Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1tipo de parede CF30

Pode não ser dotada de compartimentação, a maioria não é ( nem tem de ser). Está integrada na UTII (Estacionamentos)
    •  
      Dom
    • 17 fevereiro 2023

# 22

Colocado por: Pedro Barradas
    O espaço não é "seu", entende!? não é para ter lá coisas a "desarrumar", fixas ou não. o que for.

Continuo a não perceber porque estamos a discutir isto. Tudo o que me indicou, eu tenho conhecimento de. Somente referi que não concordava com a lei ser tão abstrata.

Dando um exemplo visto que não me devo ter expressado bem. Gosta de ser comido pelo estado? Eu não! Mas é o que está estipulado e tem de ser. No entanto, eu posso ter uma opinião sobre isso, ou não?
    Há certas discussões neste forum que eu não entendo. Não acrescentam nada aos tópicos e só fazem com que as pessoas se abstenham de comentar para evitar estas situações.
  2.  # 23

Colocado por: marco1box é uma coisa, lugar de estacionamento é outra.
    verifiquem bem os projetos aprovados e respetivas especialidades e a demais legislação.
    num lugar de estacionamento é como um estacionamento de um supermercado ou na via publica, tem marcado no chão o espaço e é para estar lá apenas os veiculos mais nada, já a box que foi projetada como divisão fechada e como tal cumprindo com todos os requisitos legais , ventilação , tipo de parede CF30, penso, pode lá ter o que quiser á responsabilidade do proprietário.
  3.  # 24

Colocado por: DomHá certas discussões neste forum que eu não entendo.

Não entende, ou não quer entender... Ou melhor não lhe dá jeito entender.
  4.  # 25

Como sou administrador do meu prédio agora ando em cima destes assuntos.
    Infelizmente já li que o seguro foge ás responsabilidades e não concordo.
    Se o carro arder tmb é inflamável...
    Quanto à marcação eles têm que avisar com 15 dias de antecedência.
    Nas duas reuniões que convoque de 20 aparecem 9 e 2 procurações porque muita gente fala mas aparecer nas reuniões está quieto.
    E a ultima foi para decidir colocar capoto 😅
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neodymium
  5.  # 26

Na minha opinião há indiscutível diferença entre garagem/box e lugar de estacionamento.
    Óbvio que num lugar de estacionamento muitas vezes pouco mais espaço tem do que o carro em si. Tendo espaço o bom senso tb tem que imperar, ter uma coisa ou outra lá armazenada tb não é problema. Mas depois pode haver abusos, e por causa disso geralmente em assembleia decide-se retirar tudo. Tem que se aceitar, é espaço em compropriedade...

Outros claramente abusam em utilizar o total lugar de estacionamento para armazenamento de todo o tipo de coisas que não o carro. Óbvio que não é correcto.

Onde vivo todos têm garagem, mas no túnel de acesso 3 ou 4 condóminos estacionam em frente à sua garagem. É frustrante ter que ser agente de bom senso. Naquelas cabecinhas não entra o pensamento que está a incomodar e a dificultar muito o acesso dos outros? É mesmo triste.
    E é por estas razões que tem que imperar a lei e as decisões da assembleia, não há bom senso mesmo quando lhes dizem
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Quilleute
  6.  # 27

No nosso caso é tudo garagem e pelos estatutos podemos fechar a garagem totalmente ou fazer arrumos mas ninguém quer gastar 🤑
  7.  # 28

Colocado por: spvaleNo nosso caso é tudo garagem e pelos estatutos podemos fechar a garagem totalmente ou fazer arrumos mas ninguém quer gastar 🤑

Os estatutos não evitam que seja preciso licenciamento.
  8.  # 29

Colocado por: rjmsilva

Os estatutos não evitam que seja preciso licenciamento.

Fechar uma garagem é preciso, é colocar 1 portão?.O meu pai já fez e não foi preciso...
  9.  # 30

Colocado por: spvaleFechar uma garagem é preciso, é colocar 1 portão?.O meu pai já fez e não foi preciso...

Porque muito provavelmente fez ilegalmente. A assembleia até pode aprovar por unanimidade, mas se não fazem alteração à PH arrisco-me a dizer que é ilegal.
  10.  # 31

é ilegal pois é uma alteração ao projeto aprovado suscetivel de licenciamento.
    não se trata de demolir uma parede ou construir uma parede dentro de uma fração.
  11.  # 32

Basta aparecer um vizinho mais picuinhas e arranja confusão à conta disso.
  12.  # 33

Colocado por: rjmsilvaBasta aparecer um vizinho mais picuinhas e arranja confusão à conta disso.

Não digo que não tenham razão mas estando algumas desde a construção inicial se alguém quiser posteriormente não tem mal.
    Mas em portugal acredito em tudo...
  13.  # 34

Colocado por: spvalenão tem mal.
    Mas em portugal acredito em tudo...

Não tem mal se todos tiverem as mesmas condições para fechar e todos concordarem. Em princípio ninguém arranja confusão.

Legalmente tem que se perceber que o espaço é em compropriedade e, como foi dito acima, ainda que todos concordem carece de decisão da assembleia de alteração da PH, Licenciamento da obra etc etc
  14.  # 35

Garagem/ parqueamento, é sometne para isso mesmo (estacionamento/ parqueamento de meios de transporte), não é para "arrumos", nem para ter moveis com tralha, oficinas... com o economato, com a lenha os pellets.
    Qual é a dúvida!?
    Pior ainda se o espaçoem causa é umlocal partilhado.. Nas boxes, fechadas, a coisa poderá ser mais leviana, agora em espaços comuns...

Meu estimado, as garagens são somente para parqueamento?

Talvez devesse reler a meia dúzia de súmulas dos arestos que repliquei neste mesmo fórum em 25.11.2006. Não fazem jurisprudência, mas ...

Quanto ao lugares de parqueamento não autonomizados (v.g. pintados com traços no pavimento), as regras serão diferentes, não pela comunhão que impende sobre os mesmos, atento o regime da compropriedade (até porque gozam de fruição exclusiva), mas por outras especificidades, nomeadamente, e sem prejuízo de outras, pela exiguidade dos espaços, falta de segurança, privacidade, etc..

Mas isto é matéria que careceria de uma maior densificação... Fica para futuras calendas... a minha disponibilidade por ora é nenhuma, se tudo correr pelo melhor, estarei de regresso ao fórum lá para meados de Junho...

Abraço para todos!

https://apropriedadehorizontal.blogspot.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar, LrLisboa, snob, NAV
    • snob
    • 18 fevereiro 2023 editado

# 36

Colocado por: happy hippyMas isto é matéria que careceria de uma maior densificação... Fica para futuras calendas... a minha disponibilidade por ora é nenhuma, se tudo correr pelo melhor, estarei de regresso ao fórum lá para meados de Junho...

Antes de mais, sinto-me obrigado a agradecer a este user pela elevada qualidade dos seus contributos (sou conhecedor do seu blog). Nota-se bem que percebe da poda. São os users com a sua categoria que ainda me motivam a continuar a frequentar este fórum.

Só acrescentar que tenho um apartamento num edifício (do qual sou administrador pro bono, pago quotas de acordo com a minha permilagem e faço a administração de borla, mas já estou a ficar cansado, ninguém agradece nada) com garagens compartimentadas e cada uma com a sua porta interior. Como é obvio, cada condómino, além das viaturas, guarda nelas diversos objetos pessoais. Sucede que há uns anos fui alvo de um furto de vários objetos no seu interior (caixa de ferramentas e um casaco de mota), nessa sequência o meu seguro de recheio indemnizou-me relativamente aos bens furtados (cerca de 800 euros).

No mesmo edifício existem frações comerciais também com garagens da mesma tipologia e com o mesmo acesso comum aos moradores, um talho e uma churrasqueira, que fazem uso da garagem como armazém. Segundo ouvi dizer, a câmara não autoriza a colocação de arcas frigoríficas nas garagens, pois viola a licença de utlização. Mas é assunto que ainda não aprofundei...
    Concordam com este comentário: jo_jo
    • size
    • 18 fevereiro 2023 editado

# 37

Colocado por: snob

No mesmo edifício existem frações comerciais também com garagens da mesma tipologia e com o mesmo acesso comum aos moradores, um talho e uma churrasqueira, que fazem uso da garagem como armazém. Segundo ouvi dizer, a câmara não autoriza a colocação de arcas frigoríficas nas garagens, pois viola a licença de utlização. Mas é assunto que ainda não aprofundei...

Nada de anormal, utilização da garagem como armazém, ou arrumos.
    A Câmara não percebe nada da poda :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  15.  # 38

Colocado por: happy hippyMeu estimado, as garagens são somente para parqueamento?

É, é verdade... em particular desde que que entrou em vigor a actual Legislação SCIE (2008)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  16.  # 39

Mas, por vezes (é raro não ver um parqueamento assim hoje em dia), tem arrumos isolados (com porta e corredor) ou mesmo em frente aos lugares de estacionamento.
    • Zarb
    • 20 fevereiro 2023

# 40

O espaço não é "seu", entende!? não é para ter lá coisas a "desarrumar", fixas ou não. o que for.

Não é porquê?

0.0298 seg. NEW