Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: wheel18

    Muito obrigado a todos pela ajuda e comentários!

    Deixem dizer que de facto tambem fiquei surpreendido com a situação! Não sou eletricista, nem nada que se pareça, mas achei o caso bastante "caricato".

    Relativamente ao cabo de terra, é mesmo terra (tem uma tensão residual) e não está a ser utilizado pelo candeeiro. Logo, gostaria de compreender como é possível efetuar a alimentação do motor desta forma (Terra + Azul - Deve ser Neutro?) e quais os riscos.

    Com o que já aqui foi dito, chame um electricista para regularizar isso tudo. Não arrisque...
  2.  # 22

    Colocado por: jorgemlflorencioCom o que já aqui foi dito, chame um electricista para regularizar isso tudo. Não arrisque...


    Ora aqui está!
    Eua até estou assustado com o que tenho lido
  3.  # 23

    Colocado por: Paramonte

    Ora aqui está!
    Eua até estou assustado com o que tenho lido


    Você é um conservador... Avesso à mudança e criatividade 🤣
  4.  # 24

    Colocado por: Paramonte

    Ora aqui está!
    Eua até estou assustado com o que tenho lido


    Está assustado com quê? O que foi falado é que os electrões não conhecem cores e que tudo funciona independentemente da cor do isolamento.

    Ninguém disse que se deve colocar o condutor verde/amarelo a fazer de fase, existem regras técnicas a cumprir para os humanos.

    Pessoalmente até já vi um circuito(shunt) a alimentar uma secção da casa, feito com um bocado de cabo coaxial, o núcleo era a fase e a malha o neutro.

    Já pouco me admira.
  5.  # 25

    Mais uma vez muito obrigado pelos comentários (construtivos) e ajuda! De forma a documentar, talvez melhor, a situação, aqui ficam algumas fotos, com o interruptor do candeeiro desligado.

    O cabo adicional que se vê na "ligação terra" (permitam que chame desta forma), foi um teste que fiz com uma lampada adicional (resultado, permanentemente alimentada, claro).