Colocado por: HAL_9000Essa casa custou 120k? Preço normal ou preço após patrocínios e parcerias nunca acessiveis ao DO comum?
Colocado por: N Miguel OliveiraE que tem se fosse?
Colocado por: N Miguel OliveiraE que tem se fosse?Tem que, a ser assim,não é o preço real de mercado por assim dizer. A não ser que conseguisse esses descontros para qualquer DO.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão era com pesquisas na net que um cidadão comum geria uma obra assim. Mas é o que acontece numa obra de construção corrente.Então não vejo qual é a dificuldade em implementar esse serviço.
Colocado por: carlota74https://www.rtp.pt/noticias/pais/casa-rotativa-distinguida-com-premio-arquitetura-inovacao-e-sustentabilidade_v1365047Era esta a reportagem que tinha visto.
Colocado por: HAL_9000Onde viu o preço dessa casa de coimbra?
Colocado por: N Miguel OliveiraJá sabia... mas ouvi por acaso num podcast.Eu acredito que o valor pago foi esse. Dito isto, não acredito que esse seja o valor para qualquer outro DO. E a diferença não seriam só os 18k dos projetos getão da obra (15%).
Colocado por: HAL_9000Eu acredito que o valor pago foi esse. Dito isto, não acredito que esse seja o valor para qualquer outro DO.
Colocado por: N Miguel OliveiraReferia-me mesmo ao preço final na modalidade de gestão que o N Miguel Oliveira idealiza. Conseguia-me fazer essa casa, gerindo a obra, por 120k + 15%?
Caramba... é o que levo páginas e páginas a dizer. Que os preços não são os mesmos... para um técnico ou para um cidadão comum.
Colocado por: HAL_9000(15%).
Colocado por: N Miguel Oliveiraaqui o ponto é que um cidadão comum poupando no projecto, não conseguiria reaver esse valor no final da obra. É tão simples quanto isso.Isso é que eu não percebo. Se isso é liquido, então só posso depreender que a maioria dos DO são burros (eu incluido), porque preferem ter chatices e perder tempo e ainda perder dinheiro.
Colocado por: HAL_9000o N Miguel Oliveira idealiza.
Colocado por: HAL_9000Isso é que eu não percebo. Se isso é liquido, então só posso depreender que a maioria dos DO são burros (eu incluido), porque preferem ter chatices e perder tempo e ainda perder dinheiro.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu não idealizo nada.Percebeu o que quis dizer. Eu sei que não está a conceber o modelo e que ele já é aplicado. Referia-me ao modelo de gestão em discussão.
Colocado por: HAL_9000Percebeu o que quiz dizer.
Colocado por: N Miguel Oliveirauma de 3 e outra de 30. A de 30 nem é lida sequer.E é dificil demonstrar que esses 27k de diferença são facilmente recuperaveis numa gestão mais eficaz do processo da obra?
Colocado por: HAL_9000E é dificil demonstrar que esses 27k de diferença são facilmente recuperaveis numa gestão mais eficaz do processo da obra?por acaso também acompanhei varias fazes de uma obra recentemente onde o mal da fita era o arquiteto.
Para mim nem é liquido que um empreiteiro faça melhor preço ao arquiteto (chato de m***a até embirra com a forma dos interruptores), do que ao DO (não está com tantos mimimis). A empresa onde o meu sogro trabalha, foge a 7 pés das obras geridas por arquitetos, porque ficam sempre a "perder dinheiro" ( reclamações dele). Isto para o segmento de construção par a classe média.
Obviamente que se falamos no segmento de luxo, a coisa muda de figura.
Colocado por: DR1982O mau da fita foi sempre ele :)Na verdade ele só está a defender os interesses do DO
Colocado por: HAL_9000E é dificil demonstrar que esses 27k de diferença são facilmente recuperaveis numa gestão mais eficaz do processo da obra?
Colocado por: HAL_9000A empresa onde o meu sogro trabalha, foge a 7 pés das obras geridas