Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Tenho uma grande dúvida que até ao momento ainda ninguém conseguiu esclarecer e que diz respeito às loiças sanitárias, é que no regulamento geral das edificações urbanas, algures no Art.68.º refere qualquer coisa como, que numas das casas de banho da habitação deverá existir um bidé. Isto continua a ser aplicado à letra, ou seja, quando os projetos de arquitetura são submetidos às câmaras é tido em conta esta orientação obsoleta?

    Há por aqui alguém, que tenha esta experiência com a Câmara de Mafra?
  2.  # 2

    sim, tem de cumprir a legislação aplicável nos projetos entregues.
    O seu arquiteto não sabe responder?

    O assunto é aplicável a nível nacional. não tem nada a haver com ser na câmara x ou Y.
    Concordam com este comentário: marco1
    •  
      Dom
    • 13 fevereiro 2023

     # 3

    Também quis remover o bidé e deparei-me com esse artigo. O que me aconselharam a fazer foi instalar o bidé só "para freguês ver" e depois removê-lo.
    Talvez me esteja a escapar algum propósito para sermos obrigados a ter uma casa de banho com bidé. Até alguém me indicar um bom argumento para a necessidade da existência desta peça de louça sanitária, acho só parvo.
  3.  # 4

    Colocado por: DomAté alguém me indicar um bom argumento para a necessidade da existência desta peça de louça sanitária

    O argumento é relativamente simples.
    À 60 anos (rgeu) os Portugueses eram muito porcos(!) e, mesmo agora, só com leis obrigatórias é que fazem o que deve ser feito(!).

    Ok… já não somos porcos, tb sou dos que não vejo necessidade (por falta de uso) da peça, mas… o regulamento nunca fui alterado.
    Portanto…
    Uma IS tem de o ter lá. Pelo menos até à licença (caso haja controlo).

    E mais confusão dá se metermos as acessibilidades pelo meio.
    Porque não sendo uma peça necessária para cumprir acessibilidades há CMs que implicam caso não o seja.

    É à moda…
    Não vale de muito explicar/comprar guerras.
    O seu técnico que pergunte qual é a moda com que trabalha e projecte para isso.


    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dom, MSequeira
  4.  # 5

    Colocado por: Dom. Até alguém me indicar um bom argumento para a necessidade da existência desta peça de louça sanitária


    O cumprimento da lei. É esse o argumento.
  5.  # 6

    Colocado por: gil.alvesOk… já não somos porcos, tb sou dos que não vejo necessidade (por falta de uso) da peça, mas… o regulamento nunca fui alterado.
    com a agravante da lei das acessibilidades agora também o requerer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MSequeira
  6.  # 7

    Colocado por: gil.alvesPorque não sendo uma peça necessária para cumprir acessibilidades há CMs que implicam caso não o seja.
    a lei exige que haja um bidé.
  7.  # 8

    isso é o que nunca hei de entender no 163, o bidé em caso de adaptação da wc para mobilidade condicionada não é considerado peça acessivel, portanto porque é que o 163 o exige á partida.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  8.  # 9

    Colocado por: DomAté alguém me indicar um bom argumento para a necessidade da existência desta peça de louça sanitária, acho só parvo.
    Lavar o traseiro depois de usar a sanita. E o pipi (as mulheres claro).
    Concordam com este comentário: treker666
  9.  # 10

    Colocado por: BelhinhoLavar o traseiro depois de usar a sanita. E o pipi (as mulheres claro).


    Realmente não existe noção, mesmo no que diz respeito às acessibilidades, ter bidé e uma banheira só causa estorvo.
  10.  # 11

    O bidé serve para lavar as vergonhas em condições, com o duche higiénico com o tamanho de várias sanitas, deduzo que faça pouco mais que molhar as vergonhas.
  11.  # 12

    Colocado por: DomAté alguém me indicar um bom argumento para a necessidade da existência desta peça de louça sanitária, acho só parvo.


    Acho estranho é ainda se pensar em utilizar papel higiénico para limpar as partes em vez de agua, isto em pleno séc XXI. Claro que muitos dirão que usam o chuveiro higiénico bla bla bla...mas a verdade é que o povo Português tem hábitos de higiene miseráveis.
    Concordam com este comentário: Belhinho
    •  
      Dom
    • 13 fevereiro 2023

     # 13

    Colocado por: Pedro Barradas

    O cumprimento da lei. É esse o argumento.

    Certo mas lá porque a lei existe, não significa que não necessite de uma atualização.

    Colocado por: BelhinhoLavar o traseiro depois de usar a sanita. E o pipi (as mulheres claro).
    Concordam com este comentário:treker666


    E tampos de sanita japanese style? Aquecido e com água quente pro inverno. Esses lavam e secam e se for preciso até têm música. Deixa de haver necessidade de um bidé.
  12.  # 14

    Agora já percebo a corrida ao papel higiénico na altura do confinamento... 😂
  13.  # 15

    Colocado por: DomCerto mas lá porque a lei existe, não significa que não necessite de uma atualização.
    até lá há que cumprir a mesma
  14.  # 16

    Eu e a minha família não quereríamos uma casa sem bidé...mas são gostos. lol
  15.  # 17

    A seguir aos dias que se come uma boa feijoada ou que exageramos e o intestino fica solto como um passarinho, dá jeito ter um bidé pois de papel não fica limpo em condições :)

    Na minha casa tb não iam colocar, mas eu quis.
  16.  # 18

    Ver a partir do minuto 6 a explicação da necessidade do bidé :)

    https://www.youtube.com/watch?v=TX1sRxCrduA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 19

    bidet it is!!!
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  18.  # 20

    Entendo totalmente o argumento do bunker, mas convenhamos que não é aplicável à vida diária das pessoas.
    Eu tenho bidé (tinha 2, só tenho 1 agora), sempre tive na casa de banho dos meus pais, devo ter usado aquilo meia dúzia de vezes a vida inteira.
    E entendo totalmente o argumento da higiene e até da poupança e do ambiente. Mas que raio nunca me habituei a usar aquilo. Sempre serviu mais para depositar roupa do que outra coisa qualquer.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, Dom
 
0.0194 seg. NEW