Iniciar sessão ou registar-se
    • shake
    • 21 fevereiro 2023 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de tornar a minha morada sustentavel, modo a consumir apenas energia solar. O ideal seria painel fotovoltaicos com bateria para consumo diario da casa (dia e noite) e o que nao e consumido/acumulado nas baterias seria injectado/vendido para a rede. Nao tenho ideia mesmo se e possivel, gostaria so que me apontassem para a direcao certa. O que e que me aconselham?

    Reparei noutras "discussoes" do Forum Da Casa que falaram do solius, eu nao consegui perceber se e uma boa empresa ou nao.

    Tambem ha outra discussao saudavel recente sobre paineis aqui
    https://forumdacasa.com/discussion/89970/paineis-fotovoltaicos-para-auto-consumo-3/#Comment_2029777
    • shake
    • 21 fevereiro 2023 editado

     # 2

    Muito obrigado
  1.  # 3

    O meu material foi vendido pela Solius e não tenho razão de queixa.
    Os painéis são da JA Solar e têm uma performance muito boa
    Mas acompanhe o tópico em causa que tem lá muita informação
    https://forumdacasa.com/discussion/89970/paineis-fotovoltaicos-para-auto-consumo-3/#Comment_2029777
  2.  # 4

    Viver off-grid não é permitido cá. Pelo menos uma potência contratada mínima terá de ter (e deve ter, há dias que o sol nem para cozer feijões dá).

    É preciso pesar se o custo das baterias (seguramente acima de 300€/kWh nas soluções de mercado) faz sentido considerando potencial retorno (spoiler alert: não faz). Só faz sentido se for um carola, se fizer a instalação por si próprio e por aí fora.
    Ou então, claro, se fizer sentido pela potencial independência.
    Concordam com este comentário: dom123
  3.  # 5

    Colocado por: Bruno.AlvesViver off-grid não é permitido cá. Pelo menos uma potência contratada mínima terá de ter (e deve ter, há dias que o sol nem para cozer feijões dá).

    É preciso pesar se o custo das baterias (seguramente acima de 300€/kWh nas soluções de mercado) faz sentido considerando potencial retorno (spoiler alert: não faz). Só faz sentido se for um carola, se fizer a instalação por si próprio e por aí fora.
    Ou então, claro, se fizer sentido pela potencial independência.
    Concordam com este comentário:dom123


    Por curiosidade gostava de saber qual a justificação legal para tal. Porque a realidade é que muita gente o faz com nenhuma consequência. Basta procurar "Portuguese quinta" no YouTube.
  4.  # 6

    Colocado por: Bruno.AlvesViver off-grid não é permitido cá.


    Quanto muito não é permitido onde os serviços estejam presentes e mesmo para esta questão desconheço a legislação que o impeça.
 
0.0074 seg. NEW