Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Tenho uma dúvida relativamente ao aquecimento central por radiadores o abastecimento dos radiadores será feito através do recuperador de calor a minha dúvida é o seguinte tenho vários orçamentos e apenas um coloca um termoacumulador para ajudar abastecer os radiadores.
    Relativamente ao aquecimento das águas sanitárias vou ter uma bomba de calor o que não interfere com o recuperador de calor. A minha dúvida é se vale a pena o investimento e se isso irá me ajudar a manter a casa quente durante mais tempo pela noite fora.
  2.  # 2

    Porque não aproveita o orçamento que tem o termoacumulador, mas mete um com uma serpentina? E com esse depósito (aquecido pelo recuperador através da serpentina) faz as águas quentes... A diferença de preço para uma bomba de calor é significativa (é bem mais barato), aproveita a lenha para aquecer a água (terá potência mais que suficiente), e só nas alturas em que não ligar o recuperador é que gasta electricidade a aquecer água...

    Pessoalmente custar-me-ia ter uma fonte de calor tão potente em casa e não a ter a alimentar também as AQS.

    Respondendo diretamente às questões, creio que ter um depósito apenas para "inércia" (como parece ser o caso desse orçamento) não vale a pena. Depende de muitos factores - tamanho da casa, isolamento, temperaturas, etc etc - mas em princípio não aguentará muito tempo (não sei fazer cálculos, lamento)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndréLopes1992
  3.  # 3

    Colocado por: jorgemlflorencioPorque não aproveita o orçamento que tem o termoacumulador, mas mete um com uma serpentina? E com esse depósito (aquecido pelo recuperador através da serpentina) faz as águas quentes... A diferença de preço para uma bomba de calor é significativa (é bem mais barato), aproveita a lenha para aquecer a água (terá potência mais que suficiente), e só nas alturas em que não ligar o recuperador é que gasta electricidade a aquecer água...

    Pessoalmente custar-me-ia ter uma fonte de calor tão potente em casa e não a ter a alimentar também as AQS.

    Respondendo diretamente às questões, creio que ter um depósito apenas para "inércia" (como parece ser o caso desse orçamento) não vale a pena. Depende de muitos factores - tamanho da casa, isolamento, temperaturas, etc etc - mas em princípio não aguentará muito tempo (não sei fazer cálculos, lamento)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AndréLopes1992



    Boas, mas a minha ideia é colocar uma bomba de calor da Daikin tem unidade interior e uma exterior.
    Terá apoio dos painéis fotovoltaicos.
  4.  # 4

    Colocado por: jorgemlflorencioPorque não aproveita o orçamento que tem o termoacumulador, mas mete um com uma serpentina? E com esse depósito (aquecido pelo recuperador através da serpentina) faz as águas quentes... A diferença de preço para uma bomba de calor é significativa (é bem mais barato), aproveita a lenha para aquecer a água (terá potência mais que suficiente), e só nas alturas em que não ligar o recuperador é que gasta electricidade a aquecer água..
    se for construção nova, esta solução somente é possível se conjugar com painéis térmicos

    Colocado por: jorgemlflorenciocreio que ter um depósito apenas para "inércia" (como parece ser o caso desse orçamento) não vale a pena
    eu tenho opinião contraria, vale sempre a pena desde que inserido numa instalação com pés e cabeça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  5.  # 5

    Colocado por: AndréLopes1992mas a minha ideia é colocar uma bomba de calor da Daikin tem unidade interior e uma exterior.
    se for para somente AQS e ainda não a tiver é melhor escolher outra pois essa foi descontinuada
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesse for para somente AQS e ainda não a tiver é melhor escolher outra pois essa foi descontinuada


    Boas, e sabe qual foi o motivo por ser descontinuada?
  7.  # 7

    Colocado por: AndréLopes1992A minha dúvida é se vale a pena o investimento e se isso irá me ajudar a manter a casa quente durante mais tempo pela noite fora.

    Em relação a isto, o que vai ditar se a casa se mantém ou não quente durante a noite é o isolamento da mesma.

    Independentemente de ter ou não depósito de inércia, os radiadores com recuperador trabalham com água facilmente acima dos 70 graus. Quando deixar de meter lenha no borralho :-) essa temperatura vai cair muito rapidamente. Abaixo dos 40 graus os radiadores já pouco fazem.
    Se tiver uma massa de água maior (é isso que faz o depósito de inércia), naturalmente que vai demorar mais algum tempo a perder a temperatura, mas nada de extraordinário. Garantidamente não é isso que vai manter a casa quente até de manhã, se o isolamento for mau e estiver bastante frio na rua.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  8.  # 8

    Colocado por: Bruno.AlvesIndependentemente de ter ou não depósito de inércia, os radiadores com recuperador trabalham com água facilmente acima dos 70 graus. Quando deixar de meter lenha no borralho :-) essa temperatura vai cair muito rapidamente. Abaixo dos 40 graus os radiadores já pouco fazem.
    Se tiver uma massa de água maior (é isso que faz o depósito de inércia), naturalmente que vai demorar mais algum tempo a perder a temperatura, mas nada de extraordinário. Garantidamente não é isso que vai manter a casa quente até de manhã, se o isolamento for mau e estiver bastante frio na rua.


    concordo, mais importante do que o termoacumulador é um bom isolamento da casa. Será que na proposta eles colocaram o termoacumulador como apoio à AQS?
 
0.0124 seg. NEW