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    • DuarteM
    • 17 fevereiro 2022 editado

     # 881

    Colocado por: taunus

    Ui, realmente a internet permite que as pessoas cresçam em garganta sem saber para quem falam... E logo sem aquecimento.
    Concordam com este comentário:Dom


    Para bom entendedor, meia palavra basta.
    14 anos com o segundo jogo de pastihas em uso é possível, para um domingueiro até dá mais que isso. Pode ser bem o seu caso, mas prefere-lhe chamar condução preventiva :)
  1.  # 882

    Colocado por: Bruno.AlvesUm kg de gasolina tem ~~10-12kWh. Uma bateria tem *NA MELHOR DAS HIPÓTESES* coisa de 0,25kWh/kg. São muitas ordens de grandeza abaixo. É o que é, irão aparecer baterias mais densas sim senhor, mas NUNCA vão ficar 48x melhores.

    Bruno, por coincidência, veja o que apareceu no meu feed hoje:

    https://interestingengineering.com/silicon-battery-energy-density

    450 Wh/kg [...] lithium-ion battery cells

    Se não for tanga, parece que de um momento para o outro, quase duplicaram a densidade.
    E como os motores CI apenas conseguem usar 1/3 dos ~12kWh, não precisam de ficar 48x mais densas. Apenas precisam de ficar 9x :)

    E para baterem os CI em autonomia para o mesmo peso, talvez nem seja preciso tanto, pois os motores diesel são pesadotes...
  2.  # 883

    Colocado por: DuarteM

    Para bom entendedor, meia palavra basta.


    "14 anos com o meu Honda Civic Hybrid, não tem ciência de foguetão nenhuma. Os discos são de origem e pastilhas vai com a 2ª muda"

    Isso não significa nada, tive 3 carros e no primeiro troquei discos aos 120K, no segundo vendi com 150K com os discos de origem (foram retificados com 5K por terem empenado e levaram calços nessa altura que depois substitui +/- aos 120K por estarem velhos e constantemente a vidrar) no meu carro atual tem 138K e trocou de calços duas vezes à frente e atrás, os discos continuam impec sem grande calo no exterior.
  3.  # 884

    Colocado por: FerlimaJá se conseguirá arranjar algum Dacia Spring usado entre os 14000 e 15000€?!

    Ainda não, mas mais uns meses vindos de França e (acredito eu, nada mais que isso) em meio ano vão parecer pipocas
  4.  # 885

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Isso não significa nada, tive 3 carros e no primeiro troquei discos aos 120K, no segundo vendi com 150K com os discos de origem (foram retificados com 5K por terem empenado e levaram calços nessa altura que depois substitui +/- aos 120K por estarem velhos e constantemente a vidrar) no meu carro atual tem 138K e trocou de calços duas vezes à frente e atrás, os discos continuam impec sem grande calo no exterior.


    Está conforme a média nos km. A questão é que as pastilhas têm validade assim como os pneus.
    Muitos só se percebem isso quando necessitam de travar a sério.
  5.  # 886

    Colocado por: pguilhermeSe não for tanga, parece que de um momento para o outro, quase duplicaram a densidade.

    Acredito quandoo as vir em produção em massa em VEs na estrada. Temos inclusivamente (e bem!) investigadores reconhecidos internacionalmente, que estudaram e comprovaram melhorias muitas vezes em relação à tecnologia actual. Mas vai-se a ver e não são viáveis para produção em massa, tecnica ou comercialmente...

    Não duvido nada, e até espero estar enganado. Mas vi tanto "santo graal" nos últimos anos, que só acredito no que vejo com rodinhas na estrada :-)
    • JotaP
    • 17 fevereiro 2022

     # 887

    Colocado por: DuarteMA questão é que as pastilhas têm validade


    Correto, se paradas e sem ponta de uso, ou então com grandes diferenciais de aquecimento excessivo/arrefecimento.

    Estamos a falar de material que se desgasta pouco e com suavidade, pois os elétricos solicitam pouco a travagem. Não é suposto vidrar nestas condições em que o desgaste é pouco, mas existe. Em que as travagens existentes não solicitam demasiado, não havendo grandes picos de temperatura.
  6.  # 888

    Colocado por: DuarteM

    Está conforme a média nos km. A questão é que as pastilhas têm validade assim como os pneus.
    Muitos só se percebem isso quando necessitam de travar a sério.

    Errado, só significa que cada carro tem um comportamento diferente e desgastes diferentes.
    Nota: Tive o primeiro carro durante 5 anos, o segundo durante 10 anos e o terceiro desde 2015. Todos da mesma marca apesar do modelo ser diferente.
  7.  # 889

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Errado, só significa que cada carro tem um comportamento diferente e desgastes diferentes.
    Nota: Tive o primeiro carro durante 5 anos, o segundo durante 10 anos e o terceiro desde 2015. Todos da mesma marca apesar do modelo ser diferente.


    Errado o quê? O que queres dizer? Não vejo nada de errado no teu caso.

    Discos aos 120.000km -OK
    Discos aos 150.000km - OK
    Pastilas com 115.000km - OK
    Discos com 138.000km- OK
    Pastilhas trocadas duas vezes até aos 138.000km - OK

    Errado é andares 14 anos com as mesmas pastinhas, tenham elas 200.000km ou 10.000km.
  8.  # 890

    Colocado por: Dav82

    Fiz exatamente isso, adquiri um VE para trajetos curtos, no meu caso um Smart Forfour e gostei tanto que a seguir troquei o outro de combustão por um Tesla, neste momento tenho 2 VE e não podia estar mais satisfeito.
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves,mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI
      Screenshot_2022-02-17-12-54-07-242_com.teslamotors.tesla.jpg


    Quantos km fez nesses 31 dias?
  9.  # 891

    Colocado por: DuarteM

    Errado o quê? O que queres dizer? Não vejo nada de errado no teu caso.

    Discos aos 120.000km -OK
    Discos aos 150.000km - OK
    Pastilas com 115.000km - OK
    Discos com 138.000km- OK
    Pastilhas trocadas duas vezes até aos 138.000km - OK

    Errado é andares 14 anos com as mesmas pastinhas, tenham elas 200.000km ou 10.000km.


    1º carro, trocou discos (com mais de meio cm de calo) aos 120K, não sei precisar quantas vezes tinha trocado de calços;
    2º carro, retificou discos aos 5K e levou pastilhas novas, voltou a levar pastilhas novas aos 120K por as anteriores estarem vidradas (deveriam ter uns 7-8 anos), foi entregue com 150K com os discos de origem (depois de terem sido retificados aos 5K!) e com as pastilhas metidas aos 120K.
    3º carro, trocou pastilhas aos 40K (frente e atrás), trocou pastilhas aos 120K (frente e atrás), é um Fiat Panda 4x4 não é nenhum poço de potência ou peso.

    Portanto, volto a afirmar que o desgaste do sistema de travagem não está só relacionado com a "condução defensiva" mas também com a suspensão, peso, dinâmica no geral, etc... Ter experiência 14 anos no mesmo carro vale o que vale, mas já nos estamos a desviar demasiado do assunto do tópico...
    • Dav82
    • 17 fevereiro 2022

     # 892

    Colocado por: rjmsilva

    Quantos km fez nesses 31 dias?

    Não consigo precisar mesmo ao certo mas andará entre os 1800kms e os 2000kms. Vou fazer reset no próximo carregamento e testar nos 31 dias seguintes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  10.  # 893

    Pretendo adquirir um Dacia Spring, lá fala em Wallbox e tomada doméstica. Desde que chego do trabalho até pegar no carro tenho tempo suficiente para carregar na tomada doméstica (14h). Será mais benéfico instalar a tal Wallbox tendo em conta o melhor para a bateria e custos de carregamento ou será indiferente?
  11.  # 894

    Para a bateria será melhor carregamentos mais lentos e menos potentes, pelo que li.
    E se quiser comprar é despachar-se, mais de 6 meses de espera. Ou encomenda lá para junho para chegar no inicio de 2023 e ter a garantia do apoio.
    •  
      Dom
    • 18 fevereiro 2022

     # 895

    Correcto. Os carregamentos rápidos degradam mais as baterias. Se tiver possibilidades de ter a wallbox para quando forem necessários carregamentos mais rápidos, melhor.
  12.  # 896

    Ao nivel do custo na fatura, será indiferente o carregamento na wallbox ou na tomada normal?
    •  
      Dom
    • 18 fevereiro 2022

     # 897

    Fatura energética? Penso que sim. Pode é necessitar de maior potência contratada.
  13.  # 898

    Tenho contador de 6.9
  14.  # 899

    Colocado por: jocorlPretendo adquirir um Dacia Spring, lá fala em Wallbox e tomada doméstica. Desde que chego do trabalho até pegar no carro tenho tempo suficiente para carregar na tomada doméstica (14h). Será mais benéfico instalar a tal Wallbox tendo em conta o melhor para a bateria e custos de carregamento ou será indiferente?
    Os carregamntos em casa em corrente alternada são todos carga lentas!
    As cargas rápidas são em corrente contínua e regra geral acima de 40kW.
    Temos também as semi-rapidas, trifásicas alternadas a 22kW.
    Sabendo que quanto maior a potência de carregamento melhor a eficiência do mesmo, até se aconselha a carregar a uma potência superior face a uma inferior. Além de demorar menos tempo, sendo mais eficaz, fica-lhe mais barato o carregamento.

    A Wallbox ou o carregador doméstico, se estiverem a carregar á mesma potência, ambas demoram o mesmo tempo.
    Não é por ter uma wallbox que irá, forçosamente, carregar mais rápido.
    Por exemplo, pode ter um carregador portátil regulado a 20A e uma Wallbox a 16A, que o carregador portátil será mais rápido.

    Por norma, os carregadores domésticos, permitem o carregamento a 10A (2300W) o que poderá lento.
    Há também carregadores portáteis (também se poderiam de chamar domésticos) reguláveis que permitem além de 10A, os 16A, 20, 24 e 32A... assim como também há wallboxes de potência fixa ou regulável.
    É escolher o que lhe satisfaz melhor (quando tiver o carro contacte-me).

    A respeito do benefício wallbox/caregador doméstico, é uma questão de fazer contas aos euros e ao tempo :-)

    Seja como for, e independentemente da escolha, pondere colocar uma tomada CEE monofásica azul de 32A, com cabo de 6mm^2 direto ao quador elétrico e respetivas proteções. Com esta tomada poderá carregar o seu VE até 32A (assim a potência contratada e as proteções do circuto o permitam).
    No mínimo coloque uma CEE monofásica azul de 16A, pode até manter a cablagem e proteções que lá existem. A 16A, em 7h, carrega cerca de 26kWh, permitindo fazer quase 200km!

    Colocado por: jocorlTenho contador de 6.9
    Se a potência contratada é de 30A monofásico, e admitindo que não tem nada ligado de madrugada, pode carregar o seu sem problemas :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, smart
  15.  # 900

    Colocado por: jocorl
    Ao nivel do custo na fatura, será indiferente o carregamento na wallbox ou na tomada normal?
      Quando o VE está a carregar, está a receber diretamente os 230V da rede, quer seja via carregador ou wallbox, portanto a nível de consumos, não é por usar um ou outro que vai notar algo (ok, o standby da wallbox pode ser bem superior ao carregador).
      O que não é indiferente é carregar a 10A ou a 16A. Quanto maior a potência de carregamento maior a eficiência, logo menos perdas.
      Assim para minimizar custos, carregar a uma potência superior.

      Bem, estamos a falar provavelmente uns 5% de perdas superiores a 10A face a 16A, isso representa cêntimos por dia :-) poucos euros ao fim do mês...
     
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