Iniciar sessão ou registar-se
  1. Conheço esta também a chegar a Mirandela, vindo de Frechas.

N213
    https://maps.app.goo.gl/UPYhaQ22TWRxEnBfA

Sr. gatuno, se tem fome peça
  2. Falávamos há dias sobre os alhos e os meus já vão nascidos, alguns até demais, parece-me. Dá ideia que gostaram mesmo do cocó de vaca! Foram plantados há coisa de 2 semanas.
    IMG20231105080611

Não sei se recordam ter falado dos gatos vadios. Estes 3 já fazem parte da casa. O Chouriço e o Lagartichas, aqui com a mãe, a Caçadora, que foi esterilizada há pouco e desde essa altura que está gorda que nem um tralhão! Falta a irmã Malhadinha, que tanto queria apanhar para fazer o mesmo que à mãe, mas está demorado ganhar a confiança. Vos digo, devem ser os gatos mais felizes que é possível imaginar: totalmente livres mas com abrigo, comida boa e mimo humano quando querem. Não sei se vos contei, mas durante a semana estão a cargo de uma senhora daquelas instituições amigas dos animais, que não deixa faltar Purina One (não quer que lhes demos ração barata, diz que faz mal aos rins) e ao fds ficam por nossa conta!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, Pereira_89, Nostradamus
      IMG20231105080150.jpg
      IMG20231105080009.jpg
      IMG20231105075943.jpg
  3. Colocado por: Casa da Hortacom abrigo, comida boa e mimo humano

De barriga cheia não caçam ratos...
  4. Colocado por: barreira

De barriga cheia não caçam ratos...

É verdade sim senhor. Mas também é verdade que, desde que os gatos passam por ali o dia (ainda que a dormir ou a brincar), nunca mais vi nenhum rato. E antes disso era frequente vê-los, sobretudo de volta do comida das galinhas. Talvez o cheiro dos gatos os espante, não sei...
  5. E dentro de placas curiosas, deixo esta aqui num terreno de eucaliptos na minha terra. Conta a história que surge após uma disputa de localização de marcos e como é evidente, os vizinhos conhecem-se!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
      P4280101.JPG
  6. Colocado por: Casa da HortaNão sei se recordam ter falado dos gatos vadios.

Uma casa do campo tem outro encanto com gatos ao sol nos peitoris das janelas
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, eu, Casa da Horta, HAL_9000
  7. O cheiro dos gatos afasta os ratos. Uma solução infalível para afastar ratos é colocar uns saquinhos de tecido com areia urinada por gato no interior.

Sobre gatos do campo vs. gatos domésticos, sou um acérrimo defensor de que se deve adoptar gatos que estão no canil e não gatos selvagens do campo. Um gato do campo tem uma vida plena de liberdade, e não estando com problemas de saúde que impossibilitem a sua autossuficiência, acho que não se devem privar desse habitat e levá-los para viver dentro de uma casa apenas.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  8. Colocado por: Casa da Hortanão deixa faltar Purina One (não quer que lhes demos ração barata, diz que faz mal aos rins)
    O que faz mal é dar purina One a gatos "rafeiros". É como dar um prato goumet a um gajo que queria mesmo era um frango de churrasco e uma mini.
    Se a senhora soubesse que eles ás vezes até ratos comem, nem imagino o que diria :S.
  9. Os meus grelos parecem estar a nascer :-)
    Timidamente, mas a chuva e frio não ajudam...
  10. Colocado por: pcspinheiroTimidamente, mas a chuva e frio não ajudam...

Sem frio não há grelos bons.
  11. É verdade, mas geralmente gostam de frio quando maiores. Para a semente germinar dá jeito temperaturas mais amenas. Hoje vão estar mínimas muito baixas e ainda não vejo quase nada nascido...
  12. Colocado por: HAL_9000O que faz mal é dar purina One a gatos "rafeiros". É como dar um prato goumet a um gajo que queria mesmo era um frango de churrasco e uma mini.
    Se a senhora soubesse que eles ás vezes até ratos comem, nem imagino o que diria :S.

Eu por acaso acho o frango assado e uma mini um prato gourmet😜 Então se for o da Valenciana...

Quem lida com a senhora é a minha mulher, mas pelo que me conta há ali muito excesso de brio, de pantomima. Vem tidos os dias à tardinha carregada com ração (afinal é Royal canin, ainda mais exclusiva e que não se vende nos hiper) e um garrafão de água. O acordo é nós alimentarmos os gatos ao fds (se não pudermos ir a minha mulher tem a incumbência de mandar mensagem a avisar!) e do nosso lado é restos e latinhas de 39 cts de patê. Bebem água do poço e andam contentes da vida.
  13. Colocado por: pcspinheiroÉ verdade, mas geralmente gostam de frio quando maiores. Para a semente germinar dá jeito temperaturas mais amenas. Hoje vão estar mínimas muito baixas e ainda não vejo quase nada nascido...

5a-feira já vem o sol, vão dar um salto!
  14. Espero que sim, está tudo muito anémico... Hoje passei lá outra vez e vai-se vendo alguns, mas coisa pouca.

Num outro assunto, alguém tem experiência em plantar coisas da feira que vem com aquelo torrão cónico nas cuvetes de esferovite, e as raizes nem crescem nem saem de cima? Plantei couves kale e bróculos há algumas semanas e notei que cresceram um bocado, mas pareceu-me pouco. Aranquei duas ao acaso e vi que a raiz continua igual, não cresceu nada. Já tinha reparado nisto uma outra vez e, por isso, desta vez até desfiz bem a terra que vinha lá agarrada para as forçar a crescer e procurar a terra, mas não adiantou. Será de haver tanta chuva que não sentem necessidade de expandir as raízes? Ou será algo na terra que inibe o seu crescimento?
  15. Não há ciência envolvida na plantação de pés, é abrir buraco do mesmo tamanho e meter lá. Diz meu pai que se deve garantir que a terra fique em contato com as raízes, apertando ligeiramente à volta do pé.

De qualquer maneira, quando isso me acontece (desenvolvimento lento) associo sempre a terra "cansada" e com poucos nutrientes. Ou pelo menos ausência de nutrientes que aquela planta precisa. Acontecia-me muito quando só tinha 200 m2 para horta, não dava para o recomendado pousio. Mesmo que enchesse a terra com guano não dava tão bem e era tudo muito mais demorado.

Os bróculos demoram a desenvolver, também pode ser só mais um pouco de paciência 😉
  16. Paciência às vezes falta, sim 😁
    A terra recebe estrume 2x/ano. Antes das coisas que plantei estavam lá batatas doces.
  17. Colocado por: pcspinheiroPaciência às vezes falta, sim 😁
    A terra recebe estrume 2x/ano. Antes das coisas que plantei estavam lá batatas doces.

Às vezes é por já estarem velhas no viveiro, quando estão cheias de raízes todas enroladas, basicamente são plantas velhas que já deviam ter sido plantadas há 2 semanas... Após isso nunca se desenvolvem da mesma forma.

Não as podemos escolher muito novas/fracas nem demasiado desenvolvidas.
  18. Pois, eu vi isso nas alfaces...eram grandes de mais e várias começaram a espigar logo. Mas as couves e brócolos eram pequenitos. Os nabos e beterrabas parecem estar a ir bem.
  19. Na transplantação de plantas o terreno tem que se manter fofo , como o Casa da Horta disse e bem quando lhes colocamos na terra ( convém não retirar a terra de origem ) aconchegamos mas a primeira coisa a fazer quando ela ( a planta ) der sinal de que pegou é colocar a área fofa junto do pé ... em tempos chuvosos sempre que vem sol devemos mexer a terra porque a consolidação ou compactação do terreno é um inimigo para o crescimento das raízes e desenvolvimento da planta ...
  20. Pois, com esta chuva non-stop é difícil...

A questão de retirar a terra de origem veio da observação que, por vezes, as raízes não saiam do cubinho de solo original por alguma razão. E pelo facto de que as couves de plantar, compradas em molho às mulheres na feira, foram arrancadas e vêm com as raízes quase nuas; essas desenvolvem as raízes. Aliás, umas tronchas de Chaves que comprei no fim do verão tinham as raízes aparadas e pegaram uma maravilha. Não fosse o bicho na raíz e estariam hoje uma maravilha.

0.5626 seg. NEW