Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: bukowskiamigo @cj volte lá a participar aqui na discussão.
    como já alguém aqui disse, não precisamos de ser tratados como crianças de 5 anos. sabemos ler as discussões e tirar as nossas próprias conclusões.

    e é uma pena que, quem discordava de si, aqui tenha entrado e saído com a mesma velocidade.
    aliás, posso estar enganado... e se estiver, peço desde já desculpa, mas o @Sérgiojf entrou, conseguiu pô-lo a andar e... desapareceu.

    obviamente, cada um está no seu direito de participar quando entende, mas a alegada preocupação com os outros que o trouxe ao tópico, esfumou-se com a saída do @cj
    pormenores que custam a entender e que nos podem levar a pensar que, se calhar, havia ali mais qualquer coisa. não sei...

    é uma pena. ficaríamos todos a ganhar com a participação do @cj e do @Sérgiojf
    principalmente nós, amadores que fazemos isto (apenas e só) por gosto.

    _______

    eu cá continuo com a minha "luta".
    para quem dizia que a grama de são carlos fecha no espaço de meses... aqui no litoral norte, parece-me que não.
    são 100m2 (plantados em outubro do ano passado) virados a sul e a verdade é que apesar de, no meio da erva/relva/whatever, já se ver a grama por todo o lado, ter tapete fechado só lá para 2022.
    Concordam com este comentário:mfa17
      1626439664286_copy_1128x1504.jpg
      1626439664295_copy_1128x1504.jpg


    O meu registo neste fórum iniciou-se numa fase em que a relva St Agostinho, mais conhecida como "Escalracho", (de salientar que são as duas bem diferentes), encontrava-se com um problema. Limitei-me a tentar ajudar! O intuito das minhas participações no fórum neste e outros tópicos foi unicamente ajudar.

    No entanto fui criticado, chamado de mentiroso, de impostor...sim porque há quem tenha dito que tinha criado outra conta e comentava pelas duas (ridículo), (se existe dúvidas e acham que estou a exagerar, é só andar para trás), agora leio que o meu objectivo era "correr" com outro participante, óbvio que tenho de intervir em minha defesa...

    O meu problema com o Sr CJ, é rigorosamente nenhum, repito nenhum, limitei-me a ter uma opinião diferente em relação a dele.
    E essa opinião diferente continuo a defende-la, passo a explicar o porquê:
    Intervi quando se falou em adubação no verão, a minha opinião em relação a isso é: Não recomendo.
    Não recomendo porque os relvados entram em "stress" quando as temperaturas médias diárias (média 24h) estão acima dos 22ºou abaixo dos 13º(média 24h).
    E adubação nestas situações... pode acontecer dissabores.
    Eu fui solicitado diversas vezes para avaliar relvados em mau estado em que o problema era muito simples.... "adubação inadequada, mal diluída com planta em stress"

    É a minha opinião, vale o que vale, evitem adubar relvados em stress. Se os próprios profissionais por vez fazem asneira, os particulares sem experiência mas com muita boa vontade também podem.

    Como deve calcular, pelo que escrevi acima, não me sinto confortável e motivado em aqui participar, não tenho necessidade de me aborrecer nem chatear, acho que não é isto que se pretende num fórum mas enfim...no entanto no que eu puder ou souber, estarei pronto a ajudar quem tiver dúvidas através do meu e-mail... obviamente sem nada em troca, não vá algumas mentes mais iluminadas pensar que já estou a querer cobrar seja o que fôr em particular.

    [email protected]

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  2.  # 2

    Caro Sérgio, lamento que se tenha sentido melindrado.
    Como já disse atrás, as suas participações (e as dos demais users) são certamente muito bem vindas e recebidas no fórum, em particular para os amadores e amantes da natureza/relvados que querem o melhor jardim possível para as suas famílias.
    Dito isto, permita-me pf colocar-lhe uma questão.
    Quando diz para evitar adubar relvados no verão por estes estarem em stress, refere-se exclusivamente a relva de semente, ou também em relvados de grama (seja a Santo Agostinho, seja a São Carlos)?
    Noto um crescimento espetacular destas duas gramas nesta altura de calor, pelo que me questiono se um adubo azotado em julho/agosto permitirá nutrir a grama e ajudar a fechar o meu relvado mais rapidamente.
    Obrigado pelos esclarecimentos e pela disponibilidade demonstrada.
    Bem-haja.
  3.  # 3

    O meu relvado kikuyu tem muitas falhas porque quando lancei a semente não contava que as formigas dessem conta daquilo.

    Agora vou ter que lançar mais semente e estava a pensar colocar também pó para as formigas. Faz mal? Agora está muito calor para semear mesmo regando umas 3 vezes por dia? É melhor esperar pelo fim do verão?
  4.  # 4

    Colocado por: miguel.fernandesO meu relvado kikuyu tem muitas falhas porque quando lancei a semente não contava que as formigas dessem conta daquilo.

    Agora vou ter que lançar mais semente e estava a pensar colocar também pó para as formigas. Faz mal? Agora está muito calor para semear mesmo regando umas 3 vezes por dia? É melhor esperar pelo fim do verão?


    Não sendo especialista, dir-lhe-ia que depende da água que tiver ao dispor. A semente terá que estar sempre húmida.

    Tenho tido problemas com o meu relvado e recentemente experimente fazer uma sementeira de kikuyu. Germinou em duas semanas com bom aspecto. Agora estou à espera que fique robusta para experimentar transplantar os pés para zonas de menor povoamento.

    No Algarve onde resido, o calor e exposição solar tornariam qualquer sementeira agora um desperdicio de água (e dinheiro).
  5.  # 5

    esta relva kikuyu reque corte de quanto em quanto tempo??? tou a pensar numa solução destas mas não queria andar a cortar com frequência!
  6.  # 6

    Tenho cortado todas as semanas, mas é uma área pequena, demoro menos de 30 minutos.
    • Ruipsm
    • 18 julho 2021 editado

     # 7

    Colocado por: DizCasaesta relva kikuyu reque corte de quanto em quanto tempo??? tou a pensar numa solução destas mas não queria andar a cortar com frequência!


    Tenho cortado em média de 8 em 8 dias. Mas não demoro mais do que 30m, acho que demoro mais tempo na preparação para cortar e arrumo do equipamento do que no corte me si 😂😂
  7.  # 8

    Colocado por: euParece estar com sede. Tem regado com frequência?


    sim. regas diárias até.
    não será por aí. até porque aqui para estes lados, são poucos os dias de temperaturas acima dos 25º.

    suspeito é que seja porque ando a cortar sempre nos 3cm e a ryegrass ressente-se. mas ando a fazê-lo para abrir espaço para a são carlos. desde que comecei a manter a ryegrass mais baixa noto que a são carlos se espalha com mais rapidez.
    mas também noto que a ryegrass anda mais "fraca".

    quanto ao @Sérgiojf, compreendo o que diz e respeito todas as opiniões, desde que bem fundamentadas (o que faz).
    no entanto insisto que, dado que cada vez que intervém é para criticar (no bom sentido) e apresentar a sua visão, seria útil, depois ficar por cá.

    vou ser o mais sincero possível consigo. espero que não leve a mal. se levar, paciência. não é minha intenção ofender, mas apenas deixar a minha visão "desinteressada".
    sempre que aparece alguém que ajuda (ou tenta ajudar) os foristas de forma completamente "gratuita" e pelo prazer de o fazer é rapidamente "engolido" pelos profissionais.
    eu acho, mas lá está, é apenas uma opinião, que estes fóruns não dão jeito aos profissionais. e compreendo, atenção.
    o dinheiro custa a ganhar a todos e ninguém gosta de trabalhar de borla...

    sendo isto um fórum que vale pela opinião de todos e que vive da partilha de experiências, tenho pena que as discussões acabem invariavelmente com a saída de alguns foristas.
    no final, quem fica a perder somos nós...
  8.  # 9

    pode parecer uma pergunta estúpida mas cá vai... o que costumam usar para cortar a relva?? um corta-relvas mesmo??? tenho ideia que esses equipamentos são algo carotes...
    • eu
    • 19 julho 2021

     # 10

    Eu uso um corta-unhas e corto a relva folha por folha.
    • OA_
    • 19 julho 2021

     # 11

    Colocado por: DizCasapode parecer uma pergunta estúpida mas cá vai... o que costumam usar para cortar a relva?? um corta-relvas mesmo??? tenho ideia que esses equipamentos são algo carotes...


    Chama-se Corta Relva por alguma razão!

    Uma tesoura de mão (corta sebes) é mais barata, mas depressa vai perceber a questão!
  9.  # 12

    Bem ja ca nao esta quem falou. Desculpem a pergunta ofensiva
  10.  # 13

    depende da dimensão do relvado. mas, se não quer gastar muito dinheiro, vá para um manual.
    poupa no ginásio e resolve o problema da relva.
    estive, vai não vai, para ir por aí, mas depois encontrei um de bateria (relativamente) baratinho e desisti.
    • VXMC
    • 20 julho 2021 editado

     # 14

    Pessoal uma ajuda sff. Qual a altura que devo deixar para o gramão brasileiro crescer? Isto em relação aos delimitadores claro. Deixar a terra 4cm abaixo do deliumitador será suficiente?
  11.  # 15

    googlando:

    A grama-são-carlos tem folhas largas, lisas e sem pêlos. É estolonífera, isto é, o caule fica acima do solo e emite as raízes para baixo e as folhas para cima. De coloração verde vibrante a pleno sol e um pouco mais escura à sombra, há ainda uma forma variegada de folhas com margens branco-creme. É indicada para jardins públicos, industriais, residenciais, principalmente sítios e fazendas.

    Adaptada ao clima frio, vai bem a pleno sol e a meia-sombra, formando um tapete bem denso. Vendido comumente na forma de placas ou mudas. Deve ser cultivada em solo fértil, com regas freqüentes pois não resiste à seca. Não tolera sombra total. O corte deve-ser feito sempre que a altura chegar a 3 centímetros. Multiplica-se pela divisão dos estolões enraizados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VXMC
  12.  # 16

    Boa tarde.
    Porque é que a cortar a relva alguns sitios fica assim, parece que vai ao tronco da planta
  13.  # 17

    Outra imagem
    • eu
    • 21 julho 2021

     # 18

    Colocado por: Mendes dinisPorque é que a cortar a relva alguns sitios fica assim, parece que vai ao tronco da planta

    Não pode deixar crescer tanto antes de cortar.

    Tem que cortar com mais frequência.
  14.  # 19

    Colocado por: eu
    Não pode deixar crescer tanto antes de cortar.

    Tem que cortar com mais frequência.

    Estou a cortar uma vez por semana tenho que passar a cortar também ao meio da semana.
    • eu
    • 22 julho 2021

     # 20

    Colocado por: Mendes dinis
    Estou a cortar uma vez por semana tenho que passar a cortar também ao meio da semana.

    Sim, é um dos problemas chatos do kikuyu.
 
0.1060 seg. NEW