Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: wheel18

    Muito obrigado a todos pela ajuda e comentários!

    Deixem dizer que de facto tambem fiquei surpreendido com a situação! Não sou eletricista, nem nada que se pareça, mas achei o caso bastante "caricato".

    Relativamente ao cabo de terra, é mesmo terra (tem uma tensão residual) e não está a ser utilizado pelo candeeiro. Logo, gostaria de compreender como é possível efetuar a alimentação do motor desta forma (Terra + Azul - Deve ser Neutro?) e quais os riscos.

    Com o que já aqui foi dito, chame um electricista para regularizar isso tudo. Não arrisque...
  2.  # 22

    Colocado por: jorgemlflorencioCom o que já aqui foi dito, chame um electricista para regularizar isso tudo. Não arrisque...


    Ora aqui está!
    Eua até estou assustado com o que tenho lido
  3.  # 23

    Colocado por: Paramonte

    Ora aqui está!
    Eua até estou assustado com o que tenho lido


    Você é um conservador... Avesso à mudança e criatividade 🤣
  4.  # 24

    Colocado por: Paramonte

    Ora aqui está!
    Eua até estou assustado com o que tenho lido


    Está assustado com quê? O que foi falado é que os electrões não conhecem cores e que tudo funciona independentemente da cor do isolamento.

    Ninguém disse que se deve colocar o condutor verde/amarelo a fazer de fase, existem regras técnicas a cumprir para os humanos.

    Pessoalmente até já vi um circuito(shunt) a alimentar uma secção da casa, feito com um bocado de cabo coaxial, o núcleo era a fase e a malha o neutro.

    Já pouco me admira.
  5.  # 25

    Mais uma vez muito obrigado pelos comentários (construtivos) e ajuda! De forma a documentar, talvez melhor, a situação, aqui ficam algumas fotos, com o interruptor do candeeiro desligado.

    O cabo adicional que se vê na "ligação terra" (permitam que chame desta forma), foi um teste que fiz com uma lampada adicional (resultado, permanentemente alimentada, claro).
      20230127_185746_resized.jpg
      20230127_185713_resized.jpg
      Motor_garagem.JPG
    • Iko
    • 27 janeiro 2023 editado

     # 26

    Quando tinha 18 anos, e os neurónios não abundavam, e eu que nem era de charros nem bebida :)…. Fiz isso numa casa alugada para uma passagem de ano, em que ao ficarmos sem electricidade puxei da outra com cabo coaxial. (Medo) Vá que eu usei 2 cabos coaxiais mas para alimentar a casa inteira.
    Colocado por: Varejote

    Está assustado com quê? O que foi falado é que os electrões não conhecem cores e que tudo funciona independentemente da cor do isolamento.

    Ninguém disse que se deve colocar o condutor verde/amarelo a fazer de fase, existem regras técnicas a cumprir para os humanos.

    Pessoalmente até já vi um circuito(shunt) a alimentar uma secção da casa, feito com um bocado de cabo coaxial, o núcleo era a fase e a malha o neutro.

    Já pouco me admira.
  6.  # 27

    Colocado por: IkoQuando tinha 18 anos, e os neurónios não abundavam, e eu que nem era de charros nem bebida :)…. Fiz isso numa casa alugada para uma passagem de ano, em que ao ficarmos sem electricidade puxei da outra com cabo coaxial. (Medo) Vá que eu usei 2 cabos coaxiais mas para alimentar a casa inteira.


    Aquele também funcionou enquanto não ligaram um aquecedor, ao fim de 5 minutos começou a derreter a tampa da caixa de derivação por o cabo estar incandescente.
    O que vale é que começaram a sentir um cheiro a plástico derretido em casa e desligaram o quadro.

    A casa arrendada tinha sido "remodelada" antes de eles entrarem.
    • Iko
    • 27 janeiro 2023

     # 28

    Quando fiz isso, alguém passou com um carro por cima dos cabos e ficámos logo sem luz, quando fui ver o cabo coaxial estava esmigalhado o que foi estranho até eu pegar nele e percebi que estava super quente e a começar a derreter.

    (Ainda bem que não fui para electricista)
  7.  # 29

    Colocado por: wheel18Mais uma vez muito obrigado pelos comentários (construtivos) e ajuda! De forma a documentar, talvez melhor, a situação, aqui ficam algumas fotos, com o interruptor do candeeiro desligado.

    O cabo adicional que se vê na "ligação terra" (permitam que chame desta forma), foi um teste que fiz com uma lampada adicional (resultado, permanentemente alimentada, claro).
      20230127_185746_resized.jpg
      20230127_185713_resized.jpg
      Motor_garagem.JPG

    É exactamente o que pensávamos. Tem o neutro no azul e 2x a fase no castanho e no terra.
    • eu
    • 28 janeiro 2023

     # 30

    Quem faz uma asneira destas não pensa que pode morrer alguém por causa disto?
  8.  # 31

    Acho bem que estejam preocupados com a utilização do condutor de terra, com outro fim do que distribuição de terra, mas, quantos de vocês testou a proteção diferencial no ultimo ano (já só falo em carregar no botão de teste)?
    • eu
    • 28 janeiro 2023

     # 32

    Colocado por: BigmouseAcho bem que estejam preocupados com a utilização do condutor de terra, com outro fim do que distribuição de terra, mas, quantos de vocês testou a proteção diferencial no ultimo ano (já só falo em carregar no botão de teste)?


    Faço-o duas vezes ao ano, e de uma forma melhor: tenho aqui uma lâmpada de teste, que ligo entre a fase e a proteção (terra) em todas as tomadas.

    Para já, e após 13 anos, os diferenciais continuam a funcionar bem.
  9.  # 33

    Colocado por: euFaço-o duas vezes ao ano, e de uma forma melhor: tenho aqui uma lâmpada de teste, que ligo entre a fase e a proteção (terra)


    Melhor ainda, era fazer o ensaio com o equipamento de testes. só assim consegue-se aferir se o diferencial está a funcionar dentro dos limites amperímetros e cronométricos.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 34

    Colocado por: Bigmousequantos de vocês testou a proteção diferencial no ultimo ano (já só falo em carregar no botão de teste)?

    O que é que deve acontecer quando se carrega no botão?
  11.  # 35

    Colocado por: Pickaxe
    O que é que deve acontecer quando se carrega no botão?

    O diferencial dispara
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pickaxe
  12.  # 36

    O que acontece, é que irá simulada uma corrente de fuga e o diferencial deverá disparar.

    Senão disparar, está na hora de o substituir.

    em situação normal os diferenciais atuam entre 50 e 100% da sensibilidade e deverão atuar em menos de 300ms.

    Colocado por: PickaxeO que é que deve acontecer quando se carrega no botão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pickaxe
      Captura de ecrã 2023-01-28 192245.jpg
    • eu
    • 29 janeiro 2023

     # 37

    Colocado por: BigmouseMelhor ainda, era fazer o ensaio com o equipamento de testes. só assim consegue-se aferir se o diferencial está a funcionar dentro dos limites amperímetros e cronométricos.


    Ainda vai chegar o dia em que seja obrigatório fazer uma revisão periódica das instalações elétricas.

    Outra questão que merece alguma atenção são os apertos nos quadros elétricos. Com o tempo, os condutores ficam mais soltos e podem provocar pontos quentes e até incêndios.
 
0.0214 seg. NEW