Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Essa areia é até que profundidade?
  2.  # 2

    Aqui nada fica seco, está sempre a chover. Ainda hoje foi um dia da treta. Os meus grelos continuam sem nascer quase nada, mas continuando assim nem vale a pena semear outra vez...
  3.  # 3

    Colocado por: NTORIONEssa areia é até que profundidade?

    Aí uns 60 a 70 cm. Depois a areia fica castanha/avermelhada.
  4.  # 4

    Este fds andei a melhorar a vida das minhas galinhas. Acrescentei-lhes mais de 200 m2 de liberdade. Andava com este problema de não as poder soltar do galinheiro ao ar livre (18 m2) quando tinha horta perto. Tenho o grosso das culturas longe da casa e delas, mas agora os alhos e as cebolas têm de ficar mais perto por causa da constante necessidade de mondar erva.

    Assim, depois de muito batalhar para convencer a esposa - que não queria qualquer restrição à livre circulação das princesas, mas reconhece a necessidade de proteger as culturas -, fiz esta vedação que as vai manter (em principio) longe dos alhos e das cebolas. Ainda falta um pormenor ou outro mas estou muito satisfeito com o resultado!
    IMG20231112083510
    IMG20231112083554
    IMG20231112083731
    IMG20231112083814
    IMG20231112083830
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, Nostradamus
  5.  # 5

    As minhas duas, infelizmente, estão numa gaiola relativamente pequena. Quando lá vou com tempo solto-as porque agora há pouco para estragarem. Foi um erro ter acedido ao pedido dos miúdos de lhes comprar uma galinha a cada.. agora já não lhes ligam nada e é uma prisão para mim ter que ir alimentá-las quando não há nada que fazer na horta, sobretudo nestes dias chatos de muita chuva. Se tivesse assim espaço teria mais porque não há nada como ovos caseiros.
  6.  # 6

    Tenho 4 galinhas e já tenho muitos excedentes de ovos.
  7.  # 7

    Colocado por: Casa da HortaEste fds andei a melhorar a vida das minhas galinhas. Acrescentei-lhes mais de 200 m2 de liberdade. Andava com este problema de não as poder soltar do galinheiro ao ar livre (18 m2) quando tinha horta perto. Tenho o grosso das culturas longe da casa e delas, mas agora os alhos e as cebolas têm de ficar mais perto por causa da constante necessidade de mondar erva.

    Assim, depois de muito batalhar para convencer a esposa - que não queria qualquer restrição à livre circulação das princesas, mas reconhece a necessidade de proteger as culturas -, fiz esta vedação que as vai manter (em principio) longe dos alhos e das cebolas. Ainda falta um pormenor ou outro mas estou muito satisfeito com o resultado!
    IMG20231112083510
    IMG20231112083554
    IMG20231112083731
    IMG20231112083814
    IMG20231112083830
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nostradamus

    Não há por ai cães/raposas?
  8.  # 8

    Colocado por: Casa da Horta, fiz esta vedação que as vai manter (em principio) longe dos alhos e das cebolas
    Elas não vão voar por cima dessa rede? As do meu pai até por cima de uma rede com 2m de altura conseguiam fugir para ir à horta comer as couves.

    Fora isso, mais uma vez um excelente trabalho que dá gosto ver :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  9.  # 9

    Colocado por: HAL_9000As do meu pai até por cima de uma rede com 2m de altura conseguiam fugir para ir à horta comer as couves.


    Devem ser desta variedade chinesa
    https://www.youtube.com/watch?v=idDtTGEbyGA

    Também acho que vão acabar por galgar a rede e depois no anoitecer não vão conseguir regressar ao galinheiro.
  10.  # 10

    Só vim comentar que as fotos acima tem uma luz soberba 👌😎
    Concordam com este comentário: Nostradamus, 4por1, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  11.  # 11

    Colocado por: pcspinheiroé uma prisão para mim ter que ir alimentá-las

    As minhas chegam a ficar aos 15 dias sozinhas, basta 1 comedouro e bebedouro maior ;-)

    Colocado por: rjmsilvaTenho 4 galinhas e já tenho muitos excedentes de ovos.

    Venda no local de trabalho. É sucesso garantido, as pessoas adoram ovos caseiros. Estão sempre a perguntar-me se tenho mais!

    Colocado por: NTORIONNão há por ai cães/raposas?

    Raposas por enquanto nunca vi, não parece. Cães sim, já uma vez fizeram estragos e até relatei aqui. E nessa altura estavam na gaiola. Percebo o que dizes e faz sentido, só que este "recinto" funcionará só quando estamos lá e se não fosse isto era liberdade total. Portanto o risco é basicamente igual e por isso não me preocupei em demasia com os cães (o que implicava rede mais forte, mais alta e sem usar agrafes que foram muito mais rápidos e fáceis de colocar que a fixação com arame).

    Colocado por: HAL_9000Elas não vão voar por cima dessa rede?

    Há essa possibilidade, claro. Fiz com rede de 80 cm porque as conheço e nunca foram de saltar. Penso que enquanto tiverem erva e bichinhos disponíveis não vão explorar outros sítios se derem com uma rede. É um voto de confiança, por assim dizer. Se um dia se esticarem vão fazer um estágio de umas semanas na gaiola até se esquecerem das alfaces! Por agora confio que serve, lidarei com o que surgir se e quando surgir. Acima de tudo dá um gozo grande vê-las fora daquela gaiola a que a minha mulher "carinhosamente" chama deserto.
  12.  # 12

    Colocado por: Casa da Hortasó que este "recinto" funcionará só quando estamos lá e se não fosse isto era liberdade total.

    Então é tranquilo... o ideal é ter umas estacas aqui e ali e ir alterando a rede.... agrafos parece boa ideia, eu nestes casos de rede temporária uso as braçadeiras plásticas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  13.  # 13

    Hoje apanhei os miúdos logo às 16:20 e fui 1h até ao terreno. Consegui cavar um bocado de uns 3*4m e plantei uns 250 pés de cebolas.
    Tinha passado num horto para comprar semente de fava mas não tinham e, enquanto andei a espreitar, vi um tabuleiro de cebolas bonitas e não resisti. Acho que tinha 340 pés mas não tive tempo de fazer tudo porque anoiteceu de repente, ficou +- 1/4 por plantar. Outro dia.

    Os grelos é que quase nada, vou aproveitar que parece que não chove nos próximos dias e vou semear de novo...
  14.  # 14

    Cebolo para mim não dá, aquilo demora muito tempo e tenho de estar sempre a tirar a erva, é preciso mesmo tempo, além disso quando vier tempo quente ou se rega ou espiga todo...e quanto mais se rega mais erva.
  15.  # 15

    Pois, nunca plantei antes... Só tenho terreno desde maio e este nem é o meu. Só quero que estivessem fora lá para Maio próximo, para por outras coisas. Quanto às ervas, é um bom entretém para os miúdos 🤣
  16.  # 16

    Eu acho que o Pinheiro fez muito bem. A valenciana tempora é a minha cebola preferida. Mais pequena e mais sumarenta. Fica pronta em finais de fevereiro ou março, dependendo do calor.
    1 tabuleiro vai dar-lhe mais luta que a que está à espera... Talvez pudesse ter começado por 100 pés ou assim. Isto porque o NT tem razão, a erva cresce que é um disparate e não dá para a ignorar. Se tiver cinza meta um bocado que ajuda. E guarde um pouco para os alhos😉
  17.  # 17

    Pois, acredito que vão dar luta. Mas luta já foi plantá-las. Estive apenas 1h no quintal e 1) cavei a terra (talvez 3x4m); felizmente não estava muito compacta. 2) alisei com o ancinho 3) plantei uns 12 regos com ~20 cebolas cada. Acabei já estava quase noite e eu tão transpirado que se podia literalmente torcer a t-shirt. Escusado será dizer que estou morto, até porque já tinha feito exercício puxado de manhã e não estava a contar meter-me nisto. E agora estou aqui, todo roto, a tentar rever as aulas de amanhã e quase a dormir... Vou é ceder ao cansaço que a coisa amanhã vai fluir melhor. Bioquímica dos ácidos nucleicos não é o pior... Prefiro levantar cedo.

    Comprei 340 porque basicamente o tabuleiro completo ficava mais barato que meio tabuleiro comprado à unidade. Ainda falta plantar uns 4-5 regos mas a terra está preparada e vai ser 20 min. Depois é semear de novo os grelos porque não tenho esperança no que já semeei; já devia ter nascido e bem porque pus bastante semente.

    Preciso de arrranjar cinza! Acho que vou pedir aos vizinhos que já usaram a lareira, e agradecer-lhes pelo calor à borla no meu sótão :-)
  18.  # 18

    Aconteceu-me o mesmo. Fui buscar uns 200 pés e o rapaz convenceu-me a trazer o tabuleiro! Mais de 1 hora demorei só na parte de plantar (já tinha a terra preparada). É valente e nota-se ao longe o seu gosto pela terra. Não tarda e anda à procura de um terreno maior... 😉
  19.  # 19

    Bem, tenho de ir comprar cebola algures para semear! Onde é que costumam comprar esses tabuleiros? Tenho de procurar aqui um sítio por Coimbra que venda. Infelizmente não tenho tido nem terei oportunidade de ir à feira onde sei que há.

    O meu dilema neste momento (além da falta de tempo) é que não sei onde colocar a horta: ao lado da casa vai ser mexido pela máquina para colocar estacionamento, numa lateral já está ocupado com esta zona e um monte de terra e no outra lateral, a máquina vai abrir fundação para um muro. Na zona que considero ideal (acima da zona de lazer, onde tenho a piscina), a máquina irá depositar a terra mexida eheh!
    Sobra apenas o cimo do terreno onde além de ser longe para colocar rega (é fazível mas tenho de gastar mais material e nem sei como é em termos de pressão), é a zona onde queria colocar uma espécie de floresta. Se bem que essa floresta (além de inexistente neste momento), creio ser bem compatível com agricultura.

    Aproveito ainda para lançar aqui uma discussão a ver se me inspiro: esta "floresta" que ambiciono ter, na minha cabeça é uma área que ocupa todo o topo do terreno (diria que poderia ter uns 600m^2 ou quiçá mais) e que é densamente povoada por muitas espécies e com vários tamanhos: desde ervas rasteiras, a arbustos e finalmente árvores altas. O que imagino é uma zona densa onde a bicheza se possa fixar e que sirva também de cortina de privacidade para o que fica acima do terreno. O meu problema é que não sei como executar!
    Recomendam alguma literatura ou guias para atingir este fim? Além de não saber exactamente o que plantar, também não sei como o fazer de modo a parecer o mais natural possível. Quaisquer dicas e críticas são bem vindas! Um grande obrigado desde já!
  20.  # 20

    Colocado por: tgferreiraé que costumam comprar esses tabuleiros? Tenho de procurar aqui um sítio por Coimbra que venda.


    Eu comprei na farmácia agrícola de Ceira, logo das primeiras casas depois de atravessar o rio. Este era o último completo e de jeito mas é perguntar. Também tem a cooperativa na baixa, perto do largo da portagem. Lembro-me de ver lá cebolas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
 
0.6311 seg. NEW