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  1.  # 1

    Viva,

    Estou a construir uma moradia em que está prevista instalação eletrica monofásica 10.35Kva.
    Tenho visto aqui alguns comentários de que uma moradia com piscina e carregamento de carros eletricos aguenta-se bem mas fiquei com algumas dúvidas acerca da simultaneidadedo funcionamento dos equipamentos.
    Depende sempre das caracteristicas do equipamento mas por norma o quadro aguenta-se com os seguintes aparelhos a funcionar ao mesmo tempo?

    VMC duplo fluxo
    Bomba de calor AQS
    Forno
    2 bicos placa indução
    Microondas
    Máquinas de Secar Roupa
    Máquinas de lavar roupa
    Máquina de lavar loiça
    1 ar condicionado


    Obrigado.
  2.  # 2

    A menos que tenha equipamento que TENHA de ser trifásico, 10,35kVA monofásicos são sempre mais fáceis de gerir do que o equivalente trifásico, uma vez que com consumidores monofásicos vão haver sempre fases mais sobrecarregadas que outras - e a corrente disponível por fase é menor.
  3.  # 3

    O pressuposto é nao ter nenhum equipamento trifásico. Esqueci-me de referir as bombas dos poços pluviais e residuais, mas existem solucoes monofasicas para isso tambem.
  4.  # 4

    Colocado por: J0nasPst0lasMáquinas de Secar Roupa
    Máquinas de lavar roupa
    Máquina de lavar loiça

    Quem é que mete estas 3 máquinas a funcionar em simultâneo? e ainda tudo resto que elenca!?

    As bombas de ARDP, concerteza não terão uma potencia acima de 700W, possivelmente trabalham 2 ou 3X ao dia, por breves minutos.
    Os equipamentos memso em utilização simultânea, não estão todos com o Pico ao mesmo tempo.

    Como para poder ter ramal 10.35kVA, é necessário projecto eletrotécnico e certificação da Instalação, já discutiu o assunto com o eng. electrotécnico autor?
    Estando com duvidas em previa a certificação da instalação para os 13.8kVA monofasico.
    Qual é a potencia máxima disponível do ramal para alimentar a sua casa? O que disse a E-redes?

    e por ultimo. Tem é de investir num sistema de paineis fotovoltaicos...
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    Como para poder ter ramal 10.35kVA, é necessário projecto eletrotécnico e certificação da Instalação


    Como assim? Para monofasico 10.35kva apenas foi necessario ficha eletrotecnica? Projetos não são só a partir de 13.8kva?

    Colocado por: Pedro Barradas
    já discutiu o assunto com o eng. electrotécnico autor? Estando com duvidas em previa a certificação da instalação para os 13.8kVA monofasico.
    Qual é a potencia máxima disponível do ramal para alimentar a sua casa? O que disse a E-redes?


    O projectista da FE não me informou das possibilidades na altura e agora tambem ja nao o apanho. Agora pedem me uma nota preta para o projeto. A razão de ter aberto este tópico foi mesmo para ter uma ideia se vale a pena estar-me a chatear com isto ou se deixo Como está e bola para a frente.

    Colocado por: Pedro Barradas
    e por ultimo. Tem é de investir num sistema de fotovoltaicos


    Está previsto no futuro. Para já apenas bomba de calor aqs. Segundo o projectista da termica, se colocar uma com cop > 3 estou dispensado de colocar paineis solares termicos.
  6.  # 6

    Projecto só é necessário para potências superiores a 10,35kVA. Para potência iguais ou inferiores não precisa de projecto.

    Para superiores a 6,9kVA é necessário certificação. Igual ou inferior a 6,9kVA só é necessário termo de responsabilidade pela execução


    Colocado por: Pedro BarradasComo para poder ter ramal 10.35kVA, é necessário projecto eletrotécnico e certificação da Instalação, já discutiu o assunto com o eng. electrotécnico autor?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Eu acho que isso depende fundamentalmente das suas necessidades com o carro elétrico (o grande consumidor), veja que potência necessita para carregar o carro e junte a este os equipamentos que estão sempre ligados ou que ligam durante o carregamento, tipo VMC, Bomba de Calor, ar condicionado, etc.

    Eu pelas minhas necessidades de carregamento tive de optar por trifásico, tenho necessidades de carregar muito durante a noite e com essa potência o carro consome praticamente tudo.

    Também certificava para mais potência para uma eventual necessidade futura, mesmo se depois só contratar os 10.35kva monofásico.
    • paulos
    • 24 fevereiro 2023 editado

     # 8

    Eu vejo aqui potências que até me assustam. Quase é necessário um PT para essas casas!

    Eu tenho tudo elétrico em casa, aguas quentes são a gas. Tenho carro elétrico para carregar à noite e tenho 3.45!!

    Claro que não posso colocar tudo ligado ao mesmo tempo, mas serve para cozinhar, depois de cozinhar funcionam as máquinas e à noite carrega o carro. Nunca tive necessidade de ligar tudo ao mesmo tempo! Com alguma, pouquíssima gestão, é fácil.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ruicarlov
    • mafgod
    • 24 fevereiro 2023 editado

     # 9

    Colocado por: tiagodiaf
    Eu pelas minhas necessidades de carregamento tive de optar por trifásico, tenho necessidades de carregar muito durante a noite e com essa potência o carro consome praticamente tudo.
    Para não induzir em erro, poderia ter esclarecido as necessidades de carregamento em trifásico :-)

    Carregar um VE em trifásico obriga a que o VE suporte carregamento trifásico, caso contrário, só vai carregar numa fase e de nada ganha ter trifásico antes pelo contrário.
  8.  # 10

    Colocado por: paulosTenho carro elétrico para carregar à noite e tenho 3.45!!
    Se tivesse de por vezes carregar 70kwh numa noite como eu não conseguia com essa potência mesmo que seja só para o carro.

    Colocado por: mafgodPara não induzir em erro, poderia ter esclarecido as necessidades de carregamento em trifásico :-)
    Porque tenho necessidades de colocar o carro a carregar a 7kw e não sobra nada para o resto, neste momento e porque não construi ainda ando sempre aos papeis entre reduzir carro (correr o risco de não ter carga para o dia seguinte) e desligar AC para cozinhar, se precisar de ligar a resistência de AQS não consigo

    Colocado por: mafgodCarregar um VE em trifásico obriga a que o VE suporte carregamento trifásico, caso contrário, só vai carregar numa fase e de nada ganha ter trifásico antes pelo contrário.
    Verdade, mas convém pensar sempre no futuro. havia uma mulher na minha terra que dizia quando lhe pediram 1m para alargar um caminho respondeu que antes também lá passavam os carros das vacas como resultado ainda hoje não passa lá um simples carro.
  9.  # 11

    10.35 chega e sobra. Precisava de ter tudo ligado ao mesmo tempo para conseguir atingir essa potência.
    O carro normalmente carrega durante a madrugada. Se carregar o carro a 3.45, em 10horas são 35kwh. Grosso modo, isso dá para fazer 150-200km. Precisa de mais do que isso diariamente? Nos casos excepcionais que precisa de carregar mais do que isso o recomendado é usar um Posto Rápido ou Ultra Rápido.
    Eu tenho um bmw i3, carrego a 2.2 e tem sido mais do que suficiente para mim.
    • mafgod
    • 24 fevereiro 2023 editado

     # 12

    Colocado por: tiagodiafVerdade, mas convém pensar sempre no futuro.
    Certissimo, daí ter pedido um ramal trifásico mas tenho ligado e contratado apenas monofásico :-)

    Colocado por: tiagodiafPorque tenho necessidades de colocar o carro a carregar a 7kw e não sobra nada para o resto,
    Ou seja, em vez de carregar a 7kW (30A) monofásico preferes trifásico a 6,9kW (3x10A por exemplo, certo?
  10.  # 13

    O trifásico obriga a balancear muito bem a fases. E se meter Paineis Fotovoltaicos vai ter de ter inversor trifásico - mais caro. E pode esta a produzir 3000w, vai injetar 1000w em cada fase, mas se estiver a gastar quase tudo da mesma fase 2000w são desperdiçados.
    Só metia trifásico se os aparelhos assim o obrigassem. Como disse em cima, o carro eletrico carrega-se bem em monofásico. Compra uma wallbox que permita ajustar o carregamento à energia disponível e assim até pode carregar bem acima dos 3.45kw que falei em cima.
  11.  # 14

    Colocado por: tiagodiafPorque tenho necessidades de colocar o carro a carregar a 7kw e não sobra nada para o resto, neste momento e porque não construi ainda ando sempre aos papeis entre reduzir carro (correr o risco de não ter carga para o dia seguinte) e desligar AC para cozinhar, se precisar de ligar a resistência de AQS não consigo

    Off-topic, mas há EVSEs que reduzem (ou desligam inclusivamente) a potência de carga consoante a disponibilidade de potência. Pode ser uma opção para ter algum descanso nesse capítulo ;-)
    Concordam com este comentário: pvieira91, J0nasPst0las
  12.  # 15

    Colocado por: mafgodOu seja, em vez de carregar a 7kW (30A) monofásico preferes trifásico a 6,9kW (3x10A por exemplo, certo?
    não disse que preferia trifásico a 6.9 mas vou ter algo como 3X16 ou 3x20



    Colocado por: pvieira91O trifásico obriga a balancear muito bem a fases.
    A distribuição das fases vai ser feita por mim e muito bem pensada para ir de acordo aos nosso hábitos.




    Colocado por: pvieira91Como disse em cima, o carro eletrico carrega-se bem em monofásico. Compra uma wallbox que permita ajustar o carregamento à energia disponível e assim até pode carregar bem acima dos 3.45kw que falei em cima.
    Carrega mas cada caso é um caso e no meu fico no limite e não posso usar mais nada. Não preciso de wallbox em monofásico para conseguir controlar a potência, o carro faz isso dos 5 aos 32A
  13.  # 16

    Mas quantos km faz por dia com o carro? para ter de carregar todas as noites a 7kw?
  14.  # 17

    O caso concreto não sei mas falando no geral...
    Conheço vários TVDEs que tem VEs com bateria na casa dos 40kWh, e em 10h carregam o carro dos ~0 aos 100% em 10h a 16A (3,7kW) permitindo fazer uns 200/250km.
    E outros que precisam de carregar mais rápido (turnos), tem de optar em carregar a 32A ou mesmo ir para o trifásico 3x16 ou mesmo 3x32A.

    Carregar a 7kW corresponde a ~40km por cada hora de carregamento (depende obviamente da eficiência do carro e do modo de condução)
  15.  # 18

    Colocado por: pvieira91O trifásico obriga a balancear muito bem a fases. E se meter Paineis Fotovoltaicos vai ter de ter inversor trifásico - mais caro. E pode esta a produzir 3000w, vai injetar 1000w em cada fase, mas se estiver a gastar quase tudo da mesma fase 2000w são desperdiçados.


    Hoje em dia isso já não é assim com os novos contadores com netmetering. Faz a soma das fases a cada 15 minutos. Pode também ter microinversores com grupos de paineis por fase. O problema do trifásico é, para lá do correto balanceamento, obriga a que tenha uma potencia contratada superior. Eu se tivesse monofásico 6.9 chegava e sobrava. Como tenho trifásico tem que ser 10.35 porque por vezes excedia a amperagem momentânea numa dada fase.
  16.  # 19

    Colocado por: paulosMas quantos km faz por dia com o carro?
    Tenho dias de cerca de 450km outros de bem mais mas ai carrego fora, a minha bateria é de 75kwh



    Colocado por: paulospara ter de carregar todas as noites a 7kw?
    Não é todos os dias mas nos que é ando sempre em ginastica cá em casa



    Colocado por: brunoaHoje em dia isso já não é assim com os novos contadores com netmetering. Faz a soma das fases a cada 15 minutos.
    Era a ideia que tinha

    Colocado por: brunoaO problema do trifásico é, para lá do correto balanceamento, obriga a que tenha uma potencia contratada superior
    É uma realidade, mas para quem tem tudo elétrico acho que trifásico acaba por ser a opção acertada apesar do custo maior na potência contratada.
    • brunoa
    • 24 fevereiro 2023 editado

     # 20

    Colocado por: tiagodiafÉ uma realidade, mas para quem tem tudo elétrico acho que trifásico acaba por ser a opção acertada apesar do custo maior na potência contratada.


    Eu tenho tudo elétrico e tenho pena da opção da BC ter sido trifásica, obrigando a ter instalação trifásica. Conseguiria ligar tudo o que ligo em simultâneo com potencia contratada inferior em monofásico. São cerca de 35 euros anuais a mais que vão para "o lixo".
 
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