Iniciar sessão ou registar-se
  1. Ah, OK. Isso é pacífico, cabe-me bem na carrinha.
  2. Colocado por: Casa da Horta
    Foi a ideia com que fiquei, que consome muito tempo! Por acaso gostava de semear uma carteirinha das torta (mais para vender porque são caríssimas, para fazer arroz prefiro as de debulhar), mas precisam de ser estacadas e isso já implica demasiado esforço e tempo para mim. O tempo, sempre o filho da mãe do tempo!

Sim, depois é calcular se vale a pena ou não, eu tive umas que chegavam a 2 metros, essas sim eram.chatas
  3. Colocado por: pcspinheiroAh, OK. Isso é pacífico, cabe-me bem na carrinha.

Sim, não é muito volume, o problema é meter a lona..
  4. Colocado por: pcspinheiroCasa da Horta, tem ideia de quais são as dimensões aproximadas da entrega da de 6m?

Medi o sítio onde as tive arrumadas e dá um comprimento de 155 cm. A caixa da de 6 deve ser igual.

Ficou pronta hoje. Demorei o dia todo a enterrar a cobertura! Não ficou perfeita mas está suficientemente bem. Deu-me muito mais trabalho do que estava à espera, e esta é já a 3a que monto. Aconselho o Pinheiro a proteger com qq coisa os parafusos que ficam em contacto com a lona... Parecem inofensivos mas com o tempo acabam por furá-la. Usei pedaços da uma câmara de ar de bicicleta.

Fui comprar mais batata de semente. Tenho uma sorte do caraças por ter uma das melhores lojas agrícolas, do Ribatejo, a 2 min de bicicleta. Dá imenso jeito.

E assim vos anuncio que começou a época da batata. Já tinha 5 kg de Laura e agora trouxe 3 kg de Ágria e outros tantos de Alouette. Ficou encomendada uma saca de 25 kg de Laura para a próxima semana. A ver se fica por aqui que está pela hora da morte. 1,80 €/kg!
    IMG20231229101342
    IMG20231229101404
    IMG20231229145553
    IMG20231229145832
    IMG20231229162446
    IMG20231229164848
    IMG20231229171508
    IMG20231229171516
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro, Pereira_89
  5. E essa ponta branca é outro problema... é ligeiramente saída, o meu plástico estava bem esticado e foi o suficiente para o romper já que fica na costura... Agora para o plástico novo devia cortar esse meio centímetro a mais.
    Concordam com este comentário: Pereira_89
      Screenshot_2023-12-29-21-43-41-540_com.android.chrome.jpg
  6. Colocado por: Casa da Horta
    Medi o sítio onde as tive arrumadas e dá um comprimento de 155 cm. A caixa da de 6 deve ser igual.

Ficou pronta hoje. Demorei o dia todo a enterrar a cobertura! Não ficou perfeita mas está suficientemente bem. Deu-me muito mais trabalho do que estava à espera, e esta é já a 3a que monto. Aconselho o Pinheiro a proteger com qq coisa os parafusos que ficam em contacto com a lona... Parecem inofensivos mas com o tempo acabam por furá-la. Usei pedaços da uma câmara de ar de bicicleta.

Fui comprar mais batata de semente. Tenho uma sorte do caraças por ter uma das melhores lojas agrícolas, do Ribatejo, a 2 min de bicicleta. Dá imenso jeito.

E assim vos anuncio que começou a época da batata. Já tinha 5 kg de Laura e agora trouxe 3 kg de Ágria e outros tantos de Alouette. Ficou encomendada uma saca de 25 kg de Laura para a próxima semana. A ver se fica por aqui que está pela hora da morte. 1,80 €/kg!
    IMG20231229101342
    IMG20231229101404
    IMG20231229145553
    IMG20231229145832
    IMG20231229162446
    IMG20231229164848
    IMG20231229171508
    IMG20231229171516

IMG20231229101342
    Por acaso a da mulher rompeu em alguns parafusos.
    Bela ideia, obrigado CDH
  7. Colocado por: pcspinheiroAh, OK. Isso é pacífico, cabe-me bem na carrinha.

Não se esqueça que se mandar vir da aosom tem 5% de reembolso na conta vip (não faço ideia como funciona).
      Screenshot_20231230_093737_Chrome.jpg
  8. Ainda tenho que ver se há terreno livre (aparentemente o sr. de mais idade diz todos os anos que abandona aquilo e volta sempre no seguinte...) e, havendo, se o dono daquilo concorda. É um processo porque não é terreno meu.

Se cá não voltar mais cedo, um excelente 2024 para todos, com campos cheios de belas culturas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, lmcaet
  9. Bem, vocês andam com muito trabalho por estas bandas!

Eu por aqui estou a ficar com um atraso danado: nas três últimas semanas andaram cá máquinas e pedreiros a fazer um acesso melhor e um muro do lado esquerdo do terreno. Aproveitei e pedi à máquina para espalhar um monte de terra que veio do buraco onde alisei o terreno para poisar a piscina. Para já, ainda ando em acabamentos (encher com terra a vala junto ao muro, etc) mas amanhã já cá vem um senhor que trabalha com trator para ver o que há para fazer: estou a pensar pedir-lhe para gradear (para puxar as pedras ao cimo e deixar nas pontas do terreno) e a seguir lavrar e fresar. Alguma dica? O objectivo é deixar a terra misturada e mais fofa: com a retroescavadora sempre a passar, há locais onde está lisinha e a água nem penetra no solo.

Uma vez feito isso, vou ter que acelerar e dedicar-me às culturas: tenho de sachar o cebolo e as couves, tenho 1kg de alho para semear e comprei 40 morangueiros na cooperativa agrícola (que tenciono colocar dentro de blocos de lintel que me sobraram). Também comprei duas carteiras de favas mas estou em dúvida se é altura delas ou não!

Para finalizar: tratada a terra, vou começar a encher o terreno de árvores e arbustos. Para já, tenho aqui uns 30 a 40 que comprei na feira e que me arranjaram e suspeito que isto vai deixar o espaço todo com uma pinta danada! Só resta mesmo decidir a posição de cada árvore! Óptimos problema para se ter! :)

Boas festas a todos e muitas colheitas para 2024!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  10. Não me aguento eu e mais as batatas! Fiquei sem fita e a loja aqui ao pé de mim não tinha. Fui a outra comprar e o que vejo... Sacos de Laura de 10 kg a 15 euros! Estive uns bons 5 min a ponderar se trazia, mas resisti e vim só com a fita de rega (16 mm, 200 metros por cerca de 20 euros). Só que o vício é tramado e depois de almoço fui lá buscar as batatas de semente ☺️

E assim se passou o dia. 6 kg na estufa e 6 kg cá fora. As da rua vão levar proteção quando nascerem, se não a geada queima-as. Vamos ver. É um risco nesta altura. Risco calculado, vá.
    IMG20231230161939
    IMG20231230161903
    IMG20231230160323
    IMG20231230114733
    IMG20231230114748
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  11. Só desejar para 2024:
    As melhores batatas ao horta;
    Os melhores grelos ao Pinheiro;
    Excelentes ovos ao Pires;
    Bom passeio 4x4 ao Hal e a todos os outros que por aqui andam que continuem a partilhar e a aprender/ensinar.

Feliz 2024!!! 🔥
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, pcspinheiro, rjmpires, lmcaet
  12. Pode ser que para 2024 haja tempo e vontade para finalmente dar o pontapé de saída numa pequena horta, mas ainda prevejo muita hora extra!

Que tenham um excelente ano de 2024, que traga tudo aquilo que 2023 não trouxe e mais outro tanto.
    Saúde e sorte 🥂❤️
  13. Boa noite a todos, e desde já, bom ano para todos!!
    Uma pergunta: quando se devem podar as árvores de fruto? Agora ou mais lá para meio/fim de fevereiro?
    Obrigado
  14. Colocado por: AprOb29Boa noite a todos, e desde já, bom ano para todos!!
    Uma pergunta: quando se devem podar as árvores de fruto? Agora ou mais lá para meio/fim de fevereiro?
    Obrigado

Agora é boa altura para podar, desde que não sejam citrinos.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, nvale
  15. Colocado por: luisrds

Agora é boa altura para podar, desde que não sejam citrinos.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

De preferência no minguante, que começa por estes dias. Dizem os mais entendidos.
  16. E lá voltou um tempo da treta... Ainda bem que está tudo nascido ou pegado. Bem, semeei umas ervilhas extra este sábado porque as primeiras estão fraquinhas dos ataques da passarada.
  17. IMG20240104125741 IMG20240104125722

Hoje vai ser um refogado de legumes acabadinhos de apanhar. Malaguetas ainda sobrevivem
  18. Colocado por: tgferreiraTambém comprei duas carteiras de favas mas estou em dúvida se é altura delas ou não!

Não se atrase...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  19. Digam-me acham interessante ou nem por isso colocar garrafões de água por cima das alfaces?
    Vou vendo alguns terrenos com isso, mas nem sei se funciona para alguma coisa
  20. Colocado por: primaveraDigam-me acham interessante ou nem por isso colocar garrafões de água por cima das alfaces?
    Vou vendo alguns terrenos com isso, mas nem sei se funciona para alguma coisa

Sim ajuda, faz de estufa. Mas cuidado para os caracóis não entrarem ou ainda é pior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
      Screenshot_2024-01-04-16-27-37-886_com.facebook.katana.jpg

1.2562 seg. NEW