Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: brunoaEu tenho tudo elétrico e tenho pena da opção da BC ter sito trifásica, obrigando a ter instalação trifásica. Conseguiria ligar tudo o que ligo em simultâneo com potencia contratada inferior em monofásico. São cerca de 35 euros anuais a mais que vão para "o lixo".

Cada caso é um caso e o meu concelho é fazer as contas e dimensionar as coisas bem, no fim deixar uma margem de erro para cima na potência a certificar.
  2.  # 22

Colocado por: brunoa

Hoje em dia isso já não é assim com os novos contadores com netmetering. Faz a soma das fases a cada 15 minutos. Pode também ter microinversores com grupos de paineis por fase. O problema do trifásico é, para lá do correto balanceamento, obriga a que tenha uma potencia contratada superior. Eu se tivesse monofásico 6.9 chegava e sobrava. Como tenho trifásico tem que ser 10.35 porque por vezes excedia a amperagem momentânea numa dada fase.

Eu tenho a 6,9kVA e no eredes vejo que ultrapassei por bastante. O disjuntor nunca foi abaixo.

Agora não estou a conseguir tirar os diagramas da Potência máxima tomada mensal do site da eredes, mas nos últimos 3 meses chegou aos 8kVA pelo que vi ontem.
  3.  # 23

Colocado por: taunusEu tenho a 6,9kVA e no eredes vejo que ultrapassei por bastante. O disjuntor nunca foi abaixo.

Agora não estou a conseguir tirar os diagramas da Potência máxima tomada mensal do site da eredes, mas nos últimos 3 meses chegou aos 8kVA pelo que vi ontem.
    nos novos contadores eles permitem que exceda desde que não ultrapasse um determinado tempo com a potência acima (não sei qual é o tempo)
  4.  # 24

Colocado por: tiagodiafTenho dias de cerca de 450km outros de bem mais mas ai carrego fora, a minha bateria é de 75kwh

Não é todos os dias mas nos que é ando sempre em ginastica cá em casa

Então para isso o melhor é colocar um carregador que vai variando conforme a potência disponível, dando sempre prioridade aos consumos da casa. baixa a potência de carregamento se a casa estiver a pedir maior potência.
  5.  # 25

veja o post 25 https://forumdacasa.com/discussion/89311/2/eletricidade-potencia-contratada/#Item_12

Colocado por: tiagodiafnos novos contadores eles permitem que exceda desde que não ultrapasse um determinado tempo com a potência acima (não sei qual é o tempo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf, J0nasPst0las
  6.  # 26

Colocado por: paulosEntão para isso o melhor é colocar um carregador que vai variando conforme a potência disponível, dando sempre prioridade aos consumos da casa. baixa a potência de carregamento se a casa estiver a pedir maior potência.
    Exatamente o que pretendo e também para usar o excedente quando possível e quando tiver PV
    Concordam com este comentário: paulos
  7.  # 27

Dentro deste tópico, acrescento uma pergunta.

Tendo projeto certificado para 27,6kVA TRIFASICA, haverá algum problema em contratar 10,35 KVA MONOFÁSICA?

A questão do estar trifasica e de 27,6kva, deveu-se a pressupostos do projeto, que para o caso não vale a pena comentar.

Não tenho ainda instalação nem pedidos à e-redes.
  8.  # 28

Colocado por: rpmmsantosTendo projeto certificado para 27,6kVA TRIFASICA, haverá algum problema em contratar 10,35 KVA MONOFÁSICA?
    não, o que se faz é fazer um jumper da fase ativa para as outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos

0.0133 seg. NEW