Colocado por: Bragas VTenho uma área - cerca de 80m2 - que ainda estava ao abandono. Este fim de semana deu-me o espírito e acabei com as ervas todas e pus tudo em terra limpa.
Sei que não é a melhor altura, mas será que se plantar a graminha brasileira, ela sobrevive?
Deve plantar e adubar por exemplo com
Adubo azul.. ou não?
Obrigado
Colocado por: NTORIONPega, mas a rega tem de ser diária, tentar sempre humidade suficiente. Adubo pelo que dizem nesta fase não é relevante, esperar que ganhe raízes, e secalhar lá para setembro colocar, para ver se fecha antes do inverno.
A minha está óptima desde que lhe abri a rega, esteve fechada até fina de junho... O pior é que cresce como tudo.
Colocado por: Bragas VTenho uma área - cerca de 80m2 - que ainda estava ao abandono. Este fim de semana deu-me o espírito e acabei com as ervas todas e pus tudo em terra limpa.
Sei que não é a melhor altura, mas será que se plantar a graminha brasileira, ela sobrevive?
Deve plantar e adubar por exemplo com
Adubo azul.. ou não?
Obrigado
Colocado por: Bragas VAgradeço a sugestão, mas não me faz muito sentido estar a gastar 1000€ em relva de tapete para substituir para o ano por brasileira..
É preferível ficar em terra..
Colocado por: Bragas VO tapete não exige muita preparação??
Colocado por: ALCLCF
Neste momento gostava era de ter alternativa à mini roçadora para fazer os cantos. Se soubesse o que sei hoje tinha deixado a grama afastada dos muros
Colocado por: Bragas VEste fim de semana deu-me o espírito e acabei com as ervas todas e pus tudo em terra limpa.
Colocado por: hangas
Eu também me deu o espirito e passei a moto-enxada no jardim da frente (100m2) e arranquei aquilo tudo. deixei secar as raizes do que lá estava (relva e ervas) e ando há uns quantos fins-de-tarde a passar o ancinho e remover aquilo tudo.
12 carrinhos de mao cheios de raizes secas depois, hoje devo começar alisar e semear cynodon dactylon.
Ainda considerei comprar em rolo para acelerar o processo, mas uma vez que custa umas 12x mais que as sementes, vou tentar semear primeiro.
Colocado por: Bragas V
Mas ela acaba por se aproximar dos muros na mesma.
Também estou comprador de um aparador de beiras.. alguma sugestão?
Colocado por: Bragas VQue tipo de moto-enxada tem?
Colocado por: Bragas VNo resto do terreno andei de moto-enxada emprestado.. mas aquilo era gigante, volta e meia dava um coice que eu até saltava..
Colocado por: Bragas VSerá que comprei mal a relva??
Colocado por: ALCLCFO que me fizeram, foi plantar relva e grama, porque a grama demora 1ano a puxar. E nesse ano (dependente dos terrenos circundantes) é bom que se prepare para dobrar a mola para ir colhendo ervas daninhas. Depois de pegar arruma com tudo.
Colocado por: hangas
Isto foi com uma Vito VIM7, que já foi um upgrade de uma saurium tb de 7cv. Mas aquilo dava-me cabo das costas e fiz upgrade:
Eu comprei precisamente para os quase 1000m2 de terreno atras da casa. Esta é mais pesada e porta-se melhor, até porque as fresas rodam alternadamente nos dois sentidos. Mas por vezes ainda dá uns saltos.
Eu mais uma vez, antes de me meter neste projecto passei umas horas a ponderar o que fazer, sabendo que não queria grama brasileira.
Optei por cynodon dactylon, pois é uma especie que aguenta bem o calor com pouca rega, e de crescimento não muito rapido. É também dominante e não dá muito espaço ao aparecimento de daninhas. Da-se bem com temperaturas acima dos 30.
O problema é que com muito frio hiberna e fica amarela.
É comum conjugar-se com Poa pratensis, ou com lolium perene, que vingam mais no frio e toleram algum encharcamento, mas que hibernam com calor.
Como andam em ciclos desfazados convivem bem e garantem um relvado verde todo o ano.
A ver vamos.. agora vou ver como se da a cynodon, e depois lá para outubro faço o "overseed" com uma das outras.
Comprei as sementes em lojas online da especialidade.
Essas caixas de loja geralmente trazem misturas que nem sempre vigam na mesma altura do ano.