Iniciar sessão ou registar-se
    • CM2021
    • 20 fevereiro 2023 editado

     # 1

    Tenho uma moradia em banda num pátio privado (mas de acesso livre) em que o ramal é partilhado por várias casas.

    A e-redes recusa-se a aumentar a potência de 3,45kVA para 4,6kVA, argumentando que não pode alocar mais potência ao pátio. Seria possível solicitar um ramal dedicado à minha habilitação?

    Ou haveria alguma alteração possível ao quadro que pudesse ser feita, de forma a poder ter uma placa de indução e máquina de lavar e secar roupa? Ex: disjuntores separados?

    Para uma utilização normal, preciso de poder utilizar uma zona da placa e o forno eléctrico/microondas. A máquina de lavar e secar, só utilizaria à noite.

    Electrodomésticos sempre ligados, tenho termoacumulador, frigorífico, router wifi e tv em standby. Mais algumas luzes LED que possam estar ligadas. Tenho AC, mas é raro usar (além de poder desligar o mesmo se usando outros equipamentos). 4,6kVA era mais que suficiente na minha habitação anterior.

    O que poderei fazer, neste caso? Alguma recomendação a nível de equipamentos, alteração ao quadro eléctrico ou solução através da e-redes?
  1.  # 2

    3.45KVA, monofasico com alguns cuidados, tb dará.
    Meus pais tem essa potência, tudo eléctrico.
  2.  # 3

    Mais um com tudo elétrico. Placa de indução, forno, microondas, termoacumulador, carros elétricos. Tudo com 3,45kVA. É apenas uma questão de gestão. Uma zona de placa e forno conseguem funcionar ao mesmo tempo, desde que não seja um bico maior em modo BOOST ou algo parecido.
  3.  # 4

    Colocado por: ruicarlovÉ apenas uma questão de gestão.


    é uma questáo de gestão, mas que é chato atualizar os relógios de todos os aparelhos eletronicos que temos em casa, é.
  4.  # 5

    Não percebi essa. O que tem os relógios a ver com isso?
  5.  # 6

    Colocado por: ruicarlovNão percebi essa. O que tem os relógios a ver com isso?


    cheguei a ter na casa antiga 3,45 e sempre que ligava mais um aparelho lá ia o geral abaixo. estar depois a acertar todos os relógios era um grande frete.
  6.  # 7

    Já tive relógios desses, mas troquei-os :)
    • CM2021
    • 21 fevereiro 2023 editado

     # 8

    Agradeço os comentários.

    Conforme indiquei, eu não tenho uma utilização muito intensiva, apesar disso, é fácil fazer o quadro disparar. Actualmente, com uma zona da placa vitro cerâmica e microondas a 600w, já dispara. Não são tanto os relógios, mas o router a ir abaixo. Quem precisa de internet para reuniões, por exemplo, deve perceber.

    Estive a ver algumas placas de indução de 2 zonas, a maioria indica potência de ligação de 3500-3700w. É possível ligar uma placa destas, não fazendo uso total da mesma?

    Quanto ao contador, ajudaria ter disjuntores separados ou outra configuração?

    Relativamente à minha situação houve má fé da e-redes, pois eu fiz o pedido de aumento de potência, fizeram-me perder tempo e gastar dinheiro a arranjar toda a espécie de documentos e por fim simplesmente negaram o pedido. De acordo com o site deles, deveriam ter seguido com pedido de ligação. Por motivos que desconheço, não o quiseram fazer. Este ano vou voltar a tentar, nem que seja através de um julgado de paz.

    https://www.e-redes.pt/pt-pt/pretendo-aumentar-potencia-da-minha-instalacao-como-posso-faze-lo#menu
  7.  # 9

    Colocado por: CM2021Actualmente, com uma zona da placa vitro cerâmica e microondas a 600w, já dispara.

    Uma placa vitro necessita de muita mais potencia que uma placa de indução, eu falo por experiencia própria pois a minha placa é mista
  8.  # 10

    Colocado por: CM2021Estive a ver algumas placas de indução de 2 zonas, a maioria indica potência de ligação de 3500-3700w. É possível ligar uma placa destas, não fazendo uso total da mesma?

    se usar um foco, não vai usar a totalidade da potencia... depois os focos trabalham com impulsos intermitentes, ou seja, por ciclos. pode até utilizar ambos os focos em simultâneo.


    Colocado por: dom123Uma placa vitro necessita de muita mais potencia que uma placa de indução,

    Ora.. ambas as tecnologias (high-light e Indução) são vitroceramicas = vidro de protecção.
  9.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasOra.. ambas as tecnologias (high-light e Indução) são vitroceramicas = vidro de protecção.

    Deu para perceber 🤪
  10.  # 12

    Agradeço as respostas. Como a placa vitrocerâmica que tenho actualmente já estava instalada, não sei bem a potência da mesma. Mas dado que tem 4 zonas, foi um pouco ambicioso da parte do construtor…

    Ok, então não há nenhum constrangimento na instalação da placa, desde que não exceda a potência do local.

    Vi esta placa da Whirlpool:
    https://www.whirlpool.pt/w/placa-de-inducao-e-vitroceramica-da-whirlpool-ws-q0530-ne/859991589810

    No site dizem: "É possível mudar para indução sem qualquer impacto no sistema elétrico: a potência total da placa é de 7.2kW por defeito, mas pode facilmente ser ajustada para 2.5kW, 4kW ou 6kW."

    O que querem dizer com isto? No manual da placa não refere nada.
  11.  # 13

    Colocado por: CM2021Agradeço as respostas. Como a placa vitrocerâmica que tenho actualmente já estava instalada, não sei bem a potência da mesma. Mas dado que tem 4 zonas, foi um pouco ambicioso da parte do construtor…

    Ok, então não há nenhum constrangimento na instalação da placa, desde que não exceda a potência do local.

    Vi esta placa da Whirlpool:
    https://www.whirlpool.pt/w/placa-de-inducao-e-vitroceramica-da-whirlpool-ws-q0530-ne/859991589810

    No site dizem: "É possível mudar para indução sem qualquer impacto no sistema elétrico: a potência total da placa é de 7.2kW por defeito, mas pode facilmente ser ajustada para 2.5kW, 4kW ou 6kW."

    O que querem dizer com isto? No manual da placa não refere nada.


    Se lhe reduzir a potência, caso dê, o que vai fazer é que a mesma seja menos potente.. logo não vai conseguir o maximo de débito para que a mesma foi feita.

    Com isto tudo quero dizer que vai levar mais tempo a fazer o comer :P
  12.  # 14

    Colocado por: CM2021No manual da placa não refere nada.

    As placas de indução permitem limitar a potência. Está descrito no manual de utilização o procedimento.

    Tenho uma na casa dos meus pais de 7200kW,limitada aos 4kW, pois a alimentação eléctrica está realizada com cabo 2,5mm2.
  13.  # 15

    Colocado por: polomotionseja menos potente.. logo não vai conseguir o maximo de débito para que a mesma foi feita.


    Depende. Se estiver a utilizar somente um foco no boost, não é afectado. A placa vai gerir o consumo.
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    • 22 fevereiro 2023 editado

     # 16

    Colocado por: polomotionCom isto tudo quero dizer que vai levar mais tempo a fazer o comer :P


    Só se esse comer implicar ter todas as zonas no máximo.

    Tive uma whirlpool também, limitada a 2500W (10A) para partilhar 16A com um forno de 2400W.

    Nunca sentimos qualquer limitação no dia a dia.

    Actualmente tenho outra whirlpool mais recente limitada a 16A (cabo de 4mm e disjuntor de 20A) mas nao quero que a placa use a potência contratada toda :)
  14.  # 17

    Na minha placa de indução do IKEA, o foco que mais usamos é o mais pequeno, que consome cerca de 1kW a debitar a potência máxima. Logo a menos que tenha muitos focos ao mesmo tempo não tenho problema. Ou então que estejam vários focos, mas do género na posição 3 ou 4.
  15.  # 18

    Agradeço novamente as respostas. Vou tentar perceber como é a questão de limitar a potência na placa, talvez seja útil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yana
  16.  # 19

    Colocado por: CM2021No site dizem: "É possível mudar para indução sem qualquer impacto no sistema elétrico: a potência total da placa é de 7.2kW por defeito, mas pode facilmente ser ajustada para 2.5kW, 4kW ou 6kW."

    O que querem dizer com isto? No manual da placa não refere nada.

    No manual dessa placa, tem lá a descrição de como o fazer !!. Mas as pessoas já não sabem ler!!? ;)
      Captura de ecrã 2023-02-23 091629.jpg
    •  
      larkhe
    • 23 fevereiro 2023 editado

     # 20

    Bom dia

    mais um com quase tudo electrico Forno , placa induçao MLL, Arcondicionado 6 kw, ferro caldeira etc etc e apenas 3.45kva


    As placas de indução costuma ser possível limitar a potencia algumas chegam aos 7kw a minha esta limitada aos 3kw é de 4 focos/bicos

    consigo ter ligado o forno e 2 focos em simultâneo
 
0.0213 seg. NEW