Iniciar sessão ou registar-se
  1. Ontem semeei duas carteirinhas desta cenoura em fita. Um meia estreia, porque diz a minha mulher que há uns anos o tínhamos tentado e não nasceu nada. Como não me lembrava não devo ter prestado muita atenção, na altura. Agora a terra foi bem amanhada, vai dar :-)
    IMG20230813184509
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires, NTORION, tgferreira
      122502D.png
  2. - Alface maravilha de verão. Mesmo uma maravilha ;-)
    - Boas novas também do feijão fora de tempo. Está bonito, a crescer bem. Tenho fé nele.
    - Ainda mais fora do tempo foi o grão de bico semeado no fds passado. Lembram-se? Metade meu e metade de uma semente de alta qualidade?! O meu está quase todo nascido, já o especial de corrida nem por isso. Na foto ainda com erva porque quero que cresça mais um pouco para aguentar o engacinho.
    - Batata cresceu bem mas tem muitas falhas. Já tirei 4 escaravelhos e há uma folha ou outra com sinais de míldio... Vamos ver. Bem sei que o habitual é plantar com batata do ano/colheita anterior, mas eu, se pudesse, era sempre batata de semente nova. Muito melhor a nascer e crescer sem doença. Se chegar a dar é igual, nisso não há diferença. O problema é se chega a dar... isto, claro, sem curas a cada 15 dias.
    - cebola já a "estagiar", última fase antes de ir para dentro.
    IMG20230813183636
    IMG20230813184248
    IMG20230813184405
    IMG20230813184628
    IMG20230813184824
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires, tgferreira
  3. Isto há para aqui produções que metem qualquer um a um canto! Se um dia tiver 1/4 do que o Casa da Horta produz, dou-me por muito feliz!

E conforme prometido, aqui ficam umas fotos da rega:

Programador de duas vias do Leroy (que vai ser substituído, falo mais abaixo) com tubo de 16 com alguns "gotejadores" reguláveis espetados no mesmo ou tubo de 4mm e depois os tais gotejadores, conforme sugestão dada aqui no tópico :)
    Uma via está com o que está descrito acima e a regar 3 árvores, tomateiros e hortelã. Funciona duas vezes por dia durante 20 minutos às 7 da manhã e da noite.

Na outra via, meti um aspersor da Rain Bird que está a regar parte da zona de lazer. Ontem espalhei lá umas sementes de relva só para ver se pega algo e deixo de trazer tanta terra para dentro de casa! Tenho ainda trabalho a fazer nisto (o aspersor vai ficar enterrado e vão-se juntar outros dois) e tenho de tirar as pedras do terreno (ou vai ser pouco engraçado quando tiver de cortar a relva). Mas como isto ainda está para demorar e o tempo está a passar, decidi arriscar assim. Pior do que está, não vai ficar!

Falando aqui um de um problema específico: o buraco para a piscina deixou uma parede de terra à mostra e gostaria de a estabilizar naturalmente. Conhecem alguma vegetação que se possa adaptar a isto e que tenha um crescimento rápido?

E para finalizar, sobre programadores de rega: este que tenho dá para desenrascar mas só com duas vias e este terreno todo, não me vou safar. Quero construir alguma coisa que consiga automatizar/programar com o HomeAssistant mas gostava de saber que soluções é que usam por esse lado! Que marcas recomendam e em termos de electroválvulas, têm recomendações? Isto é tudo completamente novo para mim portanto qualquer informação é muito agradecida!
  4. Por enquanto não posso ajudar na parte da automatização da rega por eletroválvulas e apps. Não tenho lá net e por isso tenho essa "central" de rega muito mais low tech. Trata-se de 3 torneiras lado a lado cada uma com 1 programador igual ao seu. Dá 6 linhas que vou gerindo para a rega do horta mais próxima da casa (jardim, canteiros, estufas, etc...).

De qualquer maneira, quando os terrenos são grandes, penso que o meu sistema de rega de "longo curso" (chamemos-lhe assim) é vantajoso porque poupa imenso tubo. Imagine, no seu terreno, que quer 4 circuitos independentes a 70 metros da bomba. Para gerir com a app vai precisar passar 4 tubos com 70 metros cada um. Em alternativa, enterra apenas 1 e no fim mete 2 torneiras (ou 1 com programador de 4 vias). Claro que há a questão das pilhas, mas nesse programador 2 fazem quase 2 épocas!

Gosto muito deste aspersor. Muito versátil, rápido de instalar. Para o tipo de rega provisória que tem pode ajudar ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
      Sem Título2.png
  5. Colocado por: tgferreiraconstruir alguma coisa que consiga automatizar/programar com o HomeAssistant mas gostava de saber que soluções é que usam por esse lado! Que marcas recomendam e em termos de electroválvulas, têm recomendações?

Pode usar um shelly1 plus para cada circuito. depois programa no telemovel
  6. Pêra conference, obtida por enxertia numa Pereira antiga, este cacho tem 10 peras de 1 tamanho considerável, e as formigas devem ter tanta sede que já começaram a furar uma (abri para verificar se tinha lagarta e não tinha)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_2023-08-14-14-51-09-529_com.miui.gallery.jpg
  7. Muito obrigado Casa da Horta e fernandoFerreira!

Precisamente pela questão do terreno ser grande, vou ter que ter várias "centrais de rega" para evitar passar tubos ao exagero.

Para a zona da horta (que ainda não defini onde vai ser), terá obrigatoriamente um controlador (portanto chega apenas um tubo e depois deriva). Para o resto, está também a definir.

Shelly's são boas opções temporárias mas queria algo um pouco mais trabalhado. Tenho olhado para o OpenSprinkler e creio que será a solução a instalar. Algo deste género:
    https://community.home-assistant.io/t/8-station-sprinkler-controller-nodemcu-lua-under-60/215602

Tenho é de ver muito bem como evitar passar tubo em exagero. Se calhar para as árvores mantenho-as mais agrupadas para já para não ter que construir vários controladores ao mesmo tempo!

Depois vou actualizando o tópico conforme avance neste projecto.
  8. Eu tenho os tais shelly 1 plus ao serviço ligados a eletrovalvulas rain bird 100 hv (no total de 5 circuitos).
    Até ver, zero problemas.
    Eu usei o HA durante uma semana e desisti, achei que para o uso que ia dar, estava a perder demasiado tempo, já não tenho paciência para estar no PC a escrever código, já para não falar que tinha de ter uma "máquina" para correr isso.
  9. Colocado por: NTORIONPêra conference, obtida por enxertia numa Pereira antiga, este cacho tem 10 peras de 1 tamanho considerável, e as formigas devem ter tanta sede que já começaram a furar uma (abri para verificar se tinha lagarta e não tinha)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      Screenshot_2023-08-14-14-51-09-529_com.miui.gallery.jpg

Tenho imensas peras e maças no chão com formigas
  10. Espero que as formigas que têm feito casa dentro de casa, decidam migrar para o quintal depois de o ter com árvores e fruta!

rjmpires: cá em casa uso o Home Assistant para um pouco de tudo (é uma panca minha). Desde automatizar luzes, servir de alarme e facilitar um monte de coisas no dia-a-dia, gosto imenso!
  11. Eu actualmente faço isso tudo em duas plataformas das próprias marcas, até agora tem corrido bem, como não preciso de integração total, dá para os gastos.
  12. Ontem apanhei esta malandra presa na rede de pássaros que tive que colocar por cima das alfaces. Tinha talvez uns 60 cm. Demorei bastante tempo a soltá-la porque só tinha uma tesoura de "cortar manteiga no verão" e a bandida tentava fugir... metendo a cabeça por mais rede dentro! Não dava feito a cortar rede que ela enrolava-se em mais. Acabei por agarrar pelo rabo para a mater pendurada enquanto cortava. Teve sorte e safou-se de boa.
      cobra.PNG
    • RCF
    • 16 agosto 2023
    Colocado por: Casa da HortaCoisas da festa da minha terra. Ainda não é bem a minha terra, talvez um dia. Adiante. Antes dos filhos eram os santos, no campo das cebolas, tanta carroça lá apanhei! Fazia sempre o teste antes de arrancar para casa. Punha-me em cima da mota, desligada, se ficasse direita podia seguir, caso contrário era dormir ali até de manhã. O maior susto com a gnr foi num dia desses, quando apanhei uma operação stop debaixo do viaduto da cril, em Algés. Ainda hoje não percebo como me safei sem assoprar o balcão!

Mas hoje isso são memórias. A realidade é que na festa da "minha" terra voltei a sentir-me igualmente bem. Pá, a sério, quem tem uma terra onde a festa tem ao mesmo tempo sardinha à descrição e música do teca-teca?!😉
    IMG20230804224417
    IMG20230804224300
    IMG20230804224238

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/festas-de-marinhais-d%C3%A3o-preju%C3%ADzo-popula%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-chamada-para-pagar-d%C3%ADvida/ar-AA1flsix?ocid=entnewsntp&cvid=25058175d0514668b2d15604621d6309&ei=10
    Já contribuiu?
  13. Colocado por: RCF
    https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/festas-de-marinhais-d%C3%A3o-preju%C3%ADzo-popula%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-chamada-para-pagar-d%C3%ADvida/ar-AA1flsix?ocid=entnewsntp&cvid=25058175d0514668b2d15604621d6309&ei=10
    Já contribuiu?

Quando foi para escolher o cartaz, certamente que também não perguntaram à população.
    Independentemente disso, o dinheiro vem todo do mesmo sítio 🤷🏻‍♂️
  14. Colocado por: RCFJá contribuiu?

Já ;-)
  15. Colocado por: rjmpires
    Quando foi para escolher o cartaz, certamente que também não perguntaram à população.
    Independentemente disso, o dinheiro vem todo do mesmo sítio 🤷🏻‍♂️

É complicado, o crescimento tem de ser sustentado, não se pode passar de 1 arraial para 1 festival sem uma grande bagagem e fundo de maneio... E normalmente entradas pagas.

O consumo nestas festas diminuiu drasticamente nas últimas 2 décadas, a principal fonte de rendimento é a parte de restaurante, onde tem se ser investir e planear muito bem e as despesas são mais que muitas.
  16. Nós aqui na aldeia também organizamos a festa por nossa conta, tocadores, comida, bebida, missa, eventos desportivos, etc e tal, e nunca ligámos ao presidente da camara para pedir ajuda a pagar as faturas.
    Acaba por ser um pouco como fazer uma casa... Querem casas grandes a preços de casas pequenas.. algo vai acabar mal 😁
  17. IMG20230817202626

Hoje foi dia de começar a apanhar algumas pimentas.. estão a ficar bonitas
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  18. Colocado por: xiripitiIMG20230817202626

Hoje foi dia de começar a apanhar algumas pimentas.. estão a ficar bonitas
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

O que vai fazer com elas?
  19. Colocado por: Casa da Horta
    O que vai fazer com elas?

Faço pasta de pimenta.. com as outras (habaneros), devo fazer em vinagre ou faço um azeite picante, também costumo levar lá para os colegas do trabalho para ficarem a arder da boca :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta

0.4245 seg. NEW