Colocado por: VarejoteO manual ITED refere mínimos, o dimensionamento deve ser adaptado à necessidades do cliente/instalação.
Já instalei muitos ATI's que são bastidores de 42U's.
O grande problema são que grande parte dos projetistas fazem projetos copy paste em que colocam sempre os mínimos.
Colocado por: joaoreis
Na minha casa estou a equacionar bastidor, por conta da flexibilidade. Isso substitui totalmente a caixa ATI, certo?
Já agora, o bastidor pode ser instalado na sala técnica (por exemplo, onde fica bomba de calor, etc)?
O meu projetista será mais um tipico copy past... Por isso quero estar munido de alguma informação.
Colocado por: rpmmsantosTenho no meu projeto o ATI em bastidor de 15U, com a ZAP definida dentro do bastidor.o meu disse que a ZAP não podia ficar no bastidor, pode mandar-me esse pormenor para depois lhe apresentar?
Colocado por: VarejoteMas não querem a ZAP porquê
Colocado por: jpmassena
Eu, que até sou picuinhas com localização e quantidades de pontos de rede pela casa, não entendo a lógica da duplicação de tomadas rede/tv na zap, muito menos dos pontos de fibra nesse local...
Colocado por: Varejote
A mim faz mais confusão andaram a projetar ATI's a cumprir mínimos, que mal cabe um ativo lá dentro.
Colocado por: jpmassena
Concordo, mas isso é tema que não aconteceria comigo e outros DO mais informados e/ou requisitos específicos.
Já a ZAP não nos safamos se quisermos cumprir as normas em vigor...
Colocado por: VarejoteMas não querem a ZAP porquê, a ZAP não pode ficardentrodo ATI.não é não querer a ZAP, é mesmo não fazer sentido para a minha utilização gastar 20m de cabo de fibra ótica que nunca vou usar, mas vou querer colocar pontos de rede e coaxial na mesma, mas não preciso também de dois coaxiais por exemplo.
Colocado por: tiagodiafnão é não querer a ZAP, é mesmo não fazer sentido para a minha utilização gastar 20m de cabo de fibra ótica que nunca vou usar, mas vou querer colocar pontos de rede e coaxial na mesma, mas não preciso também de dois coaxiais por exemplo.
Se conseguir deixar a ZAP no bastidor é uns € que se poupam e que posso gastar em outros pontos de rede para os AP por exemplo
Colocado por: VarejoteAinda agora num local não residencial em construção, o projeto ITED marcava ATI 12 de parede.
Levou um bastidor de 42U's e 96 pontos de rede.
Colocado por: BigmouseNestes casos só coloco o mínimo indispensável para cumprira o ited.
A ZAP fica logo por baixo do ATI.
Tudo o resto que o cliente quiser será definido como rede estruturada.
Colocado por: RuikodeBoa tarde,
aproveito para perguntar o seguinte:
O equipamento ITED tem obrigatoriamente de ficar instalado no seu ATI (ou bastidor dedicado) sem contacto com mais nenhum sistema ou pode ser partilhado? Num exemplo mais concreto, utilizando um bastidor de tamanho apropriado podem conviver as infraestruturas de telecomunicações + sistema de alarme + videovigilância?
O meu projeto ITED já está feito, e é o básico (embora eu tenha mencionado as minhas pretensões relativamente aos outros sistemas). De qualquer forma, ainda vou a tempo de afinar essa questão e corrigir o projeto se necessário. Mas mais do que tentar argumentar com o engenheiro, gostaria de perceber o que faz ou não sentido (ou o que é ou não permitido).
No projeto tenho o típico ATI perto do quadro elétrico principal, á entrada da casa (hall). Mas tenho estado a pensar que se fosse exequível, seria uma boa ideia colocar um bastidor grande no vão da escada, aproveitando uma parte desse espaço, fica discreto e concentrava os sistemas todos (fora elétrica e domótica).
Será que é algo que faz sentido?
Obrigado.
Colocado por: BigmouseTenho um tubo de 25 para cada caixa.
O instalador podia ter colocado uma PC dupla.
O problema maior de colocar tudo numa única tomada mista será a dificuldade de instalar depois todos os cabos do interior da caixa de aparelhagem. As vezes depois nos ensaios pode haver probelmas