Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Colocado por: DjdasaPor falar em casas "em serie" para mim era pegar nesta planta, copiar e duplicar, triplicar, quadruplicar,....
      IMG-20221011-WA0002.jpg
    para ter a sala a sul tem os quartos a norte, :S
  2.  # 222

    Estou neste momento em conversações com o arquiteto em relação à finalização da planta para podermos dar o passo seguinte.

    Eu, tal como você, também irei construir um t3 só que em vez de terreo será r/c mais primeiro andar. O meu orçamento será de 200k, sendo que desse bolo irei recorrer a 130k de crédito. Mesmo assim tenho receio que possa não chegar, portanto se eu só tivesse 120k provavelmente nunca iria sequer ponderar construir. É só a minha opinião.

    Btw, aproveito para fazer uma questão que me deixou com duvidas... Numa construção privada, é necessário uma das wc's cumprir com uma condicionante relativa a acessibilidade para deficientes?

    Isto pq tinha pedido ao arquiteto para reduzir o tamanho da wc do r/c mas ele diz que não pode devido a uma lei ou condicionante de acessibilidade para deficientes em que uma das wc's da moradia tem que ter um x de area para circular uma cadeira de rodas. Isto agora é assim? O governo/estado obriga-nos a isso?
  3.  # 223

    E ainda bem.
  4.  # 224

    Colocado por: DR1982Bom, também não serão todas assim…
    Ha casas grandes e grandes casas, depende das vivências de cada um.
    As casas que vejo a minha volta sao é casas grandes, com 2 e 3 e 4 cozinhas, duas salas, garagens enormes, isso sim acho desnecessário

    Eu penso sempre a longo prazo, e faz-me sentido uma moradia térrea com apenas 3 quartos. Embora trabalhe para ser um velho independente, nunca se sabe o que vem e ter uma casa com 2 pisos já me faz comichão. Então com cave+2pisos+sótão...
    Quartos e wcs enormes para nada.
    Isto é tudo uma bola e tudo está ligado, como sabemos. Mais dinheiro, mais posse de compra para comprar tralhas, e espaços maiores para as guardar.
    Mas o essencial fica para trás. A casa dos meus pais é fria que dói, a não ser na cozinha que está lá a salamandra. No Verão é até é quentinha no RC mas no 1o piso... Upa upa. Este verão fiz questão de se trocar o AC. Não dava para estar no quarto. E claro, no inverno igual. Tem que se fechar as portas para o calor subir e não ir para o wc ou para o outro quarto.

    É a isto que me refiro. É grande, e só lá morarão os meus pais. Pior: atualmente só mora a minha mãe.

    Para quê tanto espaço? Uma sala que está nova porque raramente se utiliza.

    E lá está: se fosse mais pequena, isolava-se melhor e era mais eficiente energeticamente. Eficiente e eficaz!

    Eu pelo menos vejo assim, e um dia caso construa casa, terá que ser uma oportunidade. Se dependesse só se mim, preferia uma casa mais modesta e mais "feia" mas gastar pouco dinheiro para a aquecer/arrefecer e comer umas coisas boas!!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, palmstroke
  5.  # 225

    Colocado por: xaninhowIsto agora é assim? O governo/estado obriga-nos a isso?

    Já assim é há algum tempo
    Não sei quanto mas diria muito.
  6.  # 226

    Colocado por: casinhaDaAvo
    Já assim é há algum tempo
    Não sei quanto mas diria muito.

    Obrigado, não fazia mesmo ideia disto. Em obras públicas obviamente que faz todo o sentido mas nunca pensei que em privadas fosse obrigatório.
  7.  # 227

    Colocado por: DR1982para ter a sala a sul tem os quartos a norte, :S

    A suite tem aberturas a Este! Para a função que os quartos têm serve perfeitamente
  8.  # 228

    Na casa doa meus pais, com 21 anos, já foram obrigados a fazer isso.
    No wc da suite deve funcionar mal, mas nas social funciona de certeza.
    Daí ter dito que há algum tempo mas diria muito.
  9.  # 229

    Colocado por: Djdasa
    A suite tem aberturas a Este! Para a função que os quartos têm serve perfeitamente
    a planta está engraçada. Mas um fato à medida assenta sempre melhor.
  10.  # 230

    Colocado por: N Miguel OliveiraTeria a casa que eu faria para mim por exemplo...

    porque não uma casa assim?
      Arquitetura_pages-to-jpg-00055.jpg
  11.  # 231

    Colocado por: DR1982a planta está engraçada. Mas um fato à medida assenta sempre melhor.

    Até melhor fato a medida feito em Savile Row com o tempo deixa de servir!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 232

    Colocado por: Djdasa
    Até melhor fato a medida feito em Savile Row com o tempo deixa de servir!
    talvez, mas sinceramente não vejo atualmente nenhuma opção de casas em série que compense.
    Nem sistemas alternativos, nem projetos em série, no fim da tudo ao mesmo ou quase
  13.  # 233

    Colocado por: DR1982Nem de propósito, passei agora nesta rua e lembrei-me deste tópico, nós portugueses somos mesmo uns vaidosos do caraças…
    A rua é toda com casas semelhantes…
    Cerca de 150m2 brutos
    Concordam com este comentário:snob
      60BE2AA5-DE9E-4F1E-A403-B30345EBD561.jpeg


    Aqui também existe disso, chama se urbanização, em Benfica tem bairros iguais de vivendas idêntico a isso com uns 30 anos, como devem ter essas..
  14.  # 234

    Colocado por: DjdasaPor falar em casas "em serie" para mim era pegar nesta planta, copiar e duplicar, triplicar, quadruplicar,....
      IMG-20221011-WA0002.jpg
    bem porreira
  15.  # 235

    Colocado por: mafs4960
    porque não uma casa assim?
      Arquitetura_pages-to-jpg-00055.jpg


    Não me diga que alguém lhe disse que fazia isso por 200 000€…
  16.  # 236

    Por 250.000 acredito que faça, mas sem a piscina
  17.  # 237

    Colocado por: snobMesmo que sejam 10%, de 200k são 20k.

    E seriam 20k para cada técnico? diretor de fiscalização, coordenador de segurança, diretor de obra

    É muito dinheiro, não é fácil...


    Nos casos em que participei, esses 15% incluiam tudo o que fosse necessário para levar a obra a bom porto (visitas, fiscalização, projs de execução, etc... sem atrasos ou derrapens. Caso os houvesse, esse custo extra saída dos honorários do gabinete. O projecto demorava mais que a obra. Não havia "já agora". E o dono só entrava no estaleiro para inaugurar a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  18.  # 238

    Colocado por: mafs4960porque não uma casa assim?


    Porque uma casa assim não me diz absolutamente nada. Cada um tem os seus gostos e modos de viver. Como vivi em muitos lugares diferentes (e a esposa também), a conclusão a que chego depois de dezenas de exercicios abstractos que tenho desenvolvido, é que o nosso numero dourado anda ali nos 120m² brutos (T3) no horizonte duma familia com 2 filhos. Mas nem construir de raíz vemos como sendo forçosamente necessário. Damos mais importância a muitas outras coisas além de torrar o dinheiro todo numa casa. Construindo, seria feita sempre com a intenção de vender. Mesmo que depois não se venda.
    Concordam com este comentário: Djdasa
  19.  # 239

    Colocado por: HAL_9000Isso é se o esforço para pagar a totalidade da obra fosse idêntico, que não é. Independentemente de ser miseros 200-300k. Depois um esforço de 50% de 1000 euros é diferente de um esforço de 50% de 3000 euros. Num fica com 500 euros para comer, no outro ainda fica com 1500. Apesar de em termos nominais até pagar mais com o mesmo esforço, sobra mais dinehiro para tudo o resto

    Além do mais, tenho a perceção que o valor da habitação (e das obras por arrasto) em Portugal, està muito mais em linha com a média europeia, do que propriamente os salários.


    Pois, mas e porque não aplica essa mesma lógica no momento de definir a tipologia, o numero de divisões, os materiais, os arranjos exteriores, etc?

    Porque é que uma casita sem estravagancia nenhuma num lote de 250m² custa 2 milhões de dólares/euros em certos sitios... e o Hal faz um casarão de 270m² num terreno bem maior, se quer gastar uma fracção disso porque em Portugal os rendimentos são muito inferiores?

    Não pode evocar os rendimentos estrangeiros para justificar que se paguem mais pelos projectos, mas depois rejeitar esse mesmo argumento com as demais escolhas na obra.

    Se usa uma percentagem em relação ao valor da obra, não há aqui outras "desculpas" a comparar. No estrangeiro, a obra também custa muito dinheiro em relação aos rendimentos.
    O que aqui discutimos é o modo como se encara construir, e o valor que se dá ao planeamento. Isto está longe de ser exclusivo da construção.
  20.  # 240

    Colocado por: N Miguel OliveiraPorque é que uma casita sem estravagancia nenhuma num lote de 250m² custa 2 milhões de dólares/euros em certos sitios... e o Hal faz um casarão de 270m² num terreno bem maior, se quer gastar uma fracção disso porque em Portugal os rendimentos são muito inferiores?

    Não pode evocar os rendimentos estrangeiros para justificar que se paguem mais pelos projectos, mas depois rejeitar esse mesmo argumento com as demais escolhas na obra.


    Assim, de repente, três ordens de razões:

    1- o m2 do terreno será mais barato em Portugal, do que nos Hamptons (EUA), Cinqueterre (Itália) ou Nice (França).

    2- desconheço a eventual diferença de preços dos materiais, embora desconfie que alguns serão mais baixos em Portugal. O que parece certo é que os honorários dos profissionais liberais, o custos da mão-de-obra e os custos administrativos são mais baixos em Portugal do que nesses sítios de habitação de elite.

    3- os salários médios são (muito inferiores) em Portugal, logo, a percentagem de custo de uma casa de 300.000 € no orçamento médio português equivale em esforço num orçamento médio nacional francês ou italiano provavelmente, a uma casa que custe mais do dobro em França ou Itália.
    Concordam com este comentário: pmfgomes1
 
0.0518 seg. NEW