Iniciar sessão ou registar-se
  1. Boas,

Sim mas a mesma lógica se aplica a um usado a combustão...
    Não se sabe o tipo de condução, como está o motor, a caixa, que óleos têm usado.... etc.
    Nesse sentido a problemática dos preços elevados parece-me um pouco igual... os novos a combustão também são "caros".
    (embora mais acentuada nos elétricos devido a haver ainda poucos carros "baratos")
    • RCF
    • 11 maio 2022
    Colocado por: ematosSim mas a mesma lógica se aplica a um usado a combustão...

A (grande) diferença é que num elétrico novo pode receber o apoio de €4000 do Estado e no de combustão não.
    Concordam com este comentário: mafgod
  2. Colocado por: ematosSim mas a mesma lógica se aplica a um usado a combustão...
    Não se sabe o tipo de condução, como está o motor, a caixa, que óleos têm usado.... etc.
    Nesse sentido a problemática dos preços elevados parece-me um pouco igual... os novos a combustão também são "caros".
    (embora mais acentuada nos elétricos devido a haver ainda poucos carros "baratos")

Mas eu nos ICE tenho a mesmo lógica, prefiro comprar sempre novo.
    Como é para manter as viaturas por 10 anos, a compra em novo acaba por compensar.
  3. Há carros com menos de um ano e menos de 10.000km a custar menos 10k € ou mais de novo.
    A questão da garantia, nas baterias é norma agora 7 a 8 anos e 150 a 160.000km (no bz4x são 10 anos e um milhão, portanto neste VE não há problema. assim esteja disponível para entrega)
    Estamos a falar no máximo de perder 1 ano em 7 ou 8 de garantia ou menos 10k km.... para o meu bolso, prefiro pagar menos 10k €. :-)

Atenção que a garantia geralmente é sobre a degradação.
    Sobre avaria de algum módulo por exemplo, é menor, geralmente 5 anos e 100.000km.

Nalguns carros é possível saber mais ou menos como estão as baterias, há APPs que permitem ver as entranhas da dita.

Seja como for, quem compra um ICE nunca sabe também quanto durará o motor, embraiagem, turbo, a válvula EGR ou o filtro de partículas :-) e nestes componentes, por norma, nem há garantia!

A preocupação sobre a bateria é legítima (é o componente mais caro) mas, se estiver interessado nalgum modelo em particular, é frequentar forúns e obter o máximo de informação sobre o modelo.
  4. Colocado por: RCFA (grande) diferença é que num elétrico novo pode receber o apoio de €4000 do Estado e no de combustão não.

Sim isso é uma mais valia. Embora o apoio seja limitado e não assim tão "adquirido".

O que queria deixar para discussão é a hipótese de usados a preços que possam ser interessantes.
    É claro que é necessário mais cuidado e de preferência poder ir fazer um relatório da bateria à marca antes de fechar o negocio.
  5. Colocado por: RCFA (grande) diferença é que num elétrico novo pode receber o apoio de €4000 do Estado e no de combustão não.
    Certo, só que, o ganho normalmente é para as marcas.
    Quando acaba o apoio, várias marcas, como a Nissan, "ofereçam" o apoio descontando o mesmo valor ao PVP.
  6. Colocado por: ematosÉ claro que é necessário mais cuidado e de preferência poder ir fazer um relatório da bateria à marca antes de fechar o negocio.
    O ir à marca para ver o estado da bateria pouco vale :-)
    A minha bateria do Leaf24 já tinha perdido 2barras em 12 e ainda vinha com 5 estrelas no report!

Mais vale frequentear foruns e saber quais as APPs que existem para esse modelo para ver o estado das baterias e depois quando for ver um VE levar o equipamento e testa-lo!
  7. Colocado por: PauloSuMas eu nos ICE tenho a mesmo lógica, prefiro comprar sempre novo.
    Como é para manter as viaturas por 10 anos, a compra em novo acaba por compensar.
    Novo geralmente é sempre mau negócio financeiro, salvo quando há descontos na marca, por exemplo comprei o meu leaf40 novo na campanha de lançamento quase menos 5k € do PVP, e ainda fui buscar o apoio (2.750€ na altura)
    • RCF
    • 11 maio 2022
    Colocado por: mafgod carros com menos de um ano e menos de 10.000km a custar menos 10k € ou mais de novo.

Talvez seja mais adequado o "havia" em vez do "há".
    Até há por aí notícias de carros usados (semi-novos) a custarem mais do que novos, tal é a falta de carros novos para entrega.

Colocado por: mafgodCerto, só que, o ganho normalmente é para as marcas.
    Quando acaba o apoio, várias marcas, como a Nissan, "ofereçam" o apoio descontando o mesmo valor ao PVP.

idem. Duvido que, atualmente, o façam... infelizmente
  8. Tudo verdade.... sinais dos tempos, infelizmente :-(
    •  
      Dom
    • 11 maio 2022
    Colocado por: mafgodCada caso é um caso... no seu ICE tem de ir abastecer à bomba certo?
    Não podendo carregar em casa é o mesmo, teria de ir a um posto.
    Só que neste caso, ao contrário das bombas de combustível, pode carregar enquanto come, diverte-se, trabalha, faz compras... assim haja posto de carga disponível.
    Se comprar um VE tipo niro ou kauai com 400 a 500km de autonomia, abastecer o VE é como colocar 20€ de combustível cada vez que vai às bombas :-)

A maior chatice é, não podendo carregar em casa, está como com os ICEs, dependente do preço que lhe impõem, salvo esteja perto de um continente plug & charge :-)

Nestas situações, não podendo carregar nem em casa nem no emprego a preços decentes, a escolha de um VE em deterimento de um ICE é bem mais complicado e até pode nem fazer sentido do ponto de vista financeiro.

Já tivemos esta discussão :P A meu ver, não existe comparação possível entre o abastecimento dum ICE e o carregamento dum BVE. Eu tenho várias estações de serviço perto da minha área de residência e nunca apanho filas nem demoro mais que 10 minutos no processo todo. Se for às de pagamento automático, acho que nem isso demoro. Mas o ir à bomba nem é incomodo para mim. O ir e ter de esperar e arranjar ocupação para esse tempo é que é um incómodo.
    Não pertenço ao grupo dos 20€. Felizmente posso abastecer cada vez que lá vou o que dá para meter combustível e esquecer por uns tempos. Qual é o elétrico que me permite fazer isto em 10 minutos? Para mim, este é o grande problema dos elétricos de momento. Brevemente deixará de o ser para mim e já fará muito mais sentido ser o feliz proprietário de um.
    Na altura em que começarem a existir pontos de carregamento com fartura em todo o lado, a coisa já fica muito mais facilitada. Vai-se cortar o cabelo, às compras, ao ginásio, à praia, etc, deixa-se a carregar. Mas isto tem de ser uma constante em que são mais os locais com carregadores do que sem.

Colocado por: mafgod
    Como vai resolver a questão do carregamento?

Vou trocar de habitação
  9. Colocado por: mafgodHá carros com menos de um ano e menos de 10.000km a custar menos 10k € ou mais de novo.
    A questão da garantia, nas baterias é norma agora 7 a 8 anos e 150 a 160.000km (no bz4x são 10 anos e um milhão, portanto neste VE não há problema. assim esteja disponível para entrega)
    Estamos a falar no máximo de perder 1 ano em 7 ou 8 de garantia ou menos 10k km.... para o meu bolso, prefiro pagar menos 10k €. :-)

Mas eu referia-me à garantia geral de 2 anos e não às baterias.
  10. Colocado por: PauloSuMas eu referia-me à garantia geral de 2 anos e não às baterias.
    Há marcas a dar 5 e outras 7 anos para o geral :-)
  11. Colocado por: DomNa altura em que começarem a existir pontos de carregamento com fartura em todo o lado, a coisa já fica muito mais facilitada. Vai-se cortar o cabelo, às compras, ao ginásio, à praia, etc, deixa-se a carregar. Mas isto tem de ser uma constante em que são mais os locais com carregadores do que sem.
    Há zonas em que já pode fazer isso sem problemas.
    Desde que os postos são a pagar, quem colocar a carregar é porque precisa (ou então ainda não recebeu a fatura ou não a paga).
    Mas percebo.

Depois de ter o VE venha cá dizer a experiência.

E qual é o VE?
  12. Colocado por: mafgodHá marcas a dar 5 e outras 7 anos para o geral :-)

Sei disso, assim como dão igualmente para os ICE.
    Mas não são todas as marcas, então o melhor é não contar com esses anos todos e sim com o normal por lei.
  13. Colocado por: PauloSuMas não são todas as marcas, então o melhor é não contar com esses anos todos e sim com o normal por lei.
    Não passou a ser 3 anos desde 1 janeiro 2022?

Seja como for, penso que pode sempre comprar uma extensão da garantia em algumas marcas...
  14. Colocado por: mafgodNão passou a ser 3 anos desde 1 janeiro 2022?

Seja como for, penso que pode sempre comprar uma extensão da garantia em algumas marcas...>

Passou... mas se estamos a falar de carros usados, é normal que ainda estejam abrangidos pelos 2 anos de garantia, do ano 2020 e 2021.
  15. Creio que em algumas é possivel extender a garantia, pagando obviamente, duramente o primeiro ano.... se o preço do semi-novo do ano passado compensar, pagando a extensão da garantia até poderia ficar em conta.

É fazer as contas, sempre :-)
    •  
      Dom
    • 11 maio 2022
    Colocado por: mafgod
    E qual é o VE?

Estou inclinado para o Spring mas ainda faltam uns bons meses para me mudar e com os atrasos das entregas que afetam o sector automóvel, nunca se sabe. Gostava de ter um Leaf se surgir um bom negócio.
    Quero algo com cerca de 200km de autonomia que me dê para usar nas "voltinhas" onde o ICE consome muito mais.
  16. Em usados é procurar por leaf40 e zoe40 sem aluguer de bateria :)
    Bons negócios para comprar agora é difícil...

0.6360 seg. NEW