Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Primeira bateria totalmente reciclada para elétricos já existe!

Então, uma empresa sueca anunciou a primeira bateria do mundo totalmente reciclada. De acordo com um comunicado de imprensa, a Northvolt fabricou com sucesso uma célula com níquel, manganês e cobalto 100% reciclados. Segundo Emma Nehrenheim, responsável ambiental da empresa, o processo de reciclagem pode recuperar 95% dos metais utilizados, mantendo um nível de pureza equiparável ao metal utilizado pela primeira vez.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, dom123
  2.  # 442

https://www.turbo.pt/volvo-c40-xc40-emissoes/

A conclusão serve também como alerta: um estudo levado a cabo pela Volvo Cars revela que o processo de produção do seu novo modelo 100% elétrico, o C40 Recharge, gera 70% mais de emissões, que a produção do modelo semelhante, com motor de combustão, XC40. Discrepância que, no entanto, acaba sendo ultrapassada, ao longo do ciclo de vida do veículo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves
  3.  # 443

É um estudo bastante interessante da Volvo, infelizmente deturpado pelo clickbait. Esse em particular da Turbo, em que o director ainda deve andar à procura da factura do carregamento mais caro da história, não foge à regra.

O fundamental da análise não é que o VE produz mais emissões no fabrico, porque isso é sabido. A Volvo, que se comprometeu a ter deixar os motores a combustão, precisa é de modificar a sua cadeia de produção de forma a torná-la mais sustentável. É esse o caminho do estudo, só que para as Internets o clickbait é mais vantajoso...
  4.  # 444

Sonae MC quer ter rede privativa com 680 postos de carregamento elétrico em 2022

Assim os deixem crescer....

Desde o início do projeto, em setembro de 2020, e tendo em conta que a mobilidade dos portugueses esteve condicionada, o Continente atingiu já os 104 pontos de carregamento, em 24 lojas, com mais de 11 mil utilizações e 148MWh de energia fornecida. A rede, com uma média diária de 4.000 km carregados, já permitiu evitar a libertação de 72 toneladas de dióxido de carbono.
  5.  # 445

Polestar entra em Portugal em 2022 e está a contratar

A marca de performance 100% elétrica do Grupo Volvo abriu as suas candidaturas online para diferentes cargos.
  6.  # 446

Vinha aqui agradecer a todos os que me influenciaram positivamente nesta história da mobilidade eléctrica. Para mim um carro eléctrico não é um automóvel mas sim um meio de transporte - são coisas distintas? Sim. Mas o meio de transporte é aquilo que 99% das pessoas necessitam e com um Ioniq 28kw de 40mil kms obtive isso... O problema é que comprei dois :D
    Concordam com este comentário: NTORION, Bruno.Alves, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  7.  # 447

Excelente relato, obrigado.

Acho que faz falta esta chamada à realidade. As críticas são muitas, é a autonomia, é o ruído, é a (suposta) falta de vivacidade, é sei eu lá o quê. Mas para a grande maioria das pessoas um carro é uma forma de ir de A a B.
    E para isso um VE é imbatível. Se for um ioniq então, é duplamente imbatível ✌️

Aproveito para deixar aqui um comentário que li noutro fórum
    Sou mais um iniciante neste mundo dos elétricos. Venho de um carro a combustão que gastava cerca de 8L/100 de gasolina e apenas com 60CV pelo que comprei o Zoe para substituir este carro de cidade e sinceramente estou maravilhado com o mesmo pois é pequeno, ágil para as voltinhas na cidade e gasta mesmo pouco...
  8.  # 448

Elétricos e híbridos plug-in com tração integral vão ser Classe 1 nas portagens

Se bem se recordam são classe 1 em Portugal os ligeiros de passageiros e mistos com dois eixos com:

Peso bruto superior a 2300 kg e igual ou inferior a 3500 kg;
    Lotação igual ou superior a cinco lugares;
    Altura medida à vertical do primeiro eixo igual ou superior a 1,10 m e inferior a 1,30 m;
    Sem tração integral permanente ou inserível;
    Veículos com matrícula posterior a 01-01-2019 têm ainda que cumprir a norma EURO 6.

E são ainda classe 1 os veículos ligeiros de passageiros, mistos ou mercadorias, com dois eixos:

Peso bruto igual ou inferior a 2300 kg;
    Altura medida à vertical do primeiro eixo igual ou superior a 1,10 m e inferior a 1,30 m;
    Sem tração integral permanente ou inserível;.
    Como há muitos elétricos e híbridos plug-in que contam com dois ou mais motores que lhes conferem tração integral, alguns destes modelos acabam muitas vezes classificados como classe 2 pela lei das portagens.

Segundo o Governo, esta alteração pretende “ajudar” os modelos que “tendencial e progressivamente, virão mesmo a substituir os veículos com motores de combustão interna e tração mecânica”.
  9.  # 449

Aiways U5: Carro elétrico chinês vai chegar a Portugal por 35 mil € + IVA

Muito semelhante ao Volkswagen Tiguan, o Aiways U5 vem com um motor elétrico que é alimentado por uma bateria de 63 kWh. De acordo com informações no site da marca, o Aiways U5 tem uma autonomia superior a 400 km de acordo com o ciclo WLTP.

O carregamento da bateria, dos 20% até aos 80% demora apenas 35 minutos. Dos 0 aos 100 km/h este veículo demora 7,8 segundos.
  10.  # 450

Reino Unido obrigará que casas novas tenham um ponto de carga para elétricos

O governo do Reino Unido já anunciou que quer acabar com a venda de carros a gasolina e diesel, até 2030. Agora, a nova iniciativa exigirá que as casas que sejam construídas a partir do próximo ano possuam pontos de carga para veículos elétricos.
  11.  # 451

Colocado por: mafgodAiways U5: Carro elétrico chinês vai chegar a Portugal por 35 mil € + IVA

Qual a qualidade desta lata a pilhas chinesa ?
    Que segurança terá?
    Por este valor um Kia, Hyundai, Vw,Renault, Tesla, etc quase ao mesmo preço, nem é de equacionar
    Mais uma vez digo, carros eléctricos ainda nos primeiros passos
    Não entrem em euforias :)
  12.  # 452

Eu mandei vir um Spring... virá lá pra Primavera... dp digo como é.
    No mesmo dia fiz o test drive do model 3 long range e do Spring... foi quase igual ;)
  13.  # 453

Colocado por: IronManSousaNo mesmo dia fiz o test drive do model 3 long range e do Spring... foi quase igual ;)

Ehehehe 😁😁😁
    Eu já o disse várias vezes, se andasse à procura de um VE utilitário, novo, para as voltinhas (tendo outro carro, claro) o Spring estava facilmente no tipo da lista.

Colocado por: pkasaQual a qualidade desta lata a pilhas chinesa ?
    Que segurança terá?

Se chegar à Europa é porque passou os testes de segurança e homologação europeus.
    A minha questão é muito mais a assistência, como é. Já há marcas chinesas a dar cartas no mercado nórdico e não consta que as pessoas estejam insatisfeitas ;)
    Na China sim, lá há umas latas com rodas (a pilhas e a combustão) que cá nunca entravam. Mas essa lata se quiser vir para a Europa tem outros requisitos a cumprir, nunca pode ser "o mesmo"
  14.  # 454

O spring em algumas rampas com demasiada inclinacao nao tem força para subir.
    Isto dito por um youtuber que fez um test drive e teve de ganhar balanço para sair na rampa da garagem do predio.
  15.  # 455

Se nao conseguir sair da garagem do meu prédio, devolvo-o
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  16.  # 456

Sim, também já tinha lido alguns relatos. O carro tem muito mais binário que um carro a combustão de potência equivalente, mas por algum motivo não o entrega a partir da velocidade 0 (exactamente uma das grandes vantagens dos motores eléctricos). Provavelmente é uma decisão de software, mas não faz muito sentido.
  17.  # 457

Colocado por: IronManSousaSe nao conseguir sair da garagem do meu prédio, devolvo-o
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves

Minuto 5.25s
    https://youtu.be/7D493XPvq2E
  18.  # 458

Já tinha visto este video. Lå está, se não conseguir sair do meu prédio, devolvo-o.
    Mas acredito que saia. Em plano acelera bem, mesmo dos 80 aos 120 a aceleraçao é suficiente e convenceu-me
  19.  # 459

Colocado por: IronManSousaJá tinha visto este video. Lå está, se não conseguir sair do meu prédio, devolvo-o.
    Mas acredito que saia. Em plano acelera bem, mesmo dos 80 aos 120 a aceleraçao é suficiente e convenceu-me

Eu fiquei com a impressao errada do carro em todos os videos portugueses no youtube.
    Concordam com este comentário: JotaP
  20.  # 460

Acelerar bem é subjetivo, tenho um matiz de 2007, com 52 cv. O Spring não é pior. Nao testei nenhum deles dos 0 aos 100, mas o Spring é melhor arranques e as entradas em autoestrada são equivalentes, vale o que vale.
    Quando o tiver, daqui a 6 meses poderei provar isso.

0.0212 seg. NEW