Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: zedasilva
    Flutuantes custam 15€ me já com aplicação e tudo
    Pré instalação de AC custa 250€ já com sistema de drenagem e tudo
    pronto, caixilharia vem da polonia, vidro de 4 ou de 6 é tudo vidro…
    • MrR
    • 3 março 2023

# 82

Bem parece que abri a caixa de Pandora 😂😂.

Vou dar a minha opinião como DO, acho um absurdo ser necessário contratar um coordenador de segurança para a construção de uma moradia. Se me falassem em moradias e predios ainda vá que não vá. Agora para uma moradia em que contratas um empreiteiro que te faz a casa em modo chave na mão, ele é que deveria ser o responsável por garantir a segurança em obra.

Mas pronto é o que é, foi só mais um custo para derrapar no orçamento 😞

Já agora um desabafo, conheço muitíssimas obras em que não há coordenador de segurança e muito menos é feita a comunicação prévia de estaleiro.

E tenho e certeza que a grande maioria dos DO's nem sabem que são eles os responsáveis por isto.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • snob
    • 3 março 2023 editado

# 83

Colocado por: MrRJá agora um desabafo, conheço muitíssimas obras em que não há coordenador de segurança e muito menos é feita a comunicação prévia de estaleiro.

E eu que levei com a ACT na minha obra depois de passarem ao lado de uma obra à face da estrada nacional com tábuas a fazer de pranchas nos andaimes e nem quiseram saber. A ACT fiscaliza mediante denúncia, e o denunciante pode ser um vizinho que anda incomodado com o barulho da obra ou outro empreiteiro que não ganhou a obra. Apesar de não ter feito comunicação prévia, sempre tive cuidado com a segurança da obra, reiteradamente alertei o empreiteiro para as guardas nas varandas e para o facto de não querer ninguém a trabalhar no telhado em dias de chuva. Depois de contratar a empresa de segurança, em boa verdade, pouca coisa alterou, mais umas guardas nas escadas e obrigação de formação em HST para alguns trabalhadores que foi muito pela rama. Agora tenho a certeza de uma coisa, se há um azar e alguém se magoar à séria, para o DO é bom que esteja tudo direitinho...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  2.  # 84

Então não se confirma a teoria de que a ACT só vai as obras que fizeram a comunicação prévia
    • snob
    • 3 março 2023 editado

# 85

Colocado por: DR1982Então não se confirma a teoria de que a ACT só vai as obras que fizeram a comunicação prévia

No meu caso não. O fiscal da ACT referiu que no passado até alertavam o DO uns dias antes da fiscalização para não encontrarem tantas falhas, mas nem assim corria bem. E sim, o fiscal da ACT mencionou que o objetivo principal passa por reduzir as mortes em obras.

Atenção que a comunicação prévia implica uma catrefada valente de documentação respeitante ao empreiteiro geral, subempreiteiros, trabalhadores, termos de responsabilidade, plano de segurança, contratos de trabalho, etc (pelo menos a minha empresa de segurança exigiu-me isso tudo)...
  3.  # 86

Colocado por: snob

No meu caso não. O fiscal da ACT referiu que no passado até alertavam o DO uns dias antes da fiscalização para não encontrarem tantas falhas, mas nem assim corria bem. E sim, o fiscal da ACT mencionou que o objetivo principal passa por reduzir as mortes em obras.

Atenção que a comunicação prévia implica uma catrefada valente de documentação respeitante ao empreiteiro geral, subempreiteiros, trabalhadores, termos de responsabilidade, plano de segurança, contratos de trabalho, etc (pelo menos a minha empresa de segurança exigiu-me isso tudo)...
    sou completamente a favor de determinadas medidas em relação à segurança.
    Ha coisas que não se deve mesmo facilitar.
    Também tem de ter wc na obra com a folha de limpeza ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nito67
  4.  # 87

DR
    Porque raio é que o pessoal das obras tem que ser obrigado a ir cag... ao pinhal?
    Não merecem um simples WC?
    • snob
    • 3 março 2023

# 88

Colocado por: zedasilvaNão merecem um simples WC?

Isso é caro, não é para qualquer Zé da Carrinha :)
  5.  # 89

Colocado por: zedasilvaDR
    Porque raio é que o pessoal das obras tem que ser obrigado a ir cag... ao pinhal?
    Não merecem um simples WC?
    Eu disse o contrário ? Só perguntei :)
  6.  # 90

Colocado por: snob

Isso é caro, não é para qualquer Zé da Carrinha :)
    e é mesmo, quase mil paus os mais baratos :)
  7.  # 91

pessoalmente teorias á parte nunca entendi para que tem de existir um coordenador de segurança pela parte do DO
    um fiscal entende-se perfeitamente está lá para garantir os a coisa aos DO, em relação á segurança penso que bastaria a entidade executante ser a responsável pela segurança na obra com o seu seguro a passivel de fiscalização pelo ACT. Portanto resumindo nunca percebi porque tem de ser o DO a ser responsável pela segurança na obra.
    Concordam com este comentário: DR1982, snob, carlota74, NTORION
  8.  # 92

Colocado por: marco1pessoalmente teorias á parte nunca entendi para que tem de existir um coordenador de segurança pela parte do DO
    um fiscal entende-se perfeitamente está lá para garantir os a coisa aos DO, em relação á segurança penso que bastaria a entidade executante ser a responsável pela segurança na obra com o seu seguro a passivel de fiscalização pelo ACT. Portanto resumindo nunca percebi porque tem de ser o DO a ser responsável pela segurança na obra.

Porque as entidades competentes não fazem o seu serviço e como tal transferem essa responsabilidade para o DO.
    Concordam com este comentário: marco1, snob, carlota74
    •  
      marco1
    • 4 março 2023 editado

# 93

sim era o que eu suspeitava, o estado a transferir/ implementar obrigações e custos para o DO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  9.  # 94

Colocado por: marco1sim era o que eu suspeitava, o estado a transferir/ implementar obrigações e custos para o DO
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI

Acha que o estado tinha recursos para coordenar a segurança de todas as obras de todo o país?
  10.  # 95

Colocado por: DR1982Então não se confirma a teoria de que a ACT só vai as obras que fizeram a comunicação prévia

Não, eu comuniquei e nunca apareceram.

DR, 1000 para a obra toda ou para comprar um wc portátil?
    Alugado, com limpeza, isso anda bem abaixo dos 100€ mensais
  11.  # 96

Colocado por: NTORION
    Não, eu comuniquei e nunca apareceram.

DR, 1000 para a obra toda ou para comprar um wc portátil?
    Alugado, com limpeza, isso anda bem abaixo dos 100€ mensais

Comprar
    https://m.olx.pt/d/anuncio/wc-porttil-cabine-sanitria-casa-de-banho-mvel-IDE2oUU.html
    É mais uma despesa, 100 daqui, 200 dali…
  12.  # 97

Colocado por: marteloescopro

Acha que o estado tinha recursos para coordenar a segurança de todas as obras de todo o país?

acha que o estado (policia) consegue fiscalizar a velocidade dos automobilistas em todas as estradas?
    as regras são para cumprir, quem nãos as cumpre é simplesmente responsável ou será responsabilizado pelas consequencias caso aconteça algo, não é assim que devia funcionar?
    é que qualquer dia para qualquer coisa que façamos será preciso contratar mais um serviço, um certificado e preencher uma data de papelada.
    Concordam com este comentário: snob
  13.  # 98

Colocado por: marco1é que qualquer dia para qualquer coisa que façamos será preciso contratar mais um serviço, um certificado e preencher uma data de papelada.

Qualquer dia pede-se orçamento para um galinheiro em tábuas e temos um orçamento de 10000€, 9500€ para papeladas e afins e 500€ para o galinheiro.
    Isto enquanto se vê cada vez mais casas pre fabricadas a surgir em cada canto sem que nada lhes aconteça, claro que cada um responde por si mas chega a um ponto que custa ser sempre o pato certinho
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, snob

0.0290 seg. NEW