Iniciar sessão ou registar-se
    • jrap
    • 25 março 2023

     # 1

    Bom dia! Não consigo apanhar sinal de internet no 1º andar da minha moradia. Tenho uma entrada de rede no "hall" de entrada desse 1º andar, e queria colocar um aparelho que fique ligado diretamente ao router por cabo (as ligações estão orientadas nesse sentido colocando um switch no ATI). Existem à venda repetidores, amplificadores e extensores...eu quero algo cablado, e de preferência que não me crie uma segunda rede wi-fi, passando a ter a mesma rede que apanho no RC, como se por exemplo tivesse o router no 1º andar. O que tenho eu de adquirir?
  1.  # 2

    Rede mesh. Eu uso o sistema Deco da TP-Link. Compra 2 ou 3 unidades e coloca pela casa ligados por cabo. Faz uma unica rede.
    • jrap
    • 25 março 2023

     # 3

    Colocado por: brunoaRede mesh. Eu uso o sistema Deco da TP-Link. Compra 2 ou 3 unidades e coloca pela casa ligados por cabo. Faz uma unica rede.


    Desconhecia...isso ligo à tomada de rede com cabo cat6 rj45 e crio uma nova zona de rede é isso? Em principio basta-me um ponto nesse tal hall do 1º andar. No RC pelo menos nas zonas onde me vejo a usar internet consigo apanhar sinal
  2.  # 4

    Mas tem que comprar pelo menos 2 unidades. Eu uso as unidades como acess point ligadas por cabo. E desativei o wifi do router da operadora. Assim tenho uma única rede wifi. se andar por casa o tlm ligar-se-á de forma automática ao nó que estiver mais próximo (sem ter que trocar de rede).
    • jrap
    • 25 março 2023

     # 5

    Colocado por: brunoa E desativei o wifi do router da operadora. Assim tenho uma única rede wifi.


    Fiquei confuso...eu tenho o router ligado ao aparelho da tv (serviço da meo). Estava a pensar apenas colocar algum aparelho no 1º andar que no meu caso será suficiente para ter cobertura.
    Explique lá esse método sff
  3.  # 6

    O que você quer é ter rede em toda a casa sem ter que trocar de rede nos diferentes sítios, coisa que não acontece com extensores ou repetidores de sinal (que eu saiba). Eu quando troquei do apartamento para a casa tb tive essa questão. Queria algo que espalhasse wifi por toda a área da casa, coisa que o router da operadora não consegue fazer. Eu tenho um switch ligado ao router da operadora que distribui net por todas as tomadas de rede da casa. Dessa forma garanto que qq equipamento ligado irá maximizar a net da casa. O que fiz foi comprar unidades Deco (pode pesquisar que encontra muita informação), para fazer essa rede mesh. Para o fazer, e aproveitar as tomadas de rede, o mais simples é como lhe disse. Vamos assumir que 2 unidades chegam para cobrir toda a área (1 por andar). Liga 1 unidade numa tomada de rede que servirá de router principal. A segunda unidade liga no 1º andar noutra tomada de rede, e servirá de acess point. Isso criará uma rede wifi unica. Mas como vocês tem o router da operadora a fazer wifi, tem essa rede ligada que deverá desativar (de forma simples acedendo à pagina do seu router). Assim o seu router da operadora apenas distribui o sinal de net que entra em casa para as tomadas de rede via switch. Todo o wifi é feito pelas unidades Deco (ou qq outra que escolha, pois há muita escolha de redes mesh). Caso veja que depois ainda possui alguma zona sem rede, pode sempre adicionar outra unidade Deco (até de modelos diferentes), que fica tudo integrado na mesma rede. Caso não possua tomadas de rede, os equipamentos funcionam tb da mesma forma como extensor de sinal wifi, apenas poderá ter um sinal de wifi mais baixo! Procure online, não faltam informações e videos sobre isto.
    Concordam com este comentário: dom123
    • jrap
    • 27 março 2023

     # 7

    Tirando a parte em que fico "condicionado" à operadora, o extensor que a Meo dispõe faz a mesma coisa certo?
    https://loja.meo.pt/Equipamentos/routers-e-wifi/MEO/Extensor-MEO-Smart-WiFi-6?cor=Preto&modo-compra=PromptPayment
  4.  # 8

    Sim. Mas por 99€ nunca na vida ficaria agarrado à MEO. Compraria um sistema independente.
    • jrap
    • 29 março 2023

     # 9

    Ontem estive a ver os preços e as caracteristicas numa loja e expliquei a minha situação. O sr. sugeriu-me que bastava colocar um router ligado à tomada RJ-45 que tenho no hall (se quiser depois até posso colocar outro na garagem e passo a ter net também nos anexos). Como tenho as tomadas nesses pontos e já comprei um switch para fazer as ligações no ATI ele disse que era a solução mais barata (cerca de 35€). A desvantagem é que é uma rede com outro nome diferente da que aparece pelo router da meo, mas também não é grave, tanto o telemovel como o pc ligam-se à rede que tiver melhor sinal, acaba por ser automático...é viável?
  5.  # 10

    Uma coisa é aumentar o sinal de net. Outra coisa é fazer isso e manter uma rede única. Tal como referiu, com essa solução apenas aumenta o sinal. Eu inicialmente coloquei uma solução dessas, mas não era nada prático estar sempre a mudar de rede, porque não acontecia de forma automática. A rede mesh é uma solução mais cara, mas também mais prática.
  6.  # 11

    Se tem uma entrada RJ45 disponível no 1º andar e se o router a operadora está dentro do ATI, o melhor é adquirir um extensor TPLINK RE450 dual band ou similar, liga-lo a essa porta RJ45 e na ponta do ATI com um cabo de rede ligar a porta corresponde ao router da operadaora.Dps é só coloca-lo em modo acess point
    Copia as definições wifi do router da operadora e voila.

    A desvantagem da rede mesh para o seu caso é que inutiliza a rede wifi do router da operadora.
    Por isso acho que para o seu caso esta é a solução mais eficaz e mais barata.
    • jrap
    • 29 março 2023

     # 12

    Colocado por: sergiosmvcSe tem uma entrada RJ45 disponível no 1º andar e se o router a operadora está dentro do ATI, o melhor é adquirir um extensor TPLINK RE450 dual band ou similar e coloca-lo em modo acess point.
    Copia as definições wifi do router da operadora e voila.


    Este?
    https://www.amazon.es/-/pt/dp/B010RXXY48/ref=sr_1_1?crid=345C7X503TGHD&keywords=tp+link+re450+dual+band&qid=1680082157&sprefix=tplink+re450+dual+band%2Caps%2C263&sr=8-1

    Ligo esse repetidor à tomada RJ-45 certo? Tem de ser cablado, porque não apanho sinal wi-fi nenhum nesse hall do 1º andar que dê para "aumentar". Não tenho o router dentro do ATI, mas tem o switch ligado ao ZAP onde está o router da meo e no ATI transmito pelo switch para as outras tomadas.

    Esse equipamento em que difere do router no meu caso?
  7.  # 13

    Mas como é que tem o switch na ZAP, ou para que quer switch na ZAP?

    Mesmo que a fibra ligue na ZAP e respetivo router, tem 2 RJ45 livres para o ATI, só dá para ligar 2 equipamentos diretos sem switch no ATI.
    • jrap
    • 29 março 2023 editado

     # 14

    Colocado por: VarejoteMas como é que tem o switch na ZAP, ou para que quer switch na ZAP?

    Mesmo que a fibra ligue na ZAP e respetivo router, tem 2 RJ45 livres para o ATI, só dá para ligar 2 equipamentos diretos sem switch no ATI.


    Tenho o cabo da fibra a vir da rua a passar no ATI mas direto ao ZAP. Dessa tomada liga ao router e do router vem cabo a ligar a outra tomada do zap para dar o sinal para o ATI. O switch foi a forma que arranjei para ter net por cabo nas tomadas que pretendia ligar o pc direto para não ter de andar a mudar a ligação no ati cada vez que usasse uma tomada diferente
  8.  # 15

    Colocado por: jrap

    Este?
    https://www.amazon.es/-/pt/dp/B010RXXY48/ref=sr_1_1?crid=345C7X503TGHD&keywords=tp+link+re450+dual+band&qid=1680082157&sprefix=tplink+re450+dual+band%2Caps%2C263&sr=8-1

    Ligo esse repetidor à tomada RJ-45 certo? Tem de ser cablado, porque não apanho sinal wi-fi nenhum nesse hall do 1º andar que dê para "aumentar". Não tenho o router dentro do ATI, mas tem o switch ligado ao ZAP onde está o router da meo e no ATI transmito pelo switch para as outras tomadas.

    Esse equipamento em que difere do router no meu caso?


    Agora o modelo atualizado é o RE550: https://www.amazon.es/-/pt/dp/B08P24Q1TD/ref=sr_1_2?keywords=re750&sr=8-2

    Sim liga esse router à energia e à porta RJ45 que tem disponível no 1º andar

    se não tem router dentro do ATI mas tem um switch e esse switch for gigabit e estiver por sua vez ligado ao router da operadora é igual. a rede continua a ser a mesma.

    Esse aparelho é diferente do router pq não faz routing. ou seja só emite wifi ou repete o sinal wifi
    • jrap
    • 29 março 2023

     # 16

    Colocado por: sergiosmvc

    se não tem router dentro do ATI mas tem um switch e esse switch for gigabit e estiver por sua vez ligado ao router da operadora é igual. a rede continua a ser a mesma.


    É isso que tenho... é igual então usar um router ou esse equipamento que indicou?
  9.  # 17

    Colocado por: jrap

    É isso que tenho... é igual então usar um router ou esse equipamento que indicou?


    Não aconselho um router, pq um router tem muito mais funções e voçe não quer dividir a rede. Apesar que tem routers que suportam configurar em modo acess point também...
  10.  # 18

    Voce diz que comprou um switch e apareceu-lhe outra rede?
    Isso que voce comprou concerteza que não foi um switch mas sim um router...

    Compre este switch: https://www.amazon.es/-/pt/dp/B01EXDG2MO/ref=sr_1_3?keywords=switch+gigabit+8+puerto+tp-link&sr=8-3

    Ou se não tiver espaço este: https://www.amazon.es/-/pt/dp/B07RPVQY62/ref=sr_1_5?keywords=switch+gigabit+5+puerto+tp-link&sr=8-5
    • jrap
    • 29 março 2023

     # 19

    Colocado por: sergiosmvcVoce diz que comprou um switch e apareceu-lhe outra rede?
    Isso que voce comprou concerteza que não foi um switch mas sim um router...

    Compre este switch:https://www.amazon.es/-/pt/dp/B01EXDG2MO/ref=sr_1_3?keywords=switch+gigabit+8+puerto+tp-link&sr=8-3

    Ou se não tiver espaço este:https://www.amazon.es/-/pt/dp/B07RPVQY62/ref=sr_1_5?keywords=switch+gigabit+5+puerto+tp-link&sr=8-5


    Não, nada disso. O switch veio à conversa mas só serve para ter o sinal de net que vem do router nas portas RJ-45.
  11.  # 20

    Ok. Tenho a certeza que desta forma resolve o problema.
 
0.0208 seg. NEW