Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: HAL_9000Essa casa custou 120k? Preço normal ou preço após patrocínios e parcerias nunca acessiveis ao DO comum?

Colocado por: N Miguel OliveiraE que tem se fosse?

Se for, não é o preço real.

É o mesmo que eu dizer que só pago 100€ de luz por ano, sem dizer que sou trabalhador EDP com benefícios.
  2.  # 462

Colocado por: N Miguel OliveiraE que tem se fosse?
    Tem que, a ser assim,não é o preço real de mercado por assim dizer. A não ser que conseguisse esses descontros para qualquer DO.

Colocado por: N Miguel OliveiraNão era com pesquisas na net que um cidadão comum geria uma obra assim. Mas é o que acontece numa obra de construção corrente.
    Então não vejo qual é a dificuldade em implementar esse serviço.
    Sendo vantajoso em todos os aspectos, os DO não são burros.

Onde viu o preço dessa casa de coimbra?
  3.  # 463

4.  # 464

Tendo em conta que o DO é engenheiro civil e foi o proprio a desenhar o sistema de rotacão da casa e que o arquiteto que desenhou a casa é seu irmao, comparar isso com comum cidadão que faz a sua HPP, é o mesmo que comparar com o empreiteiro que fez 1 casa e depois a ofereceu ao filho. esse então ainda ficou mais barato.
  5.  # 465

Colocado por: carlota74https://www.rtp.pt/noticias/pais/casa-rotativa-distinguida-com-premio-arquitetura-inovacao-e-sustentabilidade_v1365047
    Era esta a reportagem que tinha visto.

Importa ainda resslavar na questão dos 120K que o período de construção foi 2016-2018, portanto bem diferente do periodo 2020-2022
  6.  # 466

Colocado por: HAL_9000Onde viu o preço dessa casa de coimbra?

Já sabia... mas ouvi por acaso num podcast. Procure por: "No país dos arquitectos". Tem N de casos assim.

Já referi que para comparar com o mercado real teria que somar aos 120k€ os encargos com o "gabinete" e o projecto mais caro.
  7.  # 467

Colocado por: N Miguel OliveiraJá sabia... mas ouvi por acaso num podcast.
    Eu acredito que o valor pago foi esse. Dito isto, não acredito que esse seja o valor para qualquer outro DO. E a diferença não seriam só os 18k dos projetos getão da obra (15%).
    Aliás tb não acredito que algum gabinete fizesse o serviço que temos estado a discutir por 18K
  8.  # 468

Colocado por: HAL_9000Eu acredito que o valor pago foi esse. Dito isto, não acredito que esse seja o valor para qualquer outro DO.

Caramba... é o que levo páginas e páginas a dizer. Que os preços não são os mesmos... para um técnico ou para um cidadão comum.
  9.  # 469

Colocado por: N Miguel Oliveira

Caramba... é o que levo páginas e páginas a dizer. Que os preços não são os mesmos... para um técnico ou para um cidadão comum.
    Referia-me mesmo ao preço final na modalidade de gestão que o N Miguel Oliveira idealiza. Conseguia-me fazer essa casa, gerindo a obra, por 120k + 15%?

Não ao preço nos "moldes tradicionais", até porque eu pelo menos não saberia gerir convenientemente (nem minimamente sequer) a execução dessa obra rotativa
  10.  # 470

Colocado por: HAL_9000(15%).

Também já referi que isto não é por percentagem... em obras mais pequenas tende a ser maior até.

E pode discutir mais 200 detalhes ou a contra argumentar... aqui o ponto é que um cidadão comum mesmo poupando no projecto, não conseguiria o mesmo preço ou o mesmo produto. É tão simples quanto isso.
  11.  # 471

Colocado por: N Miguel Oliveiraaqui o ponto é que um cidadão comum poupando no projecto, não conseguiria reaver esse valor no final da obra. É tão simples quanto isso.
    Isso é que eu não percebo. Se isso é liquido, então só posso depreender que a maioria dos DO são burros (eu incluido), porque preferem ter chatices e perder tempo e ainda perder dinheiro.
  12.  # 472

Colocado por: HAL_9000o N Miguel Oliveira idealiza.

Eu não idealizo nada.
    Pesquise, informe-se.
    Não faltam casos desses ainda que sejam uma minoria.
    A norma é fazer o que você fez.
  13.  # 473

Colocado por: HAL_9000Isso é que eu não percebo. Se isso é liquido, então só posso depreender que a maioria dos DO são burros (eu incluido), porque preferem ter chatices e perder tempo e ainda perder dinheiro.

Chame-lhe o que quiser.
    Para mim a diferença é que se recebe duas cotações, uma de 3 e outra de 30. A de 30 nem é lida sequer.
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  14.  # 474

Colocado por: N Miguel OliveiraEu não idealizo nada.
    Percebeu o que quis dizer. Eu sei que não está a conceber o modelo e que ele já é aplicado. Referia-me ao modelo de gestão em discussão.
  15.  # 475

Colocado por: HAL_9000Percebeu o que quiz dizer.

Eu uso o cinto de segurança por fé no sistema e porque acho que é lógico.
    Há quem o use só para não apanhar multas.
    E ainda há quem não o use de todo.
  16.  # 476

Colocado por: N Miguel Oliveirauma de 3 e outra de 30. A de 30 nem é lida sequer.
    E é dificil demonstrar que esses 27k de diferença são facilmente recuperaveis numa gestão mais eficaz do processo da obra?

Para mim nem é liquido que um empreiteiro faça melhor preço ao arquiteto (chato de m***a até embirra com a forma dos interruptores), do que ao DO (não está com tantos mimimis). A empresa onde o meu sogro trabalha, foge a 7 pés das obras geridas por arquitetos, porque ficam sempre a "perder dinheiro" ( reclamações dele). Isto para o segmento de construção par a classe média.
    Obviamente que se falamos no segmento de luxo, a coisa muda de figura.
  17.  # 477

Colocado por: HAL_9000E é dificil demonstrar que esses 27k de diferença são facilmente recuperaveis numa gestão mais eficaz do processo da obra?

Para mim nem é liquido que um empreiteiro faça melhor preço ao arquiteto (chato de m***a até embirra com a forma dos interruptores), do que ao DO (não está com tantos mimimis). A empresa onde o meu sogro trabalha, foge a 7 pés das obras geridas por arquitetos, porque ficam sempre a "perder dinheiro" ( reclamações dele). Isto para o segmento de construção par a classe média.
    Obviamente que se falamos no segmento de luxo, a coisa muda de figura.
    por acaso também acompanhei varias fazes de uma obra recentemente onde o mal da fita era o arquiteto.
    Porque quis rodapé embutido, porque sismou que queria janelas em redondo, umas portas a recolher para dentro da parede…
    O mau da fita foi sempre ele :)
  18.  # 478

Colocado por: DR1982O mau da fita foi sempre ele :)
    Na verdade ele só está a defender os interesses do DO
    Mas tb n é menos verdade que alguns empreiteiros refletem o factor "chato" no orçamento.
  19.  # 479

Colocado por: HAL_9000E é dificil demonstrar que esses 27k de diferença são facilmente recuperaveis numa gestão mais eficaz do processo da obra?

O mais natural seria o DO nem enviar um email a agradecer a cotação sequer, quanto mais querer ouvir o "charlatão" que cobra 10x que o vizinho a explicar o que quer que seja.
    A malta vê o preço e está feita a escolha... mesmo que depois pague mais do dobro ou triplo disso por um producto pior.

Quanto à explicação... olhe, ainda há pouco meti exemplos das caixilharias e brisas numa casa em Braga.
  20.  # 480

Colocado por: HAL_9000A empresa onde o meu sogro trabalha, foge a 7 pés das obras geridas

O que só de si ja diz muito sobre esta empresa...

0.0926 seg. NEW