Colocado por: HAL_9000As pessoas que aqui fazem esses relatos pormenorizados, já são DO com gosto pela construção, que a estudam e que portanto estão disponíveis para fazer certos investimentos.
Eu reconheço o valor dos técnicos, desde o arquiteto, ao engenheiro, ao fiscal, etc. Já por mais de uma vez reconheci que se fosse hoje, procuraria fazer as coisas de de maneira diferente, sobretudo na escolha do arquiteto
Colocado por: N Miguel OliveiraIlhas, lavandarias, despensas, duplas pias, bidés, banheiras, wc para visitas, hall que não se usa, garagem para mais de 2 carros, arrumos, churrasqueiras, piscinas, muros de suporte para ter tudo plano em terrenos inclinados, caves, quarto a mais, muros de vedação + grades, etc etc... são coisas que são possiveis cortar... e que muitas não encontro no estrangeiro.
Colocado por: mafs4960
se tiramos isso tudo ficamos com uma casota para o cão... 😁😁😁😁😁 estou a brincar
Colocado por: DR1982Nem de propósito, passei agora nesta rua e lembrei-me deste tópico, nós portugueses somos mesmo uns vaidosos do caraças…
A rua é toda com casas semelhantes…
Cerca de 150m2 brutos
Colocado por: Djdasaem Portugal nao estamos habituados a isso porque construir era barato.
O que é normal em muitos países! Porque tudo que sai do "standard" paga-se bem caro!
Colocado por: N Miguel OliveiraComo comentei, vejo que no estrangeiro, os tecnicos aplicam 10, 12, 15% do valor de uma obra... só para que tenha uma ideia.
Colocado por: DR1982Nem de propósito, passei agora nesta rua e lembrei-me deste tópico, nós portugueses somos mesmo uns vaidosos do caraças…
A rua é toda com casas semelhantes…
Cerca de 150m2 brutos
Colocado por: Vítor MagalhãesEm Portugal havia (e ainda há?) a cultura de quanto maior melhor e a casa tem que ser motivo de inveja para os vizinhos e transeuntes.
Colocado por: Vítor MagalhãesEm Portugal havia (e ainda há?) a cultura de quanto maior melhor e a casa tem que ser motivo de inveja para os vizinhos e transeuntes.
Colocado por: N Miguel OliveiraSendo em percentagem, deveria ser idêntico.Isso é se o esforço para pagar a totalidade da obra fosse idêntico, que não é. Independentemente de ser miseros 200-300k. Depois um esforço de 50% de 1000 euros é diferente de um esforço de 50% de 3000 euros. Num fica com 500 euros para comer, no outro ainda fica com 1500. Apesar de em termos nominais até pagar mais com o mesmo esforço, sobra mais dinehiro para tudo o resto
Colocado por: N Miguel Oliveiraté você, sendo "informado e disponivel para fazer certos investimentos"Sou agora...Quando escolhi o arquiteto não tinha a mesma noção das coisas que tenho hoje. Além do mais, o meu processo foi atipico, porque eu tinha um limite temporal para obter a licença de construção devido a obrigações laborais. Não é exemplo para ninguém.
Colocado por: Djdasa
Ainda existe muito essa cultura, para muitos tem mais peso na balança uma cozinha xpto com pedra calcatta e afins a valer alguns milhares e até dezenas de milhares do que um sistema de climatização eficiente
Colocado por: DR1982em Portugal nao estamos habituados a isso porque construir era barato.Creio que não é por causa disso. Cá não existe é organização ou planeamento territorial em condições.
Colocado por: casinhaDaAvoAs casas são enormes, para nada.Bom, também não serão todas assim…
Colocado por: Djdasanormalmente sao os que nunca experimentaram viver numa casa climatizada.
Ainda existe muito essa cultura, para muitos tem mais peso na balança uma cozinha xpto com pedra calcatta e afins a valer alguns milhares e até dezenas de milhares do que um sistema de climatização eficiente
Colocado por: HAL_9000mas o exemplo de casas que deu, tb n é exemplo para ninguém. Pelo menos esteticamente, está aí qq coisa mal amanhada.nao disse que era exemplo, apenas vou vendo este tipo de casas por aqui e por onde andei durante a minha vida.