Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Bragas VTenho ideia que a brasileira tem a folha demasiado larga..

posso tirar mais tarde, por acaso foi cortada há 2 dias, n se percebe muito a folha....
    apesar da folha ser larga, tipo o escalracho, é uma relva muito macia e verde e ao fim de 1 ano tb não tenho ervas, foram completamente à vida.
  2. A folha não é bem mais larga que o escalracho?
    • zed
    • 6 setembro 2024
    •  
      NTORION
    • 6 setembro 2024 editado
    Colocado por: Bragas VA folha não é bem mais larga que o escalracho?

Para mim não difere muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
      Screenshot_2024-09-06-07-57-50-381_com.miui.gallery.jpg
  3. Em suma, daquilo que li.

A Santo Agostinho é mais bonita e resistente;
    A Brasileira é mais confortável (ao toque, à manutenção, etc)
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  4. Aqui parece explica bem
    https://grass4you.com/blogs/tudo-sobre-jardins-blog-grass4you/escalracho-ou-grama-diferencas

Acho q o grande senão dá grama brasileira é ter de ser plantada à mão... Eu passava a motoenxada e plantava 2 ou 3 filas, não consegui fazer tudo num dia, se passarem o trator logo em tudo é mais rápido mas a terra fofa fica muito marcada tb
  5. Colocado por: NTORION
    Para mim não difere muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bragas V
      Screenshot_2024-09-06-07-57-50-381_com.miui.gallery.jpg

Essa é qual?
    •  
      NTORION
    • 6 setembro 2024 editado
    Colocado por: Varejote

Essa é qual?

Gramínea brasileira/são Carlos
      IMG_20240906_213504.jpg
  6. Eu tenho mistura Tuareg e foi plantado "escalracho", ela vai espalhando e a outra desaparecendo.

Mas parece idêntica a essa.
  7. Acho que o escalracho não é um verde tao vivo..
  8. Colocado por: Bragas VAcho que o escalracho não é um verde tao vivo..

Colocado por: Bragas VAcho que o escalracho não é um verde tao vivo..

Na casa da minha mãe sempre houve escalracho, a cor depende sempre da quantidade de água e adubagem. A grande diferença entre as duas é o toque, o escalracho é bem mais rijo, em miúdos ao andar descalço chegava a cortar os pés, a gramínea brasileira não. A outra diferença é que o escalracho espiga e dá semente, a gramínea é estéril, por isso tem de ser sempre plantada.
  9. Outra coisa que não me agrada na brasileira, que não sei como é nas outras, é que o manto vai ficando espesso, e por baixo fica uma espécie de camada morta..
  10. Têm tendência a ficar alto e fofo sim, nestes últimos 15 dias cortei-a 3x para reduzir a altura, 3x PQ desci 3 níveis na máquina, ou seja foi cortando aos poucos para ver o efeito, ficou um bocadinho menos verde, mas nada de preocupante. Foi a 1a vez que o fiz, está plantada há 17 meses.
    De inverno aguenta bem verde e sem corte vários meses...
  11. Colocado por: Bragas VOutra coisa que não me agrada na brasileira, que não sei como é nas outras, é que o manto vai ficando espesso, e por baixo fica uma espécie de camada morta..

Nesse aspecto a grama de Santo Agostinho (a de folhas finas e rijas) é pior. Tenho uma área do meu relvado com Santo Agostinho e já tem um dedo de profundidade com várias camadas de guias cruzadas.
    A grama brasileira (São Carlos) tem menos tendência para criar essa camada.

Já agora, acho que estão a chamar "escalracho" à grama de Santo Agostinho. Escalracho (gramão) é uma autêntica praga e quem me dera conseguir livrar-me do que já se apoderou do meu relvado. Aliás, o escalracho é a razão pela qual decidi desistir de um tapete lindo de festuca e plantar grama brasileira, o escalracho impôs-se e não consigo livrar-me dele.
    •  
      omega
    • 8 setembro 2024 editado
    Pessoal, como estão com os tempos de rega?
    eu ja diminui 30%, mas dá-me ideia que se calhar já posso eliminar a rega da manhã, noto que a relva ainda tem vastante humidade do orvalho

tenho duas regas, de manhã e ao final da tarde
  12. Colocado por: omegaPessoal, como estão com os tempos de rega?
    eu ja diminui 30%, mas dá-me ideia que se calhar já posso eliminar a rega da manhã, noto que a relva ainda tem vastante humidade do orvalho

tenho duas regas, de manhã e ao final da tarde

De que zona do país é?
    • HFSF
    • 8 setembro 2024
    Continuo com os 5 min dia. A terra ainda me parece seca mas plantei há meses só
    •  
      omega
    • 8 setembro 2024 editado
    Colocado por: Sirruper
    De que zona do país é?

nordeste transmontano

tinha 15 minutos de manhã e 15 à noite cada zona de aspersores e 5 minutos na de pulverizadores
  13. Eu a 20 kms do litoral norte apenas tenho 4 minutos por dia as 23h45. Como choveu aqui nos ultiimos dias, ja nao rego há 3 dias. Vou retomar hoje os 4 minutos.
    •  
      omega
    • 9 setembro 2024
    Mas com aspersores ou com pulverizadores?
    Isso parece-me pouco, acho que secava tudo

0.3237 seg. NEW