Colocado por: JMHouseEstou em fase de pintura interior da minha casa e quero aproveitar para pintar com uma tinta com qualidade. A última pintura que fiz, paguei um balúrdio e aplicaram uma tinta muito rasca (só pode) porque ao final de 7 anos, já vejo metade das paredes a amarelar.em primeiro lugar tem para aí uma peixarada que nunca mais acaba , as equivalências estão erradas , Dyrup Dyrustar , Cin vinilmate , Robbialac vinilrep ... Ainda assim a Dyrustar juntamente com o primário 5415 ( dyruprimer ) tem uma homologação no LNEC para 10 anos de garantia no interior respeitando os parâmetros necessários ... Apartir daí stucamat , cinaqua , tem a dyrumaster da Dyrup que é bem mais barata e de menor qualidade á Dyrustar ... Tintas com primários não existe , existe antes algumas tintas específicas que não precisam de primário o resto é marketing e nunca na vida um produto destes se houvesse claro seria mais barato que uma tinta premium .
A escolha recai sobre a tinta branca mate e depois tenho também áreas de WC e outras em que vou ter de utilizar primários e tintas esmaltadas específicas. Para o ponto que me trás aqui é que preciso de tinta branca mate para quase 800 m2 de paredes e tectos (considerando já 2 demãos nos dois pisos). Por isso o investimento nesta tinta é que acaba por ser significativo.
Pelo que li aqui no fórum tenho afastado as soluções de pintura de Leroy e supermercados e falado directamente com várias lojas de tintas. Tenho andado a ver orçamentos. É impressionante os valores de tabela e os valores finais com descontos na ordem dos 50% mas também acredito que aqueles valores de tabela sejam inflacionados porque ninguém anda nisto para perder dinheiro. Como não tenho t€mpo para comprar as melhores tintas ando a ver tintas de segunda linha mas que consigam assegurar-me alguma qualidade.
Cada loja procura puxar a brasa à sua sardinha é normal. Fui tendo referências e propostas e para poder comparar tenho de perceber se existe ou não identidade das gamas propostas (embalagens de 15 litros ou mais):
Dyrup: Drystar
CIN: CINAQUA
Robbialac: Stucomat
Barbot: Barbotmate
SOTINCO: Inomate
Os meus cálculos é que para as duas demão vou precisar entre 75 a 80 litros de tinta (pode ser que sobre 2 ou 3 litros, logo se vê), porque tenho paredes e tectos lisos (estucados).
Para algumas paredes onde preciso de aplicar primário antes (cores fortes nas paredes actuais e as paredes/tecto da sala que têm fumo da lareira), algumas marcas falaram-me de umas tintas que já têm primário integrado (é exemplo, a Robbiplast) que têm valores por litro inferiores, ou seja, tinta+primário tem valor por litro inferior às que têm só tinta. Estranho ou é sinónimo dessas tintas com primário incorporados serem inferiores em qualidade às tintas que acima referi. A minha ideia podia ser aproveitar essas tintas+primário para a 1.ª demão e depois aplicar uma segunda demão com as melhores tintas (tintas a serem usadas nas restantes paredes e tectos que não precisar de levar primário) para ficar com um acabamento igual em tudo.
Colocado por: rafaelisidoroDyrustar juntamente com o primário 5415 ( dyruprimer ) tem uma homologação no LNEC para 10 anos de garantia no interior respeitando os parâmetros necessários
Colocado por: rafaelisidoroem primeiro lugar tem para aí uma peixarada que nunca mais acaba , as equivalências estão erradas , Dyrup Dyrustar , Cin vinilmate , Robbialac vinilrep ... Ainda assim a Dyrustar juntamente com o primário 5415 ( dyruprimer ) tem uma homologação no LNEC para 10 anos de garantia no interior respeitando os parâmetros necessários ... Apartir daí stucamat , cinaqua , tem a dyrumaster da Dyrup que é bem mais barata e de menor qualidade á Dyrustar ... Tintas com primários não existe , existe antes algumas tintas específicas que não precisam de primário o resto é marketing e nunca na vida um produto destes se houvesse claro seria mais barato que uma tinta premium .
Colocado por: vsantiagooptaria sempre pela vinylclean.quero acreditar que o técnico lhe informou que caso tenha filhos não devem marcar a vinilclean dentro dos primeiros 20 dias de aplicação porque as marcas até a esta data não saem e ficam para sempre até nova pintura ... Eu acho estas tintas desajustadas ao nosso mercado , não são benéficas em quase nada , existe muita tinta lavável mate ,as mais laváveis são esmaltes aquosos quase ao mesmo preço , agora se é para fazer diferença , pintar por dentro é com airpure e similares , aí sim há vantagens muito grandes no interior da moradia .
Colocado por: NTORIONAlgum motivo para n ter considerado a Cin vinylclean? Pergunto pq noutros tópicos é muito elogiada e parece-me q cumpre esses requisitos todos.
Colocado por: vsantiagoVou dar a minha achega, em relação a tintas gosto muito da marca Cin.E por experiencia , só me informo em lojas oficiais, não gosto de visitar lojas multimarcas, primeiro porque não dedicam o tempo adequado a explicar as vantagens ou desvantagens de cada marca, opção de tintas, é muito a despachar e no final não assumem nada.
Para interior, com crianças pequenas então? Nunca iria para uma mate profunda, optaria sempre pela vinylclean. Mate lavavél e com um toque bem mais suave. Não marca, lava bem e não cria brilho. Cinaquas e outras iguais, só para tectos.
Em obras novas, não aconselho tambem a falta de primário. Para alguma razão existe o primário e por pesquisas que fiz e em pinturas noutra casa, é essencial para a tinta aderir bem, especialmente com acabamentos de massas finas e alcalinas.
Há coisas em que o barato sai bem caro...
Colocado por: rafaelisidoroquero acreditar que o técnico lhe informou que caso tenha filhos não devem marcar a vinilclean dentro dos primeiros 20 dias de aplicação porque as marcas até a esta data não saem e ficam para sempre até nova pintura ... Eu acho estas tintas desajustadas ao nosso mercado , não são benéficas em quase nada , existe muita tinta lavável mate ,as mais laváveis são esmaltes aquosos quase ao mesmo preço , agora se é para fazer diferença , pintar por dentro é com airpure e similares , aí sim há vantagens muito grandes no interior da moradia .
Colocado por: JMHouseE quanto às tintas que referi. Entre a Dyrup Dyrustar, a Barbot Barbotmat e a VinylMate da CIN (ou a VinylRep da Robbialac que não me indicaram valores) quais a que me recomendaria? Excepto as vantagens do prémio de cinco estrelas e o esquema aprovado pelo LNEC, quais as vantagens de umas e outras, na cobertura, lavagem das paredes, facilidade de distribuição (rolar do rolo), acabamento geral, não evidenciar as imperfeições das paredes, durabilidade?a nossa é branca uma demão de primário e duas de tinta com a diluição recomendada o esquema fica perfeito o resto é mais referenciado ao artista que vai pintar e ao material de pintura que vai usar ... Quando diz excepto o prêmio 5* e o LNEC saiba que todos estes concorrentes Barbot , Robbialac e Cin foram submetidos aos mesmos testes cegos que o Dyrustar e ficaram de um modo geral abaixo na pontuação obtida , creio que a única vez que o Dyrustar não teve 5* foi porque não concorreu e foi ao LNEC buscar através de testes claro a homologação dos 10 anos de garantia ... Acho que já é uma base para obter alguma segurança .
Colocado por: FabCardosoEu comprei ontem VinylClean e Isolite de primário para pintar a minha habitação em construção. Espero que tenham sido boas escolhas, visto que a da CIN foi bem cara.quanto custou cada uma delas para vermos isso ?