Iniciar sessão ou registar-se
  1. Eu quando plantei e brasileira não passei rolo nenhum
    em algumas partes lá ficaram umas pegadas mas com a rega constante compactou bastante rapido
    Concordam com este comentário: ALCLCF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  2. Tenho uma área - cerca de 80m2 - que ainda estava ao abandono. Este fim de semana deu-me o espírito e acabei com as ervas todas e pus tudo em terra limpa.

Sei que não é a melhor altura, mas será que se plantar a graminha brasileira, ela sobrevive?

Deve plantar e adubar por exemplo com
    Adubo azul.. ou não?

Obrigado
  3. Pega, mas a rega tem de ser diária, tentar sempre humidade suficiente. Adubo pelo que dizem nesta fase não é relevante, esperar que ganhe raízes, e secalhar lá para setembro colocar, para ver se fecha antes do inverno.

A minha está óptima desde que lhe abri a rega, esteve fechada até fina de junho... O pior é que cresce como tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  4. Colocado por: Bragas VTenho uma área - cerca de 80m2 - que ainda estava ao abandono. Este fim de semana deu-me o espírito e acabei com as ervas todas e pus tudo em terra limpa.

Sei que não é a melhor altura, mas será que se plantar a graminha brasileira, ela sobrevive?

Adubo azul.. ou não?

Obrigado

se tivesse plantado à uns dias atrás era excelente, bem, na verdade a temperatura ainda não vai subir para a semana, eu diria que dá, depois se aguenta...
  5. Colocado por: NTORIONPega, mas a rega tem de ser diária, tentar sempre humidade suficiente. Adubo pelo que dizem nesta fase não é relevante, esperar que ganhe raízes, e secalhar lá para setembro colocar, para ver se fecha antes do inverno.

A minha está óptima desde que lhe abri a rega, esteve fechada até fina de junho... O pior é que cresce como tudo.

basicamente ao fim de pegar forte (especialmente depois de adubo), ninguém a pára...basicamente corte de relva semanal e roçadora para as beiras (gosta de se esticar na horizontal).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmcosta
  6. Colocado por: Bragas VTenho uma área - cerca de 80m2 - que ainda estava ao abandono. Este fim de semana deu-me o espírito e acabei com as ervas todas e pus tudo em terra limpa.

Adubo azul.. ou não?

Obrigado

Evite nestas alturas o adubo azul...basta não levar água com bastante regularidade para o adubo ir derretendo com a temperatura e queimar a relva.
    Se tiver algum €€€€ coloque primeiro relva de tapete e no próximo ano vá colocando uns pés de brasileira que rapidamente irá cobrir tudo.
  7. Agradeço a sugestão, mas não me faz muito sentido estar a gastar 1000€ em relva de tapete para substituir para o ano por brasileira..

É preferível ficar em terra..
  8. Colocado por: Bragas VAgradeço a sugestão, mas não me faz muito sentido estar a gastar 1000€ em relva de tapete para substituir para o ano por brasileira..

É preferível ficar em terra..

Há quem ache que é uma boa "preparação da terra" colocar primeiro tapete, para futuramente ter um bom relvado com a brasileira...
  9. O tapete não exige muita preparação??
  10. Colocado por: Bragas VO tapete não exige muita preparação??

Não...e muito simples de aplicar.
  11. O que me fizeram, foi plantar relva e grama, porque a grama demora 1ano a puxar. E nesse ano (dependente dos terrenos circundantes) é bom que se prepare para dobrar a mola para ir colhendo ervas daninhas. Depois de pegar arruma com tudo.

Importante no ínicio levar rega com fartura, com adubo ainda mais. Andava com 4x dia 5min por zona.

Neste momento gostava era de ter alternativa à mini roçadora para fazer os cantos. Se soubesse o que sei hoje tinha deixado a grama afastada dos muros
  12. Colocado por: ALCLCF
    Neste momento gostava era de ter alternativa à mini roçadora para fazer os cantos. Se soubesse o que sei hoje tinha deixado a grama afastada dos muros

Mas ela acaba por se aproximar dos muros na mesma.

Também estou comprador de um aparador de beiras.. alguma sugestão?
    • hangas
    • 15 julho 2025 editado
    Colocado por: Bragas VEste fim de semana deu-me o espírito e acabei com as ervas todas e pus tudo em terra limpa.

Eu também me deu o espirito e passei a moto-enxada no jardim da frente (100m2) e arranquei aquilo tudo. deixei secar as raizes do que lá estava (relva e ervas) e ando há uns quantos fins-de-tarde a passar o ancinho e remover aquilo tudo.

12 carrinhos de mao cheios de raizes secas depois, hoje devo começar alisar e semear cynodon dactylon.

Ainda considerei comprar em rolo para acelerar o processo, mas uma vez que custa umas 12x mais que as sementes, vou tentar semear primeiro.
  13. Colocado por: hangas

Eu também me deu o espirito e passei a moto-enxada no jardim da frente (100m2) e arranquei aquilo tudo. deixei secar as raizes do que lá estava (relva e ervas) e ando há uns quantos fins-de-tarde a passar o ancinho e remover aquilo tudo.

12 carrinhos de mao cheios de raizes secas depois, hoje devo começar alisar e semear cynodon dactylon.

Ainda considerei comprar em rolo para acelerar o processo, mas uma vez que custa umas 12x mais que as sementes, vou tentar semear primeiro.

Que tipo de moto-enxada tem?

No resto do terreno andei de moto-enxada emprestado.. mas aquilo era gigante, volta e meia dava um coice que eu até saltava..

Quero uma coisa mais user friendly..

Em relação à relva de semente tenho duas más experiências.

Inicialmente comprei “relva campo de futebol” crescei um bocadinho aqui e outro ali, depois morreu tudo..

Mais tarde para uma zona de cerca de 300m2 comprei no Leroy uma da geolia.. cresceu também em alguns sítios, e mesmo com rega abundante está quase toda queimada..

Será que comprei mal a relva??
  14. Colocado por: Bragas V

Mas ela acaba por se aproximar dos muros na mesma.

Também estou comprador de um aparador de beiras.. alguma sugestão?

Tenho um robot aparador de relva, se tivesse essa beira ele conseguia aparar os limites. Assim o corte fica afastado onde há muro 5-10cm e obriga a roçadora. Além do mais roçadora contra muro, passo a vida a gastar fio
    Concordam com este comentário: Marcopom
  15. Há malta que usa a roçadora com o fio na vertical para fazer limites.. qualquer uma dá?

Até já vi umas que tem uma rodinha
  16. mas para fazer na vertical tem de ser muito certinho. mas para cortar contra um muro (a grassa espalma) só na horizontal e aquilo é "folha" grossa não vai á primeira com o fio fininho que tenho (roçadora do lidl baratucha)
  17. Colocado por: Bragas VQue tipo de moto-enxada tem?

Isto foi com uma Vito VIM7, que já foi um upgrade de uma saurium tb de 7cv. Mas aquilo dava-me cabo das costas e fiz upgrade:

Colocado por: Bragas VNo resto do terreno andei de moto-enxada emprestado.. mas aquilo era gigante, volta e meia dava um coice que eu até saltava..

Eu comprei precisamente para os quase 1000m2 de terreno atras da casa. Esta é mais pesada e porta-se melhor, até porque as fresas rodam alternadamente nos dois sentidos. Mas por vezes ainda dá uns saltos.

Colocado por: Bragas VSerá que comprei mal a relva??

Eu mais uma vez, antes de me meter neste projecto passei umas horas a ponderar o que fazer, sabendo que não queria grama brasileira.

Optei por cynodon dactylon, pois é uma especie que aguenta bem o calor com pouca rega, e de crescimento não muito rapido. É também dominante e não dá muito espaço ao aparecimento de daninhas. Da-se bem com temperaturas acima dos 30.

O problema é que com muito frio hiberna e fica amarela.
    É comum conjugar-se com Poa pratensis, ou com lolium perene, que vingam mais no frio e toleram algum encharcamento, mas que hibernam com calor.
    Como andam em ciclos desfazados convivem bem e garantem um relvado verde todo o ano.

A ver vamos.. agora vou ver como se da a cynodon, e depois lá para outubro faço o "overseed" com uma das outras.

Comprei as sementes em lojas online da especialidade.
    Essas caixas de loja geralmente trazem misturas que nem sempre vigam na mesma altura do ano.
  18. Colocado por: ALCLCFO que me fizeram, foi plantar relva e grama, porque a grama demora 1ano a puxar. E nesse ano (dependente dos terrenos circundantes) é bom que se prepare para dobrar a mola para ir colhendo ervas daninhas. Depois de pegar arruma com tudo.

Não é verdade. Tenho ai nalgum tópico a prova disso, que deixando o espaçamento indicado (n me lembro se 20 ou 25cm), em 3 meses está fechada.
    As ervas apanhei algumas, mas nada de especial, pulverizar deixar secar bem, mexer o terreno esperar uns 15 dias para as sementes restantes voltarem a nascer, voltar a mexer e plantar em simultâneo.
  19. Colocado por: hangas
    Isto foi com uma Vito VIM7, que já foi um upgrade de uma saurium tb de 7cv. Mas aquilo dava-me cabo das costas e fiz upgrade:

Eu comprei precisamente para os quase 1000m2 de terreno atras da casa. Esta é mais pesada e porta-se melhor, até porque as fresas rodam alternadamente nos dois sentidos. Mas por vezes ainda dá uns saltos.

Eu mais uma vez, antes de me meter neste projecto passei umas horas a ponderar o que fazer, sabendo que não queria grama brasileira.

Optei por cynodon dactylon, pois é uma especie que aguenta bem o calor com pouca rega, e de crescimento não muito rapido. É também dominante e não dá muito espaço ao aparecimento de daninhas. Da-se bem com temperaturas acima dos 30.

O problema é que com muito frio hiberna e fica amarela.
    É comum conjugar-se com Poa pratensis, ou com lolium perene, que vingam mais no frio e toleram algum encharcamento, mas que hibernam com calor.
    Como andam em ciclos desfazados convivem bem e garantem um relvado verde todo o ano.

A ver vamos.. agora vou ver como se da a cynodon, e depois lá para outubro faço o "overseed" com uma das outras.

Comprei as sementes em lojas online da especialidade.
    Essas caixas de loja geralmente trazem misturas que nem sempre vigam na mesma altura do ano.

É muita confusão de espécies..

Acho que a questão até tem mais a ver sobre a forma como se espalha, ou cobre as sementes..

0.3836 seg. NEW