Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Por aqui e tudo o vento levou ..
      IMG_20231130_140000_znuXGE2O49.jpeg
      IMG_20231130_135944_qjZDllAr8N.jpeg
      IMG_20231130_135942_JykM97t07Y.jpeg
      IMG_20231130_140113_2WGPqtu78z.jpeg
      IMG_20231130_140113_2WGPqtu78z2.jpeg
      IMG_20231130_140006_13ulhp9e3A.jpeg
      IMG_20231130_140212_UzAtcNbF5G.jpeg
      IMG_20231130_140457_a6EouH7P71.jpeg
      IMG_20231130_140347_Ch4tgZbp58.jpeg
  2.  # 2

😢😢😢
  3.  # 3

Colheita da manhã feita. Vamos para casa encher a barriga de grelos e alheiras da minha mãe 😋

À tarde mais 2 regos, um de Laura e outro de red lady. A ver.
    IMG20231201112521
    IMG20231201124229
    https://nonprofitlight.com/ny/new-york/new-york-common-pantry' >new york common pantry
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 4

Colocado por: rafaelisidoroor aqui e tudo o vento levou ..

Pareceu-me ver nabiça e batata doce... esses ficam tombados mas não estraga, pois não?
  5.  # 5

Contas finais do dia:

Variedade | nº batateiras | resultado
    Jaerla | 33 | 17 kg
    Laura | 33 | 22 kg
    Alouette | 66 | 39 kg
    Red Lady | 60 | 36 kg
    Laura | 60 | 22 kg

136 kg no total. Mesmo descontando 2 ou 3 da terra molhada que vem agarrada é bom rendimento. Até o Silva concordará!
    Ah, as galinhas também encheram o papo de roscas!
    Pronto, não falo mais de batatas até à próxima sexta-feira.
    IMG20231201103351
    IMG20231201104751
    IMG20231201155758
    IMG20231201144002
    IMG20231201144038
    IMG20231201150142
  6.  # 6

Colocado por: Casa da Horta
    Pareceu-me ver nabiça e batata doce... esses ficam tombados mas não estraga, pois não?
    a rama não tem problema que está no ponto mas a nabiça pode melar toda , a sorte é wue ontek e hoje esteve norte , tem sem humidade e isso ajuda a sarar sem melar , mas courgettes, batatas , foi tudo pelo ar ...
  7.  # 7

Colocado por: rafaelisidoroa rama não tem problema que está no ponto mas a nabiça pode melar toda , a sorte é wue ontek e hoje esteve norte , tem sem humidade e isso ajuda a sarar sem melar , mas courgettes, batatas , foi tudo pelo ar ...

Realmente, o vento aí faz mesmo estragos à séria. Estive a rever as suas fotos em zoom e é devastador. Nem tinha percebido que a última eram batatas, tal o estado em que ficaram. Não sei se o Rafael nos tem mostrado também os sucessos ou se tira mais fotos às desgraças, mas eu acompanho tudo o que vem daí e não me lembro de ver, ultimamente, aquelas postagens de fazer roer de inveja boa a malta deste lado... Não ser preciso regar é absolutamente notável, mas ainda assim fazer horta no continente é mais tranquilo. Parece-me...
  8.  # 8

Colocado por: Casa da Horta
    Realmente, o vento aí faz mesmo estragos à séria. Estive a rever as suas fotos em zoom e é devastador. Nem tinha percebido que a última eram batatas, tal o estado em que ficaram. Não sei se o Rafael nos tem mostrado também os sucessos ou se tira mais fotos às desgraças, mas eu acompanho tudo o que vem daí e não me lembro de ver, ultimamente, aquelas postagens de fazer roer de inveja boa a malta deste lado... Não ser preciso regar é absolutamente notável, mas ainda assim fazer horta no continente é mais tranquilo. Parece-me...
    o nosso clima mudou drasticamente , nos últimos 2 , 3 anos é isso , não dá para perceber o que vem ou o que não vem ... Em 15 dias últimos apanhamos ventos fortes 3 vezes dois dias cada vez , mas não se trata de rajadas , é mesmo vento constante muito forte , 80 km , 60, com rajadas muito acima dos 100km 120 , 150... Fica difícil mostrar alguma coisa boa , tem sido estragos nas culturas que dá dó vou mostrar mais de 2500m2 de batata que simplesmente desapareceu da terra , ficou limpa ... Para pessoal que ganha a vida disso não está fácil cá ! Aquela malha escura ao fundo alinhada com o muro á 3 semanas atrás tinha batata enorme , verde linda linda com 2,5 meses num ciclo de 4 ... Hoje tiveram lá para tirar meia dúzia de cx ... Isso foi o vento que lhe limpou a terra todo .
      IMG_20231130_140607.jpg
  9.  # 9

Dei mais 1 volta à erva das cebolas, mais demorada, a arrancar mesmo tudo. Com a cinza já deve dar pelo menos 1 mês de folga.

Há dias falávamos aqui de como ter as cebolas com pouca terra. Tirei uns pormenores para mostrar como gosto de ter as minhas.
    IMG20231202164551
    IMG20231202164459
    IMG20231202165159
  10.  # 10

As minhas ainda estão muito pequeninas comparadas com essas. Mas o tempo não tem ajudado; ora muito frio, ora chuva sem parar. A ver se amanhã tiro umas fotos para comparar com a altura em que plantei.

A cinza pode-se aplicar assim bastante e junta às plantas? Também inibe as ervas? Eu pensava que se usava como fertilizante, mas nunca me dei ao trabalho de ler sobre o assunto :-)
  11.  # 11

Sim, nunca tive problemas com a cinza. Não se deve é andar sempre a pôr. Assim umas duas vezes durante o tempo que levam a criar-se. Não inibe mas atrasa o crescimento da erva. Não tenho explicação científica, só a experiência.

Umas de um dia gelado. O nabal ficou meio deitado do vento mas continua a dar bem. Levo para vender 3 molhos com cerca de 1 kg e 300, as minhas colegas vão adorar o sabor.

Está a terminar o fds, paciência. 5a voltamos de Deus quiser 😉
    Ah, no próximo fds também vou falar de batatas... Sorry!
    IMG20231203161453
    IMG20231203150015
    IMG20231203143953
    IMG20231203143047
    IMG20231203115133
    IMG20231203102616
    IMG20231203101741
    IMG20231203100725
    IMG20231203100325
  12.  # 12

Que bela colheita, faz inveja!

Hoje passei lá de fugida e constatei que os brócolos estão a murchar... arranquei um e tem a raiz subdesenvolvida e parece uma cabeça. Claramente foi infestada de bicharada :-(( Foi coisa agora nos últimos dias (pelo menos os sintomas, já devia estar doente há mais tempo).

Também constatei que grelos, ZERO! simplesmente ou não nascem ou a passarada não deixa 1... Não percebo. Acho que a terra precisa de uma purga séria para me livrar de todo o parasita que lá anda.

Assim acaba por ser uma frutração... Mesmo as tronchas de Natal não estão grande coisa para a idade que têm.

Vamos vendo, se vir que tal arranco tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  13.  # 13

Colocado por: Casa da HortaColheita da manhã feita. Vamos para casa encher a barriga de grelos e alheiras da minha mãe 😋

À tarde mais 2 regos, um de Laura e outro de red lady. A ver.
    IMG20231201112521
    IMG20231201124229
    https://nonprofitlight.com/ny/new-york/new-york-common-pantry'>new york common pantry
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize

São de lá da nossa terra?
    As batatas que apanhou tem bom aspeto
  14.  # 14

Colocado por: Casa da Hortaminhas colegas vão adorar o sabor.

Que coisa boa.

Voce come como um Rei CDH que inveja sim senhora. Aproveite esses grelos com um bom azeite e um fio de vinagre.
  15.  # 15

Colocado por: pcspinheiroQue bela colheita, faz inveja!

Hoje passei lá de fugida e constatei que os brócolos estão a murchar... arranquei um e tem a raiz subdesenvolvida e parece uma cabeça. Claramente foi infestada de bicharada :-(( Foi coisa agora nos últimos dias (pelo menos os sintomas, já devia estar doente há mais tempo).

Também constatei que grelos, ZERO! simplesmente ou não nascem ou a passarada não deixa 1... Não percebo. Acho que a terra precisa de uma purga séria para me livrar de todo o parasita que lá anda.

Assim acaba por ser uma frutração... Mesmo as tronchas de Natal não estão grande coisa para a idade que têm.

Vamos vendo, se vir que tal arranco tudo.

Tem que ser resiliente. Criar bons produtos dá um gozo enorme mas passar por alguma frustração também nos enrijece. Eu comecei a fazer horta de fds em 2014 e, por exemplo nos grelos de nabiça, foram mais os anos de miséria que os de fartura. Aliás, neste terreno grande das fotos (que cultivo há 3 anos) foi o primeiro de verdadeiro sucesso em grelos. Acertei no estrume, na rega e na semente. Agora acredito que vá ser assim todos os anos.
    As culturas de inverno são mais frustrantes (o sol e calor ajuda tudo a crescer), mas quando se tem mesmo o bichinho da horta (e o Pinheiro não há duvida que tem) vale o esforço de tentar, tentar e tentar. Acaba-se sempre por aprender, mesmo nas desilusões.

Foque energia nas cebolas, alhos, favas e ervilhas. Não é demasiado tarde mas se calhar era de desistir dos grelos e deixar a terra em pousio até março.

Colocado por: bluthunder82São de lá da nossa terra?

São feitas pela minha mãe. Não têm a fama das de Mirandela (não sei se posso dizer que nunca provei uma de lá, sendo transmontano) mas são especiais. Especiais porque são feitas exclusivamente para mim, que desde os 7 ou 8 anos não consigo comer qualquer vestígio de carne gorda. E mesmo assim não ficam secas, são deliciosas e tenho sempre uns sacos delas no congelador ;-)

Colocado por: Caarabina

Que coisa boa.

Voce come como um Rei CDH que inveja sim senhora. Aproveite esses grelos com um bom azeite e um fio de vinagre.

Fio de azeite, confere. Na verdade é bem mais que um fio! Vinagre só se fosse salteá-los ou fazer esparregado, mas não é nossa maneira preferida. Para nós é o básico: tacho de água com sal a ferver e pumba lá para dentro. Eu e o Zé fazemos esmagada (misturar com batata), a mãe e a Maria comem separados.
    Concordam com este comentário: marize
  16.  # 16

Colocado por: Casa da HortaNão é demasiado tarde mas se calhar era de desistir dos grelos e deixar a terra em pousio até março.

Pois, se calhar vou meter cal para matar a bicharada, estrumar muito bem e deixar em paz... Adorava ter grelos, mas pronto... compro na feira. Ontem estive (estou) adoentado e nem me apeteceu ir, mas não me lembrei dos grelos! Raios. Ando morto por comer uns bons grelos mas no supermercado nem prestam, nem pr€stam...

Há aqui a chamada feira dos 7 e 23 (7 é quinta), a ver se consigo lá passar logo de manhã comprar uns molhos porque me fica quase no caminho.
    No meio de tudo chateia-me mais os bróculos, que estavam bonitos e a querer crescer... E com azar as couves sofrem do mesmo, mas não sei o que fazer quanto a isso. Tratar a terra antes de plantar? Com quê?
  17.  # 17

Colocado por: pcspinheiro

Pois, se calhar vou meter cal para matar a bicharada, estrumar muito bem e deixar em paz... Adorava ter grelos, mas pronto... compro na feira. Ontem estive (estou) adoentado e nem me apeteceu ir, mas não me lembrei dos grelos! Raios. Ando morto por comer uns bons grelos mas no supermercado nem prestam, nem pr€stam...

Há aqui a chamada feira dos 7 e 23 (7 é quinta), a ver se consigo lá passar logo de manhã comprar uns molhos porque me fica quase no caminho.
    No meio de tudo chateia-me mais os bróculos, que estavam bonitos e a querer crescer... E com azar as couves sofrem do mesmo, mas não sei o que fazer quanto a isso. Tratar a terra antes de plantar? Com quê?

Conseguiu perceber qual era o tipo de bicharada? As folhas começaram a murchar do nada?
  18.  # 18

Sim, do nada. E nesta altura não é falta de água, foi mesmo bicharada mão não percebi o que lá andava. Na próxima desfaço a raiz para ver
  19.  # 19

Colocado por: pcspinheiroSim, do nada. E nesta altura não é falta de água, foi mesmo bicharada mão não percebi o que lá andava. Na próxima desfaço a raiz para ver

Isso é que zona? Pode ser a mesma praga que costumo ter por aqui.
  20.  # 20

Coimbra. Tenho tido pouca sorte com couves no geral...

0.7598 seg. NEW