Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos!
    Tenciono adquirir uma casa que também tem terreno, mas é a primeira vez que vou comprar uma casa e não percebo 'bola' disto... A casa possui licença de habitação e existem duas cadernetas - uma para a casa e outra para o terreno.
    Como funciona o Crédito Habitação nestas situações?
    A agente imobilária ficou de verificar se estão os dois inseridos no mesmo registo e disse-me que na sua opinião não vale a pena unificar as duas cadernetas numa só. será mesmo assim? qual a diferença? o que é melhor fazer? não queremos o terreno para construir nada, não é nosso intuito servirmo-nos dele para mais nada além de manutenção de arvores de fruto e talvez uma hortinha.
    o que devo procurar saber que seja imprescindível para que o negócio e financiamento corram bem?
    Muito obrigada a todos desde já!
  2.  # 2

    Terá que adquirir o terreno sem que o seu valor possa ser incluído no Crédito Habitação. Duas escrituras.
  3.  # 3

    O que interessa é a descrição no Registo predial, se englobar ambos os predios ( Urbano + rustico da AT), tiver as areas certas entre a documentação ,não se preocupe.
  4.  # 4

    Obrigada desde já pelas respostas e ajuda! peço desculpa, mas fiquei confusa.. terei de fazer duas escrituras ou não me deverei preocupar e apenas se fará uma (mesmo havendo duas cadernetas)?
  5.  # 5

    Colocado por: kanuxa7Obrigada desde já pelas respostas e ajuda! peço desculpa, mas fiquei confusa.. terei de fazer duas escrituras ou não me deverei preocupar e apenas se fará uma (mesmo havendo duas cadernetas)?

    Uma vez que vai recorrer a CH para aquisição, no seu banco devem elucida-la sobre essas questões. O agente imobiliário vale zero, só para receber a comissão da intermediação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Colocado por: kanuxa7Obrigada desde já pelas respostas e ajuda! peço desculpa, mas fiquei confusa.. terei de fazer duas escrituras ou não me deverei preocupar e apenas se fará uma (mesmo havendo duas cadernetas)?


    A ser verdade que existem 2 artigos matriciais, um para a habitação e outro para o terreno adjacente, que assim estejam registados na Conservatória, o Banco não financiará o terreno. Neste caso haverá lugar 2 escrituras.
    Obtenha a informação como consta o registo na Conservatória,
    • N_V
    • 3 abril 2023

     # 7

    Colocado por: sizeTerá que adquirir o terreno sem que o seu valor possa ser incluído no Crédito Habitação. Duas escrituras.


    Se a caderneta Rustica englobar a parcela Urbana não tem de o fazer, estão os predios englobados no mesmo registo.
  7.  # 8

    Ok. Assim sendo, percebo que o ideal será que exista apenas uma caderneta predial onde conste a casa e o terreno. a unificação das duas cadernetas é algo trabalhoso/demorado? como se faz? já li que da para fazer online... sera assim tao simples? se calhar era bom saber para que pudesse argumentar sobre a facilidade de execução e baixos custos da mesma para fechar negócio rápido...
    o que me aconselham?
    • N_V
    • 3 abril 2023

     # 9

    Colocado por: kanuxa7Ok. Assim sendo, percebo que o ideal será que exista apenas uma caderneta predial onde conste a casa e o terreno. a unificação das duas cadernetas é algo trabalhoso/demorado? como se faz? já li que da para fazer online... sera assim tao simples? se calhar era bom saber para que pudesse argumentar sobre a facilidade de execução e baixos custos da mesma para fechar negócio rápido...
    o que me aconselham?


    Vai ter de ter sempre duas cadernetas, Rustico e Urbano, podem é estar englobadas. Tal como disse anteriormente, se a Rustica incluir a parte Urbana em principio na Conservatoria estão as duas matriz englobadas. Em termos de CH o banco vai avaliar tendo em conta as duas.
  8.  # 10

    AAhh ! Ok! portanto existirão sempre duas cadernetas, mas se estiverem as duas registadas num só registo na conservatória, não haverá problema quanto ao CH, pois não avaliará um e depois o outro, avaliará ambos aquando da avaliação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
  9.  # 11

    Exacto.
  10.  # 12

    Muito obrigada pela ajuda!!!
  11.  # 13

    Colocado por: N_VTal como disse anteriormente, se a Rustica incluir a parte Urbana em

    Não é preciso nenhuma englobar a outra Isso é o caso de predios mistos.

    O registo da Conservatória predial, pode descrever no seu artigo, que abrange 2 ou mais "predios". Tenho tido casos, ,por exemplo de herdades no alentejo, que tem n artigos urbanos e ainda varios rusticos englobados num único registo da Conservatória.
  12.  # 14

    Isso é perfeito para nós. Tenciono adquirir casa + terreno na zona centro e estas casas mais antigas que ate precisam de alguma reabilitação têm sempre inumeras cadernetas... para uma leiga isso era um problema. e alias, foi-me dito, logo à partida por um agente imobiliário que nos quer ajudar que seria um problema haver varias cadernetas... na verdade, percebi agora que o problema é haver mais que um registo.
  13.  # 15

    Boas! Ainda sobre este tópico, tive hoje informação por parte da agente imobiliária representante do proprietário que a nivel de registo existem de facto duas cadernetas mas que a do terreno menciona a urbana (foi assim que me foi explicado) - o urbano está agregado na parcela rustica, ou seja, estará em registo que se trata de 'um prédio misto' - será assim o termo? - e que por isso a nivel de escritura (e CH) nao haverá qualquer problema. esta informação está correta?
    .
    depois de 'navegar' aqui plo forum achei tambem importante perguntar se as areas que constam na caderneta do terreno estao corretas e foi me dito que nao - mas que seria uma situação que seria facil e rapidamente retificada. é simples?
    .
    muito obrigada desde já pela ajuda !
  14.  # 16

    sim é um predio Misto..
    Mas já lhe disse que o importante é ver o registo predial e não as cadernetas, porque insistem nisso?
    pODE SER SIMPLES, OU NÃO. Estamos a falar de que tipo de divergências de áreas?

    PS: Essa "agente imobiliária", é um "nabo" ;)
  15.  # 17

    Provavelmente o CH englobará apenas o terreno urbano, terá que fazer uma escritura á parte para o rústico, o banco não terá grande interesse em hipotecar o mesmo, isso era normal de ser fazer, pois apenas colocavam os m2 necessários no urbano para "legalizar" e pagar menos IMI.
  16.  # 18

    Certo! Vou ter de insistir na historia do registo a ver se me elucidam de vez !
    Pois, quanto às divergências de áreas, vou ter acesso à documentação este fim de semana, só aí saberei! Obrigada pela ajuda!!!
  17.  # 19

    Consegui falar com a agente imobiliária que me disse que não está registado porque foi uma herança - e não estava registado antes? não é estranho?
    e portanto, nas suas palavras "caso avance como é com crédito faz se o registo , caso contrário como é herança o registo pode ser feito directamente em nome do comprador"
  18.  # 20

    Antes de qq coisa tem de registar o predio. não há credito sem ter um documento de registo. isso não é de um dia para o outro. Os vendedores tem de ter a situação regularizada.
 
0.0212 seg. NEW