Iniciar sessão ou registar-se
    • sergyio
    • 15 fevereiro 2010 editado

     # 21

    nao posso precisar, mas a uns tempos atrás quando a euribor subiu bastante, chegou a estar perto dos 5%, logo devia fazer contas á euribor perto de 5% e não a 2,5 ou 3%... mas isso sou eu que penso assim

    http://pt.euribor-rates.eu/euribor-taxa-6-meses.asp
  1.  # 22

    Eu tambem não sei que contas fez... Uma vez que a mim uma subida de um ponto percentual da euribor ronda os 90€ para um emprestimo na ordem dos 140000, como para um emprestimo na ordem dos 153000 a subida de dois pontos percentuais só sobem 150€...
  2.  # 23

    Colocado por: luisvv
    Pelo Banco Popular, com um spreed de 1,3% vou ter uma renda de 401€ + 45€ (seguros) e para uma subida de 2 pontos percentuais na euribor fico com 499€ + seguros, fico com 550€ de renda.


    Numa simulação rápida, para 153000 a 30 anos, 2,3% (euribor 6meses+1.35%) dão uma prestação de 570 euros/mês.Um aumento de 2% dá mais 150 euros/mês.Tem a certeza dos valores que refere acima? Prazos, taxas, etc?
    Mesmo a 40 anos, e com 2,1% de taxa, a prestação seria de 471 euros.Não estará a ver mal ? Condições promocionais, talvez?

    Colocado por: anafrancopt
    A nossa taxa de esforço, incluindo o credito automovel, fica abaixo dos 35%. Por isso, pensando nisso e ao ter um valor estimado por cima das despesas fixas achamos que temos capacidade para fazer andar este barco.



    Fiz para 50anos
  3.  # 24

    Colocado por: sergyionao posso precisar, mas a uns tempos atrás quando a euribor subiu bastante, chegou a estar perto dos 5%, logo devia fazer contas á euribor perto de 5% e não a 2,5 ou 3%... mas isso sou eu que penso assim

    http://pt.euribor-rates.eu/euribor-taxa-6-meses.asp


    Segundo o gerente do banco dificilmente a euribor voltará a esse ponto, confesso que não percebo nada de bancos apenas vendo o peixe ao preço que o comprei, mas ele diz que derivado ao que aconteceu no passado que não deve chegar a esses extremos, além disso, sabemos que ao haver uma subido brusca da euribor temos sempre hipotese de negociar para fixar a taxa.
    Neste momento não o fazemos que porque a taxa está altissima, quando estabilizar pretendo fixar até para ficarmos mais descansados.

    Compreendo perfeitamente aquilo que dizem, mas será que é assim tão louco comprar uma casa de 153mil€??? Tenho visto topicos de gente a comprar casas de 200 e 300mil :S. Aqui na minha zona o normal são casas por 115 ou 120mil, mas não têm grandes condições a meu ver, não vêm com cozinha equipada e muitos detalhes que julgo que a longo prazo podem fazer toda a diferença, são apenas mais 33mil do que tenho andado a ver e são casas completamente distintas, na qualidade, no isolamento térmico (muito importante numa terra junto do mar como a minha), no isolamento sonoro, enfim... são 33mil a mais muito bem dados.

    Agora acham mesmo que a euribor vai começar a disparar até valores acima dos 5%, mesmo que os bancos achem que não?!
    Será uma loucura comprar uma casa de 153mil€ na vez de uma de 125€ (que foi outra que vimos que será a 2ª hipotese caso a primeira não dê)... a diferença ao final do mês, como disse são 30/40€... que dizer é um valor tão baixo que não sei até que ponto não valerá a pena dadas as características serem TÃO diferentes!

    Estou cada vez mais confusa, confesso!!! :S


    Ainda não sei de resultados de avaliação o Gerente diz que no máximo até quarta-feira já devia de ter o relatório... é disso que estou dependente.
  4.  # 25

    Colocado por: anafrancoptPelo Banco Popular, com um spreed de 1,3% vou ter uma renda de 401€ + 45€ (seguros) e para uma subida de 2 pontos percentuais na euribor fico com 499€ + seguros, fico com 550€ de renda.
    Fiz para 50anos
    2 comentários:

    1.- Se a taxa Euribor subir 2% , não fica com 499+seguros, mas sim com 582+seguros.
    (e se aumentar 1%, a prestação aumenta para 488euros+seguros).
    Imagine que a taxa sobe para os 5% de há uns anitos... a prestação trepa para os 683+seguros.

    2.- É UM ERRO atirar-se para os 50 anos, agora que as taxas de juro têm estado em mínimos históricos!
    Quanto menor for o prazo, mais "capital" pagará em cada prestação.
    Caso a taxa de juro suba demasiado, poderá propor ao banco AUMENTAR O PRAZO, aliviando-lhe a prestação.

    Na minha opinião, e com os rendimentos que V. têm, deviam subscrever o empréstimo para um prazo de 30 ou 35 anos.
  5.  # 26

    se o gerente lhe disse que dificilmente a euribor irá atingir novamente esse valor, ele que lhe faça uma clausula no contrato, onde se atingir esse valor, será ele a pagar... vai ver que foge logo com o rabo à seringa!! como é que alguém pode dizer isso. poderia se disser que dificilmente chegará a esse valor num prazo de 5 anos... agora estamos a falar de prazos, muito, muito maiores... sabe la se a euribor não vai chegar aos 5 ou 10 10 daqui a 10 ou 15 anos... ninguém lhe pode garantir isso.
    • pat3
    • 17 fevereiro 2010

     # 27

    ola comigo aconteceu o mesmo problema no Bes nao resolviam o meu problema e fui ao BBVA e ja fizeram 95% e uma avaliaçao muito superior ao do bes,
  6.  # 28

    Agora acham mesmo que a euribor vai começar a disparar até valores acima dos 5%, mesmo que os bancos achem que não?!


    O seguro morreu de velho. ainda para mais com um crédito a 50 anos. Tudo pode acontecer.
    Eu fazia como o sergyio:




    Colocado por: sergyionao posso precisar, mas a uns tempos atrás quando a euribor subiu bastante, chegou a estar perto dos 5%, logo devia fazer contas á euribor perto de 5% e não a 2,5 ou 3%... mas isso sou eu que penso assim

    http://pt.euribor-rates.eu/euribor-taxa-6-meses.asp
  7.  # 29

    Colocado por: anafrancoptSegundo o gerente do banco dificilmente a euribor voltará a esse ponto, confesso que não percebo nada de bancos apenas vendo o peixe ao preço que o comprei, mas ele diz que derivado ao que aconteceu no passado que não deve chegar a esses extremos, além disso, sabemos que ao haver uma subido brusca da euribor temos sempre hipotese de negociar para fixar a taxa.
    Neste momento não o fazemos que porque a taxa está altissima, quando estabilizar pretendo fixar até para ficarmos mais descansados.

    A ver se eu percebo: neste momento, com os juros em mínimos históricos, acha que não compensa fixar a taxa, mas mais para a frente já compensa?

    Compreendo perfeitamente aquilo que dizem, mas será que é assim tão louco comprar uma casa de 153mil€??? Tenho visto topicos de gente a comprar casas de 200 e 300mil :S. Aqui na minha zona o normal são casas por 115 ou 120mil, mas não têm grandes condições a meu ver, não vêm com cozinha equipada e muitos detalhes que julgo que a longo prazo podem fazer toda a diferença, são apenas mais 33mil do que tenho andado a ver e são casas completamente distintas, na qualidade, no isolamento térmico (muito importante numa terra junto do mar como a minha), no isolamento sonoro, enfim... são 33mil a mais muito bem dados.


    Não é louco, se quem compra pode pagar. Na verdade pode ser uma loucura comprar uma casa de 50.000, e uma óptima decisão comprar uma de 750.000€, dependendo da sua capacidade financeira.

    Agora acham mesmo que a euribor vai começar a disparar até valores acima dos 5%, mesmo que os bancos achem que não?!


    Veja se percebe: o gerente de uma agência não é "os bancos".

    Será uma loucura comprar uma casa de 153mil€ na vez de uma de 125€ (que foi outra que vimos que será a 2ª hipotese caso a primeira não dê)... a diferença ao final do mês, como disse são 30/40€... que dizer é um valor tão baixo que não sei até que ponto não valerá a pena dadas as características serem TÃO diferentes!

    Desculpe, mas 30.000 euros de empréstimo não são, nem nunca serão, uma diferença de 30 ou 40€/mês. São mais 22,5% de valor de empréstimo - o que pode resultar em algo como 100€ a mais, nas condições actuais.

    A terminar: ainda ninguém aqui falou nisto, mas atenção à questão da idade. Não sei que idade tem, mas com um prazo de 50 anos estará largos anos a pagar a casa depois da reforma. Em condições normais, a reforma significará uma quebra de rendimentos de 30 a 40%, no mínimo. Pense nisso.
  8.  # 30

    Parece que as contas por aqui andam um bocado confusas...

    Bem visto luisvv
  9.  # 31

    ola .este esta a ficar confuso mas eu entendo desde a primeira hora eu q uma casa de sonho se pode tornar um pesadelo.
    eu penso q não nos levemos confiar muito nos bancos eles ganham a vida com isto do créditos . o q se deve fazer e ponderar bem todas as situações ,e eu contava com o euribor no mínimo nos 4 por cento para estar seguro um dia mais tarde.
  10.  # 32

    Já agora podia-se postar aqui os bancos e spreads praticados por quem tá nesta fase de "pedir ajuda" ao banco:)

    Para já no meu caso, no Barclays deram-me 0,5%...
  11.  # 33

    Colocado por: psousaJá agora podia-se postar aqui os bancos e spreads praticados por quem tá nesta fase de "pedir ajuda" ao banco:)

    Para já no meu caso, no Barclays deram-me 0,5%...


    Não diga isso homem, ainda o insultam por aqui!!!
  12.  # 34

    Colocado por: psousaJá agora podia-se postar aqui os bancos e spreads praticados por quem tá nesta fase de "pedir ajuda" ao banco:) Para já no meu caso, no Barclays deram-me 0,5%...


    Já agora, para servir de alguma coisa, taxas de esforço, financiamento/garantia, nº de titulares do crédito e respectivas situações profissionais, validade das condições propostas, outras condições relevantes (obrigação de subscrição de outros produtos, períodos de fidelização, etc.)
  13.  # 35

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: psousaJá agora podia-se postar aqui os bancos e spreads praticados por quem tá nesta fase de "pedir ajuda" ao banco:) Para já no meu caso, no Barclays deram-me 0,5%...


    Já agora, para servir de alguma coisa, taxas de esforço, financiamento/garantia, nº de titulares do crédito e respectivas situações profissionais, validade das condições propostas, outras condições relevantes (obrigação de subscrição de outros produtos, períodos de fidelização, etc.)


    Amigo Luisvv, mas isso foi o que eu lhe tentei fazer ver, isto é, mediante condições do(s) cliente(s) e a relação F/G, assim é o spread que o banco propõe. Não é assim tão taxativo e pragmático como mencionou algures pelo forúm, que arranjar um spread de 1,2% seria bom nos dias de hoje.
    No meu caso, não tive que exercer ou optar por mais nada, pelo contrário, até me oferecem 'Solução Integrada' composta por N coisas e sem mensalidade.
    Cada caso é um caso.
    Saudações.

    Colocado por: luisvvEntretanto...

    Após uma queda de 2,5% no dia 3, a bolsa portuguesa cai 5% no dia 4. Paralelamente, o preço dos CDS (espécie de seguros de crédito), sobre a dívida portuguesa batem recordes, os yields da dívida pública vão por aí acima...

    Parece tudo tão longínquo e pouco interessante, tão pessimista como diria a CMartin, não é ? Mas olhe, carlos, resumindo: esqueça o divórcio, chegue a acordo com a sua mulher e aguente-se se puder. Provavelmente da próxima vez que entrar no banco já nem o spread de 1,2% lhe oferecem.
  14.  # 36

    Colocado por: luisvv
    Será uma loucura comprar uma casa de 153mil€ na vez de uma de 125€ (que foi outra que vimos que será a 2ª hipotese caso a primeira não dê)... a diferença ao final do mês, como disse são 30/40€... que dizer é um valor tão baixo que não sei até que ponto não valerá a pena dadas as características serem TÃO diferentes!

    Desculpe, mas 30.000 euros de empréstimo não são, nem nunca serão, uma diferença de 30 ou 40€/mês. São mais 22,5% de valor de empréstimo - o que pode resultar em algo como 100€ a mais, nas condições actuais.

    A diferença de prestação (a 50 anos e a cerca de 2%) entre empréstimos de 153mil e 125mil é de 73,60€ - e não 30 ou 40€.

    Mas, como já disse em cima, NÃO RECOMENDO um prazo tão longo.
  15.  # 37

    Colocado por: Ugabista
    Colocado por: psousaJá agora podia-se postar aqui os bancos e spreads praticados por quem tá nesta fase de "pedir ajuda" ao banco:)

    Para já no meu caso, no Barclays deram-me 0,5%...


    Não diga isso homem, ainda o insultam por aqui!!!


    LOL:)
    • luisvv
    • 18 fevereiro 2010 editado

     # 38

    Colocado por: Ugabista Amigo Luisvv, mas isso foi o que eu lhe tentei fazer ver, isto é, mediante condições do(s) cliente(s) e a relação F/G, assim é o spread que o banco propõe. Não é assim tão taxativo e pragmático como mencionou algures pelo forúm,que arranjar um spread de 1,2% seria bom nos dias de hoje.


    Se quer citar-me, faça-o correctamente. Essa afirmação foi especificamente dirigida ao carlos coelho. De qualquer forma, pode ser que isto ajude a perceber:

    "Desde o início da crise financeira- altura em que era possível contratar um crédito à habitação com um ‘spread' próximo de zero- que as instituições têm vindo progressivamente a aumentar o valor dos ‘spreads'(..).No Verão de 2008, os cinco maiores bancos praticavam um ‘spread' mínimo de 0,35%; actualmente, para o mesmo conjunto de instituições, os ‘spreads' mínimos atingem em média os 0,85%. E a tendência é para este indicador continuar a subir.
    Algumas instituições, como o BBVA e o Barclays, têm campanhas promocionais que oferecem um ‘spread' mínimo de 0,35% durante algum tempo. Já no que se refere aos ‘spreads' máximos aplicados pelos bancos, são a CGD, o Crédito Agrícola e o BES que prevêem os tectos mas elevados para este indicador. Todos acima dos 3%. Mas quais são os factores que levam os bancos a atribuírem um ‘spread' mais elevado ou mais baixo? O rácio de financiamento/garantia é o factor que mais pesa na decisão. Ou seja, quanto maior for o valor do empréstimo pedido, em relação ao valor da casa, mais elevado "



    Colocado por: luisvvEntretanto...

    Após uma queda de 2,5% no dia 3, a bolsa portuguesa cai 5% no dia 4. Paralelamente, o preço dos CDS (espécie de seguros de crédito), sobre a dívida portuguesa batem recordes, os yields da dívida pública vão por aí acima...

    Parece tudo tão longínquo e pouco interessante, tão pessimista como diria a CMartin, não é ? Mas olhe, carlos, resumindo: esqueça o divórcio, chegue a acordo com a sua mulher e aguente-se se puder. Provavelmente da próxima vez que entrar no bancojá nem o spread de 1,2% lhe oferecem.


    Apenas algumas instituições, genericamente aquelas com melhores rácios de capital e que portanto necessitam de menos financiamento, estão em condições de manter spreads baixos para ganhar quota de mercado. Mas mesmo estas vão subir os spreads no 1º semestre.
  16.  # 39

    Não é assim tão taxativo e pragmático como mencionou algures pelo forúm,que arranjar um spread de 1,2% seria bom nos dias de hoje.


    Retomando, e correndo o risco de me repetir:

    1) Spreads de 0,35% já não estão ao alcance de toda a gente, como há 2 ou 3 anos. Neste momento, apenas classe A e pequenas franjas da B.

    2) Em todo o caso, tendo em conta que a média dos spreads mínimos anda nos 0,85%, e que os spreads mínimos não estão disponíveis para todos, não se pode dizer que 1,2% hoje, seja um mau spread. E daqui a 6 mesitos, até pode ser um óptimo spread, imagine!
  17.  # 40

    Colocado por: luisvv
    Não é assim tão taxativo e pragmático como mencionou algures pelo forúm,que arranjar um spread de 1,2% seria bom nos dias de hoje.


    Retomando, e correndo o risco de me repetir:

    1) Spreads de 0,35% já não estão ao alcance de toda a gente, como há 2 ou 3 anos. Neste momento, apenas classe A e pequenas franjas da B.

    2) Em todo o caso, tendo em conta que a média dos spreads mínimos anda nos 0,85%, e que os spreads mínimos não estão disponíveis para todos, não se pode dizer que 1,2% hoje, seja um mau spread. E daqui a 6 mesitos, até pode ser um óptimo spread, imagine!


    Não concordo com a sua afirmação, até porque, infelizmente, não me enquadro na classe A e tenho dúvidas que na B também caiba, isto porque, tendo a sorte de fazer uma bela compra e a avaliação ser bastante boa, consegue-se ter um boa relacionamento F/G, logo um bom spread, que foi o meu caso. E ainda o facto de beneficiar de protocolo. Lá está, cada caso é um caso.
    Saudações.
 
0.0243 seg. NEW