Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pois bem...

    Automóvel vendido a um stand a 22 de MAIO/22; (doc. comprovativo da venda)
    Alteração de propriedade a 13/JUL; (doc. comprovativo do IRN)
    IUC a ser pago a 03/JUL.

    Fiquei descansada pois no stand comprometeram-se a pagar o IUC caso não concretizassem a venda a tempo. Entretanto aparece-me esta dívida nas finanças, ao que me responderam que o IUC é devido ao proprietário à data de 03JUL, neste caso apesar do carro já estar vendido, como no stand não fizeram alteração de propriedade seria eu.

    O que posso fazer??? Não acho isto nada justo visto que já tinha vendido o carro.
  2.  # 2

    Creio que não pode fazer nada, as regras são essas, à data do vencimento do IUC estava em seu nome.
    Deveria ter salvaguardado a transf. de propriedade atempadamente, para o stand neste caso.

    Pode-se chatear com o stand e ter sorte...
    • size
    • 23 fevereiro 2023

     # 3

    O imposto é devido ao proprietário na data de vencimento.
    Depende da data da matricula. Qual a data ?
    • RCF
    • 23 fevereiro 2023 editado

     # 4

    Colocado por: Inês PestanaO que posso fazer???

    Pagar o quanto antes, de modo a evitar que a multa aumente...

    Colocado por: Inês PestanaNão acho isto nada justo visto que já tinha vendido o carro.

    Justo não é, mas a verdade é que se o carro esteve registado como seu até essa data, perante as Finanças não lhe resta alternativa. À parte, poderá tentar que o stand assuma isso e que lhe dê a si esse dinheiro. Mas, repito, perante as Finanças, a responsabilidade será sempre sua e nunca do Stand
  3.  # 5

    Colocado por: Inês PestanaAutomóvel vendido a um stand a 22 de MAIO/22; (doc. comprovativo da venda)


    Você na verdade, não vendeu o carro no dia 22 de Maio.

    O que você fez, foi, preencher uma declaração de compra/venda automovel, onde os dados no comprador ficaram em branco.

    Isto é pratica corrente dos stands para evitarem um registo automovel. Ficam com as folhas preenchidas pelo vendedor, e quando aparece um comprador, preenchem o resto da folha.

    Eu no seu lugar deslocar-me-ia ao stand, resolvia as coisas a bem, caso não quisessem, pedia o livro de reclamações e deixava avaliação negativa online. Não há muito mais a fazer.
  4.  # 6

    https://forumdacasa.com/discussion/90296/quem-paga-o-iuc/#Item_6

    Artigo 3.º
    Incidência subjectiva
    1 - São sujeitos passivos do imposto as pessoas singulares ou coletivas, de direito público ou privado, em nome das quais se encontre registada a propriedade dos veículos.

    Artigo 4.º
    Incidência temporal
    1 - O imposto único de circulação é de periodicidade anual, sendo devido por inteiro em cada ano a que respeita.
    2 - O período de tributação corresponde ao ano que se inicia na data da matrícula ou em cada um dos seus aniversários, relativamente aos veículos das categorias A, B, C, D e E, e ao ano civil, relativamente aos veículos das categorias F e G.

    Artigo 6.º
    Facto gerador e exigibilidade
    1 - O facto gerador do imposto é constituído pela propriedade do veículo, tal como atestada pela matrícula ou registo em território nacional.
    ...
    3 - O imposto considera-se exigível no primeiro dia do período de tributação referido no n.º 2 do artigo 4.º


    Portanto parece-em ser 1 imposto pago à cabeça (inicio do período de tributação) para o período que se inicia com a data da matricula, sendo responsável pelo seu pagamento o proprietário nessa data, independentemente de resta 1 dia ou 30 para o pagar e transaccione o veiculo nesse intervalo.
  5.  # 7

    Pois, calha-me a mim a bomboca. Já se estava mesmo a ver.
    O stand para ter pago o iuc, como se tinha comprometido teria pago de imediato.
    De qq forma vou tentar resolver a bem com eles e ver se cumprem o que tinham dito (duvido muito).
    Se não, pago eu, a mim me cabe... :(
 
0.0124 seg. NEW