Iniciar sessão ou registar-se
  1. Se calhar continua a achar o mesmo, mas ele falava do futuro...o presente serve-lhe bem e nem sequer está a vender um produto em condições...
  2. Estou a pensar adquir um VE e tenho duas soluções:

    * Peugeot e208 (Active Pack Electric, cor branca)- €32.000 proposta válida até ao final do mês de junho.
    * Dacia Spring - €21.000 (simulação website) mas ainda não tenho proposta final mas vou fazer um test drive amanhã. No entanto já tive ao volante de um - parado - e gostei do que vi.

    Sabendo que são valores com iva dedutível um fica por 26.000 e outro 17.000 e embora o Peugeot seja melhor (uma vez que têm bateria refrigerada e maior capacidade o que se traduz em maior autonomia para além de outras coisas que não ligo muito) ambos servem as minhas necessidades que são ir do ponto A ao ponto B com cerca de 35km por dia no transito das localidades e com 5km de autoestradas (total de 45km mais coisa menos coisa).


    Assim, estou indeciso se o Peugeot vale mais de 50% do valor do Dacia.

    O meu problema prende-se com as baterias, pois a Peugeot diz que dá 70% ao fim de 8 anos e a Dácia 80% no mesmo tempo ou 100.000km.

    Como não sou de trocar de carro constantemente um veículo para mim teria que durar 10 ou mais anos, sendo que o Dácia ao fim dos 7 anos estava pago só nas poupanças de gasolina enquanto o Peugeot demoraria cerca de 11 anos e nessa altura não sei o estado das mesmas.

    Alguém com experiência que me possa dar uma ajuda quanto à degradação das baterias?

    Já agora se deixar o carro ao sol constantemente, que vai ficar durante o dia, existe possibilidade de degradação maior das mesmas pelo calor, não sendo refrigeradas por líquido como no Peugeot?

    Estou inclinado para o Dacia, pelo preço e por me dar praticamente tudo o que pretendo mas vou ter de o carregar praticamente a cada 2 ou 3 dias com tendência a ser maior ao longo do tempo. Para além disso o Peugeot e208 na versão Active não têm vidros elétricos nos bancos de trás o que teria que passar para o Alure já que viajo com crianças e já estou a ver a abrirem o vidro e não o conseguirem fechar - o que me irá acrescer na diferença. Em contraponto o Dacia têm vidros elétricos atrás mas não têm botão para os controlar na frente - só para os bloquear.


    Obrigado.
  3. São carros de gamas e propósitos diferentes.
    Na casa de 20k consegue um VE usado, alguns com dedução do Iva, de melhor qualidade e autonomia que o spring, como o leaf40 ou zoe40.

    De está disposto até ir aos 27k pelo Peugeot, pondere um niro ou um kauai de 64, usado por esses valores.

    Deixar o carro ao sol é mau qualquer que seja o carro, estraga os plásticos e aquece demasiado o habitáculo....
    A bateria, estando o carro ao sol, não aquece por aí, não se preocupe.
    • eu
    • 17 junho 2022
    O Dacia não tem segurança nenhuma, foge disso.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AiOGajo
  4. Se esta na duvida entre esses 2, e como pretende comprar novo e guardar o carro durante vários anos, escolha o 208.

    Não vou pela questão das baterias, mas sim pela qualidade de construção dos diversos materiais, é um outro campeonato o 208.
  5. Colocado por: mafgodSão carros de gamas e propósitos diferentes.
    Na casa de 20k consegue um VE usado, alguns com dedução do Iva, de melhor qualidade e autonomia que o spring, como o leaf40 ou zoe40.

    De está disposto até ir aos 27k pelo Peugeot, pondere um niro ou um kauai de 64, usado por esses valores.

    Deixar o carro ao sol é mau qualquer que seja o carro, estraga os plásticos e aquece demasiado o habitáculo....
    A bateria, estando o carro ao sol, não aquece por aí, não se preocupe.


    Não queria comprar VE usado porque não sei o estado da bateria, daí ate já excluído uma proposta do Honda E numa viatura de serviço (1 ano com 10.000km acrescidos de mais 8 de garantia a partir do momento da compra) por €35.000.

    Também já tenho uma proposta de um novo Nissan Leaf40 por €33.000 e o Leaf60 por €37.000.

    Na Renault praticamente não me quiseram vender o ZOE devidos aos atrasos na produção e tentaram-me aliciar com o futuro Megane mas dar €37.000 por um Megane, mesmo que elétrico, acho exagerado...



    Quanto ao sol, é o que temos infelizmente tenho lugar para estacionar no trabalho, mas não posso fugir ao sol :)
  6. Colocado por: NostradamusSe esta na duvida entre esses 2, e como pretende comprar novo e guardar o carro durante vários anos, escolha o 208.

    Não vou pela questão das baterias, mas sim pela qualidade de construção dos diversos materiais, é um outro campeonato o 208.


    Comprei um 308sw em 2018 e passou 2 meses no primeiro ano só em reparações na Peugeot...

    Tive problemas desde molas a saltarem do banco, a consola central teve de ser substituída e o radar de proximidade apitar do nada.

    A qualidade de construção depende se tiveres sorte.
    • RCF
    • 17 junho 2022
    Colocado por: AiOGajo* Peugeot e208 (Active Pack Electric, cor branca)- €32.000 proposta válida até ao final do mês de junho.
    * Dacia Spring - €21.000 (simulação website) mas ainda não tenho proposta final mas vou fazer um test drive amanhã. No entanto já tive ao volante de um - parado - e gostei do que vi.

    Dependendo da pressa que possa (ou não) ter, o fator decisivo para a escolha poderá ser o tempo de entrega.
    Quanto ao Peugeot não sei, mas a Dacia está com dificuldades na entrega. Dificilmente conseguirão entregar até ao final de 2022. A informação oficial que obtive deles recentemente é que não se comprometem com qualquer prazo de entrega, nem com o preço de venda no momento de entrega... e os preços atuais já são acima de €21.000, mesmo para a versão menos equipada (confort), isto incluindo despesas de entrega e cabo para carregamento.
  7. Colocado por: euO Dacia não tem segurança nenhuma, foge disso.
    Concordam com este comentário:AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AiOGajo


    É um ponto bem apanhado!
    No entanto a maior parte do meu trajeto é em cidade, no para arranca, por isso é que não tive em consideração este aspeto.



    Colocado por: RCF
    Dependendo da pressa que possa (ou não) ter, o fator decisivo para a escolha poderá ser o tempo de entrega.
    Quanto ao Peugeot não sei, mas a Dacia está com dificuldades na entrega. Dificilmente conseguirão entregar até ao final de 2022. A informação oficial que obtive deles recentemente é que não se comprometem com qualquer prazo de entrega, nem com o preço de venda no momento de entrega... e os preços atuais já são acima de €21.000, mesmo para a versão menos equipada (confort), isto incluindo despesas de entrega e cabo para carregamento.


    Eles atualizaram o site esta semana e a versão base até está mais cara que a versão mais equipada pelo que deve ser brevemente atualizada. A semana passada quando estive a ver o carro apenas me referiram que as entregas estavam demoradas mas para contar para 2023 mas como não tenho pressa, até dava jeito que só entregassem só no primeiro trimestre de 2023 por motivos fiscais. :)

    Nem a Honda (exceto para viatura de serviço), Peugeot, Nissan, Renault ou Dacia garantiram a entrega para este ano.
    Concordam com este comentário: smart
  8. Sobre a questão das baterias ninguém saberá dizer. Qualquer um dos modelos não tem anos suficientes de mercado para prestar provas.
    Eu, nesta altura, acho isso um não problema. A tecnologia actual já é muito, muito diferente dos Leaf de 2011, a menos de avaria improvável é de esperar que qualquer uma sobreviva ao carro.

    Se não pondera um usado (acho que faz mal, esse receio das baterias é algo infundado em carros com pouco tempo e poucos km, mas entendo) eu nessa situação ia para o Spring. Sim, o 208 é outro carro, é inquestionável.
    Mas se a utilização que lhe pretende dar é compatível com o Spring, imagino que tenha outro carro para as deslocações maiores, então acho que faz sentido comprar um VE mais utilitário e muitos milhares de € mais barato.
    A questão da refrigeração da bateria não se coloca para esse tipo de utilização. Poucos carros (muito poucos mesmo) fazem o condicionamento da bateria quando o carro está parado, o normal é ser em carregamento e em andamento. Se nessa rotina normalmente for carregar em casa, a refrigeração é um não problema. Só fará sentido preocupar-se com isso em cargas rápidas e viagens grandes com "andamento vivo".
    Ter bateria refrigerada é sem dúvida uma mais valia, mas se assumir que não vai fazer viagens longas num carro pequeno de 4 lugares, pode não ser um problema. E pode fazer uma ou outra de vez em quando, não vai matar o bicho :-) O meu Leaf de 24kWh foi e veio ao Algarve, 5 cargas rápidas para cada lado e não se queixou. É uma vez de vez em quando.
    Ah, o Spring não tem carga rápida de série. É um extra que pode valer muito a pena adquirir. Para "aquela vez" que era preciso um cheirinho mais rápido.

    Em relação ao sol, a preocupação é mais com o interior do que com a bateria. A bateria aquece mais com o calor radiado pelo chão do que pelo impacto do sol no tejadilho e o consequente "bafo" que fica dentro do habitáculo.
    Concordam com este comentário: mafgod, AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AiOGajo
  9. Pronto, vim do test drive ao Dacia Spring (com todos os extras, exceto os apliques em laranja por €23.300 - com os custos administrativos) e apesar de ter gostado no geral quando entrei em AE o carro mostrou as suas debilidades conforme já falaram aqui e então a questão de segurança tornou-se evidente.

    Não é um carro mau, não me entendam mal, mas em AE falta-lhe um pouco mais de força, estabilidade e velocidade.

    Provavelmente em segunda mão vai ser um veículo preço-qualidade imbatível.



    O bom é que estando no stand da Renault apaixonei-me de imediato pelo Renault Twingo... e... está 99% decido que vou ter um Twingo.

    (o 1% que resta é se meto a lona, porque eu já tive um Twingo MK1 sem lona e não quero perder a oportunidade agora)


    Obrigado pelas dicas.
    • RCF
    • 18 junho 2022
    Colocado por: AiOGajoquando entrei em AE o carro mostrou as suas debilidades conforme já falaram aqui e então a questão de segurança tornou-se evidente.

    Não é um carro mau, não me entendam mal, mas em AE falta-lhe um pouco mais de força, estabilidade e velocidade.

    Não é carro para autoestrada. É tão simplesmente um citadino.


    Colocado por: AiOGajoO bom é que estando no stand da Renault apaixonei-me de imediato pelo Renault Twingo... e... está 99% decido que vou ter um Twingo.

    É mais caro e tem menos autonomia
  10. Colocado por: RCFNão é carro para autoestrada. É tão simplesmente um citadino.


    Que foi o que o user disse que pretendia... Por muito que se diga que se tenta ser racional na escolha de um carro, poucos o são :D
  11. Colocado por: AiOGajoquando entrei em AE o carro mostrou as suas debilidades


    Poderia explicar o que sentiu a este respeito? Obrigado
  12. Colocado por: RCF
    Não é carro para autoestrada. É tão simplesmente um citadino.



    É mais caro e tem menos autonomia


    Sim, no entanto iria na mesma ter a mesma periodicidade de carregamento perdendo do Spring.
    Para além disso o Twingo têm condução com um pedal e mais modos de capacidade regenerativa, apesar de ser citadino gostei mais do comportamento do carro em AE que o Spring.



    Colocado por: JotaP

    Que foi o que o user disse que pretendia... Por muito que se diga que se tenta ser racional na escolha de um carro, poucos o são :D


    Confesso que a única coisa que não foi racional foi o teto de abrir... :)
    Por menos de €3000 de diferença entre o Spring e o Twingo optei pelo melhor para mim e com mais extras.
  13. Colocado por: Paramonte

    Poderia explicar o que sentiu a este respeito? Obrigado


    O Dacia Spring apesar dos 45cv têm força que baste nas subidas e nas vias de aceleração.

    Mas como é um carro leve, o mínimo de toque no volante sentes o carro a mudar de direção o que em AE é perigoso e instável. Também é um carro alto e com o vento sentes o carro a abanar o que te obriga a reduzir a velocidade.

    Além disso o carro está limitado aos 125km/h e para ultrapassares alguém que vá a 110km/h precisas controlar o tempo e espaço porque ter aqueles 15km/h que tens disponível vão demorar algum tempo a chegar e durante esse tempo todo tens o pé a fundo e o carro não responde.

    Para mim o calcanhar de Aquiles foi mesmo a sua prestação em AE já que com o Twingo consegui ir aos 140km/h sem nenhum problema e notava-se que era um carro mais capaz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
    • eu
    • 18 junho 2022
    E não esquecer a fraca segurança passiva do Dacia Spring ( E o Renault Zoe ainda é pior):

    https://abertoatedemadrugada.com/2021/12/renault-zoe-e-dacia-spring-ev-recebem-0.html
  14. Faz tempo que quero comprar um VE, nomeadamente o Kauai 64KW.
    Trabalho numa empresa que irá adquirir várias viaturas VE para os vendedores e eu estive a pensar se poderia aproveitar a onda e mandar vir um para mim em nome da empresa.
    Neste caso quais os pros e os contras?
  15. Todos.. vai pagar um carro que não vai ficar em seu nome??
  16. Citroën AMI vs. Mahindra e Sinclair: Será este o ‘picanço’ mais demorado do mundo?
    O que os britânicos do canal “What Car?” quiseram saber foi, exatamente, o contrário: quanto demorariam os carros mais lentos do mundo a cumprir esta mesma medição de referência?
 
0.7692 seg. NEW