Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: NssNo terminal do tubo de rega tira o vedante e deixa sair água até não ter mais ar na tubagem, pode ser que seja esse o problema.

    Se fosse esse o problema, só iria resolver dessa vez, pois o terreno tem desnível e a água esgota toda para o gotejador mais baixo.
    De qualquer das formas já fiz essa experiência a pensar que o tubo poderia ter algo lá dentro, mas não melhorou nem piorou
  2. Realmente é estranho. Assim à cabeça é de pensar na perda de pressão/caudal no circuito (como há uns dias falávamos em qq lado da pressão de água nos furos...), mas se tem a certeza que não é esse o problema, antes assim.

    De qq maneira, a primeira coisa que fazia era desconectar o tubo de 16 no inicio do circuito e ligar a bomba. Ver se o caudal é bom, normal. Aí garante que o problema está no tubo ou nos gotejadores. Se assim for é abrir o acessório/tampa que fecha o circuito do tubo de 16 e deixar sair água à vontade. Depois seria colocar 1 ou outro gotejador novo no local onde estão os que não funcionam, e ver.
    Pode ter entrado areia através da bomba do furo, não sei...
    Nunca precisei de limpar o canal do gotejador, basta desenroscar a cabeça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  3. O tubo está todo à superfície? Não haverá uma fuga enterrada?
    A água tem caudal à saída antes dos tubos de 16mm!?
    Como o furo esgotou a água é possível que tenha trazido algumas impurezas, mas acho estranho entupirem o tubo de 16mm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  4. Colocado por: Casa da HortaRealmente é estranho. Assim à cabeça é de pensar na perda de pressão/caudal no circuito (como há uns dias falávamos em qq lado da pressão de água nos furos...), mas se tem a certeza que não é esse o problema, antes assim.

    De qq maneira, a primeira coisa que fazia era desconectar o tubo de 16 no inicio do circuito e ligar a bomba. Ver se o caudal é bom, normal. Aí garante que o problema está no tubo ou nos gotejadores. Se assim for é abrir o acessório/tampa que fecha o circuito do tubo de 16 e deixar sair água à vontade. Depois seria colocar 1 ou outro gotejador novo no local onde estão os que não funcionam, e ver.
    Pode ter entrado areia através da bomba do furo, não sei...
    Nunca precisei de limpar o canal do gotejador, basta desenroscar a cabeça.


    Colocado por: NTORIONO tubo está todo à superfície? Não haverá uma fuga enterrada?
    A água tem caudal à saída antes dos tubos de 16mm!?
    Como o furo esgotou a água é possível que tenha trazido algumas impurezas, mas acho estranho entupirem o tubo de 16mm

    Efetivamente a falta de água no meu furo de que falava no outro dia foi um "monte de areia" que deve ter caido na bomba e terá bloqueado a válvula anti retorno ou algo parecido, estava a regar com a mangueira e chegou ao ponto de deixar de correr água.. fiquei logo a pensar no pior, que o furo tinha secado.
    Ontem estive de folga e fui comprar mais tubo e corda para afundar mais a bomba no tubo, mas antes de o fazer desliguei todas as conexões para ter caminho livre, puxei a corda da bomba só para garantir que não estava presa e não estava.. como descargo de consciência fui ligar a bomba só pra ver se tirava alguma água.. e efetivamente tirou, estava a tirar tanta que até fui buscar um balde de 20 litros para calcular a vazão.. e não é que estava a tirar o normal, mas com bastante areia e meio suja.. com a bomba a trabalhar puxei pra cima e depois pra baixo umas quantas vezes e veio bastante água suja/turva e areia, parei de fazer isso quando começou a vir mais limpa, aproveitei para regar as árvores com a mangueira e dar uma boa rega, no final da rega a água já estava totalmente limpida e a areia que vinha era residual/normal.
    Felizmente que não era o furo seco.. estava mesmo preocupado com esta situação.

    Portanto o caudal à saida da boca está superior ao que tinha medido anteriormente está quase nos 5m3/hora até está a tirar mais água agora, portanto falta de água/caudal não é.
    Fuga também não é porque o balão atinge os 4 bar e dispara a bomba.

    Acho que o próximo passo é mesmo tirar todos os gotejadores e ligar a rega.
  5. Só para terem mais informação.
    Com a água do furo rego 5 circuitos, 2 na relva, 1 nas árvores (com 3 derivações após a eletrovalvula), e 2 para canteiros.. e apenas no circuito das árvores estou com este enigma.
    Até desmontei a parte onde está a eletrovalvula das árvores e não encontrei areia, no fim do circuito saiu alguma, mas nem dava para encher uma carica, portanto passa alguma areia pela eletrovalvula.
  6. E o tubo de 16mm não está dobrado algures?
  7. Colocado por: NTORIONE o tubo de 16mm não está dobrado algures?

    Não. O tubo está ok, sem marcas nem fugas.
    Estou desconfiado que seja qualquer coisa no corpo da eletrovalvula. Mais logo vou experimentar ligar o pedaço de tubo diretamente à boca de saida da bomba a ver o que acontece.
    A eletrovalvula tem uns parafusos, deve dar acesso ao obturador e ao interior do corpo.. mas estou com receio que depois sobrem peças 😅

    Entretanto fui ao google e secalhar até é aquele pequeno filtro interno que está sujo e restringe o caudal!

    Acho que vou meter mãos à obra

    https://www.rainbird.com/pt-pt/products/valvulas-da-serie-hv-e-hvf
  8. O Pires acha que poderá ter caído um monte de areia para dentro do furo, mas não será mais de desconfiar que a bomba estivesse muito perto do fundo e que a natural subida do nível da areia tivesse criado o problema? É que quando levantou a bomba uns metros ficou a trabalhar melhor e sem deitar areia... Não sei, mas tente perceber se a bomba desce mais ou bate no fundo. Não sei ao certo quanto, mas penso que deve haver uma boa margem entre o fundo de areia e a bomba. Para evitar que a agitação da bomba a trabalhar possa levantar areia e fazê-la entrar no circuito.

    Experimente ligar o circuito das árvores sem passar pela válvula. Se os gotejadores funcionarem está encontrada a culpada!
    Concordam com este comentário: NTORION
  9. Colocado por: Casa da HortaO Pires acha que poderá ter caído um monte de areia para dentro do furo, mas não será mais de desconfiar que a bomba estivesse muito perto do fundo e que a natural subida do nível da areia tivesse criado o problema?

    Mas acho que ele a afundou ainda mais... Mas tb não estou a ver como caí areia lá dentro.
    Pires, normalmente recomendam é ir levantando a bomba, afundar é arriscado por causa da sujidade...

    A eletrovalvula é pacífica de abrir, já me aconteceu uma tb deixar de funcionar, só a abri e fechei e ficou boa...
    Concordam com este comentário: kintas
  10. Colocado por: Casa da HortaO Pires acha que poderá ter caído um monte de areia para dentro do furo, mas não será mais de desconfiar que a bomba estivesse muito perto do fundo e que a natural subida do nível da areia tivesse criado o problema? É que quando levantou a bomba uns metros ficou a trabalhar melhor e sem deitar areia... Não sei, mas tente perceber se a bomba desce mais ou bate no fundo. Não sei ao certo quanto, mas penso que deve haver uma boa margem entre o fundo de areia e a bomba. Para evitar que a agitação da bomba a trabalhar possa levantar areia e fazê-la entrar no circuito.

    Experimente ligar o circuito das árvores sem passar pela válvula. Se os gotejadores funcionarem está encontrada a culpada!
    Concordam com este comentário:NTORION

    Entretanto já fiz todas as experiências e mais algumas, inclusive essa que dizes.. e o problema é depois da eletrovalvula (estava praticamente limpa e a funcionar bem), liguei a conexão com as duas saídas de 16mm diretamente à boca de saida da bomba e o resultado foi o mesmo... Já estou a achar que o tubo de 16mm está com alguma coisa no seu interior (algas, calcario, extra terrestres), amanhã vou-lhe cortar uma secção em que tenha gotejadores e substituir por novos só para tirar as teimas.

    A respeito da areia no furo, numa primeira abordagem (ontem) para medir a profundidade do mesmo usei uma ferramenta que a NASA me emprestou, e deu-me cerca de 57m (medido a braço) até bater no fundo, portanto deve ter os tais 60metros que é a norma aqui na zona.
    De referir que +/- a meio do furo há um dos tubos que está desalinhado, e provavelmente potência a entrada de areia, mas nada de muita quantidade. O normal é limpar o filtro 1 vez por mês e retirar de lá uma mãozinha de areia.

    Para já não vou descer mais a bomba porque teria que tirar a tampa do furo para o fazer, e isso dá um pouco de trabalho. A areia que sai hoje é a quantidade normal e aceitável de acordo com as especificações da própria bomba, vou acreditar que foi uma quantidade de areia anormal ou a prisão de uma das válvula de retenção que fez este fenómeno.
      PXL_20230801_152202599_copy_1512x2016.jpg
      PXL_20230731_101530994_copy_1512x2016.jpg
  11. Colocado por: NTORIONMas acho que ele a afundou ainda mais

    Acabei por não o fazer, mas tinha já tubo e corda para o fazer pois a minha teoria inicial era que o nível da água estava mais baixo, e teria que baixar a bomba para ter coluna de água suficiente para dar vazão.
    Felizmente essa teoria estava errada e ainda tem água com fartura.


    Colocado por: NTORIONMas tb não estou a ver como caí areia lá dentro.

    Pelos rasgos do tubo, e neste caso no desalinhamento que possivelmente existe.
    De referir que o furo é de 1986 e já passaram cá alguns abanões subterrâneos.

    Colocado por: NTORIONA eletrovalvula é pacífica de abrir, já me aconteceu uma tb deixar de funcionar, só a abri e fechei e ficou boa...

    A eletrovalvula também acabou por se mostrar de fácil manutenção e de uma simplicidade extrema.
  12. Colocado por: rjmpiresJá estou a achar que o tubo de 16mm está com alguma coisa no seu interior (algas, calcario, extra terrestres), amanhã vou-lhe cortar uma secção em que tenha gotejadores e substituir por novos só para tirar as teimas.

    Acho estranho a pressão da água não empurrar o lixo, só sendo muita areia numa secção continua ... Mas como os últimos gotejadores é que deitam QQ coisa, é estranho.

    Na ponta do fim do tubo, se a abrir tb n sai nada?
  13. Colocado por: NTORIONNa ponta do fim do tubo, se a abrir tb n sai nada?

    Jorra água com a força toda estilo mangueira de jardim. Tenho o balão programado para desligar a bomba aos 4 bar e ligar aos 2.5bar. a bomba dispara o balão porque não está a sair quase nada nos gotejadores.. tenho 3 manómetros e 1 pressostato todos a medir o mesmo.

    O que se está a passar só filmado é que se acredita. Se me contassem eu dizia que era mentira.
  14. Diabos Pires, então só pode ser mesmo os gotejadores!?
  15. Colocado por: NTORIONDiabos Pires, então só pode ser mesmo os gotejadores!?

    E praticamente todos em simultâneo?
    O mais estranho é que eu limpo-os e ficam bons, quando vou uns metros mais à frente a continuar a limpeza olho para os que já tinha limpo e já não corre praticamente nada... Como é que se explica uma coisa destas?

    Os gotejadores também têm tempo de vida?
  16. Esse tipo normalmente desfaz-se...ficando a correr água em demasia. Os limos são outro dos problemas, provavelmente o tubo terá muito limo, é deixar purgar um bocado a ver se limpa
    Concordam com este comentário: rjmpires
  17. Eu era menino para mudar tudo, tudo novo. Tubo e gotejadores! Não é nada do outro mundo e só o tempo que poupa vale o investimento.
    É mesmo estranho que um gotejador limpo fique entupido em poucos minutos. Ou é mal limpo (devem ser assoprados com compressor) ou é da qualidade.

    Eu uso os amarelos da Geolia do Leroy há quase 10 anos e muitos ainda estão bons!
    Concordam com este comentário: rjmpires
      Screenshot 2023-08-01 at 22-56-11 Gotejadores GEOLIA REGULÁVEL 50UND Leroy Merlin.png
  18. Colocado por: NTORIONprovavelmente o tubo terá muito limo,

    Para além dos extra terrestres é uma das hipóteses o limo, até já pensei deitar uma solução de hipoclorito pelo tubo a baixo com os gotejadores fechados para depois passado uns minutos abrir o final do tubo e deixar correr.
    Concordam com este comentário: NTORION
  19. Colocado por: Casa da Hortasó o tempo que poupa vale o investimento

    Acreditas que depois de andar a tarde toda pra trás e pra frente, foi exactamente o meu pensamento.
    Fico mesmo desolado quando ando a pensar em mil e uma coisas e depois o problema é apenas e só culpa do material.
    Trabalhando eu diariamente com tubagens, válvulas, pressões, caudais etc.. fico frustrado por não conseguir solucionar este tipo de coisas que à primeira vista são simples, mas que dão cabo da cabeça a um gajo 😅

    Os meus são primos desses, aparentemente só diferem na cor.
    Da marca irritec (fui pesquisar agora e no Brasil parece que vendem muito destes).

    Enfim, amanhã é outro dia.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  20. Sim, depois de ter escrito pensei que não deve haver grande diferença entre os gotejadores que uso e os teus. O mais provável é mesmo ser o tubo e a 20 euros o rolo de 100 metros, para mim, era novo e sem andar com lixivias.
    Concordam com este comentário: rjmpires
 
0.3553 seg. NEW