Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde srs arquitectos,

Quando os senhores arquitectos submetem um pedido de alteração a licença de loteamento, verificam se o lote para o qual se pede a alteração das prescrições, é todo urbano no PDM?
    Próximos capítulos a seguidas respostas...
  2.  # 2

Se o lote está situado num alvará de loteamento urbano... Supostamente estará em área urbana.

Explique se lá!

Ps: para se proceder à alteração de índices de utilização, teria sempre de se proceder ao enquadramento e índices em vigor para a zona.
  3.  # 3

Obrigada Pedro

Ora então vamos lá, eu comprei um lote pertencente a um loteamento de 2002, com 420 M2. Como as prescrições do alvará eram básicas (G/H/H) com um retângulo de implantação 10*12.5, pediu-se uma alteração da licença a câmara (em Maio de 22) para uma implantação de 167m2 em L (G/H) portanto 334m2 de construção e por isto ninguém implicou. No entanto a Sra da câmara após 7 meses e depois de ter pedido mais uns elementos para o processo e tal, diz-nos que para fazermos a casa como queremos temos que esperar por a alteração do PDM porque no PDm há uma área do meu lote que é floresta de proteção. 🤨 E que não pode aprovar porque o PDM é lei independentemente de se alguém quando desenhou o PDM ter desenhado mal.
  4.  # 4

Colocado por: Fresiaslteração do PDM porque no PDm há uma área do meu lote que é floresta de proteção. 🤨 E que não pode aprovar porque o PDM é lei independentemente de se alguém quando desenhou o PDM ter desenhado mal.

lolol.. Logo vi...
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas

lolol.. Logo vi...

Já marcou uma reunião na CCDR?
  6.  # 6

Colocado por: Pedro Barradas
    Já marcou uma reunião na CCDR?

Desculpe a minha ignorância, mas não sei o que é a CCDR, vou googlar 🫣
  7.  # 7

Colocado por: Fresiasmas não sei o que é a CCDR

Pergunte ao arquiteto que está a tratar do assunto.. marquem uma reunião conjunta ente o Urbanismo e a CCDR... para esclarecimentos, parecer. etcc...
    Asneira alguém a fez... é ver como desbloquear a situação..sem ter de esperar por revisões de PDM ( quando foi a ultima vez?).
  8.  # 8

Obrigada Pedro assim farei

A última foi em 2015 e esta a decorrer a 3 revisão,que não faço a mínima ideia quanto terminará.
  9.  # 9

As câmaras aprovam loteamentos urbanos em zona florestal, e nunca são responsáveis por nada !!! Atiram para o termo de responsabilidade do projetista.
    Se está a decorrer uma revisão do PDM, é tentar aproveitar a boleia, mas pode ter que esperar uns anos.
    Concordam com este comentário: Fresias
  10.  # 10

A alteração visa que itens exactamente?
  11.  # 11

Colocado por: ADROatelierA alteração visa que itens exactamente?

Alteração da mancha de implantação e aumento de 125 para 167m2, redução de um piso e redução da área de construção.
    O meu lote é o fim do loteamento e o Sr que desenhou o loteamento no PDm em vez de colocar 20.40m de comprimento no lado direito do lote, colocou 12,90.o que faz com que um triângulo do meu lote fique em floresta de proteção.
  12.  # 12

Em termo de hierarquia, o PDM é o chefe. Seria o alvará que deveria ter obedecido ao PDM.
    É a alteração que pisa a floresta de protecção?
    Ou já antes o polígono de implantação estava mal e já pisava a "floresta"?
  13.  # 13

Pareceu-se que meteram uma mancha florestal da carta de ordenamento sobre uma operação de loteamento existente... Foi isso que entendi.
  14.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasPareceu-se que meteram uma mancha florestal da carta de ordenamento sobre uma operação de loteamento existente... Foi isso que entendi.

A mim pareceu-me que foi ao contrário, meteram um loteamento (parte de um lote) em cima de uma mancha florestal.
  15.  # 15

Colocado por: Fresiasalguém quando desenhou o PDM ter desenhado mal.

Olha que não...
  16.  # 16

Colocado por: Pedro Barradasmarcou uma reunião na CCDR?

Demora meses e tem de andar sempre em cima insistir,e se precisa de algum parecer planta não basta em reunião
  17.  # 17

Colocado por: NTORIONDemora meses

depende da CCDR...
  18.  # 18

Colocado por: Pedro BarradasPareceu-se que meteram uma mancha florestal da carta de ordenamento sobre uma operação de loteamento existente... Foi isso que entendi.

Pelo o que o meu arquitecto diz é mais isso. Agora é arranjar forma de resolver, seja alterando o projecto ou esperando pela famosa alteração de PDM. A posteriori e quando estiver tudo resolvido colocarei (não coloco agora porque não sei quem por aqui anda e não quero arranjar ainda mais problemas para mim) fotos do PDM e do loteamento para apreciarem 😉 e entenderem o quão descabida está situação é. Muito obrigada a todos.
  19.  # 19

Já agora uma dúvida sobre o mesmo tema.
    quando propomos a alteração a um loteamento (alteração de um lote; mais ou menos anexos, implantação, etc) as Câmaras revêm o loteamento resultante à luz do PDM em vigor, ou podem considerar as regras em vigor a quando da implementação inicial do loteamento ?
    Pergunto isto porque já me aoonteceu, a quando do pedido de alteração de um loteameto (que consistia em anexar um terreno contíguo ao loteamento), a Câmara ter respondido que com a alteração proposta, à luz do novo PDM, iríamos perder área de construção. Nessa altura, desistimos da anexação. Era demasiado ridículo: com o lote maior, resultante da alteração proposta, iríamos ficar com menos capacidade construtiva.
  20.  # 20

Aqui em Sintra, da experiência que tenho, à luz do novo PDM

0.0200 seg. NEW