Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Vou dar opinião contrária à maioria.

    Tenho há 4 ou 5 anos a funcionar a 100% um telefone da década de 60. Confirmei a idade pelos selos colados no interior.
    Não comprei NADA para funcionar. Retirei o telefone de uma casa antiga que a minha sogra ia vender, estudei minimamente o circuito e liguei um cabo telefónico ao router da operadora, na porta do telefone.
    Tive a sorte de ser cliente da MEO e o router instalado pela operadora em minha casa ainda ser compatível com marcação por impulso. Pelo que sei é caso raro, a maioria apenas é compatível com marcação por tonalidade (desde então nunca quis upgrade do router... :) )
    A informação da compatibilidade por impulso foi um comercial da operadora que me disse por curiosidade, numa reunião de trabalho, e arrisquei experimentar.

    Sem a compatibilidade do router com marcação por impulso, o telefone funciona (toca e recebe chamadas) mas não consegue fazer chamadas. Experimentei no trabalho e comprovei o resultado. Faz sentido, se o router só recebe marcação por tom não interpreta marcação por impulso.

    Falando em concreto sobre o caso apresentado, não sei ajudar sobre o motivo da ausência de toque.
    Se estiver ligado diretamente ao router devia tocar. Ou a ligação está errada, ou a campaínha avariada.
  2.  # 22

    Eu estive a olhar para o circuito das ligações e julgo que estão erradas (apesar de, como estar, funcionar perfeitamente para voz).

    Faça-me aí um favor: coloque uma foto dos terminais do telefone SEM QUALQUER CABO de ligação à rede, seja o novo, seja o antigo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ucoxa
  3.  # 23

    Vamos lá:


    * A ficha RJ11 tem 4 contactos, dos quais você só vai precisar dos dois do meio. O contacto de cada ponta não é usado;

    * Identifique, com um multímetro, quais são os fios dos contactos do meio. Tipicamente têm a cor branca e verde, mas já vi que o seu cabo não segue uma coloração "standard", portanto só Deus sabe que cor corresponde a cada terminal, e você também saberá depois de usar o multímetro;

    * Quando descobrir quais são os fios que interessam, os do meio, corte rente os que não interessam para não andarem a estorvar;

    * Dos dois fios úteis, ligue um no terminal T8 e outro no terminal T18;

    * Para que a campainha toque (isto se o router tiver potência para fazer soar uma campainha mecânica...) vai ter que fazer um "shunt" entre T18 e T17. Antigamente este "shunt" era feito na caixa de terminais na parede, era a ligação entre BT2 e BT3 no esquema. Como já não existe essa caixa, a ligação elétrica entre T17 e T18 por um fio resolve;

    Et voilá! Já deverá funcionar sem problema. Se por acaso o telefone for sensível à polaridade da linha (o que não me parece olhando para o esquema, mas não perdi muito tempo com isso) poderá não funcionar bem. Nesse caso vá ao cabo da ficha RJ11 e troque as posições dos fios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ucoxa
  4.  # 24

    Bom, como não apareceu cá de novo, deduzo que tenha funcionado... :)
  5.  # 25

    Colocado por: ClioIIEu estive a olhar para o circuito das ligações e julgo que estão erradas (apesar de, como estar, funcionar perfeitamente para voz).

    Faça-me aí um favor: coloque uma foto dos terminais do telefone SEM QUALQUER CABO de ligação à rede, seja o novo, seja o antigo.


    Colocado por: ClioIIVamos lá:


    * A ficha RJ11 tem 4 contactos, dos quais você só vai precisar dos dois do meio. O contacto de cada ponta não é usado;

    * Identifique, com um multímetro, quais são os fios dos contactos do meio. Tipicamente têm a cor branca e verde, mas já vi que o seu cabo não segue uma coloração "standard", portanto só Deus sabe que cor corresponde a cada terminal, e você também saberá depois de usar o multímetro;

    * Quando descobrir quais são os fios que interessam, os do meio, corte rente os que não interessam para não andarem a estorvar;

    * Dos dois fios úteis, ligue um no terminal T8 e outro no terminal T18;

    * Para que a campainha toque (isto se o router tiver potência para fazer soar uma campainha mecânica...) vai ter que fazer um "shunt" entre T18 e T17. Antigamente este "shunt" era feito na caixa de terminais na parede, era a ligação entre BT2 e BT3 no esquema. Como já não existe essa caixa, a ligação elétrica entre T17 e T18 por um fio resolve;

    Et voilá! Já deverá funcionar sem problema. Se por acaso o telefone for sensível à polaridade da linha (o que não me parece olhando para o esquema, mas não perdi muito tempo com isso) poderá não funcionar bem. Nesse caso vá ao cabo da ficha RJ11 e troque as posições dos fios.


    >Peço desculpa, estive de férias e só vi agora as mensagens que enviou. Vou experimentar e deixo depois o meu feedback. Obrigado
    • ucoxa
    • 18 abril 2023 editado

     # 26

    Colocado por: ClioIIVamos lá:


    * A ficha RJ11 tem 4 contactos, dos quais você só vai precisar dos dois do meio. O contacto de cada ponta não é usado;

    * Identifique, com um multímetro, quais são os fios dos contactos do meio. Tipicamente têm a cor branca e verde, mas já vi que o seu cabo não segue uma coloração "standard", portanto só Deus sabe que cor corresponde a cada terminal, e você também saberá depois de usar o multímetro;

    * Quando descobrir quais são os fios que interessam, os do meio, corte rente os que não interessam para não andarem a estorvar;

    * Dos dois fios úteis, ligue um no terminal T8 e outro no terminal T18;

    * Para que a campainha toque (isto se o router tiver potência para fazer soar uma campainha mecânica...) vai ter que fazer um "shunt" entre T18 e T17. Antigamente este "shunt" era feito na caixa de terminais na parede, era a ligação entre BT2 e BT3 no esquema. Como já não existe essa caixa, a ligação elétrica entre T17 e T18 por um fio resolve;

    Et voilá! Já deverá funcionar sem problema. Se por acaso o telefone for sensível à polaridade da linha (o que não me parece olhando para o esquema, mas não perdi muito tempo com isso) poderá não funcionar bem. Nesse caso vá ao cabo da ficha RJ11 e troque as posições dos fios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ucoxa


    Olá novamente,

    Fiz como me indicou: liguei um fio ao terminal T8 e o outro ao terminal T18. Depois fiz um shunt entre o T18 e T17 e voila! Já funciona a campainha também. Sendo assim poupei +100€ e o telefone ficou como novo.

    Obrigado novamente pelas dicas @clioll
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII, Varejote
  6.  # 27

    Colocado por: ucoxa

    Olá novamente,

    Fiz como me indicou: liguei um fio ao terminal T8 e o outro ao terminal T18. Depois fiz um shunt entre o T18 e T17 e voila! Já funciona a campainha também. Sendo assim poupei +100€ e o telefone ficou como novo.

    Obrigado novamente pelas dicas @clioll
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Varejote


    Fico muito contente que tenha resolvido. Não sei porquê, deve ser da nostalgia ou de eu estar a ficar velho (e razinza), mas gosto sempre de ver estas antiguidades a funcionar! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ucoxa
 
0.0164 seg. NEW