Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: rjmpiresdepois usa na galp
    Obrigado. ENtão não me interessa. O meu garro não gosta de galp :).
  2.  # 262

Este fim de semana é bom para comprar morangos, há mt no mercado e como tal a preços mais baixos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart, bluthunder82
  3.  # 263

4.  # 264

Colocado por: HAL_9000
    O problema do estado, é que mais grave que cobrar esses impostos, depois gasta-o mal gasto. Poderia perfeitaente fazer uma boa redistribuição dos mesmos e ninguém se queixaria.

Ainda está por nascer o primeiro contribuinte que nao se queixe dos impostos que paga, sejam eles elevados ou baixos.
  5.  # 265

Colocado por: AMG1

Ainda está por nascer o primeiro contribuinte que nao se queixe dos impostos que paga, sejam eles elevados ou baixos.

Ainda está por nascer quem goste de ser saqueado...
  6.  # 266

Colocado por: Carvai
    Ainda está por nascer quem goste de ser saqueado...

Qualquer imposto pode ser visto como um saque por quem o tem de pagar.
    Os sistemas ficais tanto podem fortalecer a coesão e o sentido de pertença a uma comunidade, como terem o efeito exactamente inverso.
    Essa é também a razão pela qual, nas democracias, a fiscalidade em regra esta na reserva dos parlamentos e nao no poder executivo.
    Nos paises desenvolvidos, os impostos também cumprem uma função restributiva da riqueza. Quem não concorda bom essa função restributiva por parte do estado, sempre tenderá a ver os impostos que paga como um saque, sejam eles elevados ou não. Provavelmente será esse o seu caso, mas seguramente que não é o meu, sem que isso tenha de forçosamente implicar qualquer concordância com a forma como o "nosso" estado gasta os impostos que pagamos.
    Portanto, eu embora nao goste de pagar impostos e tenda a considerar que nem sempre tem o melhor destino, também acho que eles servem para alguma coisa e não os considero um saque, mas sim uma contribuição que me é devida para manter e melhorar a nossa vida em comum.
  7.  # 267

Sobre descontos para o carro do continente, em compras superiores ou igual a 30€, nos últimos 10 dias incluindo o próprio dia, o valor cobrado pelos primeiros 15min num PCR ou 30min num PCR são devolvidos no cartão continente. Válido nos postos de carga para carros elétricos nos continentes aderentes e com o uso da APP Plug and Charge do continente.
  8.  # 268

Colocado por: HAL_9000Regular, subsidiar a produção, controlar a cadeia de valor. Pois no caso da alimentação, haver quem compre vai sempre haver.
    Veja lá se na europa não há bons exemplos em que se conseguiu regular o preço do gás, da energia.
    Assumir que as coisas têm de ser assim porque "É o mercado" é que não é solução. O mercado foi criado pela sociedade para servir a sociedade. Quando deixa de servir, muda-se o mercado.

Pois há-de, mas a que preço?

Isto é tudo muito bonito, e nem é mentira, mas engraçado que ajustou precisamente numa crise inflaccionista. Vai-me dizer que o número de pessoas no planeta aumentou consideravelmente desde 2019? (eu até diria que com uma pandemia pelo meio, o número deve ter diminuído. Ou será que foi nestes ultimos 2-3 anos que toda gente deixou de comer rato e sopa, para passar a comer salmão e bifes de vaca?

Por isso é que os seus argumentos, apesar de a longo prazo fazerem todo o sentido, para a crise inflacionista atual, não colam.

Bora então por a roda a girar. Se os estados subsidiam os pobres para pagar os preços que as empresas especulam, então o dinheiro para esses subsídios, não pode vir dos rendimentos do trabalho (como está a vir atualmente), mas sim dos rendimentos do capital.

É apenas a Minha opinião, não me interessa se a pop aumentou desde 2019, mas aumentou muito desde 1989, altura em q passamos a comer carne e peixe a todas as refeições.
    Mas desde 2019 tenho a certeza q esse bilião de pessoas ganhou poder de compra, atenção não precisa de ser superior ao nosso,basta ter crescido e ter aumentado a competição pelos mesmos alimentos.

Eu vejo este fórum como um local onde "amigos" trocam opiniões, válidas ou não, e não como 1 local onde inimigos travam batalhas,apenas pretendo expor o meu ponto de vista e perceber os outros, de forma alguma pretendo o dom da razão.

Quanto ao argumento de criar medidas para aumentar a oferta, fui provavelmente o 1° neste tópico a defender essa opção como uma das alternativas a subir as taxas de juro.
  9.  # 269

Colocado por: HAL_9000Voltando ao tema do tópico.
    - O pingo doce este fds está a "dar" 20 euros em combustivel por 100 euros em compras.
    - O continente "dá" 5 eur em cartão por 20 euros em compras. Isto para cada cartão

Apesar de ter a perfeita noção que estou a ser a ser manipulado pelas distribuidoras, vou aproveitar para fazer as compras mensais. Já tenho alista preparada para aprox 120 euros, e "poupar" 25 euros (uma poupança de 20%, supostamente anulando a inflação).

Quando a lista das necessidades reais não atinge o valor mínimo exigido, costumo fazer stock de bens não perecíveis, ou que possam ser congelados.
    Concordam com este comentário:Pereira_89

Eu optei pelo Intermarché, onde não tenho QQ obrigação de gastar x para receber y, mas onde consigo encontrar os melhores legumes, frutas, carne e peixe.

Nota. Os Intermarchés não têm todos os mesmos produtos, PQ compram produção local.
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  10.  # 270

Colocado por: NTORIONEu optei pelo Intermarché, onde não tenho QQ obrigação de gastar x para receber y, mas onde consigo encontrar os melhores legumes, frutas, carne e peixe.
    por acaso abriu um novo aqui ao pé. Mas como nunca fiz compras no Intermarché, no fui lá ainda. Pode ser que valha a pena de facto.

Colocado por: NTORIONEu vejo este fórum como um local onde "amigos" trocam opiniões, válidas ou não, e não como 1 local onde inimigos travam batalhas,apenas pretendo expor o meu ponto de vista e perceber os outros, de forma alguma pretendo o dom da razão.
    Nem eu tão pouco quis travar uma batalha consigo. Simplesmente tenho uma opinião algo diferente da sua no que a questão dos preços actuais diz respeito, e limitei-me a expo-la também . Espero não ter sido mal interpretado.

Mesmo que as pessoas tenham ganho poder de compra desde 2019, não invalida que nesta crise inflaccionista se esteja a transferir dinheiro proveniente do rendimento do trabalho para o rendimento do capital. Portanto a solução nunca pode passar por qualquer estratégia que perpetue esta situação.

Eu digo que a continuar esta estratégia, só vai gerar contestação social. Em França as coisas teem andado quentinhas. E pelo que vi há pouco nas notícias, hoje em Lisboa a coisa também apertou já.
  11.  # 271

Colocado por: NTORIONNota. Os Intermarchés não têm todos os mesmos produtos, PQ compram produção local.

Talvez tentem mas a realidade é outra
    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/e-verdade-que-portugal-importa-73-dos-alimentos-que-consome
  12.  # 272

Colocado por: HAL_9000Nem eu tão pouco quis travar uma batalha consigo. Simplesmente tenho uma opinião algo diferente da sua no que a questão dos preços actuais diz respeito, e limitei-me a expo-la também . Espero não ter sido mal interpretado.

Foi um comentário genérico, não percebo PQ não se faz um esforço para perceber outros pontos de vista. Pelo q sinceramente me dá cada vez menos vontade de participar neste tipo de tópicos

Colocado por: CarvaiTalvez tentem mas a realidade é outra

Colocado por: Carvai
    Talvez tentem mas a realidade é outra
    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/e-verdade-que-portugal-importa-73-dos-alimentos-que-consome

Segundo percebi é um esse tudo geral, não dirigido aos Intermarché em geral.
    O comprar local, significa que o mesmo produto pode ser comorado em diversos fornecedores, muitas vezes mais próximo do consumo. Mas os Intermarchés não são todos iguais, por exemplo até 2010 usava muito um da minha terra natal, hoje em dia raramente lá vou. Em alternativa o Intermarché da Malveira atualmente é dos melhores supers que encontro. A marca própria Porsi tb é bastante razoável.
  13.  # 273

O da Malveira é para mim tb o melhor. Carne , legumes e fruta.
    E as pessoas que lá trabalham fazem também a diferença.
    Concordam com este comentário: NTORION
  14.  # 274

Coisa estranha se passou: desde que se começou a falar nas notícias de especulação de preços e de inspeções nos supermercados, o preço da alface depressa passou de 3.99 para 1.99. Coincidência ou os custos baixaram 50% 🤬?
  15.  # 275

Colocado por: pcspinheiroCoisa estranha se passou: desde que se começou a falar nas notícias de especulação de preços e de inspeções nos supermercados, o preço da alface depressa passou de 3.99 para 1.99. Coincidência ou os custos baixaram 50% 🤬?

Produção.
  16.  # 276

Entramos numa altura do ano onde começa a ser possivel ter produção de alface sem que seja feita em estufa.

Para se comer bem e barato, há que comprar fruta e legumes da época.

Falando em fruta da época, acho irónico o cabaz do IVA a 0% contemplar melão, quando actualmente todo o melão é proveniente do hemisfério sul. Apenas a partir de Junho-Julho é que começamos a ver alguma produção nacional.

Gasolina barata é mau para o ambiente porque incentivamos as pessoas a andarem mais de carro - palavras de António Costa - mas subsidiar o turismo do melão produzido do outro lado do mundo já é ecológico.
  17.  # 277

Colocado por: NostradamusGasolina barata é mau

Não há problema, a OPEP decidiu reduzir a produção, portanto vai subir mais, pois a gasolina já estava em ciclo de subida segundo parece, dizem, porque há mais procura. Pronto, assim já não terá tanto impacto ambiental (estou a brincar, pois vai tudo continuar a andar de carro). Com a diminuição da produção de petróleo, lá vão justificar a subida dos preços independentemente da asae iu,agora, da empresa privada que agora contrataram.
  18.  # 278

se calhar se não houvesse tanto aldrabão...
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/lista-de-utentes-aumentada-com-nomes-de-mortos-obra-diocesana-do-porto-burla-seguranca-social-em-mais-de-3-milhoes-de-euros
    agora imagine-se que isto é apenas uma gota da infinidade de esquemas que deve por ai haver.
  19.  # 279

Aqui fica mais uma dica de super promo... NOT!

Os detergentes de roupa do continente já custam tanto (por dose) como os de marca em "promoção". É abrir o olho!

Outra dica: no Lidl o atum em lata parece muito mais barato do que noutros locais, mas da última vez que verifiquei eles calculavam o preço por quilo com base no peso bruto e não escorrido...
    • AMVP
    • 16 abril 2023

# 280

Colocado por: pcspinheiroOutra dica: no Lidl o atum em lata parece muito mais barato do que noutros locais, mas da última vez que verifiquei eles calculavam o preço por quilo com base no peso bruto e não escorrido...

E não calculam todos?

0.1510 seg. NEW