Iniciar sessão ou registar-se
    • lopez
    • 24 outubro 2023 editado

     # 161

    A árvore é esta.
  1.  # 162

    arvores secas são um perigo de manusear (e duvido que a consiga secar), chame alguém profissional para cortar isso não é nenhuma fortuna e é mais barato que partir o telhado ou vidros da casa
  2.  # 163

    Aquilo parece ser um tronco de palmeira seco com uma hera, não é nada demais cortar, isto se n tiver já podre e sujeito a cair sozinho.
  3.  # 164

    agora é mais fácil avaliar, podia ser algo perigoso e não valia a pena arriscar.
    é ir cortando de cima para baixo às fatias
  4.  # 165

    Acham que basta cortar e não volta a crescer? Não me parece que esteja seca
  5.  # 166

    Com essa foto no se consegue avaliar melhor. Se for palmeira está seguramente morta. É o que me parece, com uma hera a trepar.
    E se for palmeira o tronco apodrece rápido, e com essa inclinação em breve tomba.
  6.  # 167

    Um amigo com um trator. Prende uma cinta á volta do tronco e arranca isso.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 168

    Colocado por: BelhinhoUm amigo com um trator. Prende uma cinta á volta do tronco e arranca isso.


    ou prende uma corda ao párachoques e deixa lá o párachoques 👌
  8.  # 169

    Portanto, um tronco com pouco mais de 2 metros de altura... Eu sozinho, com um machado e com uma serra dava cabo disso à vontade numa manhã de trabalho 😎 E sim, falo com experiência 👌
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    • hangas
    • 24 outubro 2023 editado

     # 170

    Colocado por: NTORIONAquilo parece ser um tronco de palmeira seco com uma hera, não é nada demais cortar, isto se n tiver já podre e sujeito a cair sozinho.



    Se for realmente uma palmeira, é relativamente fácil de cortar até ao cepo. Já arrancar as raizes.. boa sorte a fazer isso à mão.

    Também tinha uma que um pouco mais pequena que foi atacada pelo escaravelho e partiu ao meio nas ventanias do ano passado.
    Aos poucos consegui ir arracando a parte que ficou até ao cepo. Esse só saiu de mini-escavadora e foi preciso alargar o buraco um bocado para tirar a maior parte das raizes.

    Mas também me parece uma palmeira, que pode até já ter morrido, e as heras tomaram conta disso (isso é outra praga só por si - enquanto houver um ramito debaixo da terra ela vai sempre rebentar outra vez.)
  9.  # 171

    Ninguém falou em arrancar raízes 😁
    Isso já envolve outro tipo de alfaias...
    Concordam com este comentário: hangas
  10.  # 172

    Mas se for uma palmeira e estiver viva, está realmente muito perto da casa. Já ouvi estorias de raizes de palmeira a entrar por canalizações a dentro quase até as torneiras.
  11.  # 173

    Não percebo nada de palmeiras mas essa parece morta
  12.  # 174

    Essa palmeira, é somente cortar junto à base.
    Até com uma corrente-serra manual isso vai...
    Essa palmeira já foi, deve ter sido vitima do escaravelho.
  13.  # 175

    Não precisa de arrancar raízes nenhumas estando morta as raízes já n rebentam, aliás a palmeira é daquelas árvores que indo a folha (topo) morrem, daí não resistirem à praga do escaravelho que tantas dizimou, essa deve ter sido mais uma.

    Nem sei se se pode chamar madeira a isso, é um conjunto de fibras que apodrece rapidamente, QQ motosserra ou Machado desfaz isso em 3 tempos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 176

    Quando for lá tiro uma foto mais perto.
    Mas se estiver seca já estou mais descansado.
    O meu receio era continuar a crescer e as raízes também crescerem e racharem alguma parede da casa (conheço um caso de que a pessoa teve de tirar a palmeira ou daqui a uns anos as raízes da palmeira começavam a rebentar com o chão)
 
0.0385 seg. NEW