Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se acha que está bem, siga. Mas amanhã se andarem descalços por cima da relva isso deve doer um pouco.
    Quanto à relva. Nao parece brasileira.
  2.  # 2

    Quem vendeu tem esta foto no anuncio
  3.  # 3

    Isso e relva brasileira.
    Recebeu os pés nesse tamanho e dessa forma?
  4.  # 4

    Nao recebi como na primeira foto como Novato neste Assunto e fiz total confiança nem me questioned se séria ou nao.
  5.  # 5

    Colocado por: megamenNao recebi como na primeira foto como Novato neste Assunto e fiz total confiança nem me questioned se séria ou nao.

    Não parece mesmo nada grama brasileira.
    Se possível daqui a 15 dias-1 mês coloque aqui mais uma foto e aí teremos mais certezas.
    Tente retirar as pedras maiores pelo menos, para bem dos vossos pés, do corta-relva, e até da própria grama.
  6.  # 6

    Pela foto parece Relva Brasileira, no entanto foi pontas tiradas de guias de um jardim já existente, e não como na imagem do site que é relva brasileira em tabuleiro.
  7.  # 7

    Megamen, onde vive? se for da zona de Aveiro, posso mostrar-lhe o meu relvado.
  8.  # 8

    Bom dia, li praticamente todos os comentários deste post, principalmente a parte inicial do User: sbcnv
    Segui todos os concelhos deste User. São apenas cerca de 100m2 de terreno, em que preparei tudo de raíz. Coloquei uma camada de areia do rio lavada, uma vez que esta é o ideal para relva, por ser estéril e não ter sementes de infestantes, e ainda por permitir um excelente escoamento da água. Coloquei depois uma camada de substrato da Siro.
    Semeei há cerca de 5 dias, e neste momento já está tudo coberto com "penugem" já com uns 2cm. Começou a brotar ao fim de 3 dias. E este substrato faz mesmo a diferença !
    A mistura é de Lolium Perenne, Festuca Rubra Rubra e Poa Pratensis. Gosto de relva fina !
    De certeza que, esta penugem que já nasceu, é apenas da Lolium Perenne, porque a Festuca e a Poa Pratensis, levam mais tempo a brotar.
    Tenho seguido o recomendado pelo User sbcnv a nível das regas e seguirei a nível de adubação, escarificação, etc...
    Como sabem, choveu muito estes últimos dias, e obviamente não reguei. Mas a chuva foi tal que, talvez por ter a areia do rio, não fiquei com a preparação do relvado estragado. Acho que até ajudou e muito, porque como referi, a relva brotou com uma força fantástica. E não tenho áreas com pelagens ! A areia do rio deve ter permitido uma excelente escoação das águas.
    Mas as minhas questões são:
    => Esta "penugem" que está a brotar, é verde claro. Sei que estas espécies que semeei, dão origem a relva verde escuro. Será que a relva ficará verde claro quando ficar "adulta", ou é só agora porque ainda é "bebé" ? Depois ficará mais escura ?
    => Neste momento, não vejo ainda nenhuma infestante, o que me parece bom ! E não coloquei nenhum herbicida pré-emergente.
    Obviamente que, futuramente terei de certeza que colocar um pós-emergente. Eu como a maior parte das pessoas, não tenho licença para comprar herbicidas. Para comprar por ex. o 2,4D, Triclopir ou Dicotex, apenas posso fazê-lo pela internet ? Há alguma loja em Portugal que venda estes herbicidas ?
    Existe o tal "fertilizante e herbicida" da Evergreen (feed & weed) que, pelo que li, contém 2.4D. Mas será que resulta mesmo ? Não é melhor usar apenas herbicida e a fertilização na altura em que tiver que ser fertilizado ?
    Assim que puder, coloco aqui uma foto para verem.
    • lmcaet
    • 16 setembro 2022 editado

     # 9

  9.  # 10

    Colocado por: lmcaetAtenção, não deve utilizar o Dicotex ou outros herbicidas em relvados jovens (implantados há menos de 6 meses):
    http://www.novagril.com/uploads/documentos/produtos/08c_Dicotex.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwiZlYCcnpn6AhUX4oUKHZrPDFcQFnoECAcQAg&usg=AOvVaw3nQ5f2l0MxZ_SGupycO097" rel="nofollow" >https://www.google.com/url?q=http://www.novagril.com/uploads/documentos/produtos/08c_Dicotex.pdf&sa=U&ved=2ahUKEwiZlYCcnpn6AhUX4oUKHZrPDFcQFnoECAcQAg&usg=AOvVaw3nQ5f2l0MxZ_SGupycO097



    Sim, bem sei. Apenas daqui a uns 6 meses, é que poderei aplicar um herbicida. No entanto, até lá, caso apareçam infestantes, vou removendo-as à mão.
    Obrigado pelo envio do link com acesso ao pdf.
    Quanto ao facto de a relva estar ainda verde claro, é mesmo assim ? Ela irá escurecer quando ficar mais adulta ?
  10.  # 11

    Colocado por: J.Serqueiraubra Rubra e Poa Pratensis. Gosto de relva fina !
    De certeza que, esta penugem que já nasceu, é apenas da Lolium Perenne, porque a Festuca e a Poa Pratensis, levam mais tempo a brotar.
    Tenho seguido o recomendado pelo User sbcnv a nível da


    Onde comprou as sementes para misturar?
  11.  # 12

    Colocado por: jg231

    Onde comprou as sementes para misturar?


    Após ter pesquisado intensamente em vários fornecedores nacionais e estrangeiros, cheguei à conclusão que as sementes e subtrato da Siro eram a opção mais sensata.
    Como eu não gosto de relva rústica e não me importo de ter mais trabalho e ter que regar um pouco mais, prefiro a relva tipo Inglesa.
    Comporei tudo no Leroy Merlin, porque a nível de preços fica mais barato do que se fosse ao Norte comprar directamente à Siro, à Leal & Soares, que são os representantes em Portugal.
    De salientar que realmente, o substrato faz muita diferença. O da Siro tem os macro nutrientes (NPK) ideais para a sementeira e tem muitos micronutrientes. E dá para 3 meses à vontade.
    Estou a tentar anexar uma fotos, mas não consigo. Gostava que vissem a relva acabada de germinar !
  12.  # 13

    Já sei como anexar imagens:






    Na 2ª imagem vê-se ao fundo uma zona ainda sem relva. Semeei antes de ontem. Provavelmente apenas na 2ª feira deverá começar a brotar.
    Mas como podem ver na relva que já brotou, está com um verde claro. Será que é mesmo assim ? Não deveria ser um verde mais escuro ?
  13.  # 14

    Alguma recomendação de marcas para aspersores?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acj
  14.  # 15

    Eu tenho um sistema da Rain Bird com controladora e aspersores "Unispray" e bicos "VAN-15".
    Prático e fácil de programar.
    Mas como eu tenho a casa toda "repleta" de Shelly's (automatismos de domótica), estou a pensar colocar uns Shelly's 1PM para controlar as válvulas.
  15.  # 16

    Colocado por: jg231Alguma recomendação de marcas para aspersores?


    Também tenho rainbird e têm cumprido, mas é preciso ter cuidado com eles quando se corta a relva, têm pouca proteção e partem facilmente as cabeças, também são baratas de substituir.

    Colocado por: J.SerqueiraEu tenho um sistema da Rain Bird com controladora e aspersores "Unispray" e bicos "VAN-15".
    Prático e fácil de programar.
    Mas como eu tenho a casa toda "repleta" de Shelly's (automatismos de domótica), estou a pensar colocar uns Shelly's 1PM para controlar as válvulas.

    Têm de ser o Shelly 1 ou 1plus, o PM não dá (a não ser que coloque válvulas alimentadas a 230V)
  16.  # 17



    Olhe que dá. O Shelly 1PM permite alimentá-lo com 24VDC e o relé também fornecer os 24VDC, que é o caso dos meus actuadores Rain Bird:



    Claro que, o ideal é usar os Shelly 1, caso pretenda alimentá-los com 220VAC e usar o relé a comutar os 24VDC para os actuadores da Rain Bird.
    Esta imagem a seguir, penso que obtive aqui no Forum. Agradeço ao user que a colocou, que não sei exactamente quem foi:



    Actualmente tenho uns 37 Shelly's, desde os Shelly 1, os 2,5 para os estores e também para comutações e alimentar diferentes circuitos de iluminação. E tenho também alguns 1PM, que é apenas de 1 canal, mas permite 16A.

    Já agora, alguém sabe se a relva nasce mesmo verde claro e depois acaba por ficar mais escura ?
    Concordam com este comentário: rjmpires
  17.  # 18

    Colocado por: J.SerqueiraOlhe que dá. O Shelly 1PM permite alimentá-lo com 24VDC e o relé também fornecer os 24VDC, que é o caso dos meus actuadores Rain Bird:

    Tem razão sim senhor, esqueci-me desse pormenor!
  18.  # 19

    Colocado por: J.SerqueiraJá agora, alguém sabe se a relva nasce mesmo verde claro e depois acaba por ficar mais escura ?

    Dependendo da variedade ela ganha tonalidade mais ou menos escura, mas sim, tende a escurecer.
  19.  # 20

    Colocado por: rjmpires

    Dependendo da variedade ela ganha tonalidade mais ou menos escura, mas sim, tende a escurecer.


    Obrigado pela informação caro rjmpires. Vamos ver se realmente escurece um pouco, porque está com um verde mesmo muito clarinho !
 
0.2089 seg. NEW