Iniciar sessão ou registar-se
  1. Não sei se a pergunta era para mim.... no inicio sim, agora já não.... tenho um VE com autonomia acima de 250km, muitos mais postos....
    Obviamente que se faz um pequeno planeamento.... mas nada de especial...
    Veja aqui a ultima viagem no meu DB.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  2. Colocado por: Reduto25As subidas consomem bastante
    Num ICE, se o consumo fosse sempre igual ao de uma subida, o depósito para 1000km não faria nem metade!
    A vantagem nos VEs é que a descer "enche" parte do depósito :-)
  3. Colocado por: mafgodNão sei se a pergunta era para mim.... no inicio sim, agora já não.... tenho um VE com autonomia acima de 250km, muitos mais postos....
    Vejaaquia ultima viagem no meu DB.

Qual é no veículo? Eu já falei com a esposa a desafiar fazermos Coimbra-Chaves no sábado de manhã, chaves-Braga no domingo de manhã e Braga-Coimbra no domingo de tarde no Leaf 40 dela. Se a coisa correr bem pode se é que a convença a vender a Skoda e comprar segundo eléctrico. Este é o percurso grande que fazemos +- 1x/mês, mês e meio, mas fora isso é só casa-colegio-trabalho-colegio-casa. Uns 50 km/dia.

Com a condução que ela lhe dá, a bateria dá para 260-280 km, sempre cargas lentas em casa, mas em AE estou á espera de pouco mais de metade...

Se bem que note-se que, mesmo com a Skoda superb, que é um "avião" na AE, vou frequentemente a 100-110... Daí fazer consumos sempre abaixo de 5 em AE, por vezes abaixo de 4 em nacionais.
  4. Colocado por: pcspinheiroQual é no veículo?
    Leaf40
    Raramente uso auto estrada e quando uso, tento manter a velocidade nos 100/110km/h
  5. Colocado por: pcspinheiroEu já falei com a esposa a desafiar fazermos Coimbra-Chaves no sábado de manhã, chaves-Braga no domingo de manhã e Braga-Coimbra no domingo de tarde no Leaf 40 dela

Como tinha sugerido antes, uma paragem estratégica num PCR em Viseu ou em Lamego e a viagem é sem espinhas.
    Usa o https://abetterrouteplanner.com para simular a viagem ;-)

Vê em Braga onde é que vais almoçar e se há carregador rápido nas redondezas.
  6. Colocado por: mafgodNão sei se a pergunta era para mim.... no inicio sim, agora já não.... tenho um VE com autonomia acima de 250km, muitos mais postos....
    Vejaaquia ultima viagem no meu DB.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:smart

Ou seja, se bem percebi, o passeio que descreve implica passar metade do tempo a planear os carregamentos. Tempo passado a olhar para as apps que tudo dizem, sempre de telemóvel na mão. Fazer tempo no lidl enquanto carrega, mais 40 min de espera não sei onde.

Sou só eu que acho que isto não é passear? Que é andar de ponto em ponto e sempre agarrado ao smartphone para saber se o e-tron já se despachou?

Quanto mais aprofundo conhecimento da realidade dos VE mais confirmo que não é para mim. Gosto mais de olhar para a frente que para o ecran. Pelo que descreve não me parece que fosse um passeio agradável para mim e para a minha família. Espero que não tenha sido o seu caso.
    Concordam com este comentário: Dom
  7. Apesar da temperatura na casa dos 40C foi bem agradável.
    São opções e modos de vida.
    Há quem goste de ir á procura da bomba de combustível mais barata, escolher os dias e os cupões e cartões... E há quem gosta de andar de VE e quando vai para zonas onde ainda há falta de carregadores estar prevenido.

O planeamento foi uns 5min no Google Maps antes de sair para confirmar a existência de postos... ao mesmo tempo que estava a ver um vídeo no YouTube.

A monitorização é através de uma APP que envia notificações, e vi enquanto almoçava.
  8. Se ver nesse diário, a viagem para o Algarve, com maior distância, foi completamente diferente e sem preocupações....
  9. No nosso caso seria uma viagem mensal longa, quando muito (e uma eventual anual para ir de férias a qualquer lado, e para isto até levaria o Opel a GPL). E penso que o stress é a primeira vez, depois de saber como o veículo se comporta e onde carregar já vamos a contar. Não fosse serem estradas de montanha, onde o Opel Astra "sofre" um bocado nas subidas com os seus 90 cv, e ia nele sem problemas. Aliás, há uns anos (2018?) fui para o Algarve nele, 47ºC no Alentejo todo e chegou sem se queixar. O mesmo não se pode dizer de vários Mercedes e BMWs na beira da estrada, que devem ter sobreaquecido...
  10. Colocado por: Casa da HortaSou só eu que acho que isto não é passear? Que é andar de ponto em ponto e sempre agarrado ao smartphone para saber se o e-tron já se despachou?

É geocaching com um VE.
  11. Colocado por: Bruno.AlvesVê em Braga onde é que vais almoçar e se há carregador rápido nas redondezas.

Aqui é que até pode ser mais "complicado" porque vou almoçar à casa da minha mãe e não creio haver carregadores na vila dela. Só depois na autoestrada para baixo, mas não sei se chega lá...
  12. Colocado por: Casa da Horta
    Ou seja, se bem percebi, o passeio que descreve implica passar metade do tempo a planear os carregamentos. Tempo passado a olhar para as apps que tudo dizem, sempre de telemóvel na mão. Fazer tempo no lidl enquanto carrega, mais 40 min de espera não sei onde.

Sou só eu que acho que isto não é passear? Que é andar de ponto em ponto e sempre agarrado ao smartphone para saber se o e-tron já se despachou?

Quanto mais aprofundo conhecimento da realidade dos VE mais confirmo que não é para mim. Gosto mais de olhar para a frente que para o ecran. Pelo que descreve não me parece que fosse um passeio agradável para mim e para a minha família. Espero que não tenha sido o seu caso.
    Concordam com este comentário:Dom

Tal como há pessoas que gostam de ver tudo ao detalhe, seja com VE seja com cupões do mini-preço, penso que o forista apenas poderá dar uma opinião formada quando realmente passar pela experiencia. Até lá, é um axismo.
  13. Sim, além de que, para a grande maioria das pessoas, a necessidade de fazer viagens longas e carregar fora de casa é pontual (como seria no meu caso). Fora isso, são max 50 km/dia (38 km segundo a app, na verdade), e uma carga dá para a semana toda, ou quase. Carregamentos são sempre em casa, no vazio, e custam bem pouco.
  14. Colocado por: ricardoantuneso forista apenas poderá dar uma opinião formada quando realmente passar pela experiencia.

Bem pelo contrário. Antes de passar pela experiência (pelo investimento que representa) leio e absorvo tudo o que vocês, já na experiência, transmitem de forma desinteressada. É a riqueza deste fórum.
    Mas tem razão, apesar de tudo o que escrevo ou leio, um VE não ser para mim é mesmo um axismo. Axismo muito convicto, mas um axismo.
  15. Já agora, para os conhecedores, que dispositivo OBD barato funciona no Leaf com o leafspy? Tenho um mas não funciona, penso que alguém me disse que tinha que ser V1.5 ou superior? Queria poder ver mais em detalhe o que se passa com o carro e baterias.
    Agradecido.
  16. Colocado por: Casa da Horta
    Bem pelo contrário. Antes de passar pela experiência (pelo investimento que representa) leio e absorvo tudo o que vocês, já na experiência, transmitem de forma desinteressada. É a riqueza deste fórum.
    Mas tem razão, apesar de tudo o que escrevo ou leio, um VE não ser para mim é mesmo um axismo. Axismo muito convicto, mas um axismo.

Colocado por: Casa da Horta

Não precisa de comprar um VE. Tenho a certeza que tem um amigo que não sabe fazer contas nem sabe que as baterias duram apenas 4 anos que lhe possa emprestar ou até fazerem os 2 uma viagem maiorzita.
    Assim já consegue-se aperceber da experiencia
  17. Colocado por: pcspinheiroAqui é que até pode ser mais "complicado" porque vou almoçar à casa da minha mãe e não creio haver carregadores na vila dela. Só depois na autoestrada para baixo, mas não sei se chega lá...

Em Braga há (muito!) mais que um PCR, há um PCR na área de serviço da A7 que liga à A3 (não me recordo do nome, é um desvio de 2min), há vários no Porto, etc ;-) Vê na Miio ;-)
    Claro que o cómodo é o carro estar a carregar enquanto fazemos outra coisa, não há dúvidas. Mas às vezes lá temos de esperar por ele...
  18. Colocado por: Casa da HortaSou só eu que acho que isto não é passear? Que é andar de ponto em ponto e sempre agarrado ao smartphone para saber se o e-tron já se despachou?

Cito-me a mim próprio, de há uns posts atrás:
    Colocado por: Bruno.AlvesFui há 2 semanas correr o norte todo, desde Bragança até V.N. Cerveira e na "subida" fui pela A24 (Lamego --> Mirandela --> Bragança). O meu VE tem alguns km de autonomia a mais que o Leaf40, mas fui sempre carregando nas oportunidades e consegui não precisar de fazer nenhuma CR numa semana inteira de passeio. Constrangimentos mínimos por usar um VE (apenas escolher restaurantes a uma distância caminhável de um posto).

Quase 1000km por locais maioritariamente bem longe de auto-estradas, às vezes no meio de parques naturais e estradas de serra, passagens em que cheguei a ter de encolher os espelhos, até por Espanha fiz uns bons km, algumas zonas de carregadores raros, e sem precisar de fazer uma única carga rápida. Nenhum constrangimento significativo.
    E lhe garanto, foi um passeio e foram umas férias incríveis.
  19. Já estive a ver e perto dos meus sogros há um posto de carga no Modelo Continente. Fica a 2 min a pé, por isso na boa. Perto da casa da minha mãe parece haver um de 22kw tipo 2 no intermarché, mas são mais de 2km e não dá jeito ir lá deixar e vir para casa a pé almoçar. Ou seja, seriam mais uns min largos a "olhar para o nabal" num PCR em Braga antes de descer para Coimbra.

Obviamente que é preciso experimentar para ver como corre. Isto prognósticos só no fim do jogo, já dizia o outro.
  20. Colocado por: pcspinheiroOu seja, seriam mais uns min largos a "olhar para o nabal" num PCR em Braga antes de descer para Coimbra.

E qual é o problema de escorrer duas ou tre...ze bejecas enquanto se espera? 🤣

A brincar, claro que sim, essas alturas mortas são muito chatas. Num Leaf deves ter cuidado a escolher postos de 22kW na rede pública porque se forem pagos por tempo (quase todos são) o custo pode disparar. No Continente é impecável porque é por tempo, mas tem custos por patamares de potência.
    Na Miio consegues a simulação do custo em postos da rede pública, incluindo simulação de outros comercializadores (i.e. não usando o cartão Miio para carregar)

0.7664 seg. NEW