Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: HAL_9000As pessoas que aqui fazem esses relatos pormenorizados, já são DO com gosto pela construção, que a estudam e que portanto estão disponíveis para fazer certos investimentos.

Eu reconheço o valor dos técnicos, desde o arquiteto, ao engenheiro, ao fiscal, etc. Já por mais de uma vez reconheci que se fosse hoje, procuraria fazer as coisas de de maneira diferente, sobretudo na escolha do arquiteto

Pois, mas vê aqui o contrasenso Hal? Até você, sendo "informado e disponivel para fazer certos investimentos" acabou por desvalorizar na mesma a importância do Projecto...
  2.  # 202

Colocado por: N Miguel OliveiraIlhas, lavandarias, despensas, duplas pias, bidés, banheiras, wc para visitas, hall que não se usa, garagem para mais de 2 carros, arrumos, churrasqueiras, piscinas, muros de suporte para ter tudo plano em terrenos inclinados, caves, quarto a mais, muros de vedação + grades, etc etc... são coisas que são possiveis cortar... e que muitas não encontro no estrangeiro.

se tiramos isso tudo ficamos com uma casota para o cão... 😁😁😁😁😁 estou a brincar
  3.  # 203

Colocado por: mafs4960
    se tiramos isso tudo ficamos com uma casota para o cão... 😁😁😁😁😁 estou a brincar

Teria a casa que eu faria para mim por exemplo...
  4.  # 204

Nem de propósito, passei agora nesta rua e lembrei-me deste tópico, nós portugueses somos mesmo uns vaidosos do caraças…
    A rua é toda com casas semelhantes…
    Cerca de 150m2 brutos
    Concordam com este comentário: snob
      60BE2AA5-DE9E-4F1E-A403-B30345EBD561.jpeg
  5.  # 205

Colocado por: DR1982Nem de propósito, passei agora nesta rua e lembrei-me deste tópico, nós portugueses somos mesmo uns vaidosos do caraças…
    Cerca de 150m2 brutos
      60BE2AA5-DE9E-4F1E-A403-B30345EBD561.jpeg

O que é normal em muitos países! Porque tudo que sai do "standard" paga-se bem caro!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 206

Colocado por: Djdasa
    O que é normal em muitos países! Porque tudo que sai do "standard" paga-se bem caro!
    em Portugal nao estamos habituados a isso porque construir era barato.
    • snob
    • 14 abril 2023

# 207

Colocado por: N Miguel OliveiraComo comentei, vejo que no estrangeiro, os tecnicos aplicam 10, 12, 15% do valor de uma obra... só para que tenha uma ideia.

Mesmo que sejam 10%, de 200k são 20k.

E seriam 20k para cada técnico? diretor de fiscalização, coordenador de segurança, diretor de obra

É muito dinheiro, não é fácil...
  7.  # 208

Em Portugal havia (e ainda há?) a cultura de quanto maior melhor e a casa tem que ser motivo de inveja para os vizinhos e transeuntes.
    Concordam com este comentário: Djdasa, casinhaDaAvo
    • snob
    • 14 abril 2023

# 209

Colocado por: DR1982Nem de propósito, passei agora nesta rua e lembrei-me deste tópico, nós portugueses somos mesmo uns vaidosos do caraças…
    Cerca de 150m2 brutos

Não têm varandas, mas têm todas um espaço porreiro à volta. Nos por cá, nas cidades é mais moradias em banda para rentabilizar lotes. Contra mim falo, a minha tem 4 varandas.
  8.  # 210

Colocado por: Vítor MagalhãesEm Portugal havia (e ainda há?) a cultura de quanto maior melhor e a casa tem que ser motivo de inveja para os vizinhos e transeuntes.
    Concordam com este comentário:Djdasa,casinhaDaAvo

Ainda ontem falei disso com colegas.
    As casas são enormes, para nada.
    Eu vejo pela casa dos meus pais...
    Até na construção das casa vejo que não se fazem escolhas muito inteligentes, do pouco que percebo. (só estou a ir ao encontro do que já se disse por aqui)
  9.  # 211

Colocado por: Vítor MagalhãesEm Portugal havia (e ainda há?) a cultura de quanto maior melhor e a casa tem que ser motivo de inveja para os vizinhos e transeuntes.
    Concordam com este comentário:Djdasa,casinhaDaAvo

Ainda existe muito essa cultura, para muitos tem mais peso na balança uma cozinha xpto com pedra calcatta e afins a valer alguns milhares e até dezenas de milhares do que um sistema de climatização eficiente
  10.  # 212

Colocado por: N Miguel OliveiraSendo em percentagem, deveria ser idêntico.
    Isso é se o esforço para pagar a totalidade da obra fosse idêntico, que não é. Independentemente de ser miseros 200-300k. Depois um esforço de 50% de 1000 euros é diferente de um esforço de 50% de 3000 euros. Num fica com 500 euros para comer, no outro ainda fica com 1500. Apesar de em termos nominais até pagar mais com o mesmo esforço, sobra mais dinehiro para tudo o resto

Além do mais, tenho a perceção que o valor da habitação (e das obras por arrasto) em Portugal, està muito mais em linha com a média europeia, do que propriamente os salários.
  11.  # 213

Colocado por: N Miguel Oliveiraté você, sendo "informado e disponivel para fazer certos investimentos"
    Sou agora...Quando escolhi o arquiteto não tinha a mesma noção das coisas que tenho hoje. Além do mais, o meu processo foi atipico, porque eu tinha um limite temporal para obter a licença de construção devido a obrigações laborais. Não é exemplo para ninguém.
  12.  # 214

Ainda existe muito essa cultura, para muitos tem mais peso na balança uma cozinha xpto com pedra calcatta e afins a valer alguns milhares e até dezenas de milhares do que um sistema de climatização eficiente

Eu por outro lado gosto bastante da configuração destas moradias aqui:
    https://www.google.com/maps/@41.1029109,-8.6121112,3a,75y,253.3h,79.68t/data=!3m6!1e1!3m4!1s69mgm72Q0j0Z3INp7Gn3OA!2e0!7i16384!8i8192

Pecam talvez por terem pouco espaço verde nas traseiras, de resto acho a configuração ideal para moradias na periferia da cidade.
  13.  # 215

Colocado por: DR1982em Portugal nao estamos habituados a isso porque construir era barato.
    Creio que não é por causa disso. Cá não existe é organização ou planeamento territorial em condições.

Podiam-se perfeitamente promover empreendimentos, lotes de construçao em série, com casas iguais, promovendo a redução de custos, que iriam ter compradores. Aliás temos alguns bairros desses e não me parece que estejam vazias.
    Mas não, o normal por cá é cada DO se quer construir trata do licenciamento individualmente, gastando bastante mais dinheiro no processo.

mas o exemplo de casas que deu, tb n é exemplo para ninguém. Pelo menos esteticamente, está aí qq coisa mal amanhada.
  14.  # 216

Colocado por: casinhaDaAvoAs casas são enormes, para nada.
    Bom, também não serão todas assim…
    Ha casas grandes e grandes casas, depende das vivências de cada um.
    As casas que vejo a minha volta sao é casas grandes, com 2 e 3 e 4 cozinhas, duas salas, garagens enormes, isso sim acho desnecessário
  15.  # 217

normalmente sao os que nunca experimentaram viver numa casa climatizada.
    Eu vejo isso por mim, com um simples sistema de AC’s no apartamento as pessoas que mais frequentam a casa começam a queixar se que as casas delas sao frias e quentes de verao, mesmo a minha mulher nao dava importância, agora é uma prioridade também para ela
  16.  # 218

Colocado por: HAL_9000mas o exemplo de casas que deu, tb n é exemplo para ninguém. Pelo menos esteticamente, está aí qq coisa mal amanhada.
    nao disse que era exemplo, apenas vou vendo este tipo de casas por aqui e por onde andei durante a minha vida.
    Construções simples, mesmo por França acho engraçado que as casas mais armadas ao pingarelho sao muitas vezes de portugueses… já nos esta no sangue
  17.  # 219

Que mania o pessoal tem de chamar aqui o fator cultural..

Os portugueses isto, os portugueses aquilo, no estrangeiro é que é..

Há portugueses de todas as formas e feitios, assim como há nos nacionais de outros países.

Aqui limitamo-nos a analisar os extremos e comparar.. não faz qualquer sentido.
  18.  # 220

Por falar em casas "em serie" para mim era pegar nesta planta, copiar e duplicar, triplicar, quadruplicar,....
      IMG-20221011-WA0002.jpg

0.0512 seg. NEW