Iniciar sessão ou registar-se
  1. Bem, está na hora de deixar aqui uma actualização sobre rega e relva - que não é bem "horta" mas passa:

A minha intenção inicial antes de colocar relva era lavrar tudo, enterrar tubagem permanente para rega, ancinhar para tirar pedras, etc. Só que como o tempo não abundava e mais vale fazer algo imperfeito do que não fazer de todo, por volta de 10 de Agosto decidi jogar umas sementes para a terra a ver no que dava.

Alguns dias depois, já se começavam a ver resultados. Nunca vi relva a crescer tão rápido!

Nesta altura e como estava a correr bem, decidi investir mais: coloquei mais um aspersor e enterrei a tubagem e adicionei mais sementes à terra. O aspersor protegi com um garrafão cortado (nem sei se é bem necessário mas tenho ideia que vi a dica algures no fórum):

E ontem, já estava assim após o primeiro corte com o "Ferrari":

Este corta relvas parece-me ter sido boa compra: foi usado no OLX e mesmo pertinho de casa por 200euros.

Agora está na altura de começar a pensar em sebes: tenho cerca de 150 metros (75 de cada lado) que queria proteger com sebe (além de vedação). A malta tem alguma sugestão de uma ou várias espécies a utilizar?

O ideal é ser várias espécies e idealmente algumas comestíveis. Mais perto da piscina e casa, de folha não caduca para proteger do vento (que é muito neste terreno!).
  2. Mais 2 regos de batata. À dta alouette e no da esq 33 jaerla primeiro e a seguir 33 Laura.

Tenho batata, estrume e mais a próxima semana de férias. Tou convencido que ainda planto mais 2 regos... 😉

Tenho estas com mês e meio, nascidas com algumas falhas mas até ver sem maleitas 🤫

Gosto desta imagem dos fardos de palha... É tão campestre!
    IMG20230902182358
    IMG20230902182414
    IMG20230902182931
    IMG20230902184311
    https://imgbb.com/' >temporary pic upload
  3. Não sei se ainda se lembram do problema que tive com gatos. Dos 6 já só aparecem 3 e nem sempre. A mãe vem todas as noites pedir comida.

Para amanhã está marcada a castração da mãe, e para garantir que estava cá nessa hora, decidi deixá-la dormir na garagem. Como aparecerem também os 3 filhos ficou tudo lá dentro.

Esposa e filha não estão nada satisfeitas com a decisão e tem sido um desafio. A Maria, depois de jantar e já de pijama, quis fazer companhia aos gatos e acabei por ficar com ela lá até tarde. Amanhã já disse que se levanta cedo e vai para junto deles, quero ver como corre a coisa. A cirurgia é às 11,30.
    IMG20230902210509
    IMG20230902210543
    IMG20230902210848
    IMG20230902212645
  4. Colocado por: Casa da HortaNão sei se ainda se lembram do problema que tive com gatos. Dos 6 já só aparecem 3 e nem sempre. A mãe vem todas as noites pedir comida.

Para amanhã está marcada a castração da mãe, e para garantir que estava cá nessa hora, decidi deixá-la dormir na garagem. Como aparecerem também os 3 filhos ficou tudo lá dentro.

Esposa e filha não estão nada satisfeitas com a decisão e tem sido um desafio. A Maria, depois de jantar e já de pijama, quis fazer companhia aos gatos e acabei por ficar com ela lá até tarde. Amanhã já disse que se levanta cedo e vai para junto deles, quero ver como corre a coisa. A cirurgia é às 11,30.
    IMG20230902210509
    IMG20230902210543
    IMG20230902210848
    IMG20230902212645

Com a decisão de quê? Castrar a gata? É o melhor que se pode fazer. Eu sou vegan, sou activista dos direitos animais e tenho dois gatos. A gata está esterilizada e o gato castrado. Os gatos não têm prazer a ter sexo. Para eles é um imperativo hormonal trazido pelo cio das gatas. Para os gatos o sexo é um processo muito doloroso, especialmente para as fêmeas. Já para não falar do cio, que é um stress brutal.

Para além disso, as gatas que não são esterilizadas têm uma tendência muito maior a ter cancros nas **** e no útero. EDIT: lol o forum censura "maamas".

Já para não falar que ao esterilizares uma gata (suponho que seja de rua) estás a prevenir o sofrimento de muitos gatos de rua que ela iria parir até ao final da sua vida. E mesmo que adoptes, não há razão para ter gatas a parir mais gatos. Os abrigos e as ruas estão cheios deles. É só apanhar e levar para casa! Eles reclamam, mas depois agradecem. Acredita em mim que tenho dois desses. Um deles apanhei-o praticamente a morrer com uma pata toda infectada.

A operação é simples. Não se assustem. Tem de levar anestesia porque é uma coisa interna. Se fosse um gato é mais facil, snip snip já está. Mas daqui a uma semana está boa.
    Se ela não gostar do cone ao pescoço (se fosse a ti nem gastava dinheiro nisso), podes fazer-lhe uma roupinha para ela não roer os pontos na barriga. Pegas numa meio grande ou na manga de uma camisola que seja mais ou menos o diametro do corpo dela e cortas quatro buracos para as patas. Isso impede-a de lamber a ferida. É melhor que o cone que os gatos detestam e é dificil para eles beberem o comerem com aquilo ao pescoço. Além de ser gratis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  5. Colocado por: SalvadorPCom a decisão de quê? Castrar a gata?

Sim.
    Obrigado pelos esclarecimentos, não fazia ideia que implicava andar com o abajur uma semana! Mas faz sentido.

Até parece que é para mim a cirurgia! São 2 e meia e não tenho sono (e se me fartei de trabalhar hoje).

É uma gata de rua que vinha cá comer ao fds. O problema foi quando teve a última ninhada de 6 e os trouxe para para cá. Metiam-se no compartimento do motor do carro e isso transtornava imenso a vida. Até gosto que andem por aqui (afujentam ratos) e não me custa nada dar-lhes de comer, mas mais bebés não por favor. Esposa e filha ficam tristes com a ideia de não voltar a acontecer, é só isso. Se bem que estou convencido que sim, porque uma gata filha desta não tarda está prenha e veremos se não escolhe o meu telheiro...
  6. Colocado por: Casa da Horta
    Sim.
    Obrigado pelos esclarecimentos, não fazia ideia que implicava andar com o abajur uma semana! Mas faz sentido.

Até parece que é para mim a cirurgia! São 2 e meia e não tenho sono (e se me fartei de trabalhar hoje).

É uma gata de rua que vinha cá comer ao fds. O problema foi quando teve a última ninhada de 6 e os trouxe para para cá. Metiam-se no compartimento do motor do carro e isso transtornava imenso a vida. Até gosto que andem por aqui (afujentam ratos) e não me custa nada dar-lhes de comer, mas mais bebés não por favor. Esposa e filha ficam tristes com a ideia de não voltar a acontecer, é só isso. Se bem que estou convencido que sim, porque uma gata filha desta não tarda está prenha e veremos se não escolhe o meu telheiro...

Não tenhas receio. É uma coisa simples. No final ela vai acabar por sofrer muito menos. Estás a fazer a coisa correcta. Esperemos que as outras gatas não emprenhem. Se tiveres fundos para isso, secalhar mais vale esterilizares as filhas também. A idade ideal é aos 6 meses, que é antes de terem o primeiro cio.

Uma só gata com um ninhada de 4 (2 femeas, 2 machos) em 16 meses (dois cios) multiplica-se em 36 gatos. É muito gato abandonado. A maior parte deles nem chegam a adulto. Morrem na estrada ou de doenças e sub nutrição.
      55f6d9b0923f38edf7c3b260000114a4 (1).jpg
  7. Eu aproveitei as férias e na bricolage fiz um abrigo com material reaproveitado para os futuros novos habitantes cá do sítio. Apenas tem 2 habitantes ainda 1 galo e uma galinha ( não sei a raça, apenas sei que põem aqueles ovos mais azulados) foram oferta da minha mãe. Será apenas para ter 4/5 habitantes e foi mais para realizar um desejo ao meu pequeno. Algum conselho em que tipo de galinha mais arranjar?
      IMG_0275.jpeg
  8. Vegans não deviam ter animais. Vai contra a filosofia do veganismo.
  9. Colocado por: Peper87Eu aproveitei as férias e na bricolage fiz um abrigo com material reaproveitado para os futuros novos habitantes cá do sítio. Apenas tem 2 habitantes ainda 1 galo e uma galinha ( não sei a raça, apenas sei que põem aqueles ovos mais azulados) foram oferta da minha mãe. Será apenas para ter 4/5 habitantes e foi mais para realizar um desejo ao meu pequeno. Algum conselho em que tipo de galinha mais arranjar?
      IMG_0275.jpeg

Essa rede parece baixa. Vai ter que cortar as pontas das asas aos bichos.
  10. Colocado por: rjmsilva

Essa rede parece baixa. Vai ter que cortar as pontas das asas aos bichos.
    espero que não, tem 1,20. Mas está dobrada para dentro qualquer coisa subo mais um pouco
  11. Abacates vs abelhas mortas, para alimentar os Vegan.
  12. Colocado por: Peper87espero que não, tem 1,20. Mas está dobrada para dentro qualquer coisa subo mais um pouco

1,20 é pouco, ainda por cima o espaço é grande.
    Fora isso, o chalet tem pinta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  13. Colocado por: VarejoteAbacates vs abelhas mortas, para alimentar os Vegan.

Se um vegan pode ter um animal de estimação, então se tiver uma galinha como animal de estimação, porque não comer os ovos?
  14. Colocado por: rjmsilva

1,20 é pouco, ainda por cima o espaço é grande.
    Fora isso, o chalet tem pinta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Peper87
    tenho de reformular a vedação então, durante a semana já trato da coisa. Por agora ficam no abrigo que por aqui já chove
  15. Colocado por: rjmsilvaSe um vegan pode ter um animal de estimação,

Pode andar a mutilar os órgãos do mesmo?
  16. 1,20m com asas cortadas já dá... Dependendo da raça, algumas conseguem saltar, n precisam voar, no meu caso a cadela trata delas :(. Só ficam as outras
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  17. Colocado por: ricardo.rodrigues

Pode andar a mutilar os órgãos do mesmo?

Porque é que um vegan não come ovos? Ou mel? Ou alguns não comem abacates?

Se toda a gente fosse Vegan, praticamente todas as espécies de animais domésticos seriam extintas.
  18. Colocado por: NTORION1,20m com asas cortadas já dá... Dependendo da raça, algumas conseguem saltar, n precisam voar, no meu caso a cadela trata delas :(. Só ficam as outras
    Concordam com este comentário:rjmsilva
    assim aprendem rápido que a vida fora da vedação é dura :/ com o meu cão não tem problemas, mais facilmente o cão tem medo das galinhas..
    •  
      NTORION
    • 3 setembro 2023 editado
    Como o tempo ia desabar, apanhei umas uvitas, - preta sem grainha (fotos, muito doce, este ano um pouco mais pequenas)
    - Seara nova (foto 4,as preferidas cá em casa, apesar do aspeto verde já se comem muito bem)
    - Dona Maria (foto 3,normalmente são muito doces, mas este ano ainda não estão, normalmente é uma uva muito tardia)

A red globe este ano não tem grande sabor, a Fernão pires produziu muito bem, como sempre, mas não há fotos e a moscatel branca ainda não está no ponto.

E a seguir o tempo desabou mesmo aqui no oeste...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_2023-09-03-18-30-33-332_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2023-09-03-18-30-40-355_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2023-09-03-18-30-45-644_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2023-09-03-18-30-56-448_com.miui.gallery.jpg
  19. Colocado por: rjmsilvaVegans não deviam ter animais. Vai contra a filosofia do veganismo.

és um **** bitaites

0.0858 seg. NEW