Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: SirruperEspere pela primaveira e passe um raspador.

E depois semeio relva nova 😄
  2.  # 2

Colocado por: Marcopom
    E depois semeio relva nova 😄

Eu tenho relva brasileira e a norte ganha musgo. Na primavera passo um ancinho de mao e levanto o musgo para a relva respirar. Se tem relva normal deve meter semente depois de a escarificar. E adubo também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
  3.  # 3

Colocado por: MarcopomAlguém tem alguma dica para dar cabo do musgo?

Costumo espalhar sulfato de ferro granulado
    https://www.plantarportugal.org/blog/musgo-relvado
    • HFSF
    • 16 dezembro 2024

# 4

Colocado por: Bragas VEu questiono, tenho uma zona para cerca de 12 tabuleiros de brasileira pra plantar.
    Posso plantar agora ou é deitar dinheiro fora?

Isso vai aguentar até à primavera?
  4.  # 5

Colocado por: MarcopomAlguém tem alguma dica para dar cabo do musgo?
    Reduzir a água/humidade.
  5.  # 6

Colocado por: lmcaet
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marcopom

Fui à drogaria e aconcelharam esse produto também, mas à uns 2 anos apliquei isso (tipo um grão como o adubo) e não foi muito eficaz...
  6.  # 7

Colocado por: BelhinhoReduzir a água/humidade.

Isso só falar com o ancião das chaves...
  7.  # 8

Colocado por: lmcaet
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marcopom

E tem sucesso espalhando apenas o granulado? Eu já tentei essa abordagem e não vi grandes resultados. Por outro lado, se dissolver o granulado em água e passar o relvado com uma máquina de sulfatar, não demora muitos dias até o musgo ficar todo negro e morrer. Dá é imenso trabalho preparar a calda e depois lavar a máquina.
  8.  # 9

Colocado por: Nortenho

Dá é imenso trabalho preparar a calda e depois lavar a máquina.

Dissolve e passa num coador ou tem algo mais?
  9.  # 10

Uso apenas o coador que a máquina de sulfatar tem, mas mesmo assim ficam naturalmente resíduos na máquina após esvaziar a mesma (afinal de contas o sulfato de cobre está em suspensão na água).
  10.  # 11

Já agora, para preparar a calda uso um garrafão de 5L de água no qual vou adicionando água e agitando até ter uma água turva.
    Um punhado de granulado dá para mais do que um garrafão.
    • HFSF
    • 3 janeiro 2025

# 12

2 perguntas se me conseguirem ajudar:

Semeei relva e plantei brasileira.
    Agora com o frio outra erva (acho que escalracho) que apareceu naturalmente está a morrer deixando um pouco de terra à vista. Devo adubar e esperar que a brasileira cresça? Tenho receio que comecem a nascer outras ervas mais complicadas de remover

Plantei uns 150 pés de photinias red robin e deixei com um espaço de 40cm se não me engano. Já as cortei 2x e podei durante o verão/primavera. Estava à espera que elas alargassem mais para o lado mas estão quase só a crescer verticalmente. Devo começar a entrelaçar os pequenos ramos? Vi em alguns videos do youtube que elas alargariam natualmente mas pelo que vejo estão só a crescer na vertical.

Também vi que não devo adubar agora no inverno, é verdade correcto?

Obrigado!
  11.  # 13

150 pés de photinias? Comprou com raiz ou foi de estaca?
    • HFSF
    • 11 março 2025

# 14

Com raiz :)

Colocado por: HFSFAgora com o frio outra erva (acho que escalracho) que apareceu naturalmente está a morrer deixando um pouco de terra à vista. Devo adubar e esperar que a brasileira cresça? Tenho receio que comecem a nascer outras ervas mais complicadas de remover

Sobre este ponto já sei o que aconteceu, o escalracho morreu completamente e apareceram um monte de ervas diferentes :)

Colocado por: HFSFEstava à espera que elas alargassem mais para o lado mas estão quase só a crescer verticalmente. Devo começar a entrelaçar os pequenos ramos?

Sobre isto é que ainda preciso de ajuda se alguém tiver experiencia
  12.  # 15

Colocado por: HFSFCom raiz :)

experiencia

Deve ter gasto uma fortuna..
    • HFSF
    • 14 março 2025

# 16

Se não me engano foi a 3,2€ por planta.
    Tentei do primeiro corte plantar por estacaria e morreram todas (não sou o melhor agricultor do mundo :)
  13.  # 17

Colocado por: HFSFSe não me engano foi a 3,2€ por planta.
    Tentei do primeiro corte plantar por estacaria e morreram todas (não sou o melhor agricultor do mundo :)

Com que tamanho?
    • HFSF
    • 14 março 2025 editado

# 18

No meu caso a altura maxima não importava muito porque elas no maximo vão ter 60cm.
    Dei preferencia a ter folha mais em baixo e mais ramos

Fotos durante a plantação
      photinias (1).jpeg
  14.  # 19

Excelente.. obrigado pela foto..

Verifico que a sebe vai delimitar um muro..

Não sente necessidade de colocar algum tipo de gradeamento por segurança? Ou acha que a sebe faz esse papel?
    • HFSF
    • 14 março 2025

# 20

Atenção que os preços variam bastante. Andei pelos hortos em Braga e Barcelos e se não me engano chegaram a pedir-me quase 7€ por plantas mais pequenas.
    Acabei por comprar em Viana (sem transporte)

Se a segurança que diz é alguem subir o muro, acho que a rede não serve para nada.
    Se for para evitar quedas achei que o painel de rede que ia colocar não iria parar as crianças quando elas forem um pouco maiores. O que espero é que a sebe cresça relativamente rápido e depois que depois não seja muito confortável para eles andarem no meio dos galhos :)

Sinceramente também não gostei de ver a amostra da rede no muro

0.2878 seg. NEW