Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ainda só o tenho há 1 ano ou menos, sinceramente, e apesar das descrições feitas dessas árvores, a mim parece um arbusto que não vai ter essa dimensão. O clima cá tb n é tropical... A chegar parece-me que irá demorar muitos anos, talvez com poda adequada e bem tratados um medronheiro seja mais rápido.

3/4m ainda é considerável, folha perene e crescimento rápido, loureiros seria o melhor... Ou uma nespereira mais lenta e copa mais redonda, precisa mais espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  2.  # 2

Os meus araças não me parece que vão crescer muito. A feijoa tem folha perene.
  3.  # 3

Feijoa, não é algo que aprecie muito. Medronheiro já gosto mais ;-)

Já gora tb tenho umas photinias, e queria saber qual a melhor altura para podar. Estão no jardim há um ano (não desenvolveram muito) e será o primeiro corte.
    Alguém pode ajudar?
  4.  # 4

Colocado por: SCCorreiaFeijoa, não é algo que aprecie muito. Medronheiro já gosto mais ;-)

Tb tem a goiaba, abacate (com água cresce rápido).

Tb tenho photinias, com menos de um ano, não as penso cortar tão depressa, qual o motivo do corte?
    A fazer, faria por janeiro/fevereiro para forçar novos rebentos na primavera.
  5.  # 5

Eu quero que as minhas cubram um muro com 180cm, embora em "largura" ainda tem muito que alargar em altura muitas já ultrapassaram o muro (mais uns 20/30 cm), daí estar em pensar no corte.
    A minha duvida é se com ventos mais fortes algumas photinias não irão partir por estar assim para o "esguio"... mas por outro lado quero que elas alarguem mais para cobrir o muro.
  6.  # 6

Se é para criar uma cortina verde em altura, ponderava um folhado Viburnum tinus. Espécie endémica no nosso território e muito mal aproveitada no paisagismo em Portugal.

Tem de ser bem podado nas laterais porque tem uma grande tendência a fazer uma copa redonda bem definida. Também permite ser podado como uma árvore, ficando por exemplo com o tronco à vista e com folhagem na parte de cima.

https://gulbenkian.pt/jardim/garden-flora/folhado/
    https://revistajardins.pt/plante-ja-o-viburnum-ou-folhado/

folh2

folh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, marize, SCCorreia
  7.  # 7

A negócio da Horta da Maria vai de vento em popa! As colegas do trabalho apreciam os produtos e repetem os pedidos, o que é bom sinal.
    Este domingo vou trazer azeite. 7 garrafões de 5 litros. Azeite do meu pai, feito à antiga, de azeitona selecionada por ele (o lagar da minha aldeia ainda processa a azeitona que cada pessoa leva). A 6€/l é bom preço.
      IMG_20230927_151724.jpg
      IMG_20230927_151615.jpg
      IMG_20230927_151504.jpg
  8.  # 8

Se quiseres trazer 8, fico com 1.
  9.  # 9

Colocado por: Casa da HortaA negócio da Horta da Maria vai de vento em popa!

Galinhas para uma cabidela é que ainda não vi
    Também podem ser rojões e papas de sarrabulho, se bem que isso deve ser acompanhado com tinto e o tinto faz-me mal à libido.
    A partir do 3 copo já andava em cima do trator, tudo nu, a lavra-lhe o quintal.
  10.  # 10

Colocado por: zedasilva
    Galinhas para uma cabidela é que ainda não vi
    Também podem ser rojões e papas de sarrabulho, se bem que isso deve ser acompanhado com tinto e o tinto faz-me mal à libido.

Matei dois galos no fim de semana anterior.
    Já foram.
  11.  # 11

Colocado por: rjmsilvaJá foram.

Fica o registo!
    Não tarda nada estou na reforma e vou-me dedicar em exclusivo a rogar-vos pragas.
    Já tenho aqui uma farta lista ...
  12.  # 12

Colocado por: zedasilva
    Fica o registo!
    Não tarda nada estou na reforma e vou-me dedicar em exclusivo a rogar-vos pragas criar galos para cabidelas e convidar o pessoal do fórum que mete cogumelos nas pontas dos varões.
    Já tenho aqui uma farta lista ...

Correção na citação
    Concordam com este comentário: rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  13.  # 13

Colocado por: NTORIONSe quiseres trazer 8, fico com 1.

Desta colheita já não deve haver, mas quando tiver do novo podemos pensar nisso 😉

Colocado por: zedasilvaà libido.

Ai credo, que imagem pavorosa! Um homem nu em cima do velho trator... é demasiado! Bebia 7 up, o Zé, que a mim o tinto não dá para isso...😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  14.  # 14

Colocado por: zedasilvao tinto faz-me mal à libido.

Isso é que não pode ser. Compensa com gengibre?
  15.  # 15

estou a pensar por uma pereira no quintal, na zona Minho litoral.
    qualquer variedade se dá bem por estas zonas? a pera rocha provavelmente dá-se melhor lá para baixo não?
  16.  # 16

No fb há um grupo de podas/enxertias que tem um membro entendido nisso que é do norte litoral, tem inclusive dezenas de variedades, que tb comercializa às vezes e pode indicar o que melhor se adapta.

Pesquise por Fernando carvalho
  17.  # 17

Colocado por: NTORIONNo fb há um grupo de podas/enxertias que tem um membro entendido nisso que é do norte litoral, tem inclusive dezenas de variedades, que tb comercializa às vezes e pode indicar o que melhor se adapta.

Pesquise por Fernando carvalho

Fjc?
    É que há tantos grupos e pessoal com esse nome
  18.  # 18

Sim esse. Tem vários vídeos dele a provar as maçãs... E faz várias árvores através de enxertias.
  19.  # 19

Arrisquei mais 4 regos de batata (ágria à dta e 3 Laura). Se aguentarem até 12 de dezembro sem serem queimadas das geadas já é aposta ganha. Para experimentar um local e estrume novo, ambos muito promissores. Vizinho, encontrei o melhor estrume da nossa zona e praticamente de borla! Se precisar... ;-)

Dia também do nabo greleiro. 4 carteiras. 45, 60, 90 dias e temporão especial. A ver se é desta que tenho grelos com fartura!
    IMG20230930180034
    IMG20230930180150
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  20.  # 20

Colocado por: Casa da HortaArrisquei mais 4 regos de batata (ágria à dta e 3 Laura). Se aguentarem até 12 de dezembro sem serem queimadas das geadas já é aposta ganha. Para experimentar um local e estrume novo, ambos muito promissores. Vizinho, encontrei o melhor estrume da nossa zona e praticamente de borla! Se precisar... ;-)

Dia também do nabo greleiro. 4 carteiras. 45, 60, 90 dias e temporão especial. A ver se é desta que tenho grelos com fartura!
    IMG20230930180034
    IMG20230930180150
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

É de alguém particular? O meu terreno como é muito pequeno não sei se compensa muito grandes quantidades.. eu com este calor ainda nem meti muita coisa de inverno que não há muita coisa que resista a estas temperaturas

0.5024 seg. NEW