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  1.  # 961

    Colocado por: Dom
    Apenas discordo em parte com esta parte. O segredo também está nos motores sendo os de algumas marcas mais eficientes.
    Certo.... mas o que influencia na longevidade e prestações de um VE é mais a bateria que o motor em si.
    E a eficiência nos carregamentos por norma passam ao lado do motor (ok, o ZOE é a excepção).
    Concordam com este comentário: Dom
  2.  # 962

    Colocado por: pguilhermeOs motores elétricos já são extremamente eficientes. Será que existem diferenças significativas?
    Diferenças há... e são mensuráveis para quem pretende fazer baixos consumos.
    Concordam com este comentário: Dom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom
    •  
      Dom
    • 23 fevereiro 2022

     # 963

    Colocado por: pguilhermeOs motores ou a transmissão?
    Os motores elétricos já são extremamente eficientes. Será que existem diferenças significativas?

    A meu ver, são menos eficientes pelo design escolhido e pelo próprio peso.
    https://youtu.be/pgu6mkKZwNg?t=445
  3.  # 964

    Colocado por: dom123
    É lógico que é uma média e em condições ótimas, mas sim em meses de muito sol e fatura reduziu quase 60€.


    Então não é média nenhuma, são picos. E eu tenho um problema de leitura selectiva.
  4.  # 965

    A eficiência é ditada não só pela escolha do drivetrain mas também pelo formato do carro.

    Os "mini-SUV" da moda têm todos coeficientes aerodinâmicos terríveis por isso é que quando se metem a 120 os consumos disparam...

    O ioniq 28kWh tem além de uma bateria pequena (menos peso), um formato aerodinâmico muito bom e um drivetrain globalmente muito eficiente (os coreanos são todos muito bons nisto).

    O Model 3 por exemplo, além de um excelente coeficiente aerodinâmico, usa motores de relutância no eixo dianteiro e uma distribuição de potência nos AWD para maximizar a eficiência.
    Concordam com este comentário: Dom, mafgod
  5.  # 966

    Pessoal, mantenham-se no tópico por favor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  6.  # 967

    Colocado por: mafgodConvém esclarecer que, a potência de carga em conjunto com o resto da casa não pode ultrapassar (em muito) a potência contratada :-)


    O que está a dizer pouco sentido me faz , a realidade é esta .
    E tenho a certeza que a potência que tenho está correcta , penso é que os carros se adaptam á potencia disponível no momento.

    Obg.
  7.  # 968

    A menos que tenha um EVSE que interaja com o quadro geral de casa, isso não acontece. Mas claro, pode ter um desses ;-)
    • mafgod
    • 23 fevereiro 2022 editado

     # 969

    Isso, ou então, carrega ambos a 10A.... ou um a 10A e outro a 16A.... desde que a soma não ultrapasse em muito os 25A (isto se o contador ou disjuntor estiver calibrado para os 25A).

    Eu tenho 25A contratados e já tive alguns consumos bem acima dos 5,75kVA :-)
    Este exemplo é um recente, estive bem acima dos 5,75kVA durante uns 10 minutos ou mais!
    Este gráfico é o da energia importada da rede, as baterias ficaram "gastas" antes da meia-noite :-)
  8.  # 970

    Colocado por: mafgodDiferenças há... e são mensuráveis para quem pretende fazer baixos consumos.
    Concordam com este comentário:Dom
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dom

    Estava a perguntar se para o mesmo tipo de motor, a diferença entre fabricante seria mensurável.

    Mesmo entre diferentes tipos de motor, duvido que as diferenças se sintam nos consumos, pois serão diferenças mínimas. Mas mais importante: para comparar consumos, normalmente há aspectos que abafam essas micro-diferenças, tal como a transmissão, peso, aerodinâmica, condições climatéricas.... e até a capacidade do condutor de fazer um carga inteira em condução perfeita para consumo :)
    • mafgod
    • 24 fevereiro 2022 editado

     # 971

  9.  # 972

    Nissan Leaf alimenta rede elétrica com 109 MWh nos Açores
    As baterias dos veículos permitiram injetar, durante o período do piloto, energia suficiente para alimentar diariamente 32 residências açorianas, um dos resultados mais visíveis. Agora, a Nissan partilha outros dados obtidos: os sete Leaf e três e-NV200, todos com baterias de 40 kWh abasteceram um total de 198 MWh e devolveram à rede 55% (109 MWh). Durante o projeto, percorreram 126 mil quilómetros e consumiram 19,5 MWh, o que se traduz num consumo médio de 154,76 Wh/km, abaixo do anunciado segundo a norma WLTP para os dois modelos. Os veículos 100% elétricos precisaram apenas de 9,8% da capacidade total das suas baterias para percorrerem os 126 mil quilómetros, explica o comunicado de imprensa.
  10.  # 973

    Mégane E-Tech elétrico: com Google a bordo e grande eficiência

    Primeiro veredicto
    O preço não será, como é hábito nos elétricos, ‘agradável’, variando entre cerca de 36 mil euros (para a versão com bateria de 40 kWh e motor de 96 kW) a 47 mil euros (versão testada, com bateria de 60 kWh e motor de 160 kW, e nível de equipamento de topo). Um valor penalizador para um carro que, apesar de todas as características, é relativamente compacto. Seria mais fácil justificar o valor pedido se o Mégane E-Tech fosse um pouco maior.

    Por outro lado, o primeiro Mégane 100% elétrico deixou-nos convencidos. A dinâmica, a tecnologia a bordo e a qualidade de construção (bons materiais a bordo para o segmento) são trunfos importantes. É, mesmo, um elétrico de nova geração. Um salto qualitativo para a Renault e, em muitos aspetos, para o mercado.
    •  
      Dom
    • 25 fevereiro 2022

     # 974

    Bastante interessante!
    https://www.youtube.com/watch?v=omdfb7juUzI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  11.  # 975

    • mafgod
    • 4 março 2022 editado

     # 976

    Infelizmente, o preço dos combustíveis vão ter um aumento pornográfico na próxima semana
    Preço dos combustíveis vai disparar, gasóleo deverá subir 14,5 cêntimos
    Os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar na próxima segunda-feira. Ao que a SIC apurou, o gasóleo deverá subir 14,5 cêntimos. A confirmar-se, será o maior aumento de sempre numa semana. Já o aumento na gasolina deverá rondar os oito cêntimos.

    Como curiosidade, apenas o aumento de 0,145€ num L de gasóleo permite um elétrico normal percorrer 10km (carregamento em vazio).
    Num depósito de 50L, só o valor do aumento permite percorrer 500km num veículo elétrico normal!
    Dá para pensar e fazer contas!
  12.  # 977

    Kia EV6 eleito carro internacional do ano. Os três primeiros são 100% elétricos
    A classificação final foi: Kia EV6 — 279 pontos; Renault Mégane E-Tech Electric — 265 pontos; Hyundai Ioniq 5 5 — 261 pontos; Peugeot 308 — 191 pontos; Skoda Enyaq iV — 185 pontos; Ford Mustang Mach-E — 150 pontos; CUPRA Born — 144 pontos.
  13.  # 978

    Fuso do Tramagal entrega primeiro pesado de mercadorias elétrico em Portugal
    A operadora de logística Dachser é a primeira empresa em Portugal a utilizar um pesado de mercadorias totalmente elétrico produzido na fábrica da Fuso localizada no Tramagal.

    A Dachser Portugal vai contar com uma Fuso eCanter 100% eolétrica que irá operar exclusivamente na zona do Porto, indica um comunicado da fabricante de veículos. O modelo tem um peso bruto de 7,5 toneladas e uma autonomia real de 100 quilómetros, assinala a empresa.
  14.  # 979

    Apoios à compra de carros elétricos sobe de 3.000 para 4.000 euros. Dotação duplica para 10 milhões
    A dotação do Fundo Ambiental para os incentivos à aquisição de veículos de baixas emissões duplica este ano, para um valor de 10 milhões de euros, revelou esta sexta-feira o ministro do Ambiente e da Ação Climática.

    O valor do apoio para a aquisição de um veículo elétrico também é reforçado, passando dos três mil para os quatro mil euros, anunciou João Pedro Matos Fernandes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  15.  # 980

    Na compra de um quadriciclo citroen ami por 7750€ qual o incentivo fiscal reembolsado?
 
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