este...

edit: nos anos que plantei batata doce ainda não tinha trator, foi tudo à mão.
      e58004b6d48903d32560e40278fe3e3796bbb096.jpg
    na tua terra com a afinação certa resulta , na minha nem por isso ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  18.  # 18

Não cabo em mim de contente! Não só a estufa está intacta como tudo cresceu imenso. Amanhã de dia tiro umas fotos mas vejam bem estas batateiras. Dia 4 ainda não tinham nascido! Estão lindas e sem sinais de míldio. Amanhã ou domingo já levam a primeira calda bordalesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  19.  # 19

Colocado por: Casa da HortaAmanhã ou domingo já levam a primeira calda bordalesa.
    dizem os antigos que a calda bordalesa ou sulfato á base de cobre dá-se depois de a planta atingir o seu tamanho maximo e porquê porque é um sulfato que endurece a planta torna a folha rija ... já o enxofre que por si só é um mineral necessário para todas as plantas deixando-as viçosas e protegendo-as do Oídio que penso que a dar problema em estufa será este em vez de míldio... eu penso desta forma , mas se tiver os dois poderia fazer uma experiência????
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  20.  # 20

Colocado por: Casa da HortaNão cabo em mim de contente! Não só a estufa está intacta como tudo cresceu imenso. Amanhã de dia tiro umas fotos mas vejam bem estas batateiras. Dia 4 ainda não tinham nascido! Estão lindas e sem sinais de míldio. Amanhã ou domingo já levam a primeira calda bordalesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro
      IMG20221216210659_BURST000_COVER.jpg

Por acaso também tive a mesma ideia, pena ter comprado a estufa com metade do tamanho da sua...

0.1795 seg. NEW