Colocado por: N Miguel OliveiraProvavelmente irão gastar mais e ter um resultado pior, pois muito dos €€€ voam sem se saber para onde mesmo.depende do resultado que se esteja a falar. Provavelmente uma casa gerida lor um DO terá pior qualidade de construção mas é mais “vistosa” e maior.
Colocado por: DR1982depende do resultado que se esteja a falar. Provavelmente uma casa gerida lor um DO terá pior qualidade de construção mas é mais “vistosa” e maior.
Colocado por: N Miguel Oliveiraum gabinete local
Colocado por: N Miguel OliveiraPorquê?Até pode ser que o DO que vai construir uma vez na vida não consiga os mesmos preços que um gabinete, certo.
Continuamos a achar que um DO recebe o mesmo orçamento que um gabinete local. Isso não é de todo certo.
Colocado por: pguilhermeMas creio que DR1982 estaria a dizer que uma obra gerida pelo DO daria mais importância (e maior gasto) em aspectos superficiais, descurando partes invisíveis, embora fundamentais.Sim, isso.
Colocado por: DR1982Sim, isso.
O DO normal nao vai perguntar se o gesso cartonado é Knauf ou outra marca qualquer, é tudo “pladur”
Impermeabilizar uma wc por exemplo não é preciso, um desvão de 50cms sem ventilação até funciona bem porque a laje está no ar, etc etc etc
Colocado por: DR1982Mas onde vai essa diferença?
Será que vai para o bolso do DO?
Colocado por: FabCardosoQuanto a ter atenção às partes "invisiveis" é para isso que serve um bom fiscal.
Colocado por: DR1982Sim, isso.
O DO normal nao vai perguntar se o gesso cartonado é Knauf ou outra marca qualquer, é tudo “pladur”
Impermeabilizar uma wc por exemplo não é preciso, um desvão de 50cms sem ventilação até funciona bem porque a laje está no ar, etc etc etc
Colocado por: N Miguel OliveiraVocê assume que um empreiteiro entrega o mesmo orçamento a um dono de obra e a um profissional? OK.Óbvio que não. Mas a diferença seria ganho para o DO, ou para o "profissional" (estamos em Portugal)?
Colocado por: N Miguel OliveiraMuito provavelmente teria uma obra melhor.Mas esse melhor valeria os 27k de diferença (face ao que se pratica normalmente)? Esse é o meu ponto.
Colocado por: N Miguel OliveiraAs casas que "ganham prémios" não são geridas pelo dono de obra comum.Pois não, Mas tb não custam o mesmo.
Colocado por: N Miguel OliveiraBoa parte da rentabilidade esfuma-se na má organização, na ignorância, etc... se só precisa duma grua X semanas, porque aluga-a um ano inteiro?Verdade, mas posso-lhe dizer que tive a grua na minha obra apenas 2 meses. Assim que as telhas foram colocadas, o empreiteiro levou-a embora. Essa gestão foi feita por ele, e acredito que isso se traduziu no orçamento, uma vez que em cada 10 obras na zona, ele na altura ganhava 8- Factor preço.
Colocado por: N Miguel Oliveira? Ou ir defender-se em julgamento? Vai aprender tudo para UMA ia ao tribunal?Bom exemplo. Reconheço o valor do trabalho do advogado, mas isso não quer dizer que eu tenha dinheiro para pagar o que eles pedem. A maior parte das pessoas acaba por pagar o advogado que consegue, e não aquele que reconhece como melhor...
Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto ao valor, como pode achar caro ou barato se não faz ideia do que é construir?Simples. O "mercado" português indica-me que é caro, pois esse serviço não é algo consolidado no nosso mercado de construção.
Colocado por: snob
DR, você até pode encontrar um empreiteiro que cumpra esses requisitos todos, mas prepare-se para pagar muito bem.
Eu tenho percebido como as coisas funcionam, o empreiteiro, por regra, opta pelos materiais mais acessíveis, se o DO quer algo XPTO, tem de pagar, não tenhamos dúvidas. Só um exemplo, o cimento cola que eu comprei era weber, mas na garagem, o cimento cola era pelo empreiteiro, sei bem que foi do mais barato e com um barramento mais pobre. Não há milagres
Colocado por: HAL_9000Obvio que não. Mas a diferença seria ganho para o DO, ou para o "profissional" (estamos em Portugal)?
Colocado por: snobO único senão é que o DO
Colocado por: ricardo.rodriguesNem é um "senão". Um DO com administração direta até pode gastar bastante mais dinheiro. Precisamente porque escolheu materiais de maior qualidade e intervenientes que lhe pareceram oferecer maiores garantias de qualidade na aplicação.
A palavra chave é "escolheu".
Colocado por: ricardo.rodriguesPrecisa é da acessoria de alguém que lhe apresente as opções de escolha relevantes e o ajude a escolher os intervenientes. Os detalhes são para os profissionais.
Colocado por: pguilhermeUm gabinete local.... de arquitecura? Mas os gabinetes por norma não são promotores.
Ou será pela assessoria ao DO no concurso de empreitada? E esta mera consulta, sem capacidade de decisão, como se traduz no tal "entrega uma obra e se correr bem entrega outra e mais outra"?
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ o que dá ler na diagonal :P
Colocado por: N Miguel OliveiraPor norma não são "promotores"... por isso é que as obras correm tão "bem" em Portugal.
Não são porque não querem ou porque não lhes encargam isso? Ou ambas?
Se calhar também é por isso que construir dentro do preço e prazo tampouco é norma.
Colocado por: N Miguel OliveiraUm gabinete hoje termina uma obra, fica satisfeito com o serviço.
Quem sabe se daqui a 3 ou 4 meses o considere para outra aventura... até porque já tem uma ideia dos preços.
Colocado por: N Miguel OliveiraAgora imagine que o pguilherme é o empreiteiro. Que motivação acha que tem ao ir reunir com um e com outro?
Que tipo de preços dá a um e a outro?
Quando vai com Dono de Obra, cidadão comum, para habitação própria, o mais certo é saber que depois daquilo não há mais nada... que vai ser alguém emocional, ou muito mesquinho por coisas que não interessam ao menino Jesus... ao passo que é também mais provável que coma gelados com a testa ou aceite uma desculpa que um técnico não aceitaria... A margem num orçamento para um Dono de Obra é tendencialmente superior.
Colocado por: N Miguel OliveiraImagine que o pguilherme e um gabinete de projecto fazem os mesmíssimo "projecto de licenciamento" duma moradia em banda, uma ao lado da outra. Qual acha que fica mais barata, e "mais bem" feita? Porque supõe à priori que o bem feito é forçosamente mais caro? Tudo se traduz em planeamento.
Colocado por: DR1982Até pode ser que o DO que vai construir uma vez na vida não consiga os mesmos preços que um gabinete, certo.
Mas onde vai essa diferença?
Será que vai para o bolso do DO?
É essa a minha dúvida… se assim for, claro que o trabalho do projetista quase que se paga durante a obra pela maior margem de desconto que este poderá conseguir.