Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viajar em períodos de ponta tem disto. Tanto engarrafamentos nas bombas, como nas próprias autoestradas. Já aprendi que em tempo de Verão não posso vir do Algarve num Domingo à tarde sem me arriscar a estas coisas.
    No entanto, no caso da Tesla, dada a quantidade de carregadores nem seria assim muito tempo de espera, pelo que me disseram quem já se encontrou em situações semelhantes. Claro que seria bom ter mais, mas a história que não deixarem abrir mais carregadores Tesla enquanto não fizerem parte da Mobi.e atrasa tudo.
  2.  # 2

    É que esperar 1hora para carregar o carro para uma viagem de 3 ou 4h.. a rede ainda está muito deficitária.
    • eu
    • 12 junho 2022 editado

     # 3

    Colocado por: RicardoPortoÉ que esperar 1hora para carregar o carro para uma viagem de 3 ou 4h.. a rede ainda está muito deficitária.


    É um problema complicado de resolver, pois não é racional sobre-dimensionar a rede para situações de pico esporádicas.
  3.  # 4

    Acaba por ser um investimento elevado inicial, mas depois dura bastantes anos.
    • eu
    • 12 junho 2022

     # 5

    Colocado por: rjmsilvaAcaba por ser um investimento elevado inicial, mas depois dura bastantes anos.

    Mas não tem retorno financeiro, e isso é o que move as empresas.
  4.  # 6

    Colocado por: eu
    Mas não tem retorno financeiro, e isso é o que move as empresas.


    Não sei se não terá, não conheço os números, mas sendo a tendência de VE para aumentar exponencialmente, quem tiver postos instalados hoje estará em melhor posição amanhã.
  5.  # 7

    E as bombas já existem, não é investimento avultado. E o preço desses carregadores ultra rápidos nas bombas pelo que sei ficam uma fortuna quando comparado com carregamento em casa. E há-de chegar os TIR elétricos, esses também precisam de carregamento

    A Scania tem um elétrico com range de 300km e carregamento em 90minutos a 375kw.

    É necessário começar a apostar em carregamentos ultra rápidos e homogeneizar entre fabricantes capacidades de cargas acima dos 150-200kW
  6.  # 8

    Colocado por: rjmsilva

    Não sei se não terá, não conheço os números, mas sendo a tendência de VE para aumentar exponencialmente, quem tiver postos instalados hoje estará em melhor posição amanhã.


    No caso da Tesla, essa imagem com 6 carros fez notícia. Mas logo nos dias a seguir, o que não faltaram foram fotos do supercharger de Alcácer só com um carro à carga.
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 9

    Hum..
    Se não ampliarem a rede, para fazer face a procura de abastecimentos, atento a que cada vezes são vendidos VE, detrimento dos de combustão, nomeadamente empresas e TVDE, se não houver investimento público, que deixamos de ter condições para tal, só aumentando o preços de abastecimento e que se diminuí a procura.
    Se amanha tivéssemos mais 250 mil vê a circular, como é que a estrutura satisfazia a procura de quem está em viagem ou não consegue em casa...
    • eu
    • 12 junho 2022

     # 10

    Obviamente, a estrutura de carregamentos vai evoluindo na mesma medida em que o nr de VE vai aumentando.

    Não podem é esperar que seja dimensionada para picos de procura. Também há filas nas bombas tradicionais quando há picos de procura.
    Concordam com este comentário: mafgod, ruicarlov
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  8.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoHoje andavam fotos das filas na A2 para carregar os elétricos.. que engraçado eheh


    Não..eram filas de burros que andam a champanhe...mas isso não me cabe a mim explicar. Quem for do contra que assim continue. Eu estou servido.
  9.  # 12

    Colocado por: Reduto25Vamos assistir ao furto de combustível espero chegar ao carro e ainda lá estar
    Concordam com este comentário:JotaP


    Sempre houve muito..agora apenas há mais. Mas esse furto acontece mais em máquinas agrícolas e camiões estacionados...
  10.  # 13

    Colocado por: smartSe amanha tivéssemos mais 250 mil vê a circular, como é que a estrutura satisfazia a procura de quem está em viagem ou não consegue em casa...

    Esse nº de viaturas só em mais 5anos pelo menos irão circular.
    E como acontece em todas as areas o mercado vai reagindo. Os postos de abastecimento vão diminuindo o nº das bombas e aumentando os de carga, mais fáceis de instalar, mais fáceis de gerir e sem stock´s.
    Os restaurantes fora das AE irão ter postos próprios para atrair clientes - o Canal Caveira tem muito espaço para oferecer carga aém do cozido. E a Mealhada também.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  11.  # 14

    O problema é que Portugal no tempo do Sócrates construiu uma rede que agora está obsoleta.. quisemos ter carregadores e nem carros havia.
  12.  # 15

    Fiz duas vezes Lisboa Aljustrel, neste fim de semana. Para não ir a fazer contas de cabeça fiz carregamento rápido na vinda. AE bem cheia e não esperei em nenhum dos pontos de carregamento.
  13.  # 16

    Colocado por: RicardoPortoO problema é que Portugal no tempo do Sócrates construiu uma rede que agora está obsoleta.. quisemos ter carregadores e nem carros havia.

    Se em Portugal está obsuleta como está nos países que instalaram carregadores muito antes de Portugal?
  14.  # 17

    Colocado por: Sasapo
    Se em Portugal está obsuleta como está nos países que instalaram carregadores muito antes de Portugal?


    Atualizada.
  15.  # 18

  16.  # 19

    Venda de carros elétricos dispara 78%! Quais as marcas mais vendidas?
    De acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), as vendas de carros elétricos de passageiros dispararam nos cinco primeiros meses do ano. Segundo as informações, passaram-se a vender, em média, 40 veículos por dia, mais 18 do que em igual período do ano passado.
    A liderar a tabela das marcas mais vendidas de carros elétricos, entre janeiro e maio, está a Peugeot, seguida da Tesla e da BMW. No total, das 28 marcas com representantes oficiais de viaturas elétricas em Portugal, apenas a Man não registou nenhuma venda. As vendas divulgadas relativas a ligeiros de passageiros incluem ambulâncias, esclarece a ACAP.
    • eu
    • 15 junho 2022

     # 20

    Colocado por: mafgodA liderar a tabela das marcas mais vendidas de carros elétricos, entre janeiro e maio, está a Peugeot

    Cujo Presidente Português jurava há uns anos atrás que os carros elétricos não eram uma solução.

    https://observador.pt/2017/09/20/todos-os-construtores-apostam-nos-electricos-menos-a-psa-de-carlos-tavares/
 
0.6346 seg. NEW