Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: tgferreiraO meu dilema neste momento (além da falta de tempo) é que não sei onde colocar a horta

Num cantinho emprestado, o Pinheiro arranjou maneira de plantar 340 pés de cebolo! Numa hora, o que é verdadeiramente assinalável! Não me diga que neste espaço todo não consegue amanhar 3 ou 4 m2 de terra para plantar 1 cento ou 50 pés que sejam?! Qualquer espacinho serve, até entre a casa e a piscina. Plante perto porque carece de muita manutenção, que é como quem diz, vai ter muita erva que tirar!

A minha mulher também anda com essa ideia da floresta. Até tem um nome fino e tudo. Do que me vai contando, dos planos, é plantar as árvores mais juntas que o normal, penso que de forma aleatória. Ela inspira-se em grupos do FB e numa senhora que já morreu mas deixou alguns escritos. Se quiser posso perguntar-lhe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
      WXg2XMg.jpg
      me3KJh9.jpg
  2. e as cebolas crescem agora?

costumo plantar mas não agora, última vez que o fiz (nesta altura) acho que não cresceram nada. Poderá ser da variedade?
  3. Bem, mais eu plantei "só" cerca de 250 pés 😅. A ver se entre hoje e amanhã arranjo um bocadinho para acabar e postar uma foto. Ontem já era quase noite.

Penso que o principal problema das cebolas nesta altura pode ser água em excesso. Se continuar a chover como nas últimas semanas vai "melar" tudo, como diz a minha mãe...
  4. Colocado por: jg231e as cebolas crescem agora?

costumo plantar mas não agora, última vez que o fiz (nesta altura) acho que não cresceram nada. Poderá ser da variedade?

Não há respostas que se apliquem a todas as regiões. Em trás os montes nem se fala em plantar cebola agora, por exemplo. Aqui, Ribatejo, há estes 2 períodos e estas duas vertentes da mesma variedade. Uma que começa a aparecer nas feiras (e lojas agrícolas) em outubro (e até finais de setembro, às vezes) que se chama valenciana temporã (ou cebola de inverno) e se planta agora para estar pronta ali por março. Depois a valenciana tardia que é plantada na primavera e se apanha em junho/julho. Uma das grandes diferenças entre elas é a conservação, sendo que a tardia, se guardada bem seca, dura quase 1 ano! A temporã não, dura muito menos e é mais pequena. Só que ter cebola fresca em março é um luxo ;-)

Uma coisa que me apercebi é que a temporã se dá melhor se plantada de tabuleiro, ao invés dos centos que se compram na feira. Pelo menos comigo ou pelo menos na minha terra. Ou então foi coincidência aquele ano, mas para mim ficou que só planto de tabuleiro. Esta de agora, porque a tardia é exatamente o contrário.

A cebola precisa de muita água. Mas lá está, aqui no Ribatejo. Não deve ser igual noutros sitios menos secos, imagino.
  5. Durante a tarde já vou passar ou em Ceira ou na Cooperativa Agrícola. Se entretanto não decidir onde colocar as coisas e uma vez que o Pinheiro é de perto, vou mas é buscar dessas quando nascerem!

Brincadeiras à parte, acho que vou meter acima da piscina. Não tinha ideia que estávamos a falar de tão poucos quadrados e posso bem vedar um rectângulo onde a máquina não coloque a terra.

Quanto à floresta: Casa da Horta, se conseguir averiguar quais os grupos e literatura, agradeço! Será uma floresta de alimentos o tal nome fino?
  6. Colocado por: tgferreiraSerá uma floresta de alimentos o tal nome fino

Floresta Miyawaki.
    https://florestas.pt/saiba-mais/o-que-e-o-metodo-miyawaki/

Floresta de alimentos é uma miyawaki feita com árvores de fruto.

Ana Primavese é a tal senhora
    https://www.fnac.pt/Agroecologia-Ana-Primavesi/a1109497
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  7. Hoje estive lá na horta mais 1h. Acabei os 4 regos de cebolas que faltavam e ainda cavei uma longa tira onde semeei ervilhas. Tive alguma ajuda mas depressa cansou 😅.

Na próxima semana vou às ervas favas. Preciso de reduzir o tamanho das fotos para colocar aqui. Mais logo.
  8. Como prometido, umas fotos do trabalho já acabado. As duas meninas andaram a apanhar bicharada mas mesmo antes de vir embora dei conta que, quando andei a semear as ervilhas no outro lado do terreno, esgravataram um canto das cebolas e arrancaram uns 10 pés... não partiram, por isso replantei.

O ajudante é que cansou depressa :-) mas lá consegimos semear 2 linhas de ervilhas naquele canteiro elevado que fiz à pressa. A ver se nascem!

Arranjei meio balde de areia fina quase branca para misturar com as sementes de grelo. Assim sempre dispensam melhor e vejo onde já pus. Mas não foi hoje, e pelo andar da coisa (aulas, fim de semana fora) só na próxima semana...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Vítor Magalhães, Nostradamus
      IMG_20231115_162459.jpg
      IMG_20231115_171408.jpg
      cebolas.jpg
  9. Pensei que o lote era mais pequeno. Ainda tem aí muito por onde moer os braços! E ainda bem, que isso é saudável ;-)
    Se calhar não quis estar a desperdiçar espaço e tinha muito cebolo para plantar, mas é sempre de deixar uns carreiros (caminhos) para ser mais fácil depois mondar a erva. Mas agora já está e espero que nos vá mostrando a evolução. Se gostarem da terra, em coisa de 3 a 4 semanas começam a ganhar cabeça, assim do tamanho da ponta de 1 dedo.

As galinhas são giras mas, lá está, incompatíveis com cebolas acabadas de plantar. É como nos alhos, são muito atraídas pelos bichinhos que habitam junto às raízes. Mesmo quando estes já estão grandes e elas já não os partem nem arrancam, expõem as raízes e lá andamos nós a chegar a terra outra vez!
  10. O "meu" lote é pequeno; estas partes são do colega que mo cedeu mas que teve um problema de saúde grave e repentino que o impede de fazer esforços físicos... Por isso ele disse que eu podia ir plantando o que quisesse (faço-o consultando primeiro o que acha que se pode plantar). Esta parte ficou metade a cebolas, o resto ainda não sei. Está ali uma planta grande de physalis no meio mas não sei se vai dar nada nesta altura.

Onde semei a ervilha é que só usei uma pequena fração do terreno e a ideia é semear 2-3 regos de favas. Depois vejo com ele se se faz algo com o resto do terreno ou se estrumamos e fica a descansar para a primavera. Mas ceitam-se sugestão - que não dêem muito trabalho :-)

As galinhas só andam livres quando lá estou, excepto de segunda para terça, em que fechei mal a gaiola e lá andaram a passear... Mas não fogem. Ontem distraí-me do lado das ervilhas e as bandidas devem ter visto a terra remexida de fresco e toca a esgravatar.
  11. Colocado por: pcspinheiroMas ceitam-se sugestão - que não dêem muito trabalho :-)

Não se esqueça dos alhos ;-)

Se a vida me correr bem, 2ª feira fico lá a trabalhar de sol a sol. Mas na 3ª seguem.
  12. Há muito espaço 😅.
    É quando puder, sem stress!

Pois, tudo dá trabalho 🤣
  13. Mais 1 kg de alhos plantados. Ficam ao lado dos 3 regos que já levam 1 mês. Também plantei morangueiros, cerca de 50 da variedade Santo André.
    Ainda arranquei um pessegueiro paraguaio, que não estava a desenvolver nada de jeito. Plantei no mesmo lugar um Amarelo.

Parece pouco para uma tarde mas estou bem moído!
    IMG20231119113101
    IMG20231119134014
    IMG20231119135059
    IMG20231119162805
    IMG20231119164042
    IMG20231119165403
  14. Haha, tarde bem passada! Daqui não me parece pouco para uma tarde, parece até muito trabalho!

Amanhã vai estar bom tempo e vou tentar semear de novo os grelos. Já vão é tarde... A ver se preparo também mais 2 regos para favas e um bocado para os alhos. Mas vai ser outra maratona, vou ver se lá passo de manhã bem cedo que tenho muitas aulas para preparar...
  15. 3 de favas e 1 de ervilhas ontem. Mas não são como os vossos os meus só têm 4 metros cada 1 🤣🤣🤣.
    A parte boa foi o pequeno com galochas e pequena enxada.
    E até semeou às favas!
  16. Colocado por: DacepaA parte boa foi o pequeno com galochas e pequena enxada.

É tão bom ver os garotos a brincar na terra! Ontem os meus chegaram da feira cheios de vontade de fazer uma estufa. A estufa deles, das plantas deles. Fizeram isto, plantaram meia dúzia de coisas, regaram e ficaram contentes!

O problema é que os gatos também acharam graça à casinha nova... Duvido que aguente até sexta quando voltarmos.
    IMG20231119163736
    IMG20231120090749
  17. Por falar em gatos. Manhã cedinho andei a passar motoenxada na estufa pequena. Passado pouco tempo vi lá um dos amarelos a abrir um buraquinho, fazer cocó e tapar. Muito bem, lindo menino. Serviço de adubação automática!

Já viram como se estão a dar bem os abacateiros? Foi de um caroço 😉
    IMG20231120093127
  18. Colocado por: Casa da HortaFoi de um caroço

Tem de ser enxertado se tencionar comer abacates dessa árvore.

Caso contrario, terá 99.9999% de hipóteses de comer abacates com sabor a alcatrão.
  19. Colocado por: NostradamusTem de ser enxertado se tencionar comer abacates dessa árvore.

Caso contrario, terá 99.9999% de hipóteses de comer abacates com sabor a alcatrão.

Não é bem assim.

Já vi muitas de caroço a dar excelentes abacates, é verdade que demoram muitos anos para começar a produzir, pelo menos 7 anos, na maioria das vezes muito mais. Depois tem o problema da polinização cruzada que afeta muitas variedades, mas algumas tb escapam a esta necessidade e conseguem ser autoferteis.

Já fiz várias experiências com abacates, sem dúvida que a enxertia é a melhor, caso se tenha sucesso e se consiga arranjar o galho de um realmente produtivo e autofertil.
    Mas consegui resultados estrangulando alguns ramos, não é o ideal, ou cortando o topo, que me parece até ver o melhor método. Descobri isto que um abacateiro da minha avó, com 15-20 anos só dava uma dúzia de abacates, mas num ano já estava tão grande que com uma tempestade se partiu, a partir daí começou sempre a produzir muito bem. Um dos meus o ano passado dei-lhe um belo corte, deu muita flor e vingou várias dezenas de frutos, certo que com as ventanias muitos caíram, mas já comi alguns este mês.
  20. Existe sempre a possibilidade de dar um fruto comestível. Mas a % não está do nosso lado.
    Por vezes o problema nem é o sabor em si mas a textura. Abacates mais fibrosos em vez daquela textura amanteigada típica, uma relação de semente/fruto muito grande, etc.

Existem mais casos de insucesso que de sucesso.

Ja me ofereceram abacates rafeiros de semente, e até me lembro que quando era pequeno "roubava" ao vizinho que tinha uma ramada no meio da estrada, e todos eles sempre foram astridentes. Nada comparável com as variedades actuais Hass/Bacon no mercado.

Sinceramente não acho que compense. Nem pelas qualidades gustativas nem pelo esforço. Acho que é uma experiência fixe de se fazer, para criar um porta-extertos caseiro e uma vez a raiz desenvolvida, enxertar o gajo.

0.6149 seg. NEW