Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: SalvadorPVou perguntar se há alguma loja na zona centro a vender isto

Veja na Macolusa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo13112023
  2. Colocado por: primavera
    Veja na Macolusa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SalvadorP

Não conhecia. Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  3. Andei com a Maria a tarde toda a ver se apanhava a outra gata que queria esterilizar. Tinha o veterinário combinado às 19 mas já adiei para amanhã. Não a conseguimos meter na transportadora. A ver se hoje à noite corre melhor.

Não há nada que as galinhas gostem mais que rapar em terra mexida e molhada 😉
    IMG20230907161756
    IMG20230907193209
    IMG20230907193253
    IMG20230907193326
    IMG20230907193431
    • eu
    • 7 setembro 2023
    Colocado por: Casa da HortaNão há nada que as galinhas gostem mais que rapar em terra mexida e molhada

É onde anda a bicharada.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  4. Colocado por: Casa da HortaAndei com a Maria a tarde toda a ver se apanhava a outra gata que queria esterilizar. Tinha o veterinário combinado às 19 mas já adiei para amanhã. Não a conseguimos meter na transportadora. A ver se hoje à noite corre melhor.

Não há nada que as galinhas gostem mais que rapar em terra mexida e molhada 😉
    IMG20230907161756
    IMG20230907193209
    IMG20230907193253
    IMG20230907193326
    IMG20230907193431

Não vais conseguir apanhar a gata dessa maneira. Os profissionais usam umas jaulas que têm um mecanismo que deixa cair a porta quando eles pressionam a placa onde está a comida. Nunca vais ser mais rapido a fechar a porta do que a gata a fugir, mesmo que entre.

Ficam umas dicas para apanhar sem caixa:

1º se puderes arranja uma caixa maior com uma entrada maior e de preferência das rijas, não destas de tecido. Uma qualquer caixa de transporte de cão do dobro do tamanho da que tens na foto é suficiente. Algumas de gato também dão. Tem é de ter uma entrada grande porque ela vai espernear e tentar agarrar-se à porta.

2º não estejas à espera que ela entre. Tens de a conseguir agarrar e metê-la na caixa (já te explico como). Para ela se chegar a ti (não sei quão bravia é) tens de usar uma comida com muita fragrância. Se tiveres um leclerc ao pé compra uma lata de atum e camarão da les exquis (foto no comentário), custa 0.99€. É só cozinhado em água os gatos passam-se e não resistem. Se não tiveres leclerc compra schesir (que é a marca oficial que faz o les exquis) que é igual mas custa mais, praí 1,25. Vende-se quase em todas as lojas de animais, incluindo agiloja.

3º Compra uma lata ou duas e com uma colher pequena atira um bocado da comida para ao pé dela só para ela ver o que está a perder, depois vai metendo cada vez mais proximo de ti. Se ela tiver medo não vás à brta. Tens de voltar no dia seguinte e tentar de novo. Tens de ganhar a confiança dela.

4º quando a conseguires agarrar, não tentes enfiá-la de cabeça na caixa. 90% das vezes não vais conseguir e ela vai-te magoar. Pega nela pela frente, enfia o braço entre as patas da frente, por baixo da cabeça, com o peito dela acente no teu antebraço e enfia-a na caixa. Ás vezes dá jeito ter alguém para agarrar a caixa na diagonal. Fecha a porta e tira o braço e tranca a porta.

Isto é um vídeo de um gato que apanhei da rua há uns tempos:
    https://www.youtube.com/watch?v=mDWF9AjUGgU
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      3564700512517.jpg
  5. btw, na questão da comida, se tiveres um bocado de salmão ou pescada em casa também funciona em vez de schesir/exquis. Mas com latas do super é mais dificil porque não é uma tentação tão grande.
  6. Cheguei a conseguir que ela entrasse, mas depois foi como diz, foi mais rápida a fugir que eu a fechar a porta!

Estava à espera que ela e os 2 irmãos viessem dormir no meu telheiro (como fazem todos os dias) para os fechar na garagem, mas hoje não vieram! Parece mesmo que têm um instinto muito apurado... Amanhã tenta a minha mulher que tem melhor relação com ela. O veterinário aceita operá-la a partir das 16h. Já tenho outra transportadora plástica, vamos ver. A comida é apelativa (gosta de ração), só que raramente tem fome.

Gostei muito da história do Mufi 😉
  7. Casa, uma armadilha como se faz para apanhar pombos/aves uma caixa da fruta de madeira (ou algo parecido pesado qb), colocada inclinada apoiada num pau, colocar lá comida por baixo, atar uma guita bem comprida ao pau, até um lugar onde possamos observar sem que o gato desconfie. Quando ele tiver tranquilo a comer, é só puxar o cordel. Tb dá para fazer com uma transportadora, mas nesse caso é preciso um peso na porta para qd ela cair o gato não lhe dar uma pancada e ela abrir.

Se depois for preciso apanhar com a mão é usar uma camisola grossa e uma luva da horta ou da cozinha .
  8. Era mais fácil se ela fosse logo para a transportadora, assim era o veterinário a tirá-la de lá e ele deve saber como se faz.

Foi tudo repentino, não tive tempo para preparar nada muito elaborado. A Isabel nem estava cá e na verdade foi só pela minha falta de jeito que não consegui!

Amanhã vai dar 😉
  9. Colocado por: Casa da HortaEra mais fácil se ela fosse logo para a transportadora, assim era o veterinário a tirá-la de lá e ele deve saber como se faz.

Foi tudo repentino, não tive tempo para preparar nada muito elaborado. A Isabel nem estava cá e na verdade foi só pela minha falta de jeito que não consegui!

Amanhã vai dar 😉

Mesmo que goste de ração... Acredita... eles quando estão alerta não comem a não ser que seja uma coisa mesmo com muita fragrância. Eu já vi pessoal a apanhar gatos de rua completamente selvagens e eles podem estar esganados que não se deixam apanhar. Compra uma latinha das melhores ou coze uma posta de peixe e vais ver se ela não cai que nem uma patinha. Não resistem. Com ração não vais lá mesmo que seja da boa (ou vais mas é muito mais trial and error e muito mais trabalho). A ração não tem humidade, não propaga tanto o cheiro.
    Eu conheci um pessoal em Barcelona que usavam sempre a mesma marca de comida húmida. Acho que nem era cara nem nada, mas simplesmente eles sabiam por experiência que era a que tinha mais cheiro.

O mufi já era meu amigo e a primeira vez que o tentei apanhar ele não deixou e tive uma porrada de dias para ele deixar que eu me aproximasse de novo. Só consegui praí à terceira vez.

Ah... Outra coisa que me esqueci de mencionar é que uma manta pode ajudar a domar a gata. Se quando a agarrares lhe meteres uma mantica pequena em volta é mais facil de metê-la na caixa e ela também vai estar mais calma (é uma cena dos gatos, quando estão aconchegados ficam mais tranquilos). A caixa tem é de ser grande o suficiente.
    Mas faz com a comida boa de lata e agarra a bicha como te disse e vais ver que é facil. ao entrarem à retaguarda dentro da caixa eles não vêem o fundo da caixa e não têm o instinto de lutar tanto. Só quando fechas a porta é que os gatos se apercebem!
  10. Com a sua paciência a minha mulher conseguiu ter a gata ao colo! Com a minha falta de jeito, e apesar de todos os avisos e ensinos do Salvador, não consegui fechar a porta da transportadora a tempo e ela fugiu!

Acho que não estava destinado a acontecer. Às vezes temos de aceitar as evidências. Por agora desisto da ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo13112023
  11. Colocado por: Casa da HortaCom a sua paciência a minha mulher conseguiu ter a gata ao colo! Com a minha falta de jeito, e apesar de todos os avisos e ensinos do Salvador, não consegui fechar a porta da transportadora a tempo e ela fugiu!

Acho que não estava destinado a acontecer. Às vezes temos de aceitar as evidências. Por agora desisto da ideia.

Não desistas. Com um acto tão simples vais salvar potencialmente centenas de gatos de uma vida miserável.
    Dá-lhe uns dias, captura-a e deixa-a na garagem ou assim e no dia a seguir telefona para o vet a dizer que já a conseguiste apanhar. Eles são flexiveis nisso. Não tens de pre marcar com antecedência possivelmente. Eles arranjam um buraco de um dia para o outro.

Se o problema for não conseguires metê-la na caixa usa antes uma caixa de cartão grande com uns buracos para respirar. Não precisa de luz. Eles ás escuras ficam mais tranquilos, por isso é que os prós tapam as caixas com um pano.
  12. Eu quando foi do mufi também tinha o vet marcado e tive de desmarcar duas vezes. Até falei com um vet que se deslocava ao sítio e que tem um programa de "catch, neuter and release" e qudno eu lhe falei do mufi ele disse que já tinha tentado apanhá-lo algumas vezes. Que esteve no local e apanhou os outros gatos mas o mufi não se deixou apanhar. Portanto vês, até os prós encontram as suas némesis.
  13. E se fores aqui da zona centro, perto das caldas, posso ir ajudar-te a apanhar a bicha, sem problemas.
  14. Obrigado. Sim, o veterinário tem sido impecável e disponível, mas agora só voltamos a ter oportunidade lá para final do mês. Por agora fica assim. Obrigado por tudo 😉
    Concordam com este comentário: Anonimo13112023
  15. boas alguem por aqui com ovelhas?
    gostava de perceber se economicamente e rentavel
    e quantidade de ovelhas no minimo a ter para o ser
  16. Colocado por: Carlinhos23pboas alguem por aqui com ovelhas?
    gostava de perceber se economicamente e rentavel
    e quantidade de ovelhas no minimo a ter para o ser

Se for no Alentejo.. esqueça a ideia
  17. Colocado por: rjmpires
    Se for no Alentejo.. esqueça a ideia

Alto Minho
    Axo que a nível de pasto nunca será grande problema.

Gostava de ter fedbacks de quem tivesse
  18. Colocado por: Carlinhos23peconomicamente e rentavel
    se investir numa queijaria...
    •  
      NTORION
    • 16 setembro 2023 editado
    O verão prestes a terminar e a fruta de verão/outono a ir com ele.

Normalmente uvas, pêros, maçãs ainda davam mais um mês....mas esse esta já é praticamente o resto da minha colheita, ficam apenas umas uvas moscatel e maçãs Granny smith e bravo esmolfe para colher...

Uvas, dona Maria, seara nova, red globe e Fernão pires.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Casa da Horta, Bondi
      IMG_20230916_202807.jpg

0.5143 seg. NEW